Objetivo é coibir eventuais condutas irregulares
cometidas por agentes públicos. A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais
(SEF/MG) coloca à disposição dos cidadãos mais uma ferramenta
de comunicação cujo objetivo é se aproximar da população e, com isso, melhorar
o atendimento e a prestação de serviços. O"Denúncia
Online" é um canal direto com a
Corregedoria da SEF e fica em destaque no site da secretaria. Por meio dele, os
denunciantes deverão comunicar, exclusivamente, eventuais irregularidades
cometidas por servidores estaduais lotados na SEF, como solicitação de
vantagem, uso inadequado de veículo oficial, ato lesivo ao erário ou qualquer
atitude que possa vir a causar danos à imagem da administração pública. O
corregedor da SEF, Carlos André Maia Coelho, ressalta que a conduta da maioria
dos servidores é exemplar e que existe um rigoroso regime disciplinar
estabelecendo os seus deveres e comportamentos funcionais para que o interesse
público seja plenamente satisfeito. Porém, ele observa que podem ocorrer, à
revelia das chefias imediatas e da alta administração da secretaria, situações
que violem essas regras. Daí, a necessidade de um canal de denúncia.
"Trata-se, portanto, de um avanço importante nas práticas de governança e
nos esforços da SEF para detecção e tratamento de desvios de conduta",
avalia. No site da SEF, ao clicar no banner "Denúncia Online", será
aberto um formulário para preenchimento e anexação de arquivos e documentos que
possam servir de provas. O denunciante pode optar por se identificar ou omitir
sua identidade. Nesse mesmo espaço há orientações para que sejam fornecidas
informações essenciais à apuração dos fatos. Caso o cidadão se identifique,
receberá, por e-mail, comunicados sobre o andamento da investigação pela
Corregedoria. "Isso é importante para que a pessoa perceba que valeu a
pena denunciar, que estamos investigando. Queremos o máximo de transparência no
trato das denúncias. Essa atitude vai dar credibilidade ao canal. E o
denunciante pode ficar tranquilo, que sua identidade será mantida sob o maior sigilo.
Os próprios servidores também podem se utilizar desse canal", afirma o
corregedor. Investigação - A denúncia recebida pela
Corregedoria será tratada, inicialmente, como "informação
preliminar". A partir daí, é feita uma investigação prévia e, caso as irregularidades
sejam confirmadas, uma sindicância é instaurada. Os servidores processados têm
amplo direito à defesa, podendo pedir a produção de provas a seu favor e sendo
ouvidos na fase final, após todos os fatos terem sido levantados e anexados ao
processo. Todo o procedimento passa pela Comissão Processante. As punições
básicas aplicadas aos servidores são repreensão, suspensão de um a 90 dias e
demissão. Todas as decisões são baseadas no Estatuto do Servidor, na literatura
acerca do direito disciplinar e na jurisprudência do Tribunal de Justiça de
Minas Gerais (TJMG) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De janeiro de 2015
a abril de 2016, a Corregedoria da SEF abriu 38 investigações. Dessas, 25 foram
concluídas e 13 estão em andamento. Das investigações resolvidas, 12 foram
arquivadas, quatro servidores foram demitidos e três foram suspensos de suas
atividades. Há ainda seis processos abertos. Outros canais - É
importante frisar que o "Denúncia Online" não deve ser usado para
denúncias de sonegação fiscal por parte de contribuintes. O canal direcionado
para esse fim é o "Clique
Denúncia",
disponível no portal do Programa Minas Legal. Já questões de natureza tributária
(como legislação, pagamentos, vencimentos e aplicabilidade de taxas e
impostos), sobre documentos fiscais e de arrecadação e programas da SEF, além
de dúvidas em geral, devem ser encaminhadas ao "Fale Conosco". -
Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário