O
Ministério do Turismo e Embratur participam da 35ª edição da World Travel
Market. A principal feira de turismo do mundo começou nesta segunda-feira (3) e
segue até o dia 6 de novembro na capital britânica. Os ministros do turismo de
pelo menos 60 países participam de um encontro da Organização Mundial do
Turismo (OMT), e também está programado um encontro entre os representantes do
MTur e o presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), David
Scowsill. O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz
representará o ministro Vinícius Lages e está acompanhado pelo assessor Ítalo
Mendes, além do chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, Acir
Pimenta Madeira. Na oitava reunião de ministro da OMT, que será realizada dentro
da própria feira, e que já tem a confirmação de pelo menos 60 representantes de
turismo dos países, será discutido o tema: Turismo em megaeventos, construindo
um legado. O secretário Lummertz terá uma apresentação durante o encontro para
falar das experiências brasileiras com a realização da Copa do Mundo, e como
mensurar os impactos econômicos e de movimentação por meio de pesquisas. O
Brasil apresenta hoje melhores condições estruturais com os investimentos
realizados em obras de infraestrutura, sinalização e acessibilidade - e também
acumula experiência no segmento de negócios e eventos. Nos últimos anos, o país
vem se posicionado entre os dez maiores organizadores de eventos internacionais
no mundo, de acordo com ranking da Associação Internacional de Congressos e
Convenções (ICCA). Esse é um dos pontos que o secretário Lummertz pretende
mostrar aos ministros de outros países. “O segmento de grandes eventos é
fundamental para a evolução do país da sexta para a terceira colocação no
ranking das maiores economias de turismo no mundo”, explica. O turismo no
Brasil responde hoje por US$ 77 bilhões na economia e o desafio do MTur é
chegar à marca dos US$ 150 bilhões até 2020, conforme o Plano Nacional do
Turismo. A Embratur, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, participa da
35ª feira do WTM com um estande institucional que tem a coparticipação de 46
expositores dos estados e principais destinos turísticos do Brasil, entre
outros. Durante o evento em Londres, os visitantes que passarem pelo espaço da
Embratur conhecerão a nova versão do Brasil Quest, um game virtual que tem como
inspiração os atrativos turísticos das cidades-sede que receberam a Copa do
Mundo de 2014, e que foi lançado em 2012 para diversificar as formas de
promoção turística internacional. O aplicativo está disponível para smartphones
e tablets em todo o mundo, sendo que os países que mais baixaram foram os
Estados Unidos e Reino Unido. A feira da WTM é realizada durante quatro dias e
oferece uma grande diversidade de programação focada em treinamentos, debates e
discussões sobre tópicos relacionados à indústria do turismo. Assuntos
como tecnologia e viagens online, cruzeiros, companhias aéreas, luxo e
hotelaria fazem parte das atividades. São mais de 5 mil expositores de 183
países e regiões que esperam realizar cerca R$ 9,9 bilhões em negócios. O
estande do Brasil também receberá a visita de empresários brasileiros do setor
de turismo que participarão de uma viagem conhecimento de boas práticas,
promovida por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do
Turismo, a Embratur e o Sebrae. A viagem técnica tem como foco os megaeventos
esportivos, com o intuito de identificar e aplicar os casos de sucesso
utilizados em Londres para o turismo de incentivo nos produtos e destinos
brasileiros – Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário