A Prefeitura de Frutal assina nessa semana o
contrato com a empresa que será responsável pela manutenção da iluminação
pública do município. Assim, nos próximos dias os serviços de troca de lâmpadas
e reparos necessários já deverão ocorrer na cidade, como explicou o procurador
geral do município, advogado Cláudio Rodrigues Borges. Desde o dia primeiro de
janeiro passou a valer uma Emenda Constitucional em que foi determinada a
municipalização do serviço. Após várias prorrogações por parte da Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), finalmente em 2015 a decisão passou a
valer em todo o país. “Porém, a Cemig demorou a entregar para toda a
documentação do ativo da iluminação pública para que pudéssemos analisar.
Existiam muitos pontos de luz com defeito até mesmo antes do dia 31 de
dezembro, mas creio que a Cemig, ao saber que deveria entregar esse serviço,
deixou de fazer a manutenção antes da virada do ano, passando o problema para
frente”, afirma. Após receber a documentação da companhia de energia, foi realizado
um levantamento pela Secretaria de Planejamento para identificar, ponto a
ponto, onde havia problemas no município. Com esses dados em mãos, a Cemig foi
procurada e houve um compromisso da concessionária em indenizar o município
pelo serviço não realizado durante o período que a iluminação pública estava
sob a responsabilidade dela. “E isso veio se arrastando um pouco. Na quarta,
dia 12, estivemos em Belo Horizonte com o deputado estadual Arnaldo Silva na
presidência da Cemig. Lá foi apresentado o problema e a companhia assegurou que
os reparos que eram de sua responsabilidade seriam feitos no pós-carnaval”. Dentre
as prioridades estão os moradores que apresentaram reclamações, avenidas de
grande fluxo e concentração de pessoas. Toda a demanda está com a Cemig que
deverá providenciar esse reparo.Já para as áreas que apresentam problemas a
partir desse ano, foi contratada a empresa Freitas e Morais, que venceu uma
licitação de um Consórcio de Municípios. A partir da assinatura do contrato, a
empresa deverá montar seu escritório de atendimento na cidade para dar conta
dos serviços, além de já iniciar a solução dos problemas já relatados pelos
frutalense. “A partir desse contrato, será instalado um call center na cidade e
as reclamações serão encaminhadas para a empresa, que será responsável pelo
serviço. Mas já temos uma lista de prioridades prontas com defeitos surgidos a
partir de janeiro e que deverão ser reparados urgentemente”, reforça Cláudio
Borges. Enquanto o call center da empresa não estiver instalado, os frutalense
podem ligar para a Ouvidoria da Prefeitura, no telefone 3423-2829 e relatar
problemas na iluminação. As informações serão anotadas e repassadas para a
empresa contratada. (SECOM)
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