Qual é o futuro da agricultura? Essa é uma questão
que a FMC trabalha continuamente para responder. Se olharmos para o passado,
poderemos lembrar que o uso de defensivos agrícolas trouxe um importante
incremento na produtividade das culturas e, consequentemente, grande aumento na
produção de alimentos em todo o mundo. Com a evolução tecnológica e a busca por
novas opções para o controle das pragas agrícolas, os produtos biológicos têm
se apresentado como ferramenta econômica e tecnicamente viável ao produtor.
Isso não quer dizer que se pensa em substituir completamente os defensivos
agrícolas pelos biológicos, mas é nítido que estão ganhando mercado mediante
produtos de alta tecnologia, sendo uma valiosa ferramenta de rotação para
colaborar com uma agricultura mais produtiva. O controle biológico e os
defensivos agrícolas, assim como as outras ferramentas preconizadas pelo manejo
integrado de pragas, devem compor o conjunto de medidas de controle utilizadas
pelo agricultor. Dessa forma, se atinge altos níveis de eficiência no manejo
reduzindo os danos, e permitindo ao produtor o aumento do retorno financeiro de
sua lavoura. Antes, o mercado de soluções biológicas era visto como pequeno, de
baixa eficácia e qualidade inconsistente. Agora, com o crescente interesse das
multinacionais e maior capital para investimentos, utilizando os biológicos
como estratégia de diferenciação, é natural esperar a introdução de uma nova
gama de produtos no mercado. Inclusive, o foco estratégico da FMC em biológicos
oferece soluções integradas que permitem melhorar a produtividade de maneira
sustentável, tanto para o produtor como para toda a cadeia envolvida na
produção e comercialização de alimentos. O mercado mundial de biológicos tem
crescido a um ritmo cinco vezes maior que o da indústria de agroquímicos, de
acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio).
Entre 2011 e 2014, o mercado mundial desses produtos teve crescimento médio
anual de 15,3%. Isso se deve, em primeiro lugar, a uma questão de investimento,
uma vez que para desenvolver um novo defensivo o custo é extremamente alto: US$
286 milhões, enquanto o biológico custa uma fração desse valor. Além disso,
existe uma demanda da sociedade e dos órgãos reguladores pela produção de
alimentos sem resíduos. Nesse contexto, a utilização dos defensivos biológicos em alternância com os produtos
químicos, permite que sejam realizadas aplicações visando o controle de pragas
e doenças no final do ciclo de cultivo, quando a aplicação de defensivos
químicos é limitada em função dos limites máximos de resíduo e intervalo de
carência. Outra vantagem da introdução de produtos biológicos no manejo é a
extensão da vida útil dos defensivos químicos. Biológicos representam novos e
complexos mecanismos de ação, para os quais a evolução da resistência de pragas
e doenças é menos problemática. Considerando que o lançamento de novas
moléculas químicas tem ocorrido de forma cada vez mais lenta, a manutenção da
alta eficácia das moléculas atuais é fator crítico para a sustentabilidade da
agricultura e nesse sentido a integração com biológicos é fundamental para
retardar a evolução da resistência e prolongar do ciclo de vida desses ativos.
Biológicos têm uma expectativa de crescimento robusto, fornecem alternativas
eficazes e sustentáveis, são uma eficiente ferramenta para proteger os altos
investimentos em sementes e a rentabilidade do agricultor. Os produtores estão
adotando o manejo integrado de pragas (MIP), no qual o uso de defensivos
biológicos desempenha papel central. A tendência do mercado é que o uso de
biológicos conviva em harmonia com os defensivos químicos. A mudança no perfil
dos produtos biológicos e o aumento exponencial de sua utilização, migrando de
nichos para a consolidação no mercado, atingindo as principais culturas,
depende da evolução dos processos de produção massal e formulação. Para a
consagração dos produtos biológicos, suas formulações devem cada vez menos
depender de logística diferenciada para transporte, armazenamento e aplicação.
Essa evolução só será possível com investimentos massivos em tecnologia de
fermentação e formulação de microrganismos, o que até então, não foi
profundamente desenvolvido considerando as características desejáveis para um
defensivo Biológico, diferente do mercado nutracêutico que tem galgado avanços
significativos no passado recente.Nós, da FMC, acreditamos firmemente que
soluções biológicas são um diferenciador chave e crescente no mercado de
proteção de cultivos. Esse segmento está evoluindo e os principais fatores são
a demanda por soluções integradas, o aumento da pressão regulatória e o
amadurecimento das biotecnologias. Os biológicos oferecem uma nova plataforma
para as empresas de defensivos, permitindo que mantenham não somente o ritmo de
evolução dos negócios, como a defesa de suas moléculas químicas. A parceria
firmada entre a FMC e a Chr. Hansen tem como objetivo desenvolver novos
produtos via compartilhamento do que se tem de melhor em conhecimento na
indústria. A Chr. Hansen detém a mais alta tecnologia em microbiologia com
caracterização, seleção e fermentação em larga escala, enquanto a FMC fornece
sua capacidade em formulação, pesquisa e desenvolvimento no campo, registro e
comercialização de produtos, assim como acesso ao mercado global. Um exemplo de que essa parceria tem
sido muito valiosa é o lançamento do Nemix C para uso na cultura de
cana-de-açúcar. Trata-se de um inoculante altamente concentrado, que cria um
biofilme ao redor da raiz, aumentando a proteção e a sanidade da planta, como
uma barreira viva que cresce com a raiz. Além
de Nemix C, a aliança entre FMC e CHr Hansen, atualmente, detém um pipeline
robusto de inovação que trará ao mercado global uma série de soluções
biológicas focadas no crescimento de plantas e no controle biológicos de pragas
e doenças nos principais cultivos agrícolas. A FMC tem foco estratégico em
biológicos para oferecer soluções integradas que permitam melhorar a
produtividade de uma forma mais sustentável tanto para o agricultor como para
toda a cadeia envolvida na produção e comercialização de alimentos. Nosso
último lançamento da linha de defensivos biológicos foi o Regalia Maxx,
biofungicida que ativa os sistemas naturais de defesa da planta, protegendo-a
de ataques de fungos e bactérias. Regalia Maxx é altamente eficiente e possui o
menor intervalo de carência entre aplicação e colheita do mercado, permitindo
assim aplicações no final do ciclo sem impactos nos níveis de resíduos. Com
Nemix C, Dipel, Regalia Maxx e os futuros lançamentos da linha de inovação
focada em biológicos, a FMC manterá seu papel de protagonista no mercado
nacional como provedora de soluções sustentáveis para a agricultura. Enfim,
estamos no limiar de uma nova era para os biológicos onde a identificação,
seleção, avaliação e produção de novos micro-organismos deverá ganhar uma
escala sem precedentes, resultando em formulações estáveis e de prolongada vida
de prateleira com impacto positivo expressivo na percepção e adoção dessa
ferramenta pelos empresários e produtores rurais. Sobre a FMC - Por mais de um
século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas
globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a
empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de
aproximadamente US$
3,3 bilhões. A
FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios
em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de
lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com. Há mais de quatro décadas no
Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais
empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e
customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações
químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças
nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com
tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras
culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender
as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de
especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia
de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A
missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade,
rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br. – Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário