segunda-feira, 29 de julho de 2013

SAFRA ATUAL DE MANDIOCA DEVE SER A MENOR EM 10 ANOS

Preços da raiz, da fécula e farinha têm apresentado altas expressivas

Cepea, 25 – A oferta nacional de raiz de mandioca tem apresentado expressiva redução desde meados de 2012 em consequência do clima desfavorável para a produção no Nordeste. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, a produção nordestina foi 24,5% menor que a de 2011, influenciando a diminuição na oferta brasileira. Neste ano, a produção de mandioca no Brasil deverá ser de 21,4 milhões de toneladas, com decréscimo de 8,4% em comparação à de 2012. Se concretizada, será a menor oferta nacional desde 2003. Este cenário leva agentes nordestinos a se abastecerem com farinha e até mesmo raiz proveniente do Centro-Sul do Brasil, acirrando a disputa pelos produtos.  No Paraná, a oferta deve ser a menor em cinco anos, segundo dados da Seab/Deral (Secretaria da Agricultura e Abastecimento). Conforme dados do IBGE, nos principais estados produtores e processadores de mandioca, a produção deve ter expressiva quebra em comparação com a do ano passado. Na Bahia, a diminuição deve ser de 43%, enquanto que, no Pará, a baixa deve ficar em 2,5%. No principal produtor do Centro-Sul, o Paraná, apesar de ser maior a área colhida, a oferta deve reduzir 4,5%, devido à menor produtividade. A demanda por raiz e derivados, por outro lado, é crescente. Nesse contexto, os preços da mandioca e dos derivados têm subido em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. A alta nas cotações da raiz e dos derivados ganhou mais força em julho do ano passado, persistindo até março de 2013, quando, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-DI de jun/13), atingiu média mensal recorde, de R$ 346,17/tonelada (R$ 0,6020/grama). Em seguida, houve melhora na oferta e os preços foram pressionados até maio. Chuvas intensas a partir de junho, no entanto, reduziram a oferta novamente, e os preços voltaram a subir naquele mês. As altas também foram influenciadas pela menor disponibilidade de raízes de segundo ciclo e pela opção de produtores em postergar a colheita. Em julho, a disponibilidade de raízes de segundo ciclo segue baixa em parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Pesquisas. Ao mesmo tempo, produtores têm demonstrado pouco interesse em colher a raiz de primeiro ciclo. Pesquisadores do Cepea consideram que, no segundo semestre, a oferta poderá ser ainda menor, resultando em dificuldades na produção de fécula e farinha e mantendo os preços em patamares mais elevados. Fécula - Devido à oferta mais restrita da matéria-prima, no primeiro semestre de 2013, a quantidade de raízes processada nas fecularias foi apenas 0,5% superior à do semestre anterior, mas 5,8% abaixo da do primeiro período de 2012. Segundo dados do Cepea, o volume processado foi o menor em um primeiro semestre desde 2006. Assim, estima-se que a produção anual de fécula poderá ficar abaixo da obtida em 2012 (519,67 mil toneladas), uma vez que, neste semestre, a oferta de raízes poderá ser ainda menor. A demanda por fécula de mandioca, por sua vez, esteve maior nos primeiros seis meses de 2013, puxada pelo bom desempenho das vendas dos produtos que utilizam o derivado como insumo. Com processamento menor e demanda aquecida, fecularias não conseguiram formar estoques, que, em março, chegaram aos mais baixos níveis da série do Cepea. Assim, os preços da fécula de mandioca também seguiram em alta no primeiro semestre de 2013. Em termos reais, no período entre 15 e 19 de julho, a fécula de mandioca atingiu a máxima de R$ 2.044,53/t, a maior média semanal desde dezembro de 2004, sendo o sétimo recorde consecutivo, em termos nominais. Farinha - O clima desfavorável no Nordeste impactou de forma mais intensa a oferta de farinha de mandioca na região, fazendo com que compradores passassem a se abastecer com o produto do Centro-Sul. Assim, as cotações da farinha de mandioca branca crua/fina tipo 1 também apresentaram movimento de alta a partir de julho de 2012, tendo continuidade até fevereiro de 2013, quando o valor médio do produto (FOB farinheira) nas regiões acompanhadas pelo Cepea atingiu R$ 128,37/saca de 50 kg, que, em termos reais, foi 118% acima da média de mesmo período de 2012. A farinha de mandioca branca crua/grossa teve comportamento de preços similar. Em fevereiro de 2013, a cotação média do Centro-Sul atingiu R$ 102,18/sc de 40 kg, média que superou em 115% a de igual período de 2012. Na parcial de julho (até o dia 19), a média da farinha de mandioca branca crua/fina tipo 1  negociada no Centro-Sul foi de R$ 109,42/sc de 50 kg.

ADVOGADOS DEMONSTRAM QUE PERMANÊNCIA IRREGULAR DE ESTRANGEIRO NO PAÍS GERA MULTA E DEPORTAÇÃO

Em processo iniciado por um cidadão português, a Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou que a permanência de estrangeiros em situação irregular no país fere a legislação brasileira, sendo aplicável a situações como esta a penalidade de deportação e multa administrativa. O autor da ação chegou ao Brasil em fevereiro de 2011 e passou a residir no Rio de Janeiro. Alegava que mantinha união estável com uma brasileira que conheceu por meio de troca de correspondências via internet, desde novembro de 2010. No entanto, ao expirar o prazo de permanência no Brasil, o cidadão lusitano não renovou seu visto no país. Justificou-se afirmando que desconhecia os trâmites corretos para efetuar a revalidação do documento. Por ter deixado de realizar o procedimento, o português foi autuado para pagar multa, conforme o inciso II do artigo 125 da Lei nº 6.815/80, e recebeu a penalidade de deportação. Ele então ingressou na Justiça Federal requerendo a anulação das punições e mais prazo para regularizar sua situação de permanência e estadia no Brasil. A 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro indeferiu a pretensão em função do autor não apresentar o requisito básico atestando o casamento ou união estável com a brasileira por pelo menos cinco anos. Diante da negativa, o estrangeiro interpôs recurso contra a decisão. A Procuradoria-Regional da União da 2ª Região (PRU2) contestou a apelação sustentando que, além de dispor sobre as formas de ingresso regular de estrangeiros no país, o Estatuto do Estrangeiro prevê as medidas cabíveis nas hipóteses de entrada e permanência irregulares no Brasil, que podem ser deportação ou expulsão. A unidade da AGU também demonstrou a legitimidade da multa imposta pela Delegacia de Polícia de Imigração quando esgotado o prazo legal de estadia no país. A 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro acatou novamente os argumentos da Advocacia-Geral e negou o pedido de permanência do estrangeiro no Brasil. Segundo o advogado da União Felipe Pavan Ramos, que atuou na ação, "é inerente à soberania da República Federativa do Brasil o controle de entrada e permanência de estrangeiros em seu território, devendo ser norteado pela legislação vigente e pelo interesse do povo brasileiro". A PRU2 é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU. Ref.: Agravo de Instrumento nº 2012.02.01.003810-1 TRF2

AGU CONFIRMA LEGALIDADE DE NORMA DA ANCINE QUE OBRIGA TVS POR ASSINATURA OFERECEREM MAIS DE UM CANAL JORNALÍSTICO NA PROGRAMAÇÃO

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça Federal, a validade de normas da Agência Nacional do Cinema (Ancine) que obriga as empresas de TV por assinatura a oferecer, nos pacotes em que houver canal jornalístico brasileiro, mais um canal de programação com as mesmas características, sem cobrar adicional do consumidor. Os procuradores federais comprovaram que a norma é legal e tem objetivo de possibilitar a pluralidade de informações e não favorecer as empresas. Em ação movida contra o artigo 28 da Instrução Normativa nº 100 da Ancine, uma empresa de TV a cabo queria deixar de oferecer de forma gratuita o canal adicional, conforme prevê a legislação. Ela alegou que a Agência extrapolou a base legal com a norma, pois invadiu determinação contrária prevista na Lei nº 12.485/2011. O pedido da autora foi negado e, inconformada, a empresa contestou a decisão. Contra o pedido, a Procuradoria Regional Federal da 3ª Região (PRF3) e a Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia (PFE/Ancine) explicaram que a Instrução Normativa da agência está de acordo com a Lei nº 12.485/2011. Está norma estabelece que nos pacotes em que houver canal de programadora brasileira que possua conteúdos jornalísticos, deve ser ofertado pelo menos um canal adicional com as mesmas características. De acordo com as unidades da AGU, a norma da Ancine veio complementar a legislação de 2011 que garantiu ao consumidor um canal a mais na programação, sendo obrigação da empresa cumprir. Segundo as procuradorias a lei não visa favorecer ou incrementar a lucratividade daquelas que oferecem estes conteúdos, mas sim beneficiar o consumidor. Para os procuradores federais, não é possível suspender a obrigação das empresas em cumprir a norma estabelecida pela Ancine, pois transformaria uma oferta gratuita, determinada por lei, em uma oferta casada onerosa ao cliente. Tal possibilidade também contraria o Código de Defesa do Consumidor. Decisão - A 11ª Vara Federal Cível de São Paulo acolheu os argumentos da AGU e julgou improcedente o pedido da empresa. O juízo concluiu que o conteúdo do disposto na Lei 12.485/11 e no artigo 28 da Instrução Normativa nº 100 da Ancine é o mesmo. "A empacotadora (a empresa de TV) deve oferecer pelo menos mais um canal; esta oferta pode se dar no próprio pacote ou na modalidade avulsa (à la carte); tanto em um caso, como no outro, esta oferta deve ser gratuita. Em palavras simples: pague 1 e leve 2", destacou um trecho da decisão. A PRF3 e a PFE/Ancine são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Processo nº 0014398-48.2012.403.6100 - 11ª Vara Federal/SP.

domingo, 28 de julho de 2013

CELLO OLIVEIRA - VIRADO À BRASILEIRA

Cello Oliveira a batida perfeita. Consuma sem moderação.
Virado à brasileira é o primeiro álbum de Cello Oliveira. Artista nato veio para ficar e registrar seu talento no hall da fama. O álbum traz o raio x do nosso Brasil. Mescla samba com Rap, samba tradicional, gafieira, samba de roda, dolente, samba rock e todos os ritmos, assim  como a nossa mistura entre raças  que nos torna  um povo único . Há 17 anos, Cello Oliveira tomou uma importante decisão que mudaria não só sua vida, mas a de todos que apreciam a boa música. Colocou seus talentos a disposição. Com plena consciência do rumo que almejava, a responsabilidade pesou. Cantar e compor não poderia ser feito de qualquer jeito, afinal, a música está em seu DNA. Formado em história pela UNESP, teve a honra de estudar música com grandes mestres como  Luizinho (sete cordas), Maestro Martinho Lutero Gallati, Ruy Webwer, Roberto Mendes Barbosa e  Sira Milane. Cello se torna um artista de primeira grandeza e há seis anos dedica-se a compor e cantar. Oficio que herdou de seu pai, Bene Carlão. Suas composições refletem a essência suave e ao mesmo tempo revolucionária da Música Popular Brasileira. Em seu recente trabalho, fez questão de ter compositores  parceiros que comungassem do mesmo ideal:  Branco e Abner Vasconcelos do grupo (Reunião de Amigos), o rapper  REC e  com  seu amado pai, Bene Carlão. A canção Terapia da Massa carro chefe deste álbum trata o samba como um divã onde o povo purifica suas mazelas; Favela retrata a relação do carnaval e o povo que o constroem ; Nego faz a comparação da vida do negro na época da colonização do Brasil e nos dias atuais; Música, faixa nove, é  uma alto reflexão na maneira de compor e de enxergar a música.  Samba Chique, Tarde de mais e A espera retratam as várias maneiras de amor. Canções de renomados artistas como Chico Buarque, Djavan, Ed Mota, Fundo de Quintal, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara são alguns ícones que compõem e enriquecem os shows do artista. Repertório diversificado, Cello Oliveira brinca nos formatos das apresentações: Intimista: Voz e violão - Trio: Voz, Violões, Cavaquinho e Percussão - Quinteto: Voz, Violões, Bateria, Piano, Baixo, Cavaquinho e Percussão. -  Denis Candido - 11.97530-2662 - 11.7861-2499 - ID. 111*117182

ANDAV


sexta-feira, 26 de julho de 2013

MAIS DE 400 COMPETIDORES DISPUTARÃO RODEIO DE BARRETOS

Evento – considerado o maior do gênero na América Latina - distribuirá cerca de R$ 500 mil em premiação para os melhores colocados nas diferentes categorias de rodeio e provas cronometradas que serão disputados de 15 a 25 de agosto
Eles partem das mais diferentes regiões brasileiras em busca do maior sonho da carreira: vencer em Barretos. Para os peões de rodeio, este é o ápice da carreira. É a medalha de ouro das Olimpíadas, é o troféu da Copa do Mundo. E, para muitos, estar em Barretos já é uma grande realização. “É o maior da América Latina e um dos mais importantes do mundo. Vencer em Barretos é um divisor de águas na carreira do competidor”, explica Marcos Abud, Diretor de Rodeio do evento. Para Gabriel Melhado, competidor de montarias em touro, o rodeio de Barretos é um sonho desde a infância. “Quando eu era criança meus ídolos eram os campeões de Barretos. No Brasil só existe isso com o vencedor de Barretos. Quem ganha tem fama garantida e convite para as principais competições do país. Alguns conseguem ir até para o exterior”, diz o atleta que sairá de Camapuã/MS para a competição barretense. Ele venceu uma etapa do Circuito Barretos de Rodeio em Araçatuba/SP e se classificou para a grande final.   Neste ano, as disputas na maior Festa do Peão da América Latina acontecem de 15 a 25 de agosto e serão feitas em três oportunidades. No primeiro final de semana – de 15 a 18 de agosto acontece a final do Circuito Barretos de Rodeio (montarias em touro), etapa da ANTT (Associação Nacional de Três Tambores) e provas de Team Penning. Uma das novidades é que, pela primeira vez em Barretos, a prova de Três Tambores terá disputas na categoria Mirim da ANTT. Garotas até 12 anos vão disputar a etapa no evento mostrando os novos talentos do esporte que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Já de 19 a 21 de agosto serão realizadas as finais do Campeonato Barretos de Team Penning, Campeonato Barretos de Três Tambores e o Top Brasil Rodeio entre Estados com disputas entre equipes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Pará, Acre e Espírito Santo. Os dois melhores times garantem a classificação para o Barretos International Rodeo.     O auge esportivo da Festa acontece de 22 a 25 de agosto, com a 21ª edição do Barretos International Rodeo com disputas nas modalidades cutiano, sela americana, bareback, touro, três tambores e team penning. Na modalidade touro, a competição acontecerá entre equipes representando os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul - além dos dois classificados para o International através do Top Brasil - e também os países México e Estados Unidos. Cada equipe também contará com o apoio de um técnico, que coordenará os trabalhos durante a disputa e os treinamentos. Os atletas terão a oportunidade de montar uma vez por noite e a pontuação de cada montaria será somada para todo o time. A equipe de maior pontuação no final dos quatro dias de competição vence o torneio. Já o competidor com a maior pontuação será o campeão do evento. Nas outras modalidades as disputas serão individuais. A premiação total no evento será de cerca de R$ 500 mil. Genética Campeã - Dentro da programação de rodeio, Barretos receberá no sábado, dia 17, uma apresentação denominada Genética de Campeões em que serão reunidos 10 filhos do cavalo Rio Bravo da tropa WR, de Novo Horizonte/SP. O animal é considerado uma referência no rodeio nacional pelo estilo de pulo e índole. Os descendentes do Rio Bravo serão montados por competidores consagrados no estilo cutiano, o mais antigo praticado no Brasil. - Programação - Além do rodeio e das provas cronometradas, a 58ª Festa do Peão de Barretos conta com uma variada programação de shows, atrações culturais, gastronomia e até espaço infantil com ações socioeducativas. São mais de 100 shows que acontecerão em cinco diferentes palcos: Estádio, Esplanada, Berrantão, Raízes Sertanejas e Culturando. Entre os destaques da programação estão shows inéditos como o do Projeto Villa Mix que reunirá 9 atrações no mesmo dia, em mais de 11 horas de música. Também inédito é o show que irá colocar no mesmo palco duas das maiores duplas de música sertaneja do país: Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone. Empossados como Embaixadores do Rodeio de Barretos, os quatro músicos estão preparando um show exclusivo para o evento em que estarão juntos no palco no dia 24 de agosto, sábado. Mas em Barretos, além da música sertaneja que predomina, também tem espaço para o axé, o pop, a música eletrônica e o gospel. – Phábrica de Ideias

JOÃO LUCAS & MATHEUS É ATRAÇÃO PRINCIPAL NAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE JARDINÓPOLIS

Muita música dá o tom dos 115 anos do município; Dupla sertaneja se apresenta no sábado. A dupla sertaneja João Lucas & Matheus, de Ribeirão Preto, é a atração principal das comemorações do aniversário da cidade de Jardinópolis, que neste ano completa seus 115 anos. As festividades acontecem neste final de semana, na Praça Matriz do município. João Lucas & Matheus se apresentará em Jardinópolis no sábado, a partir das 22h. Um set list completo com os sucessos da dupla promete animar e aquecer a noite dos jardinopolenses. São eles: “Festa no Iate” – canção que conta com a participação do cantor Latino e que arrebentou nas rádios do Brasil, “Príncipe Encantando”, “Mulher do Patrão”, “Tim Tim” – lançamento recente da dupla, além de muitas outras canções. A noite ainda promete a interpretação de sucessos do sertanejo que também caíram no gosto do público brasileiro. “É uma honra para nós fazer parte das comemorações do aniversário de Jardinópolis. Para celebrar a chegada dos 115 anos estamos preparando um show bem animado para a galera curtir bastante”, afirma João Lucas & Matheus. As festividades começam na sexta-feira, dia 26, com outras atrações musicais e encerram no domingo com apresentações de diversos projetos sociais de Jardinópolis. Todas as apresentações acontecem na Praça Matriz e podem ser assistidas gratuitamente. Sobre a dupla - Com pouco mais de seis anos de estrada, a dupla João Lucas & Matheus coleciona shows em importantes eventos como a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Rodeio de Jaguariúna, além de micaretas como o Carnabeirão. No Brasil, a dupla também já passou em diversos estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraná, entre outros. O sertanejo de João Lucas & Matheus também atravessou fronteira nacional, com um show realizado em Orlando. – Phábrica de Ideias

RIBEIRÃO PRETO RECEBE GRANDES BANDAS DURANTE FINAL DE SEMANA NO VILA DIONÍSIO

O Vila Dionísio abre as portas para o rock no fim de semana recebendo nesta sexta-feira, dia 26 de julho, a banda Take #3, que inicia a noite ao som de ‘Classic Hard Rock Acústico”. Na sequência, no palco principal, tem Bruno Britto & Banda tocando o melhor do pop rock, a partir das 0h. Já no sábado, dia 27, o pub recebe Tiago Viotto com o melhor do rock dos anos 60 (acústico) no palco de abertura. Logo depois, Bruno Britto & Banda volta ao palco do Vila para apresentar seu pop rock. No domingo, encerrando a programação musical do final de semana, a partir das 22h, tem a banda Caso Geral com um show especial em tributo a Raimundos. Promoções - No domingo, comprando 2 pints (570ml) ou 2 calderetas (350ml) de Chopp Stella, o(a) terceiro(a) é por conta do pub. Já na compra de 2 Budweiser 600ml a terceira também é por conta da casa. * Promoções válidas para a mesma medida consumida ** As promoções poderão sofrer alterações dependendo da disponibilidade em estoque. O Vila Dionísio de Ribeirão Preto abre de terça a domingo, a partir das 19h. O pub fica na Rua Eliseu Guilherme, 567. Para mais informações sobre convites e reservas acesse www.viladionisio.com.br ou ligue (16) 3610-7416. – Phábrica de Ideias
Serviço
Sexta: R$ 15 mulher e R$ 25 homem
Sábado: R$ 15 mulher e R$ 25 homem
Domingo: R$ 7 mulher e R$ 12 homem

quinta-feira, 25 de julho de 2013

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS DÁ INÍCIO À CAMPANHA MCDIA FELIZ

O Hospital de Câncer de Barretos deu início à venda de tíquetes antecipados e produtos promocionais da campanha McDia Feliz 2013, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e que acontecerá no dia 31 de agosto. Toda a arrecadação obtida será destinada à manutenção do Espaço da Família, um espaço construído no Hospital de Câncer Infantojuvenil, que visa oferecer conforto e acolhimento aos pacientes e seus familiares. Há 25 anos no Brasil, a campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa do câncer infantojuvenil. Em 2012, foram vendidos mais de 1,6 milhão de sanduíches em todo em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 18,3 milhões. Além de Barretos, o Hospital de Câncer será beneficiado com a venda do sanduíche nos restaurantes das cidades de Araçatuba, Catanduva e São José do Rio Preto – somente ano passado foram arrecadados R$168.153,00 com a campanha McDia Feliz. Os tíquetes e os produtos promocionais (camiseta, caneta e o kit McAmigo) podem ser adquiridos antecipadamente no Departamento de Captação de Recursos do Hospital, no North Shopping Barretos e na loja de Souvenir de Os Independentes (Avenida 43). Mais informações pelo telefone: (17) 3321-6639 ou pelo email mcdiafeliz@hcancerbarretos.com.br. O Kit McAmigo tem valor de R$ 50,00 e dá direito a 3 tíquetes antecipados do sanduíche Big Mac e uma camiseta. Com a compra deste kit você recebe um Vale um Cupom para concorrer a uma visita com acompanhante ao Camarim “Munhoz & Mariano” e a assistir ao show, que será realizado no dia 23 de agosto, no reservado na frente do Palco na Arena de Rodeio de Barretos (menores de idade somente acompanhados com o responsável). Instituto Ronald McDonald e programas - O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas. Espaço da Família - O Programa Espaço da Família do Instituto Ronald McDonald foi concebido com a missão de oferecer conforto e acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento oncológico e suas respectivas famílias. Pesquisas internacionais demonstram que a presença da família no hospital ajuda a criança ou adolescente a lidar melhor com a doença. No Hospital de Câncer Infantojuvenil, o espaço oferece atividades lúdicas para todos os membros da família, de acordo com a faixa etária. Estão disponíveis computadores com acesso à internet, sala de cinema, e espaço de descanso e leitura para os acompanhantes, além de banheiros privativos. A nova ala tem 119,61m² e capacidade para receber simultaneamente 60 pessoas entre adultos, crianças e adolescentes. Hospital de Câncer de Barretos. O Hospital de Câncer de Barretos fechou o ano de 2012 com 674.403 atendimentos (100% SUS) realizados a 100.577 pacientes vindos de 1.541 municípios de todos os estados do país - um recorde de cobertura. Além disso, reúne 260 médicos e mais de 3 mil funcionários. Mantém, ainda, 13 alojamentos oferecidos gratuitamente a pacientes e acompanhantes, com 650 lugares. Inaugurado em 2012, o Hospital de Câncer Infantojuvenil realizou no último ano 280 atendimentos. A filosofia do tratamento segue a mesma linha de humanização existente na instituição como um todo: acredita na cura psicossocial, ou seja, que o cuidado com as próprias questões sociais e psicológicas do paciente é tão importante quanto o tratamento médico para a melhora de seu quadro clínico. Pensando nesse aspecto, o prédio tem estruturas inovadoras para facilitar, dinamizar e tornar mais agradável o convívio das crianças e suas famílias com o ambiente hospitalar. – Phábrica de Ideias

CIDADE DA FÉ


CIDADE DA FÉ


quarta-feira, 24 de julho de 2013

PROFESSORES DO UNIFEB PARTICIPAM DE PROVA DE CICLISMO NA FRANÇA









Os professores do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) Douglas Miranda, do curso de educação física, Daniel Bazoni e Rodrigo Dantas de engenharia mecânica participaram da L’Étape Du Tour, etapa da maior competição de ciclismo do mundo, o Le Tour de France. Os representantes da instituição barretense participaram de uma etapa escolhida pela organização do evento para os ciclistas amadores na cidade de Annecy. A prova francesa é realizada todos os anos no mês de julho e tem 23 dias de competição com 21 etapas, em 2013, a primeira etapa aconteceu no dia 29 de junho e a última em 21 de julho com a chegada no Arco do Triunfo, em Paris. De acordo com o professor Douglas Miranda, a etapa de Annecy teve 130 km numa região montanhosa com muitas subidas e contou com a participação de 11.475 atletas, sendo 431 brasileiros. Ao todo, 10.623 concluíram o percurso, entre eles o coordenador do curso de Engenharia Mecânica do UNIFEB, Rodrigo Dantas, com o tempo de 5 horas e 30 minutos, na colocação 1.044, o professor também do curso Engenharia Mecânica Daniel Bazoni com o tempo de 5 horas e 58 minutos, ficando com a colocação de número 2.199 e o representante do curso de educação física Douglas Miranda, que completou a prova em 5 horas e 46 minutos, ficando com a colocação de número 1.679. Ainda segundo o professor, que já participou de outras provas internacionais como a maratona de Nova York, um dos pontos altos da competição francesa é a beleza do percurso. “O local escolhido é maravilhoso, passamos por paisagens incríveis”, afirmou. Próximos desafios  - Os três professores que participaram do Le Tour de France, atualmente lideram suas categorias na Copa Interior de Triathlon, tendo como próximo desafio a próxima etapa da competição, que acontece em 11 de agosto, em Itirapina. “Estaremos lá para defender a nossa colocação no campeonato”, disse Douglas Miranda. – Talita Costa

2ª FASE DE CURSOS GRATUITOS ABRE 900 VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM BH

Anhanguera de BH oferece nova oportunidade com a oferta de 15 cursos - Devido à grande procura na primeira temporada, a Anhanguera de Belo Horizonte realiza a segunda fase de cursos gratuitos de férias para aqueles que querem incrementar o currículo por meio de atualização profissional. A ação acontecerá do dia 30 de julho a 02 de agosto, às 19h, e tem o objetivo de preparar pessoas para as oportunidades de emprego. Estão disponíveis 900 vagas em diversos cursos nas áreas de Administração, Comunicação Social, Direito, Eletrotécnica, Logística, Marketing, Mecatrônica, Recursos Humanos e Sistemas da Informação. Para participar é necessário ter o ensino médio completo. Como as vagas são limitadas, é preciso realizar as inscrições com antecedência pelos telefones: (31) 3517-3100 (Unidade 2) / (31) 3025-5101 (Anhanguera/ Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte). - Serviço: Segunda Temporada de Cursos Gratuitos de Inverno – Anhanguera de Belo Horizonte
De: 30 de julho a 02 de agosto
Cursos:
30/07 (Anhanguera/ Faculdade de Negócios de Belo Horizonte):
Horário: Das 19h às 22h
- Alcançando e administrando o Sucesso
- Relações de Consumo no Comércio Eletrônico
- Segurança na Internet
31/07 (Anhanguera/ Faculdade de Negócios de Belo Horizonte):
Horário: Das 19h às 22h
- Administração de Perfis em Redes Sociais
- Espaços Inclusivos: Pessoas com Deficiência nas Escolas e Empresas
- Nova Lei dos Empregados Domésticos
02/08 (Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, unidade 2):
Das 19h às 20h30
- Comportamento Ético nas Empresas – Foco no Futuro
- Fotografia e Comunicação
- Mídias Convergentes e Comunicação Organizacional
- Mostra de Eletrotécnica e Mecatrônica
- Automatizando o Mundo
Das 20h30 às 22h
- Gestão de Pessoas e Comunicação nas Empresas
- A Evolução da Automação Industrial
- Comunicação e Marketing na Copa 2014
- Os Caminhos da Logística no Brasil
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, unidade 2 - Endereços: Avenida Antonio Carlos, 4157, bairro São Francisco - (31) 3517-3100 - Anhanguera/ Faculdade de Negócios Belo Horizonte, mantida pelo Grupo Anhanguera Educacional - Endereço: Rua Guajajaras, 591 – Centro – Belo Horizonte - (31) 3025-5101 - Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A. - A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

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2ª FASE DE CURSOS GRATUITOS ABRE 900 VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM BH

Anhanguera de BH oferece nova oportunidade com a oferta de 15 cursos - Devido à grande procura na primeira temporada, a Anhanguera de Belo Horizonte realiza a segunda fase de cursos gratuitos de férias para aqueles que querem incrementar o currículo por meio de atualização profissional. A ação acontecerá do dia 30 de julho a 02 de agosto, às 19h, e tem o objetivo de preparar pessoas para as oportunidades de emprego. Estão disponíveis 900 vagas em diversos cursos nas áreas de Administração, Comunicação Social, Direito, Eletrotécnica, Logística, Marketing, Mecatrônica, Recursos Humanos e Sistemas da Informação. Para participar é necessário ter o ensino médio completo. Como as vagas são limitadas, é preciso realizar as inscrições com antecedência pelos telefones: (31) 3517-3100 (Unidade 2) / (31) 3025-5101 (Anhanguera/ Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte). - Serviço: Segunda Temporada de Cursos Gratuitos de Inverno – Anhanguera de Belo Horizonte
De: 30 de julho a 02 de agosto
Cursos:
30/07 (Anhanguera/ Faculdade de Negócios de Belo Horizonte):
Horário: Das 19h às 22h
- Alcançando e administrando o Sucesso
- Relações de Consumo no Comércio Eletrônico
- Segurança na Internet
31/07 (Anhanguera/ Faculdade de Negócios de Belo Horizonte):
Horário: Das 19h às 22h
- Administração de Perfis em Redes Sociais
- Espaços Inclusivos: Pessoas com Deficiência nas Escolas e Empresas
- Nova Lei dos Empregados Domésticos
02/08 (Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, unidade 2):
Das 19h às 20h30
- Comportamento Ético nas Empresas – Foco no Futuro
- Fotografia e Comunicação
- Mídias Convergentes e Comunicação Organizacional
- Mostra de Eletrotécnica e Mecatrônica
- Automatizando o Mundo
Das 20h30 às 22h
- Gestão de Pessoas e Comunicação nas Empresas
- A Evolução da Automação Industrial
- Comunicação e Marketing na Copa 2014
- Os Caminhos da Logística no Brasil

Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, unidade 2 - Endereços: Avenida Antonio Carlos, 4157, bairro São Francisco - (31) 3517-3100 - Anhanguera/ Faculdade de Negócios Belo Horizonte, mantida pelo Grupo Anhanguera Educacional - Endereço: Rua Guajajaras, 591 – Centro – Belo Horizonte - (31) 3025-5101 - Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A. - A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

VENDAS DE ETANOL HIDRATADO COMBUSTÍVEL NO MERCADO INTERNO CRESCEM QUASE 30 % NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil somaram 1,09 bilhão de litros na primeira quinzena de julho, crescimento de 27,11% sobre o volume registrado no mesmo período de 2012. Do total vendido nos primeiros quinze dias deste mês, 147,77 milhões de litros destinaram-se à exportação e 938,26 milhões de litros foram comercializados no mercado interno - alta de 38,88% comparativamente ao montante observado em igual quinzena do ano anterior. No mercado doméstico, as vendas de etanol anidro atingiram 396,34 milhões de litros na primeira metade de julho, enquanto as de etanol hidratado totalizaram 541,92 milhões de litros - expressivo aumento de 29,93% em relação aos 417,07 milhões de litros apurados em idêntico período da safra 2012/2013. Para o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, “o crescimento nas vendas de etanol anidro já era esperado devido ao aumento no nível de mistura em maio deste ano. Já a expansão no consumo de etanol hidratado reflete os preços atrativos do produto em boa parte do mercado consumidor nacional”. Nos últimos 30 dias, o aumento nas vendas internas de etanol hidratado foi surpreendente, atingindo 22,72% na segunda metade de junho e quase 30% nesta quinzena, acrescentou o executivo. De fato, o levantamento de preços conduzido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que há oito semanas abastecer com etanol hidratado é mais econômico nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. O diretor da UNICA atenta que “na última semana o levantamento publicado pela Agência indicou uma relação entre os preços praticados nos postos de combustíveis para o etanol hidratado e para a gasolina inferior a 65% em Goiás e São Paulo”. Em algumas cidades, essa relação ficou abaixo de 60%, estimulando a opção do consumidor pelo biocombustível, acrescentou. No acumulado desde o início de abril até 16 de julho, as vendas de etanol alcançaram 7,03 bilhões de litros, alta de 25,98% sobre o volume verificado em 2012. Deste total, 945,38 milhões de litros direcionaram-se às exportações e 6,09 bilhões de litros ao mercado interno (aumento de 23,10% relativamente ao mesmo período da safra 2012/2013). As vendas internas de etanol anidro, acumuladas desde abril deste ano até 16 de julho, somaram 2,46 bilhões de litros. Por sua vez, o volume comercializado de etanol hidratado no mercado doméstico totalizou 3,63 bilhões de litros, crescimento médio de 16,18% quando comparado ao valor registrado no mesmo período do último ano. Moagem de cana - O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul atingiu 42,66 milhões de toneladas na primeira quinzena de julho, alta de apenas 1,10% sobre a quantia registrada na mesma quinzena de 2012 (42,20 milhões de toneladas). No acumulado desde o início da atual safra até 16 de julho, o volume processado de matéria-prima alcançou 223,82 milhões de toneladas. Essa quantia supera em 53,25 milhões de toneladas aquela verificada no mesmo período de 2012, mas ainda permanece 12,29% menor em relação à safra 2010/2011 (255,19 milhões de toneladas), quando as usinas localizadas na região processaram 556,95 milhões de toneladas ao final daquela safra. Qualidade da matéria-prima - Nos primeiros quinze dias de julho, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar processada atingiu 130,07 kg, valor praticamente idêntico aquele observado na mesma data da safra anterior (130,43 kg por tonelada de cana-de-açúcar). No acumulado desde o início da safra 2013/2014 até 16 de julho, o teor de ATR por tonelada de matéria-prima alcançou 124,58 kg, 2,62% acima dos 121,40 kg registrados em igual período do último ano. Produção de açúcar e de etanol - Mantendo a tendência observada nas quinzenas anteriores, as unidades produtoras da região Centro-Sul continuaram priorizando a produção de etanol no início de julho.  Na primeira quinzena do mês, a proporção de matéria-prima direcionada à fabricação de açúcar apresentou redução significativa, alcançando 45,43%, contra 50,24% no mesmo período da safra 2012/2013. Com isso, a produção de etanol alcançou 1,77 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de julho deste ano, aumento de 10,42% em relação ao volume apurado na mesma data de 2012. A produção de açúcar, por sua vez, recuou 8,84% nesta quinzena, totalizando 2,40 milhões de toneladas, contra 2,63 milhões de toneladas computadas em igual período da safra 2012/2013. Do volume total de etanol produzido na primeira metade de julho, 965,19 milhões referem-se ao etanol hidratado (alta de 3,87% em relação à mesma quinzena de 2012) e 806,43 milhões de litros ao etanol anidro (crescimento de 19,44% sobre o volume produzido em 2012/2013). No acumulado desde o início da safra 2013/2014 até 16 de julho, a fabricação de açúcar atingiu 11,30 milhões de toneladas, enquanto a produção de etanol alcançou 9,39 bilhões de litros, sendo 5,61 bilhões de litros de etanol hidratado e 3,78 bilhões de litros de etanol anidro.

COMIDA DI BUTECO PREMIA DOIS BARES DE RIBEIRÃO PRETO COM VIAGEM PARA PORTUGAL

Nosso Boteco e Dona Celina foram premiados pela ação White Horse, marca apresentadores do Concurso. Através do Comida Di Buteco patrocinadores premiaram nesta semana mais dois bares de Ribeirão Preto por meio de ações realizada no Concurso. O Nosso Boteco e o Dona Celina foram os estabelecimentos que mais se destacaram na visibilidade e vendas da marca White Horse, que foi apresentadora do Comida Di Buteco 2013. Os donos dos bares ganharam uma viagem com acompanhante e com as despesas pagas para Portugal, que deve ser realizada no mês de setembro. O Comida di Buteco começou em 1999, em Belo Horizonte, e desde então resgata a cozinha de raiz, tornando-se referência turística, social e econômica. Realizado em diversas cidades, entre elas Ribeirão Preto desde 2010, o Concurso tem se solidificado cada vez mais, evidenciando os bares e botecos participantes. De 2010 para cá, a organização do Concurso registra números crescentes. Em Ribeirão os votos aumentaram 4% e o concurso como um todo teve, na cidade, um crescimento de 50%. Com uma visibilidade cada vez maior, o Concurso alcançou nas 16 cidades 37 milhões em mídia espontânea, se consolidando com um dos eventos de maior visibilidade no país. O grande campeão do Comida di Buteco, que levou o troféu de melhor boteco de Ribeirão Preto em 2013 foi Casimiros Boteco Gourmet, com o petisco Quadrado de Linguiça com Aipim Crocante. Chocolate com Pimenta com o petisco “Bacalhão” ficou em segundo lugar enquanto o Boteco Paulista com o petisco “Espeto da Tica” foi o terceiro colocado. Os ingredientes do ano foram a linguiça e/ou mandioca. Além do prêmio principal que elege o melhor boteco, os 18 estabelecimentos participaram de concursos paralelos realizados pelos patrocinadores Hellmann’s, Doritos e Heineken, com premiações em dinheiro. – Phábrica de Ideias

TRIGO/CEPEA: ONDA DE FRIO DEIXA PRODUTOR DO SUL DO PAÍS EM ALERTA

Cepea, 24 – A recente onda de frio no Sul do País tem deixado em alerta produtores de trigo consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. No Paraná, o maior receio é para a chamada “geada negra”, fenômeno meteorológico verificado pela última vez no estado em 1975, que causa o congelamento da parte interna da planta e sua morte. Nesta semana, chegou a nevar e gear em muitas cidades paranaenses. Segundo a Somar Meteorologia, o estado deve registrar novas geadas nos próximos dias – ainda não se sabe, no entanto, se serão tão intensas como a observada há 38 anos. Em muitas regiões do Paraná, o grão está em fase de formação, período em que a planta é mais sensível ao clima. Segundo a Seab/Deral (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), praticamente toda a área destinada ao trigo no estado, de 941 mil hectares, já havia sido semeada até o último dia 15. Nesta manhã, a Secretaria indicou que, desse total, 52% estão em floração ou frutificação, fases em que podem ocorrer danos. Ainda segundo a Secretaria, as geadas mais fortes previstas para esta semana podem atingir aproximadamente 320 mil hectares de lavouras suscetíveis. A Secretaria deve divulgar, daqui a um mês, um novo levantamento de safra, no qual estarão computadas as possíveis perdas por geadas.

TURISMO DE BELO HORIZONTE É APRESENTADO NA EXPOCATÓLICA


Atrativos turísticos e religiosos da capital são ofertados para milhares de jovens peregrinos em um dos mais importantes eventos católicos do mundo
A Belotur apresenta, até o dia 26 de julho, os atrativos turísticos e religiosos da capital mineira aos peregrinos que visitam a Expocatólica, no Riocentro, no Rio de Janeiro. A feira integra a programação oficial da Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de jovens católicos do mundo, que reúne cerca de 2,5 milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Além do estande de promoção da Belotur, uma equipe da Empresa Municipal de Turismo está presente no Centro de Mídia oficial do evento, montado no Forte da Copacabana, em uma estratégia de promoção e divulgação dos principais atrativos turísticos, religiosos para os jornalistas nacionais e internacionais credenciados para o grande encontro religioso. Além de conhecer os atrativos turísticos e religiosos da capital mineira e dos principais destinos turístico-religiosos nacionais, os visitantes da Expocatólica podem enviar postais com imagens dos principais pontos turísticos de Belo Horizontepara todos os lugares do Brasil e do mundo. Atravésda ação de promoção“Seu Postal Vai Viajar”,que está sendo realizada na feira, centenas de postais, já foram encaminhados para vários estados brasileiros, além de países como Peru, Venezuela, Indonésia, Alemanha, Dubai, entre outros. De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o objetivo é aproveitar o fluxo de turistas no Rio e convidar os jovens peregrinos a conhecerem a capital mineira e seu entorno. “Belo Horizonte é um destino turístico que transita entre a tradição e a modernidade. E a religiosidade na cidade demonstra muito bem essa vocação cultural. Temos belas igrejas em vários estilos arquitetônicos como a Catedral da Boa Viagem e a tradicional Igrejinha da Pampulha. Sem contar com a Praça do Papa, local de grande importância na história da cidade”, disse. Jornada Mundial da Juventude –A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de dois milhões de jovens de 193 países. Para mais informações sobre o evento, acesse: www.expocatolica.com.br ou www.rio2013.com Turismo religiosos e sua importância - A fé move as pessoas em todas as direções e para todos os sentidos, sejam quais forem as suas motivações. Percorrer os caminhos que simbolizam a história da fé da Humanidade é uma das formas mais comuns e envolventes de renová-la e professá-la, pois oferece a oportunidade de vivenciar experiências sagradas e especiais de forma intensa e marcante. O Turismo Religioso configura-se pelas atividades decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos. Em todas as regiões de Minas Gerais, as celebrações, encenações, missas e vigílias atraem turistas e peregrinos de todo o Brasil e também do exterior. As tradicionais cidades históricas mineiras têm um dos maiores acervos de arte e arquitetura barroca do Brasil e são procuradas pela beleza de seu casario e de suas igrejas que despertam no visitante o interesse pela espiritualidade. Em Belo Horizonte, a capital do Estado, a religiosidade é destacada pelos mesmos costumes que movem o interior do Estado. A capital mineira foi elevada à categoria de Arquidiocese em 1924 e hoje é responsável pela gestão religiosa de 28 municípios do entorno. O principal ícone turístico da cidade é a Igreja de São Francisco, na Pampulha, considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura de Oscar Niemeyer.  Também merece destaque aencenação da Semana Santa, uma das maiores celebrações religiosas da capital mineira é realizada há 30 anos, na Praça da Estação, com a participação de cerca de 130 atores. A apresentação da Paixão de Cristo é uma mistura de arte e fé que emociona as famílias belo-horizontinas.  Em todos os bairros da cidade as comunidades, igrejas e paróquias mantêm viva a tradição religiosa da capital. O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No ano passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo país e trouxe para o país 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o último estudo do MTur sobre demanda turística (2011).

PARQUE ESTADUAL SERRA DO ROLA-MOÇA RECEBE JOVENS ESTUDANTES EM PROJETO “ESCOLA INTEGRADA NAS FÉRIAS”


O Parque Estadual Serra do Rola-Moça recebe, de 22 e 31 de Julho, estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte para o projeto “Escola Integrada nas Férias”. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SME) e tem como objetivo proporcionar aos alunos atividades diferenciadas de lazer, cultura e esporte, durante o período em que estão de férias. O Projeto pretende, também, proporcionar aos alunos passeios a fim de vivenciar outras experiências, como por exemplo, conhecer a cidade de Belo Horizonte e seu entorno. As atividades propostas acontecerão nos períodos da manhã e da tarde, ou em horário integral. São esperados cerca de 200 alunos de escolas da região.   Durante a programação, os jovens terão a oportunidade de percorrer a Trilha do Cerrado e conhecer a biodiversidade existente no Parque, seus ecossistemas típicos e as espécies ameaçadas de extinção, bem como seus mananciais e sua importância para a comunidade.  O foco principal da caminhada é mostrar aos alunos a importância da preservação da Unidade de Conservação e o respeito ao meio ambiente. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça - A Unidade de Conservação é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Parque é o terceiro maior em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital. Está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.  Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro. Está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude. A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará. O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte.

VENDAS DE ETANOL HIDRATADO COMBUSTÍVEL NO MERCADO INTERNO CRESCEM QUASE 30 % NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO

São Paulo, 24 de julho de 2013 –  As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil somaram 1,09 bilhão de litros na primeira quinzena de julho, crescimento de 27,11% sobre o volume registrado no mesmo período de 2012. Do total vendido nos primeiros quinze dias deste mês, 147,77 milhões de litros destinaram-se à exportação e 938,26 milhões de litros foram comercializados no mercado interno - alta de 38,88% comparativamente ao montante observado em igual quinzena do ano anterior. No mercado doméstico, as vendas de etanol anidro atingiram 396,34 milhões de litros na primeira metade de julho, enquanto as de etanol hidratado totalizaram 541,92 milhões de litros - expressivo aumento de 29,93% em relação aos 417,07 milhões de litros apurados em idêntico período da safra 2012/2013. Para o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, “o crescimento nas vendas de etanol anidro já era esperado devido ao aumento no nível de mistura em maio deste ano. Já a expansão no consumo de etanol hidratado reflete os preços atrativos do produto em boa parte do mercado consumidor nacional”. Nos últimos 30 dias, o aumento nas vendas internas de etanol hidratado foi surpreendente, atingindo 22,72% na segunda metade de junho e quase 30% nesta quinzena, acrescentou o executivo. De fato, o levantamento de preços conduzido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que há oito semanas abastecer com etanol hidratado é mais econômico nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. O diretor da UNICA atenta que “na última semana o levantamento publicado pela Agência indicou uma relação entre os preços praticados nos postos de combustíveis para o etanol hidratado e para a gasolina inferior a 65% em Goiás e São Paulo”. Em algumas cidades, essa relação ficou abaixo de 60%, estimulando a opção do consumidor pelo biocombustível, acrescentou. No acumulado desde o início de abril até 16 de julho, as vendas de etanol alcançaram 7,03 bilhões de litros, alta de 25,98% sobre o volume verificado em 2012. Deste total, 945,38 milhões de litros direcionaram-se às exportações e 6,09 bilhões de litros ao mercado interno (aumento de 23,10% relativamente ao mesmo período da safra 2012/2013). As vendas internas de etanol anidro, acumuladas desde abril deste ano até 16 de julho, somaram 2,46 bilhões de litros. Por sua vez, o volume comercializado de etanol hidratado no mercado doméstico totalizou 3,63 bilhões de litros, crescimento médio de 16,18% quando comparado ao valor registrado no mesmo período do último ano. Moagem de cana - O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul atingiu 42,66 milhões de toneladas na primeira quinzena de julho, alta de apenas 1,10% sobre a quantia registrada na mesma quinzena de 2012 (42,20 milhões de toneladas). No acumulado desde o início da atual safra até 16 de julho, o volume processado de matéria-prima alcançou 223,82 milhões de toneladas. Essa quantia supera em 53,25 milhões de toneladas aquela verificada no mesmo período de 2012, mas ainda permanece 12,29% menor em relação à safra 2010/2011 (255,19 milhões de toneladas), quando as usinas localizadas na região processaram 556,95 milhões de toneladas ao final daquela safra. Qualidade da matéria-prima - Nos primeiros quinze dias de julho, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar processada atingiu 130,07 kg, valor praticamente idêntico aquele observado na mesma data da safra anterior (130,43 kg por tonelada de cana-de-açúcar). No acumulado desde o início da safra 2013/2014 até 16 de julho, o teor de ATR por tonelada de matéria-prima alcançou 124,58 kg, 2,62% acima dos 121,40 kg registrados em igual período do último ano. Produção de açúcar e de etanol - Mantendo a tendência observada nas quinzenas anteriores, as unidades produtoras da região Centro-Sul continuaram priorizando a produção de etanol no início de julho.  Na primeira quinzena do mês, a proporção de matéria-prima direcionada à fabricação de açúcar apresentou redução significativa, alcançando 45,43%, contra 50,24% no mesmo período da safra 2012/2013. Com isso, a produção de etanol alcançou 1,77 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de julho deste ano, aumento de 10,42% em relação ao volume apurado na mesma data de 2012. A produção de açúcar, por sua vez, recuou 8,84% nesta quinzena, totalizando 2,40 milhões de toneladas, contra 2,63 milhões de toneladas computadas em igual período da safra 2012/2013. Do volume total de etanol produzido na primeira metade de julho, 965,19 milhões referem-se ao etanol hidratado (alta de 3,87% em relação à mesma quinzena de 2012) e 806,43 milhões de litros ao etanol anidro (crescimento de 19,44% sobre o volume produzido em 2012/2013). No acumulado desde o início da safra 2013/2014 até 16 de julho, a fabricação de açúcar atingiu 11,30 milhões de toneladas, enquanto a produção de etanol alcançou 9,39 bilhões de litros, sendo 5,61 bilhões de litros de etanol hidratado e 3,78 bilhões de litros de etanol anidro.

DEZ MIL PESSOAS TERÃO ÁGUA POTÁVEL. INVESTIMENTO SERÁ DE R$ 4,4 MILHÕES

Sergipe recebe a equipe do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente (MMA) a partir desta quarta-feira (24/07). Até o final de semana, realizará cursos de capacitação para a instalação de 25 sistemas de dessalinização na região. “Serão capacitados os técnicos estaduais, municipais e da empresa licitada para a execução do projeto”, explicou o analista ambiental do MMA Henrique Veiga. O convênio prevê investimento de R$ 4,4 milhões, para o diagnóstico das comunidades, instalação e recuperação dos sistemas de dessalinização e manutenção preventiva dos equipamentos, beneficiando cerca de 10 mil pessoas. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão, afirmou que o programa, descentralizado e participativo, permite que águas subterrâneas impróprias para o consumo humano sejam devidamente tratadas, tornando-se aquequadas para o consumo. “Os resíduos são reaproveitados para a criação de tilápia e plantas que absorvem o sal e servem de forragem”, acrescentou. As equipes capacitadas em Sergipe farão diagnósticos de 75 comunidades de áreas rurais da região que sofrem com a falta de água potável. Os dados desse estudo comporão um banco de dados que servirá não só para o Ministério do Meio Ambiente, mas também para os demais parceiros que ajudam no enfrentamento da seca na região. POLÍTICA PERMANENTE - Em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, o programa tem por objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, com a instalação desses sistemas de dessalinização nas comunidades mais carentes da região. As localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldades de acesso aos recursos hídricos serão os primeiros a serem contemplados pelos planos. Assim como o Índice de Condição de Acesso à Água do Semiárido (ICAA), desenvolvido a partir do cruzamento dos mesmos indicadores. Entre os principais parceiros destacam-se o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobrás, Fundação Banco do Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Campina Grande, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM).

ENTRESSAFRA PRESSIONA OS PREÇOS DO LEITE EM SÃO PAULO

Com a entressafra, os preços do leite no Estado de São Paulo continuam a subir, porém em ritmo menos acelerado. No varejo, os aumentos em relação ao mês de maio alcançaram 1,1% para o leite UHT (longa vida) e 1,0% para os leites B e C, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Para o produtor, os preços recebidos levantados pelo IEA mostraram alta superior que o varejo. Em maio, tanto o leite C como o B, tiveram alta, afirma Rosana de Oliveira Pithan e Silva. “Observa-se que apesar da expectativa de que as altas no varejo, de maio em relação a abril, alcançassem em peso esse mercado, em função do maior aumento nos preços pagos aos produtores em maio, essas foram menores que o esperado, provavelmente devido à pressão do setor supermercadista. No entanto, a expectativa é de alta, não só para o leite como para os seus derivados, até o final da entressafra, em novembro. No entanto, a forte onda de frio dessa semana deve piorar ainda mais a situação das pastagens dos estados do Sul e Sudeste contribuindo para altas mais expressivas nos preços do leite, tendo em conta que nessas regiões estão os principais estados produtores de leite do país. Ou seja, o mercado, como um todo deve sentir o impacto do tempo, pois com pastagens comprometidas, o produtor tem que suplementar mais a alimentação do gado”, esclarece a pesquisadora. Segundo Pithan e Silva, apesar da alta ser justificada devido ao início da entressafra, alguns fatores vem influenciando esses aumentos, sendo uma das razões a falta de produto no mercado internacional. Os principais exportadores de lácteos tiveram uma redução da produção, com destaque especial para a Nova Zelândia, maior exportadora mundial de leite, devido à seca. Apenas os Estados Unidos mantiveram sua produção dentro do esperado, e a combinação das situações afetou todo mercado elevando as cotações do produto. Outro fator é o aumento da demanda internacional pelo produto, com destaque para a China, da qual se espera um crescimento da ordem de 50% nas importações, o que reflete em uma valorização ainda maior para o produto. A valorização do dólar aliada à firme demanda pelo produto, afeta os preços pagos aos produtores devido à grande procura pelas indústrias, afirma a pesquisadora. Esse cenário, concomitantemente com a elevação dos custos de produção, devido à necessidade de suplementação na dieta do rebanho. O aumento dos preços pagos aos produtores que já refletindo nos preços do varejo, deverá ser inferior para o leite longa vida, em relação aos leites pasteurizados por conta da pressão dos supermercados para a colocação do produto em suas gôndolas.