quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

CGU, PF E RECEITA COMBATEM FRAUDE MILIONÁRIA NA MERENDA ESCOLAR NO PARÁ
A Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) deflagram, nesta quinta-feira (12), no Estado do Pará, a Operação Vissaium. A ação é decorrente da Operação Carta de Foral, deflagrada há um ano pela mesma força tarefa. As operações se destinam a combater a atuação de organização criminosa que controla 11 empresas contratadas irregularmente por 10 prefeituras do Pará, as quais receberam mais de R$ 40 milhões desde 2013. A análise do extenso volume de material apreendido na primeira fase, quando foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, reuniu provas robustas sobre os crimes praticados pelo grupo, trazendo para o centro da investigação um número ainda maior de empresários, “testas de ferro”, agentes públicos e políticos envolvidos. Foi possível constatar que a organização criminosa desviou vultosos recursos públicos de municípios paraenses mediante a constituição de empresas de fachada utilizadas para fraudar licitações e contratos, sendo detectados ainda vários artifícios espúrios para a disseminação das verbas ilícitas obtidas, que culminaram em enriquecimento ilícito dos agentes envolvidos. Conforme constatado pela CGU, as fraudes aconteciam em todas as fases das contratações: nas etapas preparatórias dos certames licitatórios, quando as cotações de preços eram “fabricadas” e não havia a devida publicidade das licitações; durante a licitação, em que empresas do grupo simulavam competição; e na própria execução dos contratos, quando a entrega dos produtos não era feita em sua totalidade, o que acarretava o superfaturamento das contratações, entre outras irregularidades. A maior parte dos recursos envolvidos era proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobretudo da merenda escolar, mas também foram identificados pagamentos com recursos da Saúde e Assistência Social. Cabe destacar que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Devido às fraudes, o prejuízo social nesse caso é inestimável: durantes anos, milhares de crianças tiveram sua merenda escolar comprometida ao não receber alimento ou, ao recebê-lo, em quantidade e qualidade inferior. Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e quatro de prisão temporária nos municípios de Belém e região metropolitana, Capanema, Peixe-Boi, Cachoeira do Piriá, Bragança e Garrafão do Norte. Participam da operação cinco servidores da CGU, seis da Receita Federal e mais de 150 policiais federais. A palavra Vissaium refere-se ao nome, em português medieval, da cidade Viseu em Portugal, que foi objeto da Carta de Foral Manuelino de Viseu, concedido pelo rei Dom Manuel.
CURTA NOSSAS PAGINAS
www.facebook/gazetalife
www.facebook.com/jornalgazetalife
www.instagram.com/jorjeronimodecarvalho
www.twitter.com/gazetalife    
www.jornalgazetalife.blogspot.com
www.linkdin/in/gazetalife
www.tumblr.com/blog/jornalgazetalife
www.youtube.com/tvgazetalifeoficial


Um comentário:

  1. Did you realize there is a 12 word phrase you can tell your crush... that will induce intense emotions of love and impulsive attraction to you buried within his heart?

    Because hidden in these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's instinct to love, please and look after you with his entire heart...

    12 Words That Fuel A Man's Desire Instinct

    This instinct is so built-in to a man's mind that it will make him try harder than before to love and admire you.

    Matter-of-fact, fueling this influential instinct is absolutely binding to having the best possible relationship with your man that the second you send your man one of the "Secret Signals"...

    ...You'll immediately find him expose his soul and heart for you in such a way he's never expressed before and he will recognize you as the one and only woman in the galaxy who has ever truly appealed to him.

    ResponderExcluir