terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PROCON DE FRUTAL REALIZA MAIS DE 400 ATENDIMENTOS POR MÊS

O PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Frutal tem feitou m intenso trabalho para garantir os direitos dos frutalenses, chegando a atender cerca de 400 pessoas por mês. O órgão vinculado ao Ministério Público, recebe consultas ou reclamações que envolvam direitos coletivos ou individuais, como publicidade enganosa, contratos abusivos, venda casada, produtos com prazo de validade vencido ou adulterados. A coordenadora do PROCON, advogada Juliene Sabino, explica que qualquer consumidor que tiver seu direito lesado pode procurar a instituição. “O nosso objetivo é equilibrar a relação de consumo, através de conciliação com a parte contrária. Hoje nós recebemos cerca de 20 solicitações por dia, o que soma mais de 400 atendimentos no final no mês”. A maioria das reivindicações é referente à telefonia e eletrodomésticos com defeito. “Se o consumidor adquire um produto defeituoso, ele tem o direito à troca dentro de sete dias. Caso o prazo não seja respeitado, nós temos até um mês para solucionar a demanda”, orienta. Segundo a coordenadora, em Frutal, 70% dos casos de reclamação são solucionados por meio do PROCON. “Quando não conseguimos obter sucesso no acordo, nós encaminhamos o processo ao Juizado Especial. Mas temos êxito na maioria das vezes”, destaca. O PROCON recebe reclamações de conserto ou troca de produtos, cobranças indevidas, descumprimento de contrato, não cumprimento de garantia, produto entregue diferente do pedido, aumento de mensalidade, entre outras. As dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (34) 3423-2699, ou na sede do órgão, localizada à rua Fioravante Franzi, nº 206, no Centro. (SECOM)

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