quarta-feira, 18 de abril de 2012

JOVENS PARTICIPANTES DO PJ 2012 PASSAM POR FORMAÇÃO POLÍTICA

Os municípios mineiros participantes do Parlamento Jovem de Minas 2012 (PJ de Minas) estarão envolvidos, até o final de maio, com um extensa programação, envolvendo desde atividades de formação política para os jovens até a discussão da temática escolhida para este ano, sobre Educação Cidadã. As atividades são dirigidas aos estudantes do ensino médio das escolas que aderiram ao projeto e visam à elaboração das propostas de ação para o poder público, relacionadas ao tema dessa edição. As propostas serão discutidas e votadas na sessão de encerramento da etapa municipal do projeto, prevista para para o final do mês de maio, no Plenário de cada câmara integrante do PJ de Minas. Em cada cidade, a sessão final terá a participação dos estudantes das escolas que aderiram ao projeto. As propostas aprovadas irão subsidiar a elaboração do documento base do Parlamento Jovem  de Minas, a ser apreciado na etapa estadual do projeto, nos dias 28 e 29 de junho. Escola do Legislativo participa da capacitação dos monitores. Para assumir a coordenação das atividades dirigidas aos jovens das escolas participantes do PJ de Minas, os monitores selecionados pelas câmaras municipais passam por um programa de capacitação, incluindo atividades de formação política; de orientação para organização de oficinas e grupos de estudo; e de educação legislativa. A Escola do Legislativo contribui para esse trabalho, oferecendo vários recursos pedagógicos para viabilizar essa programação, desde ferramentas de educação a distância, atividades presenciais, roteiros de estudo, vídeos, referências bibliográficas, entre outros. Este ano, a Escola ofereceu um curso a distância sobre Dilemas da Cidadania Brasileira. O blog do Parlamento Jovem de Minastambém oferece um vasto material de referência para discussões sobre o tema Educação Cidadã, sendo um espaço de formação permanente. Nesse espaço podem ser encontrados textos, vídeos, referências bibliográficas e mapas de estudo, elaborados em parceria com os professores da PUC Minas, com o objetivo de estimular os monitores a criarem seus próprios roteiros de leitura. Também no blog existe um campo para comentários e discussão de questões relacionadas ao tema desta edição. Em maio, a Escola do Legislativo irá oferecer, em sua plataforma de educação a distância, uma oficina de produção de textos, para subsidiar o trabalho dos monitores na fase de elaboração das propostas.

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