O turismo foi apontado como uma das
atividades essenciais para impulsionar a economia municipal no seminário
“Planejamento e governança para o desenvolvimento local”, que ocorreu durante o
III Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável em Brasília. O
evento contou com apresentações de prefeitos, ex-prefeitos e parlamentares que
salientaram a necessidade de os municípios investirem na criação de um
calendário de eventos turísticos, como estratégia para atrair recursos
especialmente na baixa temporada. Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado
(RS), disse que os eventos turísticos beneficiam não só a cidade onde eles
ocorrem mas também os municípios vizinhos. Exemplo disso é o Natal Luz e o
Festival de Cinema da cidade, que também beneficia Canela, Bento Gonçalves e
Nova Petrópolis. O prefeito de Bananeiras (PB) – município nordestino de clima
frio úmido devido à atitude de mais de 500m –, Douglas Lucena, disse que após a
elaboração de um planejamento estratégico, a cidade identificou duas vocações econômicas:
o turismo e a piscicultura. “Com este foco, investimos na qualificação
profissional de 2,2 mil pessoas em apenas dois anos. Além disso, o município
recebeu investimentos privados após a divulgação dos atrativos locais no
exterior feita pela Embratur.” O turismo também ajudou a mudar a economia de
Cabaceiras (PB), conhecida como a “Roliúde Nordestina” devido ao fato de a
cidade ter servido de cenário a diversas produções. Segundo o ex-prefeito da
cidade Arnaldo Júnior Dôso, mesmo em uma realidade hostil como o semiárido
sempre é possível valorizar a vocação local, que no caso de Cabaceiras envolve
pequenos negócios e turismo. Para Luciana Fernandes, diretora de marketing do
Ministério do Turismo, a criação de calendários de eventos estimula a promoção
dos destinos ao mesmo tempo e movimenta a atividade turística durante a baixa
temporada e reforça o papel do setor na economia. Em São Paulo – principal
destino de negócios e eventos do país –, os 2.216 mil eventos ocorridos no ano
passado atraíram cerca de 31 milhões de pessoas, entre moradores e visitantes,
de acordo com dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). “O
calendário de eventos locais é uma ferramenta que auxilia a cadeia produtiva do
turismo a se preparar para receber bem o visitante”, afirma Toni Sando,
presidente do SPCVB.(ASCOM)
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