quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NA CONTRAMÃO DA CRISE, STARTUPS CRESCEM NO PAÍS

Especialista do Senac Guaratinguetá dá dicas de como empreender no novo modelo de negócio. Nos últimos anos, as startups brasileiras têm crescido cada vez mais em quantidade e tamanho. Só nos últimos seis meses de 2015, o número de startups cresceu 18,5% no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Startups*. Isso faz com que seja necessário disseminar estratégias, metodologias e tendências para ajudar essas empresas a atrair investidores, escalarem e ganharem seu mercado. A docente da área de gestão e negócios do Senac Guaratinguetá, Ana Carolina Monteiro de Souza, explica o que significa esse novo modelo de negócio e dá dicas de como ter a sua startup. Confira: O conceito - Uma startup é formada por um grupo de pessoas que decide empreender, trabalhando com a ideia e o projeto de uma empresa que tenha um modelo de negócio repetível e escalável. Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala. E escalável quer dizer que a empresa deve ser capaz de crescer e expandir seus negócios exponencialmente sem afetar seu modelo de negócios. O planejamento - Caso você queira criar uma startup, é necessário elaborar um plano de negócio, validar a ideia e trabalhar para colocar tudo em prática. Após essa fase, a startup pode se tornar uma empresa de sucesso e com grande lucratividade, se bem administrada. As áreas de apostaAs startups podem ser criadas em diversas áreas, desde que o negócio siga o conceito do modelo de negócio, ou seja, com possibilidade real de expansão e alta lucratividade em pequeno período de tempo. Muitas startups são empresas de internet, como sites e aplicativos, pelo fato de o ambiente online permitir a expansão do negócio de forma mais rápida, barata e em larga escala.  Os investidores - Primeiramente, os empreendedores validam a ideia perante o mercado e, após a comprovação de que se trata realmente de uma startup, é necessário a divulgação para atrair investidores. Essa captação pode ser feita pela internet, que é uma grande vitrine a um custo baixo, ou por meio de parcerias com profissionais ou outras empresas da área de atuação do novo empreendimento. Há também as chamadas aceleradoras de startups. No Brasil, existem programas de aceleração apoiados pelo Governo Federal e dentro de universidades. Além disso, os eventos de incentivo à atitude empreendedora são formas de aproximação de jovens empreendedores com futuros negócios e novas possibilidades. – Secom

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