Existem alguns erros óbvios no ambiente de trabalho, aqueles que (quase) todos são capazes de evitar: conversas paralelas durante a reunião, horas com a amiga no telefone, atrasos exagerados, faltas sem explicação. Mas outros não são tão notáveis assim, embora possam causar o mesmo efeito catastrófico. Por isso, fique atenta ao seu comportamento. Pedir a opinião de um colega confiável, ou até mesmo de um superior, também pode ser uma boa solução. Um dos erros mais comuns é subestimar a importância de se expressar com clareza. Muita gente fala gírias em excesso, fala rápido demais ou baixo demais. Esses hábitos podem dificultar a comunicação entre os funcionários ou até com superiores. Nada mais desesperador do que um chefe que não sabe dizer o que quer ou um funcionário que precisa repetir cinco vezes a mesma frase para ser entendido. Em funções com contato direto com o público, o problema é ainda pior. Já imaginou receber explicações sobre um produto de um vendedor que fala três gírias a cada cinco palavras? Nesses casos, a imagem da empresa também fica comprometida. Se você possui alguma dessas características, a dica é procurar cursos específicos, como de oratória, ou profissionais da fonoaudiologia, que podem ajudar a melhorar a fala.
A boa comunicação vale também para emails e qualquer mensagem escrita dentro da empresa. Procure escrever corretamente e evite abreviações. As mensagens devem ser claras e objetivas, para que não existam interpretações erradas.
Outro problema comum é a falta de limites nas relações. Não importa se o seu chefe é muito legal, ficar mandando mensagens no celular dele para dizer o quanto a palestra foi enriquecedora e ele é inteligente pode pegar mal. Mesmo em ambientes em que os funcionários sejam muito próximos, é importante lembrar que eles são seus colegas de trabalho e a relação que você mantém com eles pode influenciar em sua carreira e na maneira como você é vista. Ficar conversando em redes sociais ou email pessoal por horas também é um erro frequente. Os seus colegas e o seu chefe podem perceber o que você faz e se isso afeta a sua produtividade, por isso, modere. Se em sua empresa esses meios de comunicação são liberados, procure utilizá-los apenas se sua função exige que você o faça ou em seus momentos de folga. O mau humor talvez seja um dos erros mais perigosos para a carreira. Por mais que o trabalho seja estressante e a rotina esteja corrida, evite descontar seu estresse nos colegas e clientes. Pessoas que reagem com desânimo e antipatia às ordens dos chefes são mal vistas, passando a impressão de que odeiam sua função ou a empresa – o que é péssimo para a carreira. Clientes também raramente voltam à empresa se são atendidos com falta de cordialidade e má vontade. Por isso, mesmo que você esteja passando por uma fase complicada, procure colocar essa energia negativa para fora de outras formas. Pratique yoga, caminhe no parque, comece a fazer terapia ou viaje; vale tudo para voltar a fazer seu trabalho com leveza. – Fonte Site Pop
Outro problema comum é a falta de limites nas relações. Não importa se o seu chefe é muito legal, ficar mandando mensagens no celular dele para dizer o quanto a palestra foi enriquecedora e ele é inteligente pode pegar mal. Mesmo em ambientes em que os funcionários sejam muito próximos, é importante lembrar que eles são seus colegas de trabalho e a relação que você mantém com eles pode influenciar em sua carreira e na maneira como você é vista. Ficar conversando em redes sociais ou email pessoal por horas também é um erro frequente. Os seus colegas e o seu chefe podem perceber o que você faz e se isso afeta a sua produtividade, por isso, modere. Se em sua empresa esses meios de comunicação são liberados, procure utilizá-los apenas se sua função exige que você o faça ou em seus momentos de folga. O mau humor talvez seja um dos erros mais perigosos para a carreira. Por mais que o trabalho seja estressante e a rotina esteja corrida, evite descontar seu estresse nos colegas e clientes. Pessoas que reagem com desânimo e antipatia às ordens dos chefes são mal vistas, passando a impressão de que odeiam sua função ou a empresa – o que é péssimo para a carreira. Clientes também raramente voltam à empresa se são atendidos com falta de cordialidade e má vontade. Por isso, mesmo que você esteja passando por uma fase complicada, procure colocar essa energia negativa para fora de outras formas. Pratique yoga, caminhe no parque, comece a fazer terapia ou viaje; vale tudo para voltar a fazer seu trabalho com leveza. – Fonte Site Pop
Nenhum comentário:
Postar um comentário