sexta-feira, 16 de março de 2012

TROTE É GARGALO NO ATENDIMENTO DO SERVIÇO 190 DA PMMG

O chefe do Centro Integrado de Comunicações Operacionais da Polícia Militar (Cicop), tenente coronel PM Marcus Vinícius Veloso Lima, apresentou aos deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais um dado preocupante: apenas 28% dos atendimentos feitos pelo serviço telefônico 190 são relacionados a emergências policiais. As demais chamadas são frutos de trotes ou pedidos de informações gerais. As informações foram dadas em audiência pública da comissão, realizada na manhã desta quinta-feira (15/3/12), para obter esclarecimentos sobre o serviço. O tenente fez um diagnóstico sobre o 190, que vem sendo criticado por parlamentares e cidadãos pela demora no atendimento. Segundo ele, o serviço cobre 21 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, totalizando mais de cinco milhões de habitantes. Em 45 cabines de atendimento, 236 teleatendentes recebem cerca de 15 mil ligações todos os dias. “Temos 24 policiais que fazem o controle de qualidade do atendimento feito por servidores civis, mas nosso maior gargalo são os trotes", disse. Em sua opinião, é preciso que haja conscientização da população para que o serviço seja mais ágil e eficaz. Para isso, a corporação está desenvolvendo o projeto Copom Mirim, que vai trabalhar com crianças e adolescentes no Estado. “A maior parte dos trotes é feita por crianças, que não têm ideia do prejuízo que causam à sociedade com esse tipo de brincadeira”, reforçou. O chefe do Cicop destacou, ainda, que o alto índice de rotatividade dos teleatendentes também compromete a qualidade do serviço. De acordo com ele, perde-se muito tempo com a capacitação dos novos servidores e não há quadro de reserva suficiente para reposição das vagas. Parlamentares querem apoio da imprensa na educação. O deputado Sargento Rodrigues (PDT) lembrou que o Cicop é o “cérebro” da Polícia Militar, uma vez que reúne dados de inteligência fundamentais ao trabalho da corporação. Para ele, uma forma de agilizar o atendimento é ampliar a divulgação, via meios de comunicação, da importância do 190 e, assim, criar políticas públicas para o segmento. A deputada Maria Tereza Lara (PT) concordou com o colega e destacou a necessidade de maior valorização e qualificação dos atendentes do serviço. O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) sugeriu que, aliado ao apoio da imprensa, a comissão realize audiências com diretoras de escolas públicas e privadas, para incentivar campanhas de conscientização nos estabelecimentos de ensino do Estado. O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), chamou a atenção para a importância da unificação das polícias Civil e Militar. Para ele, de nada adianta a agilidade do trabalho do 190 se ainda acontecem casos de viaturas ficarem paradas por horas à espera de atendimento nas delegacias. “O 190 depende de outros fatores para agir com eficácia”, alertou. Encaminhamentos - Após a audiência, foram aprovados três requerimentos com pedidos de providência referentes ao debate. Os deputados da comissão solicitaram envio de ofício às redes de rádio e TV com atuação no Estado, para que façam a divulgação da importância do atendimento do 190, assim como os prejuízos causados pelos trotes à sociedade; pediram envio de ofício com o mesmo teor ao presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), para que a TV Assembleia faça o mesmo trabalho; e envio de ofício à Secretaria de Estado de Defesa Social, para que amplie o número de atendentes do serviço 190 da PMMG, e forme um quadro de reserva que reduza o déficit de servidores provocado pelo alto índice de rotatividade no Cicop. 

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