DNIT dá sinal verde para
estadualização da BR 262 em Cariacica
Começa a caminhar processo de estadualização da BR
262. O trecho em questão - a partir do KM zero na cabeceira da Ponte
Governador Gerson Camata até o Trevo da Ceasa, KM 7,2 - é de responsabilidade
do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Provocado
pelo deputado estadual Marcelo Santos, o superintendente do regional, Romeu
Scheibe Neto, através de ofício, demonstrou interesse na proposta apresentada
pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado
(CoinfraES), elaborada em agosto deste ano. A rodovia é porta de entrada de
Cariacica, onde se encontram empresas de setores industriais, comércio e
prestação de serviço, apresentando-se como um importante polo comercial do
Estado. O trecho ainda está ligado ao corredor logístico da estrada
Leste-Oeste, que corta Vila Velha e Cariacica, José Sette, além de acessos à
avenida Alice Coutinho, região de Jardim América e Estádio Kleber Andrade. "Essa
pode se tornar a principal avenida de Cariacica, totalmente humanizada, com
ciclovia, espaço para o cidadão fazer sua caminhada, praticar seu exercício
físico e melhorar os acessos aos bairros do município, dando uma nova dinâmica
ao trânsito da Grande Vitória com mais segurança e qualidade de vida para o
capixaba", comentou Marcelo Santos. É antigo o desejo de estadualização da
via. Em 2015, o plano já havia passado pela CoinfraES, com ofício encaminhado,
à época, ao então ministro de Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. “Esse
trecho é mais capixaba do que federal e é um desejo de toda a Região
Metropolitana, já que é eixo importante da mobilidade urbana da Grande
Vitória”, crava o presidente da CoinfraES, Marcelo Santos. Justificando o
desejo de transferir a responsabilidade do trecho federal para o Executivo
capixaba, ele afirma que as resoluções sobre os problemas do trecho são lentas,
pois “para a realização de intervenções são necessárias aprovações do governo
federal, distantes da realidade da via, que carece de respostas rápidas, para
não estagnar cidades e economias, e por isso, é fundamental que o Estado assuma
a responsabilidade”, finaliza. "São diversos investidores que não conseguem
viabilizar seus empreendimentos na região por conta da lentidão e distância do
governo federal, o que pode mudar essa dinâmica e aumentar o volume de negócios
para a cidade e, consequentemente, para o Estado", complementou o
deputado. De acordo com o superintendente regional do Dnit-ES, os próximos
passos dependem de "manifestação formal do governador (do Estado) para
prosseguimento do pleito" que, inclusive, já falou publicamente dessa
intenção. Por isso, o próprio chefe do Poder Executivo capixaba também
foi oficiado por Scheibe Neto para que possa informar o interesse do Espírito
Santo em administrar o trecho da rodovia. “Estamos em processo acelerado de
estadualização do trecho que compreende toda a extensão federal da Segunda
Ponte, seguindo até o Trevo da Ceasa. Tanto o governo capixaba quanto o federal
já estão de acordo nesse procedimento. Agora o processo é mera formalidade”,
finalizou o deputado.
CURTA NOSSAS PAGINAS
www.facebook/gazetalife
www.facebook.com/jornalgazetalife
www.instagram.com/jorjeronimodecarvalho
www.twitter.com/gazetalife
www.jornalgazetalife.blogspot.com
www.linkdin/in/gazetalife
www.tumblr.com/blog/jornalgazetalife
www.youtube.com/tvgazetalifeoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário