Encerrada no sábado, 7 de maio, a primeira edição da FEIMEC –
Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, evento oficial do setor - uma
iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos, Informa Exhibitions e mais de 30 entidades setoriais - se mostrou
um sucesso acima do esperado. O Projeto Comprador, organizado pelo Programa
BrazilMachinerySolutions, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ, recebeu 17 compradores do
exterior e movimentou negócios de mais de mais de US$ 10,5 milhões. A FEIMEC
promoveu o debate de grandes temas, tendências e desafios da indústria de bens
de capital mecânicos. Foram 17 horas de produção de conteúdo.Grande estrela da
FEIMEC, a demonstração da Manufatura Avançada antecipou o futuro ao apresentar
o funcionamento de uma linha de produção autônoma e inteligente. Considerando o
cenário atual de retração do consumo e da atividade industrial, organizadores e
expositores avaliam positivamente esta edição inaugural em termos de visitação
e realização de negócios imediatos e futuros. “Não se pode comparar os
resultados da FEIMEC com os da última feira do setor, realizada em 2014. Nesses
dois anos houve um aprofundamento da crise econômica”, lembra Marco Basso,
presidente da Informa Exhibitions Brasil. “Temos certeza que em 2018 o Brasil
estará mais fortalecido e nossa expectativa é que a FEIMEC cresça pelo menos
30% e dobre a visitação para a próxima edição”. Carlos Pastoriza, presidente do
Conselho de Administração da ABIMAQ, destaca que a feira aconteceu num momento
fundamental para a recuperação do ambiente econômico, tendo em vista a
definição do cenário político. “A FEIMEC projeta um ciclo de crescimento e de
retomada dos investimentos. Ela representa um novo modelo de evento de negócios
para a indústria de máquinas e equipamentos, em que o foco está nas
necessidades dos expositores, no desenvolvimento do setor e na inovação
tecnológica.” Coordenador da Comissão dos Expositores, o diretor da Metalplan,
Edgard Dutra, conta que o retorno que recebeu dos expositores foi o melhor
possível. “Os negócios realizados foram promissores. A FEIMEC sinalizou uma
nova diretriz, um novo vetor para as feiras de máquinas e equipamentos”,
relata. Segundo Dutra, a aprovação das novíssimas instalações do São Paulo
Expo, inaugurado pela FEIMEC, foi unânime. “Só ouvi elogios sobre a estrutura e
a organização como um todo.” Patrocinadora da feira, a ROMI considera que sua participação
atingiu a expectativa em termos de visitação de clientes no estande e vendas
imediatas. Porém, o que mais chamou a atenção do CEO da empresa, Luiz Cassiano
Rosolen, foi o incremento de oportunidades futuras. “Nós notamos que muitos
clientes desengavetaram projetos e estão dispostos a voltar a investir. Temos
várias visitas agendadas e muito trabalho pelas próximas semanas.” A FEIMEC reuniu 500
marcas expositoras nacionais e internacionais. Entre elas estiveram os
principais players dos diversos segmentos que compõem a indústria de bens de
capital mecânico: Automação e Robótica, Compressores, Impressão 3D e Manufatura
Digital, Metrologia Industrial e Medição, Acionamentos, Redutores e Motores,
Tecnologias Industriais de Ponta, Máquinas-Ferramenta, Máquinas de Corte e
Conformação, entre outros. Durante quatro dias, a feira recebeu a visitação
de 33.400 executivos, engenheiros, compradores, técnicos,
outros profissionais do setor e estudantes. Grandes empresas compareceram ao
evento para conhecer os lançamentos e fazer negócios como as marcas
expositoras, como é o caso da EMBRAER, de praticamente todas as montadoras
instaladas no País – GM, Ford, Mercedes Benz, Honda, Hyundai, Volkswagen,
Scania, Toyota, Peugeot – e de diferentes setores da economia, como Brinquedos
Bandeirante, Caterpillar, Thyssen Krupp, General Eletric, Rhodia, Nestlé,
Electrolux e muitas outras. Expectativas superadas - “Embora seja a primeira edição, a
FEIMEC excedeu nossas expectativas. Na comparação com outras feiras das quais
participamos, notamos aqui um público mais direcionado a buscar soluções.
Teremos semanas de trabalho para atender esses contatos iniciados no evento”,
contabiliza EdouardMekhalian, diretor da KukaRoboter. Francisco Nakasone, gerente
Comercial da Mazak, sai da FEIMEC com a mesma
avaliação: “A feira superou nossas expectativas em termos de visitação.
Recebemos no estande profissionais de todos os lugares do Brasil e outros
países, como Peru, Argentina e Japão. Fomos convidados a participar dessa nova
empreitada desafiadora e, no final, o saldo está sendo positivo”. André
Machado, assistente comercial da MCM, relata que a empresa está
satisfeita com as oportunidades apresentadas pela FEIMEC. “Não só recebemos
clientes e prospectamos novos fabricantes, como também iniciamos um canal de
comunicação com os próprios expositores para futuros projetos em parceria. É um
modelo de negócio que não esperávamos desenvolver aqui na feira”, diz. A Calfran encerrou a FEIMEC com oito
máquinas de alto valor agregado vendidas, quantidade que supera as projeções
iniciais da empresa. “Não esperávamos efetivar este volume de vendas por conta
do momento de retração da economia. Entretanto, os visitantes que compareceram
ao evento estavam determinados a comprar ou iniciar projetos, e isto é
extremamente positivo para nós, expositores”, analisa Tiago Juste, diretor
Técnico da fabricante. “Quem veio, veio em busca de novidades e soluções para
otimizar processos”, complementa. Para Leonardo Ventura, analista de Marketing
da Hexagon, o investimento da FEIMEC em
inovação tecnológica amplificou o networking. “Realizamos fortes contatos,
especialmente por conta da apresentação da Manufatura Avançada, e enxergamos
parte do público visitante do estande como possíveis clientes. Por se tratar da
primeira edição, vejo nossa participação com sucesso”, comemora. Na avaliação
de João Guerreiro, representante comercial da Mausa, a FEIMEC serviu como uma grande
vitrine para apresentar ao mercado a nova linha de equipamentos de
máquinas-ferramenta da marca. “Conversamos com quem decide, com quem compra
efetivamente. Pudemos demonstrar nossos equipamentos de grande porte e abrir
portas para projetos futuros.” Com noves máquinas vendidas e diversos outros
projetos iniciados durante o evento, a Franho tem muitos motivos para enxergar
a FEIMEC como um importante propulsor de negócios. “Sem dúvida, esta feira
passou a fazer parte da nossa agenda comercial. Já no começo desta semana,
temos reuniões marcadas para a implementação de soluções em clientes que
prospectamos no evento”, aponta Luciano Maia Costa, gerente de Atendimento. Negócios
internacionais - A
FEIMEC foi palco da 1ª Rodada Internacional de Negócios, que possibilitou que
compradores de diferentes países do mundo estivessem reunidos com
representantes da indústria brasileira de máquinas e equipamentos para conhecer
seus produtos. O resultado, entre negócios fechados e futuros, atingiu o
valor ainda parcial de US$ 10,5
milhões,
e abriu frentes para que novos importadores conheçam os produtos e fábricas
brasileiras do setor. A Rodada Internacional de Negócios recebeu 17
compradores estrangeiros vindos da África do Sul,
Cazaquistão, Chile, Colômbia, México, Egito, Peru, Quênia e Rússia, que
estiveram reunidos com cerca de 40
empresas nacionais fabricantes de máquinas e
equipamentos. Foram realizadas mais de 250
reuniões,
pré-agendadas a partir de um longo trabalho que incluiu o cruzamento de informações
entre empresas brasileiras e estrangeiras, onde foram identificados os
interesses e necessidades de produtos e mercados. A ação de promoção
comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa
BrazilMachinerySolutions, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ. Visitantes
satisfeitos - Segundo
Raphael Palmieri, convidado pela expositora Thermoval, a FEIMEC mostrou já na
primeira edição seu poder de fogo, reunindo em um único só lugar os grandes players do setor. “Todas as novidades em
equipamentos e maquinários para a indústria estão aqui. A feira conseguiu
trazer os fabricantes que são referência, antecipando as tendências. Prova
disso é a demonstração in loco de Manufatura Avançada, que nos dá a projeção do
que é a Indústria do Futuro”, comenta. OrípedeCilento Filho, cliente da
Compair, veio em busca de novidades em soluções de trocas de calor e
tecnologias de segurança para a operação de máquinas. Além de conferir os
lançamentos, o que chamou sua atenção foi a infraestrutura do recém-inaugurado
São Paulo Expo, que figura como o mais moderno centro de exposições da América
Latina. “Muitos comentavam que o projeto da reforma era realmente grandioso,
mas confesso que não imaginava que chegariam a este nível em tão pouco tempo. É
uma estrutura de primeiro mundo, tanto no aspecto de organização, como
acabamento, acesso e arquitetura. Fiquei impressionado com a modernidade.” Na
opinião de SleimenBedran, da RB Cortes e convidado da Franho, a feira chamou a
atenção pelas novidades em automatização para o segmento metalúrgico,
com destaque para o robô da Calfran para corte a plasma. “Esta solução tem alta
tecnologia agregada e um investimento acessível. Vale ressaltar que a vantagem
de participar de uma feira como esta é a possibilidade de conhecer os
equipamentos das empresas menores. Vi alguns produtos bem diferenciados e com
um ótimo custo-benefício em estandes de fornecedores até então pouco
conhecidos.” Conteúdo profissional - Dentro da proposta de representar
uma ferramenta efetiva de desenvolvimento tecnológico e comercial do setor, a
FEIMEC promoveu o debate dos grandes temas, tendências e desafios da indústria
de bens de capital mecânicos. Foram 17 horasdistribuídas entre o Seminário de
Manufatura Avançada, o VI Simpósio Internacional de Excelência em Produção,
Seminário Oil&Gas Day, Seminário de Eficiência Energética ISO 50001 –
Gestão de Energia e o Workshop Eolic Day. Cada um desses encontros reuniu as
principais autoridades governamentais, entidades reguladoras e empresas
públicas e privadas que são referência nos respectivos temas. A Arena Técnica
complementou a programação com 21 horas de palestras voltadas à
capacitação e atualização profissional, em que foram apresentados conceitos
técnicos e práticos da indústria. Antecipando o futuro - Grande estrela da FEIMEC 2016, a
demonstração da Manufatura
Avançada chamou a atenção de todos os visitantes que passaram
pelos corredores da feira. Iniciativa exclusiva e inédita no Brasil, a fábrica
inteligente antecipou o futuro ao apresentar o funcionamento de uma linha de
produção autônoma e inteligente. Formada por seis robôs integrados com centros
de usinagem e equipamentos de gravação a laser, Internet das Coisas, Inteligência
Artificial, Identificação por Radiofrequência (RFID), Big Data e outros
recursos, a demonstração de Manufatura Avançada trabalhou ininterruptamente
durante os cinco dias da feria. Os visitantes puderam acompanhar ao vivo e
gratuitamente o processo de fabricação de um acessório para escritório que une
as funcionalidades de porta-lápis e porta-celular. Primeiro
Passo - Carlos
Pastoriza, da ABIMAQ, reforça que a FEIMEC é o primeiro passo de um processo
que representa o futuro das feiras de negócios da indústria de máquinas e
equipamentos. Os próximos passos que vão consolidar o projeto serão dados em
2017, com a realização de outras duas feiras: Plástico
Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, eEXPOMAFE
– Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 9 a 13 de maio. Realizadores
- A ABIMAQ -
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800
empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos,
cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais
e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e
um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional
do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades
voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas,
realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o
comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu
desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e
modernização gerencial. A InformaExhibitions acredita que eventos são
plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a
economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de
eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis
negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa
Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, FispalFood Service,
ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total
de 24 feiras setoriais. A InformaExhibitions possui escritórios em São
Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos
quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições
de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da
empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais
informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário