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Petrobras leva à 16ª Edição do Cine PE, em Olinda, de 26 de abril a 2 de maio,
o universo da retomada do cinema nacional ilustrado pelos traços do irreverente
Angeli. A mostra "Angeli vê o Cinema Nacional" exibe uma coletânea
consagrada e traz 15 obras em primeira mão do cartunista e chargista paulista.
Um dos destaques é Tieta do Agreste, cartum inédito inspirado no filme de Cacá
Diegues, diretor homenageado no festival este ano ao lado de Fernando
Meirelles, também representado numa charge que mostra o encontro de Zé Pequeno,
de Cidade de Deus, com a princesa Carlota Joaquina. "Adorei
esse desafio pela novidade de lidar com personagens que não são meus e de um
universo tão rico como o cinema, que sempre me inspirou bastante", diz Angeli,
criador de personagens clássicos dos quadrinhos nacionais como Rê Bordosa, Wood
& Stock e Bob Cuspe. Ao longo do Cine PE, serão exibidos 26 curtas e 14
longas, sendo três curtas e um longa por noite. Nas tardes de sábado e domingo
(28 e 29/4), a programação começa mais cedo, às 16h, com exibições gratuitas
dos oito curtas da Mostra Pernambuco. A Petrobras terá um estande no evento com
espaço para as fotos oficiais com artistas, diretores, produtores e
homenageados. Um dos destaques da programação é a mostra competitiva de longas,
a maioria com primeira exibição pública no Cine PE, como Jorge Mautner - O
Filho do Holocausto (RJ), com direção de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt; os
filmes Estradeiros (PE), de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; e Na
Quadrada das Águas Perdidas (PE), dirigido por Wagner Miranda e Marcos
Carvalho. A programação do festival pode ser conferida no site www.cine-pe.com.br - O
Petrobras Cultural lança anualmente editais para produção de filmes de longa e
de curta-metragem, difusão em salas de cinema e outras iniciativas de estímulo
à produção cinematográfica brasileira. A Petrobras também patrocina mais de 20
festivais de cinema por ano em todas as regiões do País, o que contribui para a
formação de novas plateias e estimula a reflexão sobre o cinema e a cultura
nacional. O programa de patrocínio já teve sete edições, abrangendo 77 áreas de
seleções públicas, destinando R$ 311 milhões a 1.278 projetos contemplados
desde que foi criado, em 2003. Na edição de 2011, o Programa destinou mais de
R$ 6 milhões para projetos de difusão de filmes e festivais de cinema.
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