segunda-feira, 4 de abril de 2016

GESTÃO SUSTENTÁVEL É PRATICADA NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO EM CUIABÁ

Incentivar funcionários e servidores a reduzir consumo de papel, energia e água, descartar resíduos corretamente, fazem parte de novo comportamento no setor privado e público. CUIABÁ – Reduzir o consumo de energia e água, diminuir o uso de papel e a geração de resíduos sólidos, separar e descartá-los corretamente, envolvendofuncionários e fornecedores em boas práticas de gestão sustentável, são ações que estão se tornando comuns tanto no setor privado como no setor público. O objetivo não é só melhorar as condições ambientais, o bem-estar das pessoas e preservar os recursos naturais. Trata-se de também reduzir custos e cuidar da sustentabilidade da empresa, instituição ou órgão público, ou seja, da continuidade no mercado e da prestação de serviços à sociedade. Sustentabilidade significa durabilidade. Em Cuiabá, empresas, indústrias, órgãos públicos e instituições estão aderindo à gestão sustentável. As novas atitudes provocadas pela preocupação com a sustentabilidade no ambiente profissional acabam indo muito além. O que se aprende no trabalho pode ser praticado em casa e outros lugares. Dessa forma o ambiente profissional adquire outro significado: de espaço de conscientização e reeducação de pessoas. Todos saem ganhando, inclusive o planeta. Eficiência - "Sustentabilidade e eficiência são a mesma coisa para nós. É um caminho sem volta. Não é opção, é questão de sobrevivência da empresa. Ou se torna eficiente ou estará fora do mercado”, dispara Valter Yamaguchi, gerente da Padaria do Moinho, um empreendimento de 3 mil m², construído e equipado com tecnologia de ponta para viabilizar a gestão sustentável do negócio e o conforto do cliente. Inaugurada em agosto de 2014, esta panificadora e super loja de conveniência também comercializa vinhos e produtos gourmet. A empresa reduz o consumo de energia graças aos sistemas de alta tecnologia, que reaproveitam até a água gerada pela refrigeração da loja, que depois de filtrada abastece os equipamentos de água quente. Este sistema é único em Cuiabá. Os vidros duplos também geram eficiência energética, pois evitam que o calor de fora entre na loja, e o frio interno saia. A redução de consumo é de 10%, comparado com shopping centers e grandes lojas comerciais, segundo Valter. Em relação a lojas convencionais, a economia chega a 50%. O sistema de irrigação do ambiente interno da panificadora é automático e só liga quando a umidade está abaixo do nível saudável para as pessoas. Quando chove, praticamente não liga. Funcionários são treinados para buscar eficiência em tudo: na maneira de limpar o chão; embalar produtos; preparar um bolo. Reduzir a geração de resíduos é outra atitude. " Num ambiente limpo as pessoas não descartam de qualquer jeito. Vira um ciclo virtuoso. Menos lixo, mais lucro. Eficiência é infinita e há sempre como se tornar mais eficiente, geralmente por meio de pequenas atitudes”, enfatiza o gerente. Transversal - No Sebrae Mato Grosso, o Programa de Gestão Sustentável está em vigor, desde 2007. "O tema sustentabilidade é trabalhado de forma transversal. Sustentabilidade integra desde as ações internas de ecoeficiência, treinamento constante do corpo técnico até a programação de cursos, oficinas e palestras destinadas aos clientes. Também compensamos as emissões de CO2 de nossos eventos”, afirma Renata Taques, analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Tudo começou com o controle de cópias e impressões na sede em Cuiabá. Em seguida, o sistema de gerenciamento de impressão estabeleceu limite de cota por colaborador. Um aplicativo de liberação manual reduziu em até 98% as impressões e cópias esquecidas, que alcançavam mais de 100 folhas de papel/semana. Apenas cópias em modo duplex são permitidas. Em termos de eficiência energética, o CSS é referência e foi certificado pelo Procel Edifica, programa da Eletrobras e Inmetro, com nível A, em 2012. Este selo reconhece edificações com excelência nesse aspecto. No momento, o Sebrae MT está construindo duas usinas de energia solar em seu estacionamento, com 460 placas fotovoltaicas que vão gerar 120 kWp e surprir 37% do consumo energético da sede e 100% do centro. Estarão concluídas no final de abril. As equipes são orientadas e monitoradas a manter computadores, ar condicionado e iluminação desligados na capital e interior, no horário do almoço. Na gestão hídrica, é feita análise trimestral da água dos bebedouros. Há captação de água de chuva que é usada nos banheiros, jardins e limpeza de pisos. Resíduos orgânicos e de alimentos da cantina são encaminhados para a vermicompostagem., A produção de húmus é usada nos jardins. Os resíduos recicláveis são descartados separadamente pelas equipes e depois doados para cooperativas de recicladores de Várzea Grande ou encaminhados para empresas especializados (resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, etc). Desde 2012, os colaboradores são capacitados em sustentabilidade e as equipes são pontuadas em relação à eficiência energética e descarte de resíduos. Estes pontos são considerados na concessão de benefícios, no final de ano. As emissões de CO2 dos eventos da instituição são compensados com plantio de árvores, entre outras ações. Exemplo - No Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Mato Grosso , a gestão sustentável já tem seis anos e é realizada pelo Projeto TCE Sustentável, coordenada pelo Núcleo Qualidade de Vida no Departamento de Recursos Humanos. Por enquanto, as boas práticas são internas, mas a expectativa é de que passarão a ser implantadas e exigidas nos órgãos públicos auditados, nos próximos anos. "Estamos dando o exemplo para um dia chegar ao setor público e exigir como obrigação”, prevê Estela Biancardi, coordenadora do Núcleo Qualidade de Vida. Gestão sustentável induz a racionalidade no uso de recursos, reduz custos e isto é desejável na gestão pública, justifica. Há três anos, os processos do TCE MT passaram a ser digitalizados, eliminando a impressão, inclusive do Diário Oficial do Estado. Só esta ação significou a redução de mais de 3ton de papel no período. " Saímos da conta de água de R$23 mil, em fevereiro de 2015, para R$6 mil em fevereiro deste ano”, comemora Estela. Na área de resíduos sólidos, há coletores distribuídos no prédio do tribunal para descarte de garrafas pet, papel, copos descartáveis, remédios vencidos, óleo de cozinha vegetal, pilhas e baterias e vidros com tampa (para serem reutilizados pelo banco de leite materno). Cooperativas de recicladores recebem os materiais recicláveis e os demais são destinados a projetos de reaproveitamento ou empresas especializadas e indústrias (no caso de pilhas e baterias e remédios vencidos). As lâmpadas estão sendo substituídas aos poucos pelo tipo Led. O prédio conta com gerador que é acionado, quando há queda de energia. Campanha é feita para os funcionários desligarem a iluminação, computadores e ar condicionado, quando as salas ficam vazias e no horário do almoço. Até o momento, 60% dos banheiros receberam torneiras automáticas, vasos sanitários acoplados a descargas econômicas, que reduzem o consumo de água. "Graças ao Projeto TCE Sustentável cumprimos todos os objetivos do Programa A3P, implantado na administração pública, há cinco anos, porque começamos antes”, informa Estela. "Estamos criando a cultura da sustentabilidade junto aos nossos servidores. As pessoas têm que aderir espontaneamente e acabam praticando em casa e em todos os lugares”, ressalta. –Secom

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário