terça-feira, 20 de setembro de 2016

BELOTUR TREINA ADOLESCENTES QUE COMETERAM ATOS INFRACIONAIS

Ampliando as ações de sensibilização a diversos grupos de moradores de Belo Horizonte, a Belotur capacitou cerca de 60 adolescentes que cometeram atos infracionais, estudantes da Escola Estadual Jovem Protagonista. O objetivo é passar conhecimento sobre a história de Belo Horizonte, curiosidades, seus atrativos turísticos e culturais para os alunos, que têm entre 15 e 17 anos, e despertar nesses jovens o sentimento de pertencimento e amor à cidade. Os treinamentos aconteceram no Centro de Internação Provisória Dom Bosco e foram divididos em três datas, com quatro horas de curso cada: 15, 16 e 19 de setembro. “Poder contribuir para o sentimento de pertencimento e amor por Belo Horizonte para esse público é de imenso valor. Sabemos que a grande maioria desses alunos sofrem exclusão social e que conhecer mais sobre a cidade em que vivem é parte fundamental para uma ressocialização”, comenta Gustavo Mendicino, diretor de Promoção e Marketing da Belotur. A iniciativa partiu da professora de História Gabrielle Miranda, que dá aula na E.E. Jovem Protagonista. “Tenho a certeza que com esse projeto estamos ampliando o olhar desses jovens, mostrando novos rumos tendo a cultura como base”, comenta a professora. Já para a historiadora, guia de turismo e assessora da Diretoria de Promoção e Marketing da Belotur, Neuma Horta, esse tipo de ação amplia a sensibilização sobre o turismo em Belo Horizonte para diferentes públicos. “O turismo começa pelo conhecimento da cidade, pelos próprios cidadãos. A partir daí, com a essa apropriação, as pessoas se tornam mais receptivas, divulgam sua cidade como destino e também ajudam a preservar o patrimônio. Além disso, como estamos falando de inclusão social, o turismo também é uma excelente porta para o mercado de trabalho, ou seja, futuras oportunidades para esses jovens”, comenta a historiadora, que ministrou a capacitação. De acordo com Tiago Pereira, vice-diretor da E.E. Jovem Protagonista, um dos eixos da educação planejada para esses alunos é o conhecimento dos espaços públicos de Belo Horizonte. “As circunstâncias sociais em que eles vivem impõem fronteiras entre os becos, as vilas e favelas onde moram com a cidade. Queremos restabelecer esse vínculo deles com a cidade, quebrar esse segregação, sempre focados na inclusão social”, comenta Pereira. De acordo com ele, o projeto pode ser ampliado, com a visitação desses alunos a atrativos turísticos da cidade. “Muita gente aqui não conhece nem o Centro da cidade. Será uma alegria generalizada apresentar essa Belo Horizonte tão rica em cultura para eles” – Secom.

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