A reinauguração do Allianz Parque fez do Palmeiras o clube
que mais arrecada com bilheterias no país. Nos três primeiros jogos
do Campeonato Paulista em casa, a receita líquida somou R$ 3,4 milhões – no ano
passado, os três primeiros jogos do Estadual no Pacaembu deram R$ 933 mil de
lucro. Mas não é só. Mudou a maneira como o palmeirense consome ingressos, e
isso coloca o Palmeiras em um nível, do ponto de vista de gestão e de
planejamento, que poucos adversários estão. - Palmeiras e Meltex focam lucratividade de estádio, mas violência
atrapalha. Hoje, mais de dois terços do estádio do Palmeiras
têm sido ocupados por sócios-torcedores. O blog coletou dados nos boletins
financeiros dos três primeiros jogos, e o percentual de filiados ao Avanti foi
de 72% contra o Rio Claro, 74% diante do Corinthians e 75% no confronto com a
Ponte Preta. Desconto em ingresso e acesso facilitado ao estádio sempre foi – e
dificilmente deixará de ser, porque o futebol é o principal produto para o
torcedor – o principal motivo de associação a um programa de sócios-torcedores.
Quando a entrada ainda chega a um preço muito mais alto do que o habital no
futebol brasileiro, o estímulo à adesão aumenta. O tíquete médio dessas três
partidas variou entre R$ 64 e R$ 91, quando em 2014 os três primeiros
confrontos custaram, em média, entre R$ 36 e R$ 38. Dentre os associados,
também mais de dois terços recorrem à internet para comprar os ingressos, e não
mais à bilheteria na porta do estádio. O Palmeiras, via assessoria de imprensa
do Avanti, informou ao blog que o percentual de compras pela internet foi de
87% no jogo com o Rio Claro, 86% contra o Corinthians e 82% diante da Ponte
Preta. Isso antecipa a receita e elimina filas e confusão no dia do jogo. -
Vemos hoje, principalmente em São Paulo, onde o público está acostumado a
comprar ingressos pela internet para cinema, teatro e shows, que este é o
futuro. Só o estresse de pegar trânsito para chegar ao ponto de venda já
estimula a compra online – explica Róbson de Oliveira, sócio-fundador da
FutebolCard, empresa que presta serviços ao Palmeiras na venda dos ingressos. Esta
mudança de comportamento do torcedor aparece em Minas Gerais, onde o Cruzeiro já fatura mais com vendas antecipadas a
sócios do que na bilheteria do estádio, mas ainda é tímida no Rio de
Janeiro. A média dos que vão à internet para comprar entradas para o Engenhão
fica em torno de 30%, segundo Oliveira, também responsável por administrar a
venda de tíquetes para o estádio do Botafogo.
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