A
Agência Nacional de Telecomunicações apresentou hoje um resumo das medidas que
tem implementado para a melhoria da qualidade dos serviços de TV por
assinatura, entre elas, os planos de ação exigidos das prestadoras para reduzir
a quantidade de reclamações dos usuários em pelo menos 35,21% até dezembro de
2013. Dados da Agência indicam que as prestadoras ultrapassaram o limite de
0,65 reclamações por mil assinantes. Em julho de 2012, foram registradas na
central de atendimento da Agência 14.851 reclamações relacionadas a TV por
assinatura, quando seriam admitidas, no máximo. 9.622. Esse fato motivou a
Anatel a convocar as prestadoras e exigir planos de ação para a melhoria dos
serviços. De um modo geral, as prestadoras se comprometeram a atuar em três frentes
(infraestrutura, comunicação e atendimento). Os planos serão acompanhados pela
Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa da Agência e estão
disponíveis, a partir de hoje, no portal da Agência na internet. No total, as
prestadoras apresentaram compromisso de investimentos da ordem de R$ 2,5
bilhões em 2013. Neste montante, estão somados os investimentos originalmente
programados e os necessários para a implementação dos respectivos planos de
ação.*
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