Gestores de Cuiabá e Várzea Grande participam de
evento que busca a troca de experiências exitosas e o estímulo à renovação
constante dos empreendimentos. Cuiabá/MT –
Para os empresários que conseguiram inovar em tempos de crise, a principal
característica do gestor de sucesso é a empatia. Depois de se colocarem no
lugar do cliente, Marcos Antônio da Silva (Mirante das Águas), AdrielyVidotti
(Moda Verão) e Ricardo Paro (Geoblocos) conseguiram criar novos produtos,
traças estratégias mais eficientes e ainda entender de maneira integral o
negócio. As percepções deles foram compartilhadas com 64 empresários de Cuiabá
e Várzea Grande no 2º Papo de Inovação, promovido pelo Serviço de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso e realizado no Centro Sebrae
de Sustentabilidade (CSS), na quinta-feira (5). Marcos Antônio contou que abriu
a peixaria Mirante das Águas sem ter nenhum conhecimento sobre o setor de restaurantes.
"Eu era representantes comercial, tinha o espaço e sabia que o mercado
comportava um restaurante com comida de qualidade e espaço agradável para a
família”. O empresário assegura que todo dia pensa em formas de surpreender e
não perde a oportunidade de ter contato com os consumidores. Ele costuma levar
o pedido às mesas e depois, passa em busca de avaliação e principalmente, de
informações sobre as necessidades e expectativas do cliente com relação ao
serviço. Outra estratégia foi buscar capacitações e na opinião dele, os
resultados foram mais significativos com as consultorias individualizadas. Por
meio do Sebrae, ele fez a Consultoria Integrada de Gestão (CIG), que apresentou
a ele os controles financeiros e como fazê-los. A segunda consultoria significativa
foi de eficiência energética, oferecida pelo CSS. O trabalho resultou em
mudança na utilização dos congeladores e redução dos equipamentos. "Apenas
organizando as bebidas e insumos, deligamos 8 dos 16 congeladores. Isto
resultou na economia mensal de R$ 1,5 mil na tarifa de energia elétrica”.
MUDANÇA NA CIDADE – A empresária
AdrielyVidotti é proprietária da loja Moda Verão, que atualmente tem 13
unidades distribuídas em Mato Grosso, e no evento, compartilhou a mudança da
loja da avenida Getúlio Vargas, uma das mais tradicionais da Capital. Ela
relata que vendia produtos para toda a família e dividia o espaço entre os
esportivos, focados no futebol, e demais artigos para todas as idades e
gêneros. Após conversar com os vendedores e perceber a mudança de comportamento
da cidade, Adriely resolveu investir em esportes e ainda diversificar as
modalidades. "Antes, Cuiabá tinha duas corridas por ano (Corrida de Reis e
dos Correios) e agora, todo final de semana tem uma. A diversidade de esportes
também aumentou com a abertura de áreas para a prática. Hoje, as pessoas buscam
equipamentos para todo tipo de esporte”. Outra questão importante foi a mudança
do público. A Moda Verão, na avaliação da empresária, atingia o público C e D.
Por este motivo, ainda tinha como estratégia os financiamentos pela casa,
aquele tradicional boleto. Após fazer uma analise das compras, percebeu que o
uso de cartões aumentou e que as aquisições estavam mais concentradas no
departamento de esportes e o restantes, tinha pouca saída. "Mudamos a cara
da loja e ampliamos o mix de produtos. Não temos mais só o futebol, vendemos
equipamentos e vestimenta para todas as atividades. Até mesmo patins e skates,
que tiveram a busca ampliada com a abertura da Arena Pantanal”. QUAL É O MEU NEGÓCIO? – Ricardo Faro sempre achou que
trabalhava com blocos de concreto e depois que descobriu o que realmente
comercializava, inovou e cresceu. "Eu não trabalho com blocos e sim com
concreto, o que me dá possibilidades ilimitadas”. Ricardo conta que sempre
falava para o cliente que não fornecia aquele tipo de produto por receio de
inovar. Ele explicou que toda produção dele é mecanizada e a criação requer
tempo e investimento. "Hoje, primeiro eu chamo meus técnicos e faço uma
planilha. Se criar o novo produto não me traz prejuízo, eu atendo o cliente”. A
mudança de comportamento deu certo e atualmente, 30% do faturamento da empresa
vem de produtos novos e todos os pedidos e sugestões são catalogadas para
servir como base para as melhorias. O PAPO –
A analista da Gerência de Competitividade Empresarial do Sebrae, Patrícia
Seixas, relata que os empresários palestrantes foram atendidos pelo programa
Agente Local de Inovação (ALI), que está encerrando um ciclo com duração de
dois anos. A proposta do Sebrae é trazer aos empresários, grande parte
participante do programa, os casos de sucesso da cidade e ainda abrir um
dialogo para que as empresas continuem a amadurecer e se desenvolver. Patrícia
aproveitou a reunião para entregar um questionário de avaliação, no qual os
gestores indicaram suas principais demandas. A ideia é continuar o atendimento
especializado aos clientes com soluções mais complexas e que acompanhem os
avanços. –Secom
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