Inovar
e apostar na exclusividade de roteiros, produtos e serviços turísticos é uma
tendência que ganha força no Brasil. Nas capitais do Rio de Janeiro e São
Paulo, por exemplo, o mercado está reinventando as formas tradicionais de fazer
turismo. Um carro que navega ou um barco que anda no asfalto? O veículo
anfíbio, que vai do Pão de Açúcar à Baía de Guanabara, criou uma proposta
diferente para turistas do Rio, com o adicional de comodidade de realizar o
roteiro sem embarque e desembarque entre terra e mar. O ponto alto do passeio é
o “splash down”, momento em que o veículo sai do asfalto e entra no mar. O
veículo anfíbio tem capacidade para cerca de 50 pessoas, que podem curtir os
principais pontos turísticos do Rio em um passeio ao ar livre que dura
aproximadamente 90 minutos. A ideia foi trazida dos Estados Unidos, como conta
o empresário Fabio Zamborlini. “Comprei esse veículo na Carolina do Sul e
comecei a operar em fevereiro. Já transportamos mais de 5 mil turistas nesses 7
meses”, calcula. Segundo ele, este tipo de veículo, que foi usado no passado
para invasão da Normandia, na Segunda Guerra Mundial, hoje é também uma opção
de passeio turístico no país norteamericano. Outra empresa instalada na capital
fluminense investiu em um anfíbio de fabricação nacional. O tour começa na Urca
e parte em direção a Baía de Guanabara. O “duck”, como é chamado, é um veículo
ecologicamente correto que utiliza graxas atóxicas em meio aquático. Além de
apostar em uma ideia nova, a empresa também valorizou a produção nacional (o
modelo é brasileiro) e dá exemplo de escolhas sustentáveis no negócio. A cidade
do Rio de Janeiro é o destino mais competitivo do Brasil no quesito Capacidade
Empresarial, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013. O
relatório do Ministério do Turismo apresenta, anualmente, um conjunto de
avaliações econômicas, sociais e ambientais dos 65 municípios indutores do
turismo. “Experiências inovadoras agradam o turista e ajudam a movimentar a
economia do turismo, além de gerar empregos”, avalia Wilken Souto, diretor do
departamento de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo. Entre os
empresários, reinventar a forma de fazer turismo significa investir em
competitividade. Entre os turistas, desfrutar de experiências únicas pode fazer
uma viagem rápida surpreender. Em São Paulo, o “Beer Bus” sai da capital para
um tour por microcervejarias no interior do estado. Em todas as fábricas, os
turistas conhecem a história, o mestre-cervejeiro ou proprietário e degustam as
bebidas diretamente dos tanques de maturação. O veículo oferece roteiro para
cervejarias como a Bamberg (Votorantim), a Hoffen (Votorantim), a Happy Brew
(Sorocaba), a Dádiva (Várzea Paulista), a Bier Nards (Jundiaí), a Landel
(Campinas), a Blondine (Itupeva) e a Karavelle (Indaiatuba), entre outras,
sempre com saída e chegada na Cervejaria Nacional (São Paulo). O passeio tem 12
horas de duração – Ascom.
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