Foi publicada no Diário Oficial da
União desta sexta-feira, 02, a qualificação da UPA 24h de Campina Grande que
funciona no bairro do Alto Branco. Com o processo de qualificação, a partir de
agora, a unidade receberá do Governo Federal um incentivo financeiro a mais de
R$250 mil, por mês, para custeio das atividades no serviço. Isso só foi
possível porque a Prefeitura atendeu a todas as exigências do Ministério da
Saúde para garantir a qualidade no atendimento na UPA. Para
que a UPA pudesse ser qualificada, a Secretaria Municipal de Saúde precisou
comprovar melhorias nos processos de atendimento, rotinas e fluxos de trabalho
dos profissionais do serviço. Outras exigências também foram verificadas pelos
avaliadores do Ministério da Saúde durante as etapas do processo, como a
cobertura do SAMU 192 na cidade e o acesso da população campinense aos serviços
da Atenção Básica. O prefeito Romero
Rodrigues destacou que, para alcançar as recomendações do processo de
qualificação, a Prefeitura precisou investir R$200 mil em recursos
próprios para melhorar as condições de infraestrutura e das condições de
trabalho na unidade. "Ao assumirmos em 2013, a UPA do Alto Branco já
apresentava falhas na estrutura física. A recepção, por exemplo, era muito
pequena e não comportava a demanda de pessoas que procuram o serviço. Por isso,
foi necessário ampliar áreas e criar alguns setores, como o novo espaço para
triagem e acolhimento", explicou. Ainda
segundo Romero, graças ao esforço da administração municipal na qualificação da
UPA, a Prefeitura poderá continuar investindo recursos na ampliação de outros
serviços de saúde na cidade. "Mesmo com a qualificação, ainda vamos
financiar a maior parte da manutenção dos serviços naquela unidade. No
entanto, é preciso reconhecer que gamos um fôlego a mais para avançar na nossa
política de expansão dos serviços de saúde, principalmente na questão das
consultas especializadas", assegurou o prefeito. Melhorias - Em 2014, Prefeitura implantou na UPA
do Alto Branco um laboratório próprio de análises clínicas, com equipamentos de
ponta. O investimento contribuiu diminuir significativamente o tempo de espera
no atendimento dos pacientes, que antes aguardavam até quatro horas para ter o
resultado de um exame feito em laboratórios de outros serviços de saúde. A
unidade também passou a realizar exames de eletrocardiograma por telemedicina,
em parceria com o Instituto do Coração – INCA. Atendimentos - Em média, 350 casos de pequenas fraturas,
cortes, infarto, derrame, pressão e febre alta são resolvidos diariamente na
UPA. No primeiro semestre deste ano, foram realizados mais 60 mil
atendimento no serviço. Mesmo sendo municipal - ou seja, voltada apenas para os
usuários de Campina Grande, a UPA acaba atendendo pessoas de várias cidades
paraibanas referenciadas para o serviço. Atualmente, o índice de pacientes de
outros municípios atendidos na unidade é de 20%. - Secom
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