Vivemos em uma era
na qual um dos grandes desafios no campo é a educação e comunicação em prol da
sustentabilidade e segurança. Mas como fazer crescer a conscientização, força
motriz do desenvolvimento sustentável?No Brasil, temos grandes exemplos
entre ações de marketing das grandes companhias, que conquistam engajamento e
promovem o conhecimento junto aos colaboradores do campo. Nesse cenário, o
marketing rural surge como peça importante na engrenagem voltada para a
conscientização dos trabalhadores. Requer investimentos de grandes proporções,
é preciso considerar, mas em contrapartida também consolida as companhias. Uma
via de mão dupla com papel educativo.Há décadas existem bons exemplos de ações
privadas que levam capacitação e treinamento aos produtores do país, promovendo
um olhar atual sobre segurança e tecnologia. Falamos aqui desde ações pontuais
das companhias, como projetos de formação como Formação de Montadores
(promovido para capacitar jovens), Aplique Bem (treinamento de aplicadores de
defensivos), Pequenas Histórias de Plantar e Colher (projeto para crianças),
Certificação Aeroagrícola (curso para aplicação de defensivos por via aérea),
Plantando o 7 (teatro infantil), Planeta Faminto (websérie sobre agricultura),
Desafio 2050 (sobre segurança alimentar), entre outros. Com elas, conquista-se
engajamento dos colaboradores do campo e até mesmo das crianças, que disseminam
o aprendizado nas famílias.Agora, temos mais canais para isso. As redes sociais
permitem a disseminação das campanhas também para a população urbana, por vezes
dominada pelo senso comum e com pouco conhecimento sobre a realidade rural.
Mais uma vez, as empresas de agronegócio entraram no jogo, com páginas, vídeos
e fóruns. A parceria com as redes sociais e diversas mídias é essencial para
educação e conscientização na área de tecnologia, segurança alimentar e, claro,
sustentabilidade, sem deixar de lado gestão de pessoas. É o marketing agindo em
prol da educação e do desenvolvimento. - Secom
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