A ABF – Associação Brasileira de Franchising
apresenta um estudo inédito que traça o Perfil das Microfranquias no Brasil. Em
2016, de acordo com o estudo, operavam no País 557 marcas com unidades de
microfranquia, seja de forma exclusiva ou de forma paralela ao modelo
tradicional. Deste universo, 79,8% atuam exclusivamente com microfranquias e
20,2% operam com ambos os formatos: tradicional e microfranquia. Dentre as
redes que ainda não operam com o modelo cujo investimento inicial é de até R$
80 mil, 36% declararam pretender desenvolvê-lo nos próximos anos. Já dentre as
franqueadoras que operam negócios nos dois formatos, 42% das unidades são
microfranquias. O presidente da ABF para o biênio 2017-2018, Altino
Cristofoletti Junior, afirma que “embora mais recentes, entendemos que as
microfranquias vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no
Brasil. Muitos players atuam ou pretendem atuar neste formato, que tem tido um
papel importante para facilitar o acesso de muitos empreendedores ao sistema de
franchising, de um lado, e propiciar o alcance das marcas a novas regiões e
consumidores, de outro. De qualquer forma, é importante ressaltar que a
essência do franchising, da relação franqueador-franqueado, é a mesma dos
demais formatos, assim como as obrigações e os deveres, regulamentados pela Lei
do Franchising”, completa. De acordo com o diretor de inteligência de mercado
da entidade, Claudio Tieghi, “os modelos de investimento mais baixos são
importantes para a adaptação das redes às sazonalidades, oscilações e
oportunidades do mercado. Afinal, modelos de microfranquia implicam em
racionalizações e reduções de custos que contribuem com a eficiência das redes
no geral”. O diretor afirma ainda que, “ao facilitar o acesso, as
microfranquias são um importante incentivador e facilitador da profissionalização
e da formalização de pequenos comércios e prestadores de serviços”. O estudo
indica que 31% das redes exclusivamente de microfranquias possuem acima de 100
unidades e 25% têm menos de dez. “Esse dado revela a consistência do modelo e o
crescente número de novas franqueadoras nesse formato”, explica Tieghi. A pesquisa da ABF registra que
enquanto nas redes com ambos os formatos 29% das unidades de franquias demandam
em média de 12 a 18 meses para obter o retorno do investimento, o índice sobe
para 41% nas operações de microfranquias dessas marcas. Comparativamente, 39%
das redes exclusivamente de microfranquias dão retorno no mesmo prazo e 33%
delas, de 6 a 12 meses apenas. “Com um investimento mais baixo, é natural que o
retorno seja mais rápido também, o que é ratificado pela pesquisa. Logo, o
investidor deve calibrar bem suas expectativas de rentabilidade”, explica o
diretor da ABF. Em
relação ao Pro Labore, a pesquisa revela que a média entre as redes com ambos os
formatos é de R$ 3.611 mensais e nas franqueadoras exclusivas de
microfranquias, este valor sobe para R$ 3.819 ao mês. Alguns franqueados, no
entanto, (20% nas redes com os dois modelos e 25% nas microfranquias apenas),
chegam a ter um Pro Labore acima de R$ 5 mil. Esses valores não incluem o lucro
das operações. Quanto à localização das unidades, há um predomínio das
operações de rua, tanto de redes mistas (55,8%) quanto unicamente de
microfranquias (64,2%), revela o estudo. Vale ressaltar que no item “Outros”,
onde se localizam 21% das unidades das redes com ambos os modelos de negócios,
estão enquadrados franqueados sem local definido (como aqueles que prestam
serviços a domicílio) e online, por exemplo. As unidades “home office”
representam 17,9% das redes mistas e 29,7% daquelas que operam exclusivamente
com microfranquias. “De fato, o estudo mostra que as microfranquias alavancaram
o modelo de ‘home office’ no Brasil, que se mostrou uma alternativa viável para
o profissional operar o seu negócio”, afirma Claudio Tieghi – Secom.
www.gazetalife.com.br
www.facebook.com/jornalgazetalife
www.jornalgazetalife.blogspot.com
www.twitter.com/gazetalife
www.linkedin.com/in/jornalgazetalife
www.facebook.com/tvgazetalife
www.twitter.com/tvgazetalife
www.youtube.com/tvgazetalife-oficial
www.plus.gloogle.com/+tvgazetalife-oficial
jornagazetalife@hotmail.com
gazetalife@hotmail.com
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
www.facebook.com/jornalgazetalife
www.jornalgazetalife.blogspot.com
www.twitter.com/gazetalife
www.linkedin.com/in/jornalgazetalife
www.facebook.com/tvgazetalife
www.twitter.com/tvgazetalife
www.youtube.com/tvgazetalife-oficial
www.plus.gloogle.com/+tvgazetalife-oficial
jornagazetalife@hotmail.com
gazetalife@hotmail.com
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário