Uma
pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que não são só os
preços dos presentes de Natal que vão pesar no bolso do consumidor brasileiro.
A ceia de Natal está 18,6% mais cara do que no ano passado. A título de
ilustração, neste ano, os produtos usados na ceia estão três vezes mais caros
do que a média registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no período
de dezembro de 2011 a novembro de 2012, que foi de 5,77%. Para o
sócio-proprietário da Cachaçaria do Dedé & Empório, Rogério Perdiz, mesmo
com a crise o consumidor pode fazer uma ceia econômica. “Assim como em todos os
anos, a dica é fazer uma pesquisa antes de ir às compras. Outra sugestão é
aproveitar as promoções de Natal. Na Cachaçaria do Dedé, por exemplo, estamos
com diversas promoções como panettone, castanhas, nozes, frutas secas, entre
outros produtos com preços especiais”, diz Rogério. Ceia econômica - As
sugestões para aliviar o bolso do consumidor não param por ai. A chef de
cozinha da Cachaçaria do Dedé, Eliane dos Santos, diz que a substituição por
itens mais baratos é uma ótima saída para driblar a inflação. “No caso das
carnes, uma opção mais barata é o cupim. Pode ser servido com uma farofa ou
arroz com passas e fica muito saboroso. As nozes podem ser trocadas por frutas
tropicais, como a uva e o melão”, disse a chef. Outra dica de Eliane é
aproveitar o restante da ceia que não for utilizada e criar novos pratos no
tradicional almoço de Natal, do dia 25 de dezembro. “Com um pouco de improviso
dá para reaproveitar a ceia da noite anterior e fazer pratos deliciosos para a
família e seus convidados, como o restante do arroz com o restante da carne, dá
para fazer uma salada, farofa ou patê. Basta usar a criatividade”, conclui. - Itens
com maior aumento de preço.
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Arroz (33,49%)
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Cebola (48,37%)
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Azeitona em conserva (11,79%)
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Bacalhau (5,96%)
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Frango (10,45%)
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Batata inglesa (51,82%)
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Pães e biscoitos (8,55%)
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Mamão papaya (66,88%)
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Manga (26,17%)
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Abacaxi (23,52%)
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Maçã (22,13%)
Itens
com menor aumento de preço
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Azeite (3,48%)
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Lombo suíno (2,84%)
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Vinho (1,61%)
Ainda
de acordo com a pesquisa, o pernil suíno foi o único produto pesquisado pela
FGV que teve queda de preço – de 1,26% – entre 2011 e 2012.
Fonte:
Fundação Getulio Vargas (FGV).
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