terça-feira, 19 de agosto de 2014

CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIFEB BUSCAM AMPLIAR CONHECIMENTO E ATUAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS

Estratégias e metodologias de ensino inovadoras foram desenvolvidas em várias disciplinas dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), com o intuito de melhor preparar os universitários e assim ampliar as possibilidades de atuação dos mesmos no mercado de trabalho, em escolas, academias, clubes, projetos sociais e outras áreas de intervenção dos profissionais de Educação Física. De acordo com o professor do curso - Paulo Henrique Leal, foram utilizadas novas formas de se ensinar nas seguintes disciplinas: Lutas – trabalhando com a pedagogia das lutas e a preocupação com a violência social; Danças – desenvolvendo, por exemplo, os elementos comuns das danças para o ensino de coreografias; Danças, Atividades Rítmicas e Folclore, abordando toda a parte cultural relacionada ao folclore nacional e especialmente regional como o universo sertanejo, através de brincadeiras e atividades rítmicas de natureza crítica e transformadora; Planejamento e Gestão de Eventos Esportivos e de Lazer, que ensina diversas maneiras de organizar eventos sejam esportivos ou de lazer, incluindo a gestão participativa em eventos construídos pelos próprios estudantes, com a mediação do docente; e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação Física I e II que ensina elementos relacionados às diferentes formas de se pesquisar, envolvendo a ética científica e comprometimento social na preparação e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. De modo geral, nas disciplinas há ênfase em aspectos relacionados aos temas saúde e qualidade de vida, além de vivências e reflexões sobre discriminação, preconceito e responsabilidade social, por exemplo. Com as novas metodologias de ensino nas disciplinas dos cursos, Paulo Leal acredita na ampliação de oportunidades de trabalho “estamos preocupados em desenvolver profissionais com atuação diferenciada”, finaliza o professor – Ascom.

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