Coletiva de Imprensa da APAS 2016 traça o novo
perfil de compras em meio à inabilidade econômica do País. A já tradicional Coletiva de Imprensa
inaugurou a 32ª edição da APAS 2016 - Feira e Congresso de Gestão
Internacional, evento promovido pela Associação Paulista de Supermercados
(APAS), ocasião em que foi apresentada a Pesquisa “Tendência do Consumidor”. O
levantamento foi realizado em parceria com as empresas Nielsen e
KantarWorldpanel e divulgado em conjunto pelo presidente da APAS, Pedro Celso;
o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João
Sanzovo Neto; o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias; o gerente
de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano; a diretora de Varejo da
Nielsen, Daniela Spinha de Toledo; e a Diretora Comercial Senior da
KantarWorldpanel, Christine Pereira. Durante
o entrevista coletiva, foram apontados os novos costumes adotados pelos
consumidores para economizar no orçamento familiar. Como uma escada em degraus,
os compradores têm agido na seguinte ordem a fim de poupar dinheiro: de
imediato, racionalizam os custos supérfluos e trocam as marcas que antes
ofereciam produtos de primeira linha para outras que ofereçam os mesmos
serviços em itens mais baratos. Os
consumidores também passaram a escolher produtos que oferecem opções de
reembolso, tais como promoções, embalagens retornáveis, acúmulo de pontos e
descontos fidelizados. Na mesma linha, aumentou a busca por itens que tragam um
custo-benefício maior, ou seja, aqueles que sejam duradouros e aproveitáveis.
Por último, o novo comportamento dos brasileiros neste cenário é o drástico
corte do consumo fora do lar. Estas
mudanças de hábitos também mostram o que os consumidores brasileiros têm
buscado preços mais baratos, abandono da conveniência de compra, caso seja
necessário, e diversificação da lealdade das marcas. A Pesquisa mostra que,
marcas que eram opções somente das camadas mais emergentes, estão se
popularizando entre os consumidores de todas as classes. Outro tema abordado foi a
potencialização e incrementação das promoções. Segundo Daniela Spinha de
Toledo, diretora de Varejo da Nielsen,“os consumidores estão muito mais atentos
a promoções e preços disponíveis no mercado. Brasileiros que antes compravam
sem comparar preços, hoje já não estão fazendo mais isso. Devido a esta
mudança, os supermercados precisam perceber quais as áreas e setores reagem
melhor às promoções, uma vez que nem sempre oferecer produtos mais baratos vai
gerar, de fato, maior oferta e lucratividade”. Neste período de crise, também foram
apontados quais são os setores e áreas varejistas que mais crescem ou se mantém
inalteradas durante a recessão. Em relação ao setor de bebidas alcoólicas,
ficou constatado que os consumidores continuam comprando muito da mesma marca
de costume, principalmente quando são realizadas promoções. De modo geral, o
setor de bebidas alcoólicas é um dos poucos que apresentou variação da lealdade
às marcas. Em contrapartida, o setor de mercearia e produtos de limpeza mostrou
um maior número de perda de lealdade à marcas. O setor alimentício não perdeu
seus clientes, já que oferece bens de consumo fundamentais às pessoas. O que se
constatou é a adaptação de produtos e a busca por preços e marcas mais baratas. Um dos pontos centrais que definem as
novas características dos consumidores brasileiros é que, agora a grande
maioria da população passou a fazer um planejamento familiar. Há cinco anos, as
famílias brasileiras tinham a ideia dos custos fixos a serem pagos, mas não
planejavam seus gastos. Neste novo cenário, houve uma mudança radical de
comportamento: as famílias passaram a estipular o quanto gastar em determinadas
atividades, adquirindo consciência do custo do consumo mensal nas mais diversas
áreas. Os especialistas também
discutiram as características em comum dos consumidores brasileiros: hábito de
comprar por impulso, a valorização pelo momento e pelo prazer, valorização de
marcas e produtos, diferenciação do conceito de supérfluos, participação no
mundo digital e preferência por compras on-line. Outra nova tendência apresentada pelos
consumidores é a compra por abastecimento. Este tipo de oferta tem atraído a
grande maioria das pessoas em momentos de crise, visto que, ao escolher por
esta opção, gastam 12% a menos e levam 9% a mais de itens. Christine Pereira, Diretora Comercial
Sênior da KantarWorldpanel, argumentou que “atualmente existem gastos que se
tornaram fixos no orçamento familiar que, até dez anos atrás, não existiam,
tais como as contas de internet e TV por assinatura. Os brasileiros têm
fidelizado seus gastos em comunicação para economizar em outros. O
comportamento aponta para a volta dos consumidores ao lar. Houve uma diminuição
de 8% do número de pessoas que deixaram de comer fora de casa em situações de
lazer. Em oposição, não houve aumento da volta do consumo de telefonia
pré-paga. Ou seja, o comportamento mostra que as pessoas estão preferindo
economizar na conta de telefone pós-pago e fazerem festas em casa”. Além das novas tendências e hábitos
dos consumidores em tempos de recessão econômica, a Coletiva de Imprensa da
APAS 2016 abordou também as principais estratégias que varejistas e
comerciantes devem tomar neste momento de instabilidade econômica, a fim de
minimizar custos e aumentar investimentos. Ficou claro que, enquanto o trinômio
emprego, inflação e renda não voltarem a se estabilizar, os super e
hipermercados precisam atentar-se aos novos hábitos e características dos
consumidores. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC

Nenhum comentário:
Postar um comentário