segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESTUDO DA ABF TRAÇA O PERFIL DAS MICROFRANQUIAS NO BRASIL

A ABF – Associação Brasileira de Franchising apresenta um estudo inédito que traça o Perfil das Microfranquias no Brasil. Em 2016, de acordo com o estudo, operavam no País 557 marcas com unidades de microfranquia, seja de forma exclusiva ou de forma paralela ao modelo tradicional. Deste universo, 79,8% atuam exclusivamente com microfranquias e 20,2% operam com ambos os formatos: tradicional e microfranquia. Dentre as redes que ainda não operam com o modelo cujo investimento inicial é de até R$ 80 mil, 36% declararam pretender desenvolvê-lo nos próximos anos. Já dentre as franqueadoras que operam negócios nos dois formatos, 42% das unidades são microfranquias. O presidente da ABF para o biênio 2017-2018, Altino Cristofoletti Junior, afirma que “embora mais recentes, entendemos que as microfranquias vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no Brasil. Muitos players atuam ou pretendem atuar neste formato, que tem tido um papel importante para facilitar o acesso de muitos empreendedores ao sistema de franchising, de um lado, e propiciar o alcance das marcas a novas regiões e consumidores, de outro. De qualquer forma, é importante ressaltar que a essência do franchising, da relação franqueador-franqueado, é a mesma dos demais formatos, assim como as obrigações e os deveres, regulamentados pela Lei do Franchising”, completa. De acordo com o diretor de inteligência de mercado da entidade, Claudio Tieghi, “os modelos de investimento mais baixos são importantes para a adaptação das redes às sazonalidades, oscilações e oportunidades do mercado. Afinal, modelos de microfranquia implicam em racionalizações e reduções de custos que contribuem com a eficiência das redes no geral”. O diretor afirma ainda que, “ao facilitar o acesso, as microfranquias são um importante incentivador e facilitador da profissionalização e da formalização de pequenos comércios e prestadores de serviços”. O estudo indica que 31% das redes exclusivamente de microfranquias possuem acima de 100 unidades e 25% têm menos de dez. “Esse dado revela a consistência do modelo e o crescente número de novas franqueadoras nesse formato”, explica Tieghi. A pesquisa da ABF registra que enquanto nas redes com ambos os formatos 29% das unidades de franquias demandam em média de 12 a 18 meses para obter o retorno do investimento, o índice sobe para 41% nas operações de microfranquias dessas marcas. Comparativamente, 39% das redes exclusivamente de microfranquias dão retorno no mesmo prazo e 33% delas, de 6 a 12 meses apenas. “Com um investimento mais baixo, é natural que o retorno seja mais rápido também, o que é ratificado pela pesquisa. Logo, o investidor deve calibrar bem suas expectativas de rentabilidade”, explica o diretor da ABF. Em relação ao Pro Labore, a pesquisa revela que a média entre as redes com ambos os formatos é de R$ 3.611 mensais e nas franqueadoras exclusivas de microfranquias, este valor sobe para R$ 3.819 ao mês. Alguns franqueados, no entanto, (20% nas redes com os dois modelos e 25% nas microfranquias apenas), chegam a ter um Pro Labore acima de R$ 5 mil. Esses valores não incluem o lucro das operações. Quanto à localização das unidades, há um predomínio das operações de rua, tanto de redes mistas (55,8%) quanto unicamente de microfranquias (64,2%), revela o estudo. Vale ressaltar que no item “Outros”, onde se localizam 21% das unidades das redes com ambos os modelos de negócios, estão enquadrados franqueados sem local definido (como aqueles que prestam serviços a domicílio) e online, por exemplo. As unidades “home office” representam 17,9% das redes mistas e 29,7% daquelas que operam exclusivamente com microfranquias. “De fato, o estudo mostra que as microfranquias alavancaram o modelo de ‘home office’ no Brasil, que se mostrou uma alternativa viável para o profissional operar o seu negócio”, afirma Claudio Tieghi – Secom.

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