Equipamentos funcionam em modo educativo e
experimental. A partir de terça-feira (8/11), radares irão autuar veículos e
condutores. Nesta terça-feira (1/11), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais
(DEER/MG) coloca em operação, em modo
educativo e experimental, mais 10 radares para controle de velocidade nas
rodovias mineiras. Os equipamentos estão localizados em Vespasiano (rodovia
MG-010, quilômetros 19 – sentido Confins/BH, antes do entroncamento com a
MG-424; quilômetros 21,6 e 22,6 – sentido BH/Confins, entre a MG-424 e o trevo
de acesso a Vespasiano); em Tiradentes (MGC-383, quilômetro 89,7); Coronel
Xavier Chaves (MGC-383, quilômetro 83); Tabuleiro (MG-133, quilômetro 14,9);
Mercês (MG-448, quilômetro 0,1 e MGC-265, quilômetro 148) e Patos de Minas
(MGC-354, quilômetros 176,2 e 176,3). A partir da próxima terça-feira (8/11), estes
radares passarão a autuar os veículos que excederem a velocidade máxima
permitida, de acordo com a sinalização instalada em cada segmento. Até o
momento, 56 equipamentos fixos já estão realizando o controle eletrônico de
velocidade e coibindo o excesso. A expectativa é que até dezembro deste ano
sejam instalados um total de 393 equipamentos, conforme previsto no contrato
atual. Os primeiros levantamentos apontam que o respeito aos limites de
velocidade vem sendo mantido em diversos trechos onde foram instalados radares,
o que contribui para a segurança de quem transita pelas rodovias. Durante o
período educativo, no Território Triângulo Norte, entre os dias 21 e 24 de
outubro, os equipamentos que monitoram a LMG-749, a MGC-497, a MGC-452, em
Uberlândia, e a MG-223, em Araguari, registraram a passagem de 173 mil veículos
e 933 com excesso de velocidade, o que representa 0,54% do total de veículos.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, dos 282 mil veículos que passaram
pelos radares da MG-030, 836 excederam a velocidade máxima permitida na via,
representando 0,30%, enquanto na MGC-262, do total de 133 mil veículos que
trafegaram na rodovia 610 ultrapassaram a velocidade máxima permitida,
representando 0,46%. Aferição dos equipamentos
- Para entrarem em operação, todos os
equipamentos, após instalados, passam por uma série de verificações técnicas e
são aferidos pelo Ipem-MG (Instituto de Metrologia e Qualidade), órgão credenciado pelo
Inmetro no estado de Minas Gerais. Entre os testes realizados, destaca-se
o ensaio em condições reais de tráfego, no qual um veículo equipado com
dispositivo de medição precisa de velocidade (cronotacômetro) passa pelos
sensores no mínimo 10 vezes, com velocidade superior a máxima permitida na via.
O registro do radar deverá ser compatível com o indicado pelo cronotacômetro do
veículo de verificação. Os radares aprovados recebem um certificado de
aferição, válido por um ano. Em casos de manutenção corretiva e/ou transferência
de local, os equipamentos são novamente aferidos. – Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário