sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

INDEPENDENTE VENCE O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR

Independente volta a erguer troféu de campeão. A equipe conquistou o título após bater o time do Guarani por 4x2, na segunda partida da final do do Campeonato Municipal Amador. O jogo foi realizado no domingo (18), no Campo dos Contadores. O primeiro confronto, que aconteceu no dia 13 de dezembro no Campo do Borjão, havia terminado em empate de 1x1. O torneio, organizado pela Associação Desportiva Frutalense (ADF), contou com parceria da Prefeitura de Frutal e da Rádio 97 FM. O presidente da Associação Desportiva Frutalense, Artur Souza, faz uma avaliação positiva dos jogos, que segundo ele, superou as expectativas da organização. “Das 11 equipes que iniciaram o campeonato, o time do Independente se apresentou melhor e sagrou-se campeão”, comenta. Artur ressalta que tudo transcorreu normalmente a final foi muito tranqüila, com festa das duas torcidas. “A confraternização prevaleceu nos dois jogos da final, isso é importante para que o futebol de Frutal volte a crescer”, comemora. O presidente informa que esse é o primeiro campeonato realizado pela ADF e adianta que novos campeonatos já estão sendo programados para 2017. “Pretendemos fazer o campeonato com as categorias de base, infantil e juvenil e também o campeonato amador que este ano foi um sucesso”, ressalta – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

PREFEITURA INAUGURA A SEDE PRÓPRIA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS “ISOLINA DE CARVALHO”

Foi inaugurada na quinta-feira (15), a sede própria do CESU – Centro de Estudos Supletivos "Isolina de Carvalho". Composta por seis salas de aula, secretaria, salas de apoio, refeitório e pátio coberto, o novo colégio municipal está situado na rua Luiz Roberto da Cruz, 69, no bairro Jardim Eldorado. Com 400 alunos matriculados, o CESU é uma instituição de estrema importância, principalmente para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa e pretendem cursar o ensino superior. O prefeito Mauri Alves informa que se trata de uma escola moderna, que vai proporcionar o conforto necessário aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança ou mesmo quando jovem não puderam completar seus estudos por algum motivo. “Parabéns a todos os envolvidos, é uma escola que está totalmente pronta, e no próximo ano as pessoas já podem desfrutar deste espaço. Esta é a quarta escola inaugurada em minha gestão, sendo que duas são voltadas ao atendimento de crianças, quero agradecer a empresa Bom Teto pela realização da obra, pela qualidade do serviço prestado”, destaca. A secretária municipal de Educação, Regina Maura Macedo de Oliveira, explica que o CESU é uma escola de grande importância para a educação frutalense, porque vai atender pessoas que, por um ou outro motivo, não frequentaram o colégio. “Essa é uma oportunidade nova, de recomeço para estes alunos. É uma escola que está em um bairro novo e ficou muito bem construída, equipada com todos os materiais necessários, é um centro moderno, com os recursos tecnológicos atuais, que vai oferecer condições aos nossos alunos de concluírem o ensino fundamental, o ensino médio e ainda ingressar no ensino superior, portanto é uma conquista muito grande para a educação do município”, relata. Para a diretora do CESU, professora Maria Auxiliadora Brito Marchi de Melo (Dora), afirma que a inauguração da escola é de grande importância, pois é uma construção que vai ficar para posteridade. “O Centro de Estudos Supletivos existe há 30 anos e até então não tínhamos um local adequado para funcionar, inicialmente a gente ficava em casa, depois durante oito anos ficamos na Escola Municipal Gomes da Silva, para a gente é muito bom ter o nosso cantinho para poder trabalhar com os nossos alunos”, ressalta. Dora cita que pelo CESU já passaram mais de 7 mil alunos. Segundo ela, a instituição é uma escola diferenciada, onde o aluno recebe atendimento individual e tem sua aprovação por matérias – diferente das escolas comuns. “Gostaria de convidar aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, que venham para o Centro de Estudos Supletivos. No dia 03 de fevereiro iniciaremos as aulas, quem quiser fazer a matrícula, será muito bem recebido, lembrando que para o ensino fundamental é preciso ter mais de 15 anos e para o médio é exigida idade mínima de 18 anos. O horário de funcionamento será das 13h às 17h e das 18h às 22h”, esclarece – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

POLÍCIA CIVIL APREENDE 9 PÉS DE MACONHA COM TRAFICANTE EM SINOP

Nove pés de maconha foram localizados em poder de um homem, preso em flagrante pela Polícia Judiciária Civil, na noite de terça-feira (20.12), em Sinop (500 km ao Norte). A ação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) decorreu após várias denúncias de uma boca de fumo, no bairro Residencial Lisboa II. O suspeito, Alex Junior dos Reis Beltrão, 19, foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e corrupção de menores. Segundo a Polícia, o traficante usava adolescentes para comercializar a drogas. As investigações iniciaram há alguns dias, após policiais receberem denúncias anônimas sobre uma residência em que era realizada a comercialização de entorpecentes, corrupção de menores e o cultivo de maconha. Em monitoramento da residência, policiais constaram indícios da atividade do tráfico e abordaram o suspeito, no momento em que ele entrava na casa. Em buscas no local, foram encontrados objetos de origem ilícita, e no quintal da casa, foram localizados os nove pés de maconha, alguns plantados direto no solo e outros em pequenos vasos. O acusado é conhecido pela Polícia por ter diversas passagens por uso e tráfico de drogas, quando menor de idade. Ele foi conduzido a Delegacia de Sinop, onde após ser interrogado, foi lavrado o flagrante do crime – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

DERRFVA PRENDE TRIO COM VEÍCULO FURTADO

Três jovens acusados de participar de um grupo criminoso foram flagrados por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), com um carro furtado, no início da noite de terça-feira (20.12), em Várzea Grande. O furto do automóvel aconteceu na madrugada de segunda-feira (20), em frente ao prédio da vítima, no bairro Verdão. Os acusados, Luiz Fernando dos Santos Couto, 18, Vitor Junior Silva do Carmo, 18, Fabiano Lopes de Arruda Souza, 20. foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo concurso de pessoas. Os suspeitos foram flagrados após a equipe da DERRFVA receber informações sobre uma quadrilha que atua no bairro Cidade Verde, em Cuiabá. Segundo a denúncia, o grupo estaria em posse de um veículo Volkswagem Gol, branco, de procedência ilícita. Em diligências na região, por volta das 18h30, policiais avistaram um veículo semelhante, em atitude suspeita, próxima a Ponde da Rodovia Mario Andreazza. Durante a abordagem, os investigadores identificaram os suspeitos como os integrantes da quadrilha, que moram e atuam no bairro Cidade Verde. Questionados, os suspeitos confessaram que furtaram o veículo o veículo próximo a Arena Pantanal, no bairro Verdão. O trio foi conduzido a DERRFVA, onde foram autuados pelo furto – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

OPERAÇÃO PRENDE HOMENS ACUSADOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM RONDONÓPOLIS

Quatro mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (21.12), pela Polícia Judiciária Civil, na operação “Themis 2”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM), com apoio operacional do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Delegacia Regional, e 1ª Delegacia de Polícia. O foco da operação foi os crimes contra a violência doméstica. Na ação foram presos, Demóstenes Miranda Macedo, acusado de tráfico e associação para o tráfico de drogas;  Alan Gomes da Silva, por ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio e corrupção de menores; Edeny Correa Gomes, investigado por violência doméstica; e Gilson Eugênio da Silva, também acusado de violência doméstica. O suspeito Edeny Correa, 54 anos, tem quatro registros por agressão a própria mãe. Ele responde por lesão corporal, ameaça e maus tratos. Gilson Eugênio da Silva, 32 anos, teve a ordem de prisão decretada por ameaças reiteradas contra a ex-companheira. Os dois homens foram denunciados na Delegacia da Mulher que instaurou procedimento para apurar os crimes. Já Alan Gomes da Silva, 23, é acusado de tentativa de homicídio cometida em 31 de outubro de 2015, no bairro Ananias Filho, na residência da vítima, uma mulher de 18 anos – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

AÇÃO CONJUNTA PRENDE SUSPEITOS DE CRIMES EM PEDRA PRETA

Três homens acusados de crimes foram presos em cumprimentos de mandados de prisão pela equipe operacional das Delegacia da Polícia Civil de Juscimeira e Pedra Preta, na terça-feira (20.12), e a Polícia Militar. Na ação foram presos Luiz Carlos Paula Marinho, 31 anos, oriundo da Comarca de Guarantã do Norte; Fernando Arce Amaral, 18; e Max Rodrigues da Silva, 20 anos. Este último tinha mandado de prisão temporária (30 dias), por homicídio cometido em Rondonópolis, há cerca de 1 ano, depois de uma discussão banal. Com ele foi apreendido um revólver municiado. As prisões é resultado de monitoramento realizado pelos policiais para localização dos suspeitos, que estariam escondidos em Pedra Preta. Segundo os levantamentos, Fernando é apontado em vários roubos em Rondonópolis, tendo sido reconhecido pela vítima de um dos crimes, cometido no Parque Universitário – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

QUASE 15 MILHÕES DE BRASILEIROS DEVEM COMPRAR PRESENTES DE NATAL NA ÚLTIMA HORA

Mais uma vez as compras de última hora farão parte do fim de ano de muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 14,6 milhões de brasileiros deixaram para comprar os presentes na semana do Natal. Para atender esse público, as mais de 200 lojas do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto se preparam com produtos de diversos preços, além de kits especiais para a data. “Com o dia-a-dia corrido é comum que muitas pessoas não consigam se programar para comprar com antecedência, por isso, oferecemos um ambiente amplo, agradável, com lojistas pacientes e com muita disposição para ajudar o consumidor nessa missão que é comprar o presente de Natal”, contou Marcelo Borba, gerente geral – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

PISTA PARA SKATE ELÉTRICO CHEGA AO IGUATEMI RIBEIRÃO PRETO

A febre mundial ‘Hoverboard’ (skate elétrico) já chegou ao Shopping Iguatemi Ribeirão Preto com uma novidade: uma pista de 700 metros quadrados e repleta de obstáculos para quem gosta de aventura. A Hover Play, localizada no Piso Superior do empreendimento, conta com instrutores treinados para auxiliar os interessados e é destinada para toda a família (a partir de 6 anos). “A atração é uma das opções que integra a nossa programação intensa e diversificada que promete divertir e gastar a energia da criançada durante as férias escolares”, ressalta Felipe Barbosa, gerente de Marketing do empreendimento. Hoverboard - O skate elétrico é um equipamento que possui duas rodas e sensores que captam o movimento feito com os pés. Desta forma, a inclinação do corpo é a responsável por direcionar o skate, permitindo giros de até 360 graus. A Hover Play funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 22h, aos sábados das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h. Os valores vão de R$20 a R$50 (incluindo o aluguel do equipamento e acessórios de segurança) e variam de acordo com a permanência na pista – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

ANATEL REGISTRA QUEDA DE 7,4% NAS RECLAMAÇÕES DE TELECOM EM NOVEMBRO

As 310,4 mil reclamações registradas em novembro deste ano por consumidores de serviços de telefonia móvel, banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  representaram uma queda de 7,4% em relação ao no mesmo mês do ano passado, diminuição de 25 mil reclamações. Entre janeiro e novembro deste ano, o volume de reclamações registradas na Agência atingiu 3,61 milhões, queda de 3,7% em relação ao mesmo período de 2015, redução de 139,9 mil queixas. Novembro de 2016 apresentou redução de 1,9% no volume de reclamações na  telefonia móvel em comparação com o mesmo mês de 2015, menos 2,92 mil reclamações. Do total das reclamações recebidas de janeiro a novembro, houve um aumento de 2,9% nas reclamações relativas à telefonia móvel ,47,81 mil queixas a mais. Os outros serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel registraram queda. A maior diminuição ocorreu na TV por assinatura com queda de 11,8%, 63,54 mil reclamações a menos de janeiro a novembro; seguida pela banda larga fixa com redução de 8,5%, menos 49,92 mil queixas; e telefonia fixa que apresentou queda de 8,2% nas reclamações, 78,14 mil registros a menos que no ano passado. A telefonia móvel responde por quase metade das reclamações recebidas nos canais de atendimento da agência reguladora, seguida pela telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

FORAGIDOS DA JUSTIÇA SÃO PRESOS EM AÇÕES DA 2ª DELEGACIA DE VÁRZEA GRANDE

Três criminosos com mandados de prisão em aberto foram presos pela Polícia Judiciária Civil, em ações realizadas pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande  (2ª DP-VG). Considerados foragidos da Justiça, os suspeitos tiveram as ordens de prisão decretadas pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e tentativa de homicídio. O acusado, Carlos Roberto Rocha Santos, 49, teve a prisão decretada por tentativa de homicídio, com base nas investigações de inquérito policial instaurado na 2ª DP-VG.  O crime aconteceu no dia 26 de maio, quando o suspeito esfaqueou a vítima em um bar, no bairro Jardim Maringá I, em Várzea Grande. Ele foi localizado, na segunda-feira (19.12), no bairro Princesa do Sol.  Investigado por envolvimento com o tráfico de drogas, Cleverson França dos Santos, 23, estava com mandado de prisão em aberto, decretado pela 3º Vara Criminal de Várzea Grande. Os policiais da 2º DP-VG localizaram o suspeito no bairro Cristo Rei. O irmão de Cleverson, Danilo França dos Santos, também considerado foragido da Justiça, após ter a ordem de prisão expedida pela 6ª Vara Criminal de Cuiabá, pelo crime de roubo. Ele teve o mandado de prisão cumprido, na quarta-feira (21),  pelos investigadores da 2ª DP-VG, no centro de Várzea Grande. As prisões foram realizadas pela equipe de 2ª DP-VG coordenada pelo delegado Nabor Fortunato Dias – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

RESIDENCIAIS PEQUIS E MONTE HEBRON GANHAM LINHAS DE ÔNIBUS

A Prefeitura de Uberlândia através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) criou duas novas linhas de ônibus para atender os moradores dos residenciais Monte Hebron e Pequis. Os dois conjuntos habitacionais, localizados na região oeste de Uberlândia, estão em processo de entrega das chaves aos proprietários selecionados. A linha A406, que teve as operações iniciadas na última quarta-feira (21), vai fazer o trajeto Terminal Planalto/Monte Hebron. Os moradores do bairro Chácaras Panorama, antes atendidos pela linha A433 (Morada Nova), também passaram a utilizar a A406. A linha conta com dois ônibus com frequências a cada meia hora. Aos finais de semana será um veículo a cada uma hora. Já o Residencial Pequis terá a linha A436 em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (26). Nos dias úteis e sábados pela manhã, três veículos atenderão o bairro no percurso até o Terminal Planalto com frequência de 20 minutos nos horários de pico (início da manhã e final de tarde). Aos sábados à tarde e domingos durante o dia todo serão dois ônibus com frequência a cada meia hora. A Settran vai fiscalizar constantemente o serviço de forma a acompanhar a demanda. O intuito é verificar a necessidade de colocar mais ônibus à disposição dos usuários de transporte público devido ao aumento populacional gradativo na região – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

SECRETARIA DE CULTURA LANÇA O SITE HERÓIS DA DEMOCRACIA


Professores universitários, sindicalistas, líderes de movimentos sociais participaram na sala de reuniões da Prefeitura, nesta quinta-feira (22) do lançamento do site Heróis da Democracia, Vítimas das Ditaduras no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba que tem o endereço eletrônico www.heroisdademocracia.com.br. A finalidade principal é facilitar o aprofundamento e o resgate da memória de lutadores por liberdade e pela cidadania no sertão oeste de Minas Gerais, desde a década de 1920. A idealização do site Heróis da Democracia partiu da Secretaria de Cultura de Uberlândia, Arquivo Público Municipal, Secretaria de Estado da Cultura e da Direção de Arquivos Permanentes e do pesquisador e jornalista Luiz Alberto Molinar. Segundo Molinar o acesso à informação é princípio fundamental à solidificação da democracia e à plenitude do Estado de Direito. “Até há pouco a história era escrita somente pelos vitoriosos. Com os avanços da cidadania, pesquisadores, arquivos públicos, universidades e a internet têm contribuído, imensamente, para se ter a memória revista”, ressaltou. A representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu), Jorgetânia Ferreira considera importante o lançamento desta plataforma. “É um marco importante porque vivemos momentos difíceis onde percebe o tempo de exceção. Quem foi à Brasília protestar contra a PEC 55 foi reprimido com uso de gases”, afirmou. A secretária de Cultura, Iara Magalhães mostrou que ao navegar no site o internauta percebe que o conteúdo promove o acesso rápido e ágil às informações descritas, e busca facilitar aos estudantes e pesquisadores aprofundar sobre os nomes que contribuíram em busca de uma sociedade justa. O prefeito Gilmar Machado entende que a democracia tem que ser saudada de forma permanente. “Estamos num momento de luta e democracia e este instrumento público estimula a luta porque sempre vale à pena”, disse – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

SUSPEITOS DE TRÁFICO E RECEPTAÇÃO DE PRODUTOS FURTADOS SÃO PRESOS EM PONTES E LACERDA

Três pessoas acusadas de crimes em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste) foram presas, nesta semana, em ações da Delegacia da  Polícia Judiciária Civil. Entre os presos está um homem, suspeito de tráfico de drogas e outros dois por receptação de objetos furtados. Por tráfico de drogas, foi preso um homem de 52 anos, denunciado por manter um ponto de comércio de drogas na cidade. Em monitoramento, os policiais confirmaram a procedência das informações e encontraram na casa com aproximadamente 50 gramas de pasta base de cocaína, além de apetrechos. Em outra ação,  uma dupla de jovens foi presa com diversos produtos furtados de residências na cidade, como televisores, bebedouros, ventiladores, computadores, copos, aparelhos de som, vídeo games, tablets, alimentos, entre outros. Boa parte dos objetos de furtos foi encontrada em uma casa, no bairro São Cristovão. Os jovens foram conduzidos à Delegacia e autuados por receptação culposa. As investigações continuam para chegar aos autores dos furtos – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

FUNDO ESTADUAL DE SANIDADE ANIMAL INVESTE R$ 5,8 MILHÕES EM 2016

A excelência sanitária é a marca registrada de Santa Catarina. Para manter o status diferenciado, o Estado trabalha com a eliminação de doenças que podem comprometer a produção animal. A Secretaria da Agricultura segue um modelo que indeniza produtores rurais pelo abate sanitário de bovinos acometidos por brucelose e tuberculose. Em 12 anos, o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) indenizou mais de três mil produtores rurais, num investimento ultrapassa os R$ 30,5 milhões. O Fundesa faz parte da política de defesa sanitária de Santa Catarina, e as indenizações abrangem ainda proprietários de equinos e aves. Só em 2016, foram 519 produtores rurais ressarcidos após o abate sanitário de 2.648 bovinos acometidos por brucelose ou tuberculose, e de sete equinos diagnosticados com anemia infecciosa equina ou mormo. As indenizações chegaram a R$ 5,8 milhões este ano. Com o Fundesa, a Secretaria da Agricultura quer incentivar a aquisição de animais sadios, dando continuidade à produção de carne e leite. O secretário Moacir Sopelsa ressalta que a erradicação da brucelose e da tuberculose não é importante apenas para a saúde dos rebanhos, mas também para a saúde da família e dos funcionários rurais. O Fundesa existe desde 2004 e tem como fonte de receita a taxa de vigilância sanitária animal que incide sobre a Guia de Trânsito Animal (GTA) para animais destinados ao abate e recursos do Governo do Estado – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

PROGRAMA TERRA-BOA INVESTE R$ 39 MILHÕES EM 2016

O Programa Terra-Boa encerra 2016 com recorde na distribuição de sementes de milho. Ao longo do ano, foram 206 mil sacas de semente de milho, que atenderam mais de 52 mil agricultores catarinenses. O Terra-Boa é um dos programas mais tradicionais da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e, há mais de 20 anos, beneficia os produtores rurais catarinenses com a subvenção para aquisição de calcário, sementes de milho, kit forrageiras e kit apicultura. Em 2016, os investimentos no programa chegam a R$ 39,2 milhões e mais de 68 mil agricultores contemplados. O Terra-Boa é uma ferramenta para aumentar a produtividade e diminuir o déficit catarinense na produção de milho. Com um consumo de seis milhões de toneladas de milho/ano e uma produção de três milhões de toneladas/ano, o estado é um grande importador do grão para atender a demanda das cadeias produtivas de aves, suínos e bovinos de leite. O Terra-Boa disponibilizou aos produtores catarinenses um total de 206 mil sacas de semente de milho, incluindo  grãos de médio valor genético até as de altíssimo potencial genético. Os investimentos do Governo do Estado foram de R$ 17,6 milhões em 2016, 31,4% a mais do que no último ano. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, explica que o Terra-Boa é um grande apoio para os produtores rurais, oferecendo sementes de alta qualidade, que possuem uma produtividade maior. “O milho é um insumo importante para Santa Catarina e, apesar de termos uma boa produção, ainda não é o bastante para atender a suinocultura, avicultura e bovinocultura. Com o apoio do Terra-Boa os agricultores podem produzir ainda mais utilizando a mesma área”, afirma. O calcário também é um aliado no aumento da produtividade das culturas agrícolas. A Secretaria da Agricultura subsidia a aquisição do insumo em duas modalidades: via cooperativas, que o produto é disponibilizado para ser retirado próximo à propriedade rural, ou direto das minas, sendo o produtor responsável pelo transporte do produto até sua propriedade. Este ano, foram mais de 221 mil toneladas de calcário disponibilizadas para 12,5 mil produtores, num investimento de R$ 14,4 milhões. Cada família rural tem direito a uma cota de 30 toneladas de calcário que serão pagas no próximo ano com o produto da colheita. Para quem quer investir na melhoria de pastagens para produção de carne e de leite, o Terra-Boa disponibiliza ainda o kit forrageira. O kit é formado por 80 produtos selecionados pelo agricultor a partir de um projeto técnico elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Em 2016, foram 3.115 kits forrageira distribuídos num investimento de R$ 6,6 milhões. Com o propósito de diversificar as atividades econômicas e aumentar a renda dos produtores rurais, o Programa Terra-Boa contempla ainda o kit apicultura que fornecerá os equipamentos necessários para a criação de abelhas na propriedade, inclusive abelhas rainhas. Este ano, foram 237 kits apicultura disponibilizados com recursos de R$ 448 mil – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

RASTREABILIDADE: O FUTURO DO AGRONEGÓCIO

Rastreabilidade significa o futuro do agronegócio e isso está conectado diretamente com segurança alimentar. Todos os anos 76 milhões de americanos são contaminados por alimentos, ou seja, um nível de 26 mil pessoas por 100 mil habitantes. Já na França, muitíssimo menos, 1200 pessoas por 100 mil habitantes. E o que isso quer dizer? Engajamento com segurança alimentar. O alimento brasileiro é seguro? O alimento brasileiro e saudável? Além de abastecer o mercado interno somos também exportadores e dificilmente estaríamos exportando para os mais exigentes mercados do mundo se o alimento brasileiro não fosse seguro. Mas em qual dimensão somos seguros? Os dados dos Estados Unidos impressionam e geram um custo social naquele país de cerca de 35 bilhões de dólares por ano de custo social. A adoção da rastreabilidade dos alimentos desde suas sementes até o consumidor final significa não só proteger consumidores, mas também educar e preparar produtores rurais para o futuro, de cada vez de maior exigência e precisão nos detalhes. E, não apenas produtores rurais, mas todos os agentes envolvidos numa cadeia produtiva. É como se a agroindústria representasse uma montadora, e a fazenda, o campo, a granja significassem uma agromontadora de sustentabilidade intensiva, reunindo ciência, tecnologia e conhecimentos integrados como num grande lego auxiliado pelas tecnologias da informação. A rastreabilidade veio para ficar e expandir, programas como o Rama, rastreabilidade e monitoramento de alimentos da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), de diversos selos e certificações, compõem agora o cenário do que também passará a ser chamado de comércio justo e de capitalismo  consciente. Ciência e tecnologia agora são o novo pão nosso de cada dia: comemos e bebemos conhecimentos científico e isso vale para o agro clássico ou para orgânicos, biodinâmicos. Tudo será rastreado e da mesma forma, ciência e tecnologia representam o conhecimento que faz a produtora e o produtor rural evoluírem todo santo dia. Coisa de boa fé, coisa de tecnologia, coisa de ética nos negócios e na vida – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC        
                                               

MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA DECLARA INIDÔNEA EMPRESA JARAGUÁ EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) declarou, nessa quinta-feira (22), a inidoneidade da empresa Jaraguá Equipamentos Industriais Ltda. A decisão, assinada pelo ministro Torquato Jardim e publicada no Diário Oficial da União (DOU), conclui o Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) instaurado, em abril de 2015, em virtude da Operação Lava Jato. O PAR utilizou informações compartilhadas pela Justiça Federal e outras colhidas junto a diversos órgãos, notadamente o Ministério Público Federal (MPF) e a Petrobras. Além disso, também foram realizadas oitivas dos colaboradores que firmaram acordo de delação premiada, tais como Alberto Youssef, Pedro José Barusco Filho e Paulo Roberto Costa. Todo o processo permitiu o direito à ampla defesa e ao contraditório – Secom.

tvgazetalife@hotmail.com
                                                         
JORNAL GAZETA LIFE               
“A notícia levada a sério”          
(34) 3427-1384                               
(34) 9929-5718 - VIVO                
(34) 8424-0417 – CLARO            
(34) 9177-6477 – TIM                  
(34) 9971-4879 - CTBC