Além
de beneficiar moradores e turistas, intenção da nova tecnologia é melhorar a
mobilidade urbana na capital e Região Metropolitana. O governador Alberto Pinto
Coelho autorizou nesta quarta-feira (18/06), em Belo Horizonte, o lançamento de
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o Transporte Metropolitano
sobre Trilhos entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o hipercentro de
Belo Horizonte. A intenção é colher propostas para definição da melhor
alternativa de tecnologia para melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte e
Vetor norte da Região Metropolitana. O PMI é uma consulta geral, em que podem
participar empresas, universidades e pessoas físicas para, nesse caso, sugerir alternativas
para melhoria da mobilidade urbana. O Governo consulta a sociedade para definir
a melhor alternativa, aquela que conjugar o melhor custo-benefício para a
própria sociedade. “Esse ato é mais uma iniciativa de Governo dentro de um
contexto de uma realidade de qualificar Minas Gerais para o desenvolvimento,
fazer do Estado um instrumento indutor do desenvolvimento, trazendo através das
políticas públicas a construção de novas realidades. É isso que deve motivar
todo e qualquer gestor público, o senso de responsabilidade e da importância de
que aquilo que é concebido vai se tornar uma realidade. Hoje estamos certamente
iniciando uma nova realidade”, afirmou o governador. O transporte sobre trilhos
é exigência do procedimento já que possui capacidade de transporte média/alta,
ou seja, pode levar mais pessoas do que outros tipos de modais. Além disso, ao
não passar pelo trânsito convencional, o transporte sobre trilhos oferece a possibilidade da programação exata dos
horários de deslocamento.Também é exigência do PMI que o sistema seja integrado
ao BRT, às linhas de ônibus existentes na região e ao próprio metrô, observando
os projetos de sua expansão. Planejamento - O governador Alberto lembrou que o
procedimento, que agora se inicia, é uma consequência do trabalho desenvolvido
no Vetor Norte dos últimos anos. Primeiro, o Governo de Minas, em parceria com
a Prefeitura e o Governo Federal, possibilitou a duplicação da Avenida Antonio
Carlos. Depois, com a Linha Verde, que incluiu a restauração da Avenida
Cristiano Machado e as intervenções na MG-010, o acesso ao Aeroporto
Internacional foi melhorado. Ao mesmo tempo, a transferência dos principais
vôos para o Aeroporto Internacional, a partir de março de 2005, e o
planejamento realizado pelo Governo de Minas para o Aeroporto, fizeram com que
a movimentação de passageiros saltasse de cerca de 360 mil, em 2003, para mais
de 10 milhões, em 2013. A Cidade Administrativa possibilitou um novo salto de
negócios e investimentos na região. Para permitir um novo acesso ao aeroporto,
em 2012, o Governo de Minas começou as obras de melhoria e duplicação da
LMG-800 e da MG-424. Entregue no início do mês, no prazo estipulado, as
intervenções contaram com investimentos de cerca de R$ 340 milhões. “Eu espero
que, até dezembro, possamos avançar, naturalmente sem prejuízo da qualidade do
que deve ser colhido como sugestão para aprimorar o projeto e da sua concepção
do ponto de vista técnico e de engenharia”, afirmou Alberto. “O traçado, tudo
isso tem que ser pensado meticulosamente e, naturalmente, temos que desenvolver
uma modelagem que leve em consideração a equação econômica do projeto, o volume
de investimentos e seja atrativo para os investidores. Mas, a exemplo de outras
iniciativas de Parcerias Público Privadas no Estado, essa será mais uma iniciativa
exitosa e importante, certamente aí considerando a interligação com outros
modais, pensando no BRT, no metrô”, destacou. Traçado - O PMI oferece como opção de saída do transporte
sobre trilhos o local onde hoje é a atual rodoviária. Próximo a ela está uma
estação do metrô e há a interligação com o BRT Move. Mas o PMI poderá apontar
por um local diferente, desde que contemple o hipercentro da capital mineira e
tendo como o destino final o Aeroporto Internacional. No final do procedimento também
já deverá haver definição sobre o traçado dos trilhos e os locais por onde o
meio transporte deverá passar. O projeto deverá respeitar algumas premissas
como a redução do tempo de viagem e do custo, contemplar menor interferência
nas vias existentes e planejadas, e ter uma conectividade com a Cidade
Administrativa. Tudo isso, complementando a rede de transporte atual, sendo
viável econômica e financeiramente e sustentável, de acordo com as necessidades
ambientais da região.Prazos - O PMI será concluído em até 120 dias. Nesse
período o governo decidirá qual a melhor tecnologia para esse projeto. O procedimento
tem prazos específicos. Até 45 dias, por exemplo, os interessados deverão
entregar ao Governo de Minas os estudos prévios (as opções de melhores
tecnologias, melhor traçado etc). A partir disso, o Governo define quais
estudos deverão continuar sendo feitos até o prazo final de conclusão do
Procedimento de Manifestação de Interesse. Feita a definição, deverá ser
elaborado o projeto executivo, que definirá a forma, os custos, as
responsabilidades. Só a partir daí, será possível falar de prazos e custos
finais do projeto, que deverá ser desenvolvido por uma Parceria Público-Privada
(PPP). O início do processo já recebe elogios de importantes setores da
sociedade, como a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), que
acredita que o projeto poderá beneficiar ainda mais a economia mineira. “É um
momento propício para se iniciar essa PMI. Queremos, acima de tudo, dar apoio
total a esse projeto do Governo de Minas e dar parabéns ao governador pela
demonstração do grande estadista que é e de ter essa visão de futuro da nossa
cidade”, afirmou o presidente da ACMinas, Roberto Fagundes - Segov.
Nenhum comentário:
Postar um comentário