quinta-feira, 19 de abril de 2012

BRASIL COMEMORA DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Cidades brasileiras promovem o incentivo à leitura para a meninada
Brasília (DF) - O Brasil comemora nesta quarta-feira (18) o Dia Nacional do Livro Infantil. Transformada em lei, em 2002, a data é uma homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um ícone da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté (interior de São Paulo), o escritor recuperou costumes e lendas da cultura popular nacional ao criar aventuras e personagens bem brasileiras. Alimentou toda sua criação com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Com Jeca Tatu e o Sítio do Picapau Amarelo, por exemplo, Monteiro Lobato incentivou as crianças a mergulharem na cultura e na identidade nacionais, provocando a admiração de adultos, que se tornaram seus leitores. Como dizia o escritor, “um país se faz com homens e livros”. E mantendo essa ideia, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira e Maria Clara Machado, entre outros, seguiram os passos de Lobato na busca por um prazer maior na leitura infantil nacional. Para festejar o Dia Nacional do Livro Infantil, cidades de todo o país estão fazendo programações dedicas a essa literatura. Livrarias de norte a sul fazem promoções de até 80% em livros infantis, e são promovidos eventos socioculturais para envolver as crianças desde tenra idade no mundo da leitura. No Pará (AM), a Biblioteca Pública Arthur Vianna apresenta para crianças contadores de histórias, teatro de fantoches, filmes, sessão de RPG, show e oficinas, entre elas como fazer livros artesanais.
Hoje, a Praça Juca Maneca, em Pains (MG), será palco de diversas atividades, das 8h às 16h. Entre elas, desenhos, oficinas de leitura, sessão cinema, pinturas, espaço com gibis e apresentações de textos produzidos por alunos de escolas. No Maranhão, as dependências da Casa de Cultura Josué Montello (São Luís) oferecerão, de hoje (18) a sexta (20), atividades com crianças e jovens. Das 14h às 17h, leitura e contos de histórias, atividades recreativas, exposição de livros infantis de autores maranhenses, e ao final um momento de descontração e lanches. No Espaço da Leitura do Sider Shopping, em Volta Redonda (RJ), os participantes poderão ler e ouvir diferentes histórias, destacando-se as que compõem a lista de Monteiro Lobato. O evento contará com educadores supervisionando as atividades que acontecem das 15h às 21h, sendo que a leitura de histórias acontecerá das 18h30 às 19h30. As brincadeiras socioculturais são direcionadas às crianças, porém os adultos poderão contribuir com doações de livros infantis. A Biblioteca Ivone de Menezes e seus contadores de histórias receberão os contadores da Biblioteca Clodomir Silva para encantar as crianças com diversos contos em Aracaju (SE). O evento começará as 15h30 e será aberto para toda a comunidade. A literatura está muito mais ligada à atividade turística do que parece. Assim como o turismo, ler um livro é conhecer novos mundos e explorá-los, numa verdadeira viagem à história do folclore e de aspectos nacionais. A leitura nada mais é do que um intercâmbio de conhecimentos, mantendo uma familiarização das crianças com os livros, desenvolvendo a capacidade de expressão, a criatividade e a imaginação. Quem visita o Rio de Janeiro se depara com a maior biblioteca da América Latina: a Biblioteca Nacional, a oitava maior do mundo. Estão ali reunidas mais de oito milhões de obras, e teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil. Hoje, seu acervo cresce constantemente, a partir de doações e aquisições. Os visitantes e moradores de Curitiba, por sua vez, não têm do que reclamarem no quesito quantidade, pois é a capital brasileira com o maior número de bibliotecas públicas. Quem vai ao Ceará e Santa Catarina, se depara com o maior número de bibliotecas em áreas rurais.
Muitas de nossas bibliotecas contam com espaços voltados para as crianças, nos quais elas encontram um mundo de livros, cadeiras, pufes e almofadas para uma melhor acomodação. A primeira biblioteca infantil do Brasil foi a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, situada em São Paulo. Conta com 53 mil títulos e com uma coleção de 4,5 mil peças que pertenceram a Monteiro Lobato. São objetos pessoais, documentos, móveis e livros. Outra biblioteca que recebe o nome do escritor é a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato em Salvador, que reúne a obra completa do autor. Ambas agradam a molecada que as visitam, pois além de tudo são espaços culturais que promovem regularmente eventos e apresentações culturais. O Centro Cultural Belas Artes de São Paulo prevê para o final de 2012 a inauguração da primeira Biblioteca Infantil Multilíngue. Um acervo público e multimídia, com livros, DVDs, revistas, gibis, informática e brinquedos. Obras disponíveis em diversas línguas que irá agradar visitantes de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário