quinta-feira, 26 de abril de 2012

PETROBRAS APRESENTA EXPOSIÇÃO DO CARTUNISTA ANGELI SOBRE CINEMA NACIONAL NA 16ª EDIÇÃO DO CINE PE


A Petrobras leva à 16ª Edição do Cine PE, em Olinda, de 26 de abril a 2 de maio, o universo da retomada do cinema nacional ilustrado pelos traços do irreverente Angeli. A mostra "Angeli vê o Cinema Nacional" exibe uma coletânea consagrada e traz 15 obras em primeira mão do cartunista e chargista paulista. Um dos destaques é Tieta do Agreste, cartum inédito inspirado no filme de Cacá Diegues, diretor homenageado no festival este ano ao lado de Fernando Meirelles, também representado numa charge que mostra o encontro de Zé Pequeno, de Cidade de Deus, com a princesa Carlota Joaquina.  "Adorei esse desafio pela novidade de lidar com personagens que não são meus e de um universo tão rico como o cinema, que sempre me inspirou bastante", diz Angeli, criador de personagens clássicos dos quadrinhos nacionais como Rê Bordosa, Wood & Stock e Bob Cuspe. Ao longo do Cine PE, serão exibidos 26 curtas e 14 longas, sendo três curtas e um longa por noite. Nas tardes de sábado e domingo (28 e 29/4), a programação começa mais cedo, às 16h, com exibições gratuitas dos oito curtas da Mostra Pernambuco. A Petrobras terá um estande no evento com espaço para as fotos oficiais com artistas, diretores, produtores e homenageados. Um dos destaques da programação é a mostra competitiva de longas, a maioria com primeira exibição pública no Cine PE, como Jorge Mautner - O Filho do Holocausto (RJ), com direção de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt; os filmes Estradeiros (PE), de Renata Pinheiro e Sérgio  Oliveira;  e Na Quadrada das Águas Perdidas (PE), dirigido por Wagner Miranda e Marcos  Carvalho. A programação do festival pode ser conferida no site www.cine-pe.com.br  - O Petrobras Cultural lança anualmente editais para produção de filmes de longa e de curta-metragem, difusão em salas de cinema e outras iniciativas de estímulo à produção cinematográfica brasileira. A Petrobras também patrocina mais de 20 festivais de cinema por ano em todas as regiões do País, o que contribui para a formação de novas plateias e estimula a reflexão sobre o cinema e a cultura nacional. O programa de patrocínio já teve sete edições, abrangendo 77 áreas de seleções públicas, destinando R$ 311 milhões a 1.278 projetos contemplados desde que foi criado, em 2003. Na edição de 2011, o Programa destinou mais de R$ 6 milhões para projetos de difusão de filmes e festivais de cinema. 

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