quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FIM DE SEMANA NO VILA DIONÍSIO DE RIBEIRÃO PRETO REÚNE COVERS DAS BANDAS QUEEN E KISS

O fim de semana promete ser animado para os fãs do Rock 'n' Roll no Vila Dionísio de Ribeirão Preto. A programação reúne o melhor do rock nacional e internacional com shows de bandas covers de aclamados artistas. Na sexta-feira (31), o cantor Tiago Viotto faz a abertura da noite, seguido pela banda Classical Queen, com uma apresentação que revela o melhor da banda britânica Queen, consagrada pela voz inconfundível de Freddie Mercury. Para o sábado (1), a banda Take #3 apresenta o melhor do hard rock. O show principal fica por conta do grupo Modera com o Especial Paralamas do Sucesso e Titãs. O domingo (2), quem começa a comandar a festa é a Hollywood Rock Hits, logo em seguida, a banda Kiss Cover Brazil reúne os grandes sucessos do grupo americano conhecido por misturar rock com performance de pirofagia em seus shows. Ainda no domingo, na compra de 2 pints (570ml) ou 2 calderetas (350ml) de Chopp Stella, o terceiro é por conta do bar – Ascom.


POLÍCIA FEDERAL PARTICIPA DE EXERCÍCIO SIMULADO DE AMEAÇA DE BOMBAS NO AEROPORTO AFONSO PEN

Curitiba/PR – A Polícia Federal participou do Exercício Simulado de Ameaça de Bombas (ESAB), nesta quinta-feira, 30/10, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.  O exercício - previsto no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC) - é aprovado pelo Decreto nº 7.168/2010 e conta com a participação de instituições públicas e privadas que compõem a comunidade aeroportuária. Durante o ESAB, a Assessoria de Avaliação de Risco (AAR) - composta por membros da segurança aeroportuária - avalia uma ameaça de bomba, para decidir sobre o acionamento do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos do Departamento de Polícia Federal no Paraná (GBE/PR). O GBE/PR - composto por Peritos Criminais Federais habilitados como explosivistas e especializados em contramedidas - desempenha as atividades de inspeção, identificação e neutralização de artefatos explosivos empregando técnicas e recursos materiais disponíveis. Para isso são utilizados robôs antibombas, aparelho de raios-X portátil, traje antifragmentação e kits de cordas e ganchos.  O ESAB é um exercício revestido de grande relevância, pois, além de característica educativa e de integração da comunidade aeroportuária, permite ao GBE/PR empregar a moderna doutrina em contramedidas adotada pelo Departamento de Polícia Federal – ascom.


MINISTRO DEBATE OS DESAFIOS DE PROMOVER O DESTINO BRASIL

O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, reforçou nesta quinta-feira (30) a importância da aproximação entre os setores público e privado para a promoção do turismo nacional. De acordo com ele, o momento é ideal para aproveitar a visibilidade do país com a Copa do Mundo e estimular de forma estratégica a atração de turistas para 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. As declarações foram dadas durante videoconferência ao vivo pela internet, com a participação de internautas; do presidente da Embratur, Vicente Neto; e do vice-presidente de Vendas, Produtos e Marketing da CVC, Valter Patriani. Lages ressaltou a importância da atração de investimentos públicos e privados para parques nacionais, além do diálogo com outros órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, para a promoção desses destinos. “Os parques brasileiros recebem cerca de seis milhões de visitantes por ano. Nos Estados Unidos, são cerca de 200 milhões por ano”, disse. O Brasil ocupa o primeiro lugar de um extenso ranking de países em ativos naturais, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante a Copa do Mundo mostra que 95% dos visitantes internacionais têm intenção de retornar ao país. Além disso, a experiência turística superou ou atendeu plenamente as expectativas de visitantes locais e estrangeiros, conforme aponta o levantamento. Já o presidente da Embratur, Vicente Neto, aproveitou a mesa redonda virtual para explicar aos internautas os pontos positivos do trabalho feito pela autarquia durante a Copa do Mundo. “Para os jogos olímpicos, a tendência é que a ação também seja feita em parceria entre os setores público e privado. É dessa forma, com atuação integrada, que o turismo tende a crescer nos próximos anos”, disse. Valter Patriani, da CVC, sugeriu ao ministro Vinicius Lages uma atuação conjunta com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para o desenvolvimento de uma política que facilite a liberação de voos fretados, especialmente durante os períodos de alta demanda. “O voo fretado é um grande estímulo de tráfego aéreo no mundo inteiro. A partir do momento que você coloca a opção desta modalidade a um determinado destino, as companhias aéreas percebem que há demanda e criam voos regulares”, disse. De acordo com Patriani, apenas para o próximo verão, a CVC já conta com reservas de 400 voos fretados – Ascom.

NEY LEPREVOST É CONDECORADO PELA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Várias personalidades estiveram presentes nesta quinta-feira (30) na solenidade que marcou os quatro anos do Batalhão de Operações Especiais do Paraná (Bope). O evento aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê e homenageou com o título "Mestre de Operações Especiais" quem colabora com o grupamento desde sua criação.  O deputado estadual Ney Leprevost esteve entre os homenageados e recebeu com satisfação a condecoração. "Quero agradecer ao comando da Polícia Militar do Paraná e a toda equipe do Batalhão de Operações Especiais pelo reconhecimento ao nosso trabalho em prol do aprimoramento e valorização dos policiais para que a população possa viver com mais segurança. Fico entusiasmado a trabalhar ainda mais pela classe", afirmou o parlamentar.  A iniciativa partiu do comandante-geral da Policia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut, do subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos e do comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Washington Lee Abe. "Esta homenagem é um reconhecimento pelo trabalho realizado pelo amigo e deputado Ney Leprevost. Queremos agradecer o apoio permanente que ele tem prestado ao Bope”, disse o tenente-coronel Washington Lee Abe.  BOPE - O Batalhão de Operações Especiais é a unidade da PM com a missão de polícia ostensiva de segurança específica, que atua na preservação e restauração da ordem pública, mediante ações e operações de polícia de choque, que age em situações de distúrbios, resgates, sequestros com reféns, controle de rebeliões em estabelecimentos penais, ações antitumultos, antiterrorismo, desativação de artefatos explosivos, escoltas especiais, defesa de pontos sensíveis e retomada de locais ou áreas ocupadas. Fica encarregado também por intervir em situações de grave comprometimento da ordem pública; operações de patrulhamento tático com vistas a combater as ações do crime organizado e de alta periculosidade – ascom.


PIRAJUBA INICIA A 1ª COPA DE FUTSAL HIAN SOUZA DIAS

Começou no último dia 21 de outubro, os jogos da 1ª Copa de Futsal Hian Souza Dias. Tradicionalmente, todos os anos a cidade realiza um campeonato nessa modalidade, porém, em 2014 o evento foi rebatizado para homenagear um atleta de Pirajuba que foi vitimado em um acidente automobilístico. Segundo o coordenador de esportes de Pirajuba, Mayron César Pinto, nesta edição o Campeonato vai contar com cerca de 300 atletas, divididos em 34 equipes e distribuídos nas seguintes categorias: fraudinha, com 4 equipes, Mirim, com 5 equipes, Pré-mirim, com 5 equipes, Infantil, 5 equipes, Adulto, com 8 equipes e Veterano, com mais 7 equipes. Ele conta ainda que, ao todo, serão disputadas cerca de 120 partidas, que, conforme o cronograma do departamento de esportes na cidade, será encerrado nas vésperas do aniversário do município e com isso, as premiações poderão ser entregues na comemoração dos 61 anos de Pirajuba. Já para a chefe de gabinete e secretária de esportes, Vanessa Araújo, outro fato a ser comemorado é a parceria que a prefeitura conseguiu com a Usina Santo Ângelo, que, nesta primeira edição da copa será responsável pelo patrocínio de toda premiação distribuída. “A Usina atendeu ao pedido do Prefeito Rui Ramos e prontamente garantiu o patrocínio desta edição do evento”, relata ela. O vice-prefeito Airton Alves, conhecido também como Gauchinho, agradeceu publicamente a Santo Ângelo durante solenidade que contou com a presença de representantes da empresa. “O trabalho que vem sendo realizado na cidade tem muita importância. A aprovação de dois atletas de Pirajuba, em peneira que aconteceu na cidade de Frutal neste mês, mostra que todo esforço tem valido a pena. Temos que agradecer aos parceiros e em especial a Usina Santo Ângelo, que sempre está presente”, disse o vice-prefeito. O representante da Usina Santo Ângelo, Renato Roque, disse que a parceria estabelecida entre a empresa e a prefeitura é uma forma de retribuir o carinho com que o município acolheu e contribuiu com o seu crescimento ao longo dos anos. “Hoje podemos dizer que a Usina é completa, além de fazer etanol, açúcar e gerar energia, podemos contribuir com desenvolvimento da região e o bem-estar das pessoas que residem aqui”, complementou Renato. O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, explicou que o evento tem extrema importância para Pirajuba, pois, além de ser uma competição tradicional, ainda oferece para cidade uma opção a mais de lazer. “A prefeitura apoia e investe no esporte, pois sabe da sua importância social e cultural. Gostaria de agradecer, Vanessa e todos envolvidos na realização dessa copa, pelo empenho na realização desse campeonato e também ao Renato Roque, que em mais essa oportunidade, mostrou sua parceria com Pirajuba”, finalizou o executivo – Ascom.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CCAS PARTICIPA DE FÓRUM SOBRE O FUTURO DO MILHO E DA SOJA NA ALEMANHA

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) participa amanhã (30) e dia 31 de outubro do fórum sobre o futuro do milho e da soja, na cidade de Frankfurt, Alemanha. Conhecido como “Corn Soy Bean: Future Forum 2014”, o evento irá reunir pesquisadores de vários países para debaterem sobre o tema. O CCAS será representado pelo membro, Dirceu Gassen, que participará do painel: “Desafios e inovação para o cultivo da soja sustentável – Ascom.

FRUTAL REALIZA 1ª SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Com o tema “Paz na Escola paz no Mundo”, foi realizada a 1ª Semana de Educação para a Vida em Frutal. Cerca de 400 alunos participaram do evento que aconteceu na Escola Estadual Vicente Macedo, na segunda-feira (27), onde foram realizadas várias palestras. Até a próxima sexta-feira (31), todas as escolas estaduais do município receberão palestras, com o objetivo de conduzir o cidadão para uma vida melhor. O secretário municipal de Educação, professor José Luiz de Paula e Silva, ministrou uma palestra sobre a questão da tolerância, cultura de paz, respeito à família e ao próximo. “Mostramos aos jovens que tem vocação para ser cidadão do bem, que são capazes de transformar a sociedade em que vive a partir dos atos positivos. Ninguém tem a obrigação de concordar com o outro, mas o mínimo tem que respeitar a opinião do outro”, ressalta. A diretora do Departamento de Trânsito de Frutal, Rosângela Trivilin, que falou sobre a conscientização e a segurança no trânsito, comenta a iniciativa. “É preciso ter atenção, respeito a sinalização, também falamos sobre a importância do uso do cinto de segurança e o respeito aos limites de velocidade, ou seja, aproveitamos o espaço para falarmos desses principais assuntos”, afirma. O diretor da Escola Estadual Vicente Macedo, Jurandy José da Silva, ressalta que a Semana de Educação para a Vida é de fundamental importância, pois mostra aos adolescentes como conviver com as diferenças e também informar sobre os direitos e deveres do cidadão. “Além das palestras tivemos aqui várias apresentações de música, teatro, ou seja, é uma semana muita ativa, para a gente trabalhar essa educação para a vida”, destaca – Ascom.

PMA JÁ AUTUOU 64 PESSOAS DURANTE A OPERAÇÃO PRÉ-PIRACEMA, APREENDEU 397 KG DE PESCADO E APLICOU R$ 6,7 MILHÕES EM MULTAS

CAMPO GRANDE – Devido ao grande índice de autuados no mês de setembro (31 presos), a PMA antecipou para o dia 1º deste mês, a “Operação Pré-piracema”. Esta operação normalmente acontecia a partir do dia 25 de outubro, até um dia depois do fechamento da pesca, 6 de novembro. A “Operação Pré-piracema”, que envolve 300 policiais também se estenderá neste ano até o dia 6 de novembro, permanecendo um dia depois do fechamento da pesca. Os trabalhos preventivos estão intensificados, com participação das 25 Subunidades da PMA no Estado, com maior atenção à questão relativa à pesca, porém, atuando em todos os tipos de crimes e infrações ambientais. Até o momento foram 64 pessoas autuadas por crimes e infrações ambientais, sendo 40 por pesca ilegal, e foram apreendidos 397 kg de peixes. Dos 40 autuados por pesca, 36 foram presos por crime de pesca predatória e quatro foram autuados administrativamente por falta de licença, o que não é crime ambiental, somente infração administrativa. Também foram apreendidas 17 redes de pesca, quatro tarrafas, 284 anzóis de galho, que são petrechos proibidos com grande potencial de captura de pescado, bem como nove motores de popa, nove barcos e 11 veículos. Com relação aos demais tipos de infrações e crimes ambientais foram 24 autuados: 7 foram por crimes contra a flora, dois por caça ilegal, uma pequena Central Hidrelétrica (PCH), dois por carga perigosa, um por exploração e cascalho, três por maus-tratos a animais, três por poluição sonora, um por degradação do rio Taquari, dois com motosserras ilegais e dois por tráfico de animais silvestres. Além das 64 autuações por infrações ambientais, houve ainda uma prisão por crime de tráfico de drogas, quando foram apreendidos 602 kg de maconha. As multas atingiram R$ 6.755.992,00 (seis milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil e novecentos e noventa e dois mil reais). O valor elevado das multas deu-se em razão da autuação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que foi multada em R$ 4,95 milhões e dois traficantes de papagaios que foram multados em R$ 1,53 milhão – Ascom.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CAMPANHA VIVA ESTA FESTA COM O SAVEGNAGO VAI SORTEAR MAIS DE R$ 700 MIL EM PRÊMIOS

O Savegnago Supermercados realiza de 30 de outubro a 11 de janeiro de 2015 a Campanha Viva esta Festa com o Savegnago. Serão sorteados cerca R$ 700 mil em prêmios, incluindo nove automóveis do modelo HB20, 14 motos CG 125 Fan KS 2014, uma BMW 320 I 2014/2015 e mais R$ 150 mil para os clientes de todas as lojas. O ator Murilo Rosa é quem estrela a campanha de final de ano da rede. A cada R$ 70,00 em compras, o cliente recebe um cupom para preencher e depositar nas urnas que estarão em todas as lojas da rede. Toda semana três pessoas serão sorteadas para participar da ação de ligar a chave, que consiste em escolher uma chave e tentar ligar o carro. Aquele que conseguir ganha o carro e os outros dois levam uma moto cada. No sorteio final serão dois carros HB20 e uma BMW mais R$ 150 mil. A campanha também beneficia entidades sociais que cuidam de crianças carentes. Acada 100 cupons depositados nas urnas o Savegnago destina R$ 3,50 para associações localizadas nas cidades onde a rede atua. Em 2013 foram depositados mais de 4 milhões de cupons e doados mais de R$ 136 mil divididos em 53 entidades – Ascom.

OPERADORAS PREMIAM PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

É cada vez mais frequente observar que destinos e empresas têm estimulado o viajante a adotar boas práticas durante seu passeio – como a preocupação com o uso de água e energia elétrica em hotéis e pousadas, a substituição do carro pela bicicleta e experiências turísticas que tem como foco a cultura de comunidades rurais. Essas medidas estão sido reconhecidas por meio do 3º  Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – atitudes que transformam o turista. A iniciativa, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), conta com o apoio institucional do Ministério do Turismo (MTur). De acordo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a premiação reconhece o segmento e estimula outras empresas a se inspirem nos bons exemplos. “Adotar boas práticas no turismo atribui uma imagem positiva ao estabelecimento, além de reduzir custos, aumentar a competitividade e obter destaque no setor”, disse. Em sua terceira edição, o prêmio Braztoa de Sustentabilidade está aberto às operadoras de turismo e agências de viagem, meios de hospedagem, instituições governamentais e demais organizações ligadas ao setor de turismo. O prazo para inscrições é até 30 de outubro. Cinco categorias concorrem ao prêmio: associadas Braztoa (exclusivo às empresas afiliadas à entidade), agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e a categoria TOP Sustentabilidade, que representa o maior destaque de reconhecimento aos participantes. Entre os critérios de avaliação, destacam-se: o incentivo ao turismo sustentável, impactos ambientais, socioculturais e econômicos e inovação.  As iniciativas serão analisadas por uma comissão julgadora da Braztoa durante o período de 01 a 20 de novembro.  A cerimônia de reconhecimento aos vencedores será no dia 28 de novembro, em Maceió/AL – Ascom.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ESTRANGEIROS GASTARAM MAIS NO BRASIL ESTE ANO

O gasto de turistas estrangeiros no Brasil bateu os US$ 5,427 bilhões em 2014, valor 7,64% superior a igual período do ano passado. O acumulado é o maior da série histórica, que começou a ser registrado em 1990. Em igual período do ano passado, o montante era de US$ 5,042 bilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Banco Central. Para o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, se for mantida a média mensal de gastos do ano, o país chegará a um novo recorde histórico. “É bem possível que o Brasil finalize o ano de 2014 acima dos US$ 7 bilhões, um feito inédito”, disse. O recorde atual de gastos é de 2013: US$ 6,7 bilhões. Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil no mês de setembro deixaram no país US$ 493 milhões. O valor da receita cambial turística é 2,38% menor se comparado com o mesmo mês de 2013 (US$ 505 milhões) – Ascom.


PLANETA DRAGÃO INICIA VENDA DE INGRESSOS DIÁRIOS

Evento acontece nos dias 31 de outubro e 01 de novembro no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. Os ingressos diários para a micareta Planeta Dragão começaram a ser vendidos nas lojas oficiais e nas plataformas de venda online. Até então, era possível adquirir apenas o pacote para os dois de evento, que acontece em 31 de outubro e 01 de novembro. Os ingressos diários dão direito ao abadá que permite ao folião seguir atrás do trio-elétrico, o gigante Dragão que nomeia a micareta. Quem optar pelo primeiro dia de Planeta Dragão, na sexta-feira, dia 31, poderá curtir o melhor do axé e da música eletrônica. Os artistas confirmados são a musa baiana Ivete Sangalo, o cantor Saulo e os Djs Paulinho Squilaci e Marcel Oliveira no Projeto BPM. Já para aqueles que forem para a festa do dia 01 de novembro no Parque Permanente de Exposições, o ritmo animado do axé fica por conta de Bell Marques em sua carreira solo, Banda Eva sob o comando de Felipe Pezzoni e Tomate com seu novo trabalho “Alternativo Popular”. Além dos abadás para seguir o trio elétrico, também estão sendo comercializados camarotes corporativos e ingressos para o Camarote Skol – Ascom.
www.facebook.com/jornalgazetalife


MEMBRO DO CCAS É HOMENAGEADO COMO HERÓI DA REVOLUÇÃO VERDE

O membro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirceu Gassen, foi homenageado como um dos heróis da Revolução Verde na última semana durante o Fórum de Inovação: Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável, realizado em São Paulo/SP. A homenagem existe desde 2013 e produtores, cientistas, pesquisadores, homens e mulheres ligados ao campo levaram os méritos pelas contribuições realizadas em prol do desenvolvimento da agricultura brasileira. “Foi um belo evento, importante e significativo. Mensagens importantes como o futuro da agricultura, sustentabilidade e seus modelos foram sinalizados”, declara Gassen – Ascom.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PROFESSORES ACABA EM PIZZA

Para comemorar o dia dos professores, datado mundialmente no dia 15 de outubro, a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal, realizaram na sexta-feira, dia 17 de outubro, uma deliciosa noite de massas, que reuniu todos os profissionais de educação da rede pública municipal e proporcionou um momento especial de lazer, descontração e reconhecimento. Ao todo, participaram 190 pessoas, dentre elas, professores, secretários e outros profissionais vinculados ao setor, que também tiveram direito a levar um acompanhante sem nenhum custo. No cardápio continha diversos sabores de pizza e também refrigerante, além disso, cada funcionário também ganhou um presente, sendo que para os demais participantes foi realizada uma distribuição por meio de sorteios. A secretária de educação Rosidelma Lázara Ferreira Borges, conta que o intuito do evento foi proporcionar aos profissionais da rede pública de ensino um momento de interação e descontração, sendo que, através da participação da comunidade, que doou as prendas, foi possível ainda premiar muitos dos participantes. Rosidelma fala ainda que, a comunidade também participou na decoração do Centro de Eventos Idelto Soares, onde aconteceu a noite de massas, doando as flores que adornaram as mesas dos convidados. Para finalizar a festa, foi realizado um bingo que premiou a professora Maria Eliete, com uma bicicleta. “A comemoração do dia dos professores foi muito especial em Pirajuba, conseguimos unir a iniciativa pública e privada para homenagear essa classe que é muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade. Além da data especial os profissionais tem também que comemorar todas as conquistas que tivemos nos últimos anos”, relata a Secretária. O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, Parabenizou todos os profissionais da cidade que, segundo ele, são os grandes responsáveis por uma educação cada vez melhor. “Já disse diversas vezes sobre a importância da educação, sobre investimentos que fizemos para tornar as nossas escolas melhores, mas o momento agora é de reconhecer o valor que as pessoas que trabalham todos os dias têm em nossas conquistas. Nem as escolas que conquistamos, nem todo investimento que fizemos, serviriam de nada se não fossem essas pessoas que ensinam com amor, carinho e dedicação”, complementa o Prefeito. Rui finaliza dizendo ainda que é necessário valorizar os profissionais todos os dias. “A educação é o principal canal de transformação social. Só através dela é possível proporcionar um futuro melhor para o país e as pessoas que nele residem. Então, gostaria de parabenizar a todos os profissionais da educação, não só pelo dia, mas também por terem escolhido essa profissão e aceitarem esse desafio engrandecedor que é educar”, conclui o executivo – Ascom.

PMA PRENDE ARRENDATÁRIO E MAIS TRÊS POR EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA PROTEGIDA POR LEI E APLICA 17,8 MIL EM MULTAS

Campo Grande (MS) - Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) em fiscalização ambiental ontem pela manhã, em uma fazenda localizada na estrada para a Fundação Bradesco, no município, localizaram a extração de madeira de lei (aroeira) e ipê sem autorização ambiental. O arrendatário da fazenda, residente em Barueri (SP), com mais três pessoas contratadas haviam derrubado diversas árvores das espécies aroeira e ipê.  Foram apreendidos: 37 metros cúbicos de madeiras das duas espécies, sendo a maior parte de aroeira e três motosserras sem documentação ambiental, que eram utilizadas na derrubada e beneficiamento do produto florestal. Foi dada voz de prisão em flagrante delito aos quatro infratores, com idade de 40, 42, 44 e 69 anos respectivamente, por cortar árvores protegidas por Lei “aroeira”. Eles responderão por crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão. A pena é agravada devido ao corte proibido da aroeira. Aos infratores foi aplicada multa total no valor de R$ 17.842,00, sendo a multa maior de R$ 10.842,00 ao arrendatário proprietário da madeira. A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas – Ascom.
www.gazetalife.com.br
www.facebook.com/jornalgazetalife


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

VALORIZANDO O CINEMA NACIONAL, DIFUSORA FM PROMOVE PRÉ-ESTREIA DE DOIS FILMES BRASILEIROS

Duas grandes estreias do cinema brasileiro acontecem no final de outubro e início de novembro e a Difusora FM vai promover com exclusividade para seus ouvintes a pré-estreia dos dois longas: Tim Maia e Made In China, ambos produzidos pela Globo Filmes. No dia 28 de outubro, dois dias antes da estreia nacional, os ouvintes contemplados pela emissora acompanharão a sessão exclusiva de Tim Maia no UCI do RibeirãoShopping, às 21h30. Cinebiografia do cantor baseada no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", o filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais. O ator Badu Santana é quem vive uma das maiores vozes da música brasileira. Já no dia 30 de outubro, sete dias antes do lançamento em todo o Brasil, os ouvintes que forem sorteados pela Difusora FM poderão assistir à pré-estreia da comédia Made in China. A exibição também será no UCI do RibeirãoShopping, às 21h30 e contará com a presença da grande estrela do filme, a atriz e apresentadora Regina Casé, que atenderá aos fãs – Ascom.

FESTIVAL GOURMET DO IGUATEMI RIBEIRÃO PRETO ACONTECE NESTE SÁBADO, DIA 25 DE OUTUBRO

Chefs de Ribeirão e de São Paulo montam cardápios especiais para o evento. Entre os nomes confirmados está Henrique Fogaça, jurado do programa MasterChef da Band. Um dia recheado de opções gastronômicas exclusivas, preparadas por renomados chefs acontece no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto neste sábado, dia 25 de outubro, com a 1ª edição do Festival Gourmet. As tendas serão montadas no estacionamento do centro de compras e os pratos e bebidas serão oferecidos a preços que variam de R$ 6,00 a R$ 20,00 das 16h às 23h. O formato – inédito na região – remete às tradicionais feiras gastronômicas promovidas pelo mundo. Além das receitas elaboradas o evento também contará com música de qualidade, com um palco montado especialmente para a ocasião com shows de jazz e blues. “É a primeira vez que a região recebe um Festival do gênero e a nossa expectativa é grande pois, o evento traz para Ribeirão Preto uma nova experiência que une boa comida, música e atrações para toda a família em um clima bastante descolado. O Shopping Iguatemi é um ponto de encontro de quem quer encontrar um ambiente agradável e com novidades e o Festival Gourmet vem reforçar esse posicionamento”, explica o Gerente de Marketing do empreendimento Felipe Barbosa – Ascom.

UNIFEB REALIZA 7º SIMPÓSIO DE ESTUDOS JURÍDICOS

O curso de direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) realizará nos dias 27 e 28 de outubro, no Núcleo Jurídico do Campus, a partir das 19h, o 7º Simpósio de Estudos Jurídicos. O evento contará com apresentação de 50 trabalhos pré-selecionados, premiação de trabalhos,  palestra e também lançamento da  Cartilha do Idoso, publicação editada por alunos do curso sobre os direitos dos idosos. No dia 27, acontecerá a instalação e avaliação dos painéis (trabalhos). De acordo com a vice-coordenadora do curso, Olga Juliana Auad, o Simpósio recebeu a inscrição de 196 trabalhos de alunos de diversas instituições, públicas e privadas, entre eles os 50 selecionados pela Comissão de Avaliação para apresentação de painéis no evento. Auad explica que os trabalhos contemplam temas diversificados, entre eles o ativismo judicial, novos institutos de direito de família, direito ambiental, entre outros.  Os três primeiros colocados receberão como prêmio obras jurídicas. Já, no dia 28, haverá palestra sobre o tema “O Princípio da Boa-Fé objetiva no Direito Privado”, proferida pelo Dr. Cristiano de Castro Jarreta Coelho, em seguida haverá divulgação dos resultados e premiação, e também lançamento da Cartilha do Idoso, publicação editada por alunos do curso e que será distribuída gratuitamente para diversos órgãos públicos e privados de Barretos – Ascom.

PRF APREENDE 153 FILHOTES DE PAPAGAIOS E PMA APLICA MULTA DE 1,53 MILHÃO EM TRAFICANTES

Campo Grande (MS) - Policiais Militares Ambientais de Bataguassu (MS) foram acionados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), hoje às 6h30, em razão da prisão de dois traficantes com 153 filhotes de papagaios na BR 267, em um veículo GM Corsa Sedan, em Bataguassu. Os animais eram transportados em caixas de madeira, no porta-malas do veículo e estavam todos vivos. Um dos traficantes, motorista, de 53 anos, que dirigia o veículo, residente em Ivinhema (MS) tem quatro autuações anteriores efetuadas pela PMA, por tráfico de papagaio. O outro traficante, natural de Alagoinha (PE), negou-se a fornecer sua cidade de residência, porém, a Polícia Civil está investigando sua origem. Os traficantes foram conduzidos à delegacia de polícia civil de Bataguassu e responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Cada um também foi multado em R$ R$ 765.000,00. A multa por animal é de R$ 5.000,00, tendo em vistas que todos os psitacídeos constam da lista da Convenção Sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES). Esta é a primeira apreensão efetuada neste período reprodutivo da espécie, que se estende entre os meses de setembro a dezembro – Ascom.

CRESCE NÚMERO DE USINAS COM SAFRA ENCERRADA NO CENTRO-SUL DO PAÍS

São Paulo, 23 de outubro de 2014  O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul atingiu 39,34 milhões de toneladas na primeira metade de outubro. No acumulado desde o início da safra 2014/2015 até 15 de outubro, a moagem alcançou 480,78 milhões de toneladas, aumento de apenas 1,45% no comparativo com o valor observado no mesmo período de 2013. Para o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, “a persistência do clima seco tem facilitado a operacionalização da colheita em diversas regiões”. Chama a atenção, entretanto, que a menor produtividade agrícola e esse avanço da moagem têm antecipado o término da safra em diversas unidades do Centro-Sul, acrescentou. De fato, até o final da primeira quinzena de outubro, 22 usinas encerraram a safra 2014/2015, número consideravelmente superior às seis plantas que finalizaram as atividades em igual data do último ano. Essas 22 unidades que terminaram a atual safra até 15 de outubro processaram uma quantidade de cana-de-açúcar 23% menor comparativamente aquela registrada na safra 2013/2014 – Ascom.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

O MELHOR DO SERTANEJO TEM ENCONTRO MARCADO NO VILLA MIX RIBEIRÃO PRETO

O Villa Mix Ribeirão Preto preparou uma programação imperdível para essa semana em que se comemora um mês de funcionamento na cidade. A casa noturna traz nomes que estão se destacando no cenário sertanejo nacional. Os shows começam na quarta-feira (22), a partir das 22h, com Matheus Minas & Leandro, dupla que está na estrada desde 2007. Ainda na quarta-feira, os irmãos Newtom e Willian sobem ao palco da casa noturna para agitar o público com um repertório que mescla músicas próprias e versões de grandes clássicos. Na sexta-feira (24), Dauber & Leandro apresenta um show diferenciado que mistura os ritmos sertanejo e pop/rock e, sem divisão de primeira ou segunda voz, ambos assumem os microfones dependendo da entonação que a música pede. A Banda Nasco também é uma das atrações da noite de sexta. Formada por três irmãos e mais um amigo, o grupo se apresenta na região de Ribeirão com músicas do sertanejo universitário e clássicos do gênero. Fechando a programação do Villa Mix com chave de ouro, a dupla Jaime & Alexandre traz para a casa sucessos próprios como a música “Eu vou pro bar”, “Curtindo a vida”, entre outras. Em seguida, a dupla Caio & Rafael apresenta os sucessos que figuram em seus dois CDs, repletos de composições próprias. Com infraestrutura diferenciada e público seleto a casa noturna comemora um mês de funcionamento na cidade - Ascom

HOSPITAL FREI GABRIEL PODE CONQUISTAR SELO DE QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA PERINATA

O Hospital Frei Gabriel poderá ser uma das instituições mineiras a conquistar um importante passo no trabalho de assistência perinatal, através do programa da Secretaria de Estado de Saúde, que está sendo desenvolvido desde abril deste ano. Do total de 300 maternidades mineiras, a Secretaria de Estado escolheu apenas 170, e o Frei Gabriel é uma delas. O critério utilizado para a escolha foi o local estratégico e o volume de partos realizados.  Na terça-feira (14), o hospital recebeu a visita do coordenador regional do Programa de Qualificação da Assistência Perinatal do estado de Minas Gerais, Heloísio Reis. O objetivo foi conhecer a realidade de atendimento voltado para a mãe e o bebê. Helóisio diz que ficou impressionado com a estrutura da instituição. “A qualidade na assistência e o envolvimento por parte dos profissionais que se capacitam periodicamente me surpreendeu”, comenta. Além da participação nos cursos e nos módulos, a equipe do Frei Gabriel é incentivada a trazer reflexão para a unidade e implantar as transformações necessárias. “O que me chamou a atenção foi a organização gerencial, o fluxo de atenção dada aos pacientes e a preocupação com a humanização, desde a portaria até a enfermaria”, elogia o médico.  De acordo com Heloísio, a Secretaria de Estado da Saúde tem como proposta oferecer o selo de qualidade às maternidades que participam do programa e desempenham alguma atividade em prol da melhoria da qualidade de assistência perinatal. Para recebê-lo, é preciso que a instituição participe dos cursos e aos poucos, atinja metas que contribuam para com a redução da mortalidade materna e infantil. “Cada etapa vencida é um passo a mais para a conquista definitiva do selo de qualidade. Hoje, saio daqui com a convicção de que é um hospital que vai fazer a diferença neste projeto da Secretaria”, elogia. Ainda na programação prevista para acontecer, serão realizados até o início do ano que vem vários cursos. O encerramento do programa será com um Simpósio Internacional em Belo Horizonte, com a participação de todos os profissionais envolvidos. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)


PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO AEROAGRÍCOLA FAZ TREINAMENTO E NOVAS EMPRESAS ADEREM AO NÍVEL II

O programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) acaba de certificar 22 empresas no Nível II: qualificação tecnológica da empresa. A certificação ocorreu durante um treinamento realizado na cidade de Campinas/SP, entre os dias 14 e 15 de outubro, com proprietários, diretores, pilotos e responsáveis técnicos das empresas. Todos os participantes obtiveram a certificação e cumpriram todos os requisitos. A primeira turma formada tem maior concentração no estado de São Paulo (9), seguida de Goiás (5), Rio Grande do Sul (3), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (1) e Tocantins (1). Os principais temas debatidos durante este processo de certificação foram: tecnologia de aplicação, condições climáticas, qualidade das aplicações, uso correto dos defensivos agrícolas, implicações legais, segurança operacional, redução de deriva, mapeamento das áreas, manejo entre outros. O próximo passo será em 2015 durante o Nível III: certificação de conformidade de equipamentos, instalações e procedimentos que deverão ser padronizados de acordo com os conteúdos do curso realizado no Nível II. A funcionalidade e qualidade destes recursos materiais e dos serviços prestados serão inspecionadas em campo. O CAS é um programa de certificação realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), em parceria com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), tendo como entidades coordenadoras a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP-Botucatu), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Ascom.

UNIFEB REALIZA DIA DAS PROFISSÕES NESTA QUARTA-FEIRA (22)

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) realiza nesta quarta-feira, dia 22, em seu campus, mais uma edição do Dia das Profissões, evento que integra uma série de atividades a fim de orientar estudantes em relação à vocação profissional e também atividades de preparação para desafios como o Exame Nacional do Ensino Médio.  Para esta edição são esperados cerca de 3 mil estudantes do ensino médio de escolas de Barretos e região. Voltado para alunos do terceiro ano do ensino médio, cursinho e tecnólogos, o Dia das Profissões contará com palestra “Desvendando a redação para o ENEM”, proferida pela professora de redação do ensino médio e pré-vestibular do Sistema de Ensino CNEC (Uberaba –MG) -  Cintia Cristina Afonso Maia, apresentação dos cursos de graduação oferecidos e também toda a infraestrutura da instituição. Na oportunidade também será lançado o desafio #doeconhecimento, uma ação de marketing viral que visa a doação de livros. Aberto a todos, o desafio irá propor que os participantes postem, em redes sociais, um vídeo com o livro que se dispuserem a doar e desafiem outras três pessoas a fazer o mesmo.  O vídeo mais popular e criativo será premiado com um Ipad. O regulamento do desafio está disponível no site:www.conhecimentoetudo.com.br. De acordo com a pró-reitora do Unifeb, Sissi Kawai Marcos, o evento é uma das oportunidades onde a instituição abre suas portas para que o aluno ou interessado conheça e avalie toda infraestrutura, grade curricular e corpo docente, “é uma escolha que vai impactar durante toda a vida profissional dos estudantes, por isso é importante este momento”, destacou.

GOIÂNIA: A CIDADE VERDE COMPLETA 81 ANOS

Desde o início de outubro, a cidade de Goiânia vem preparando uma programação especial de comemoração ao aniversário de 81 anos da cidade, fundada em 24 de outubro de 1933. Com organização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) as festividades incluem shows musicais, exposições fotográficas, saraus, feira de livros e o tradicional desfile cívico-militar programado para a próxima sexta-feira, dia 24, na Avenida 24 de outubro. A cidade de Goiânia se destaca entre as capitais brasileiras por ter um dos maiores índices de área verde por habitantes (94 m²), perdendo apenas para Edmonton, no Canadá, com 100 m². Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da capital é superior a 1,3 milhão de habitantes, sendo que a região metropolitana ultrapassa os 2,2 milhões, de acordo com dados do ano passado. Desde 2011, a cidade faz parte da Rede Urbelac de Cidades Sustentáveis, um grupo de municípios da América Latina, Caribe e Europa que se articulam para identificar estratégias e programas de desenvolvimento urbano alinhado a políticas de preservação do meio ambiente. A rede da qual Goiânia faz parte inclui cidades estrangeiras como Florença, na Itália; Bilbao, na Espanha; Trujillo, no Peru; Bucaramanga, na Colômbia; além de Manaus (AM). Nos últimos anos, o Ministério do Turismo investiu mais de R$ 25,6 milhões em obras de revitalização, sinalização, infraestrutura turística na capital goiana, as mais recentes, assinadas em 2013, tratam de sinalização turística, no valor de R$ 1 milhão, além de R$ 321 mil para elaboração do projeto de pavimentação da estrada Parque da Serra dos Pirineus e outros R$ 292 mil para obras de reforma da Vila Ambiental do Parque Areião. Os dois últimos ainda em processo de análise. A cidade de Goiânia, embora com uma história recente, oferece uma diversidade de atrativos que encantam seus moradores e visitantes. Além do patrimônio histórico, também é referência na área de saúde. A capital goiana é polo de turismo de negócios e eventos e está entre as cinco cidades brasileiras com menor custo de vida e entre as sete com melhor qualidade de vida. Para bem receber os turistas a cidade tem uma infraestrutura com boa rede hoteleira, restaurantes, bares, museus, teatros, boates, parques, cinemas, centros de compras, o Centro de Convenções de Goiânia, um dos mais modernos e completos da América Latina, e, ainda, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, palco de eventos nacionais e internacionais – Ascom.

ESCOLA NECIME LOPES GANHA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Foi inaugurado na quarta-feira (15), um laboratório de informática com 10 computadores de última geração na Escola Municipal Necime Lopes da Silva. A conquista faz parte do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca), desenvolvido por meio de parceria entre o Ministério Público do Trabalho e Municípios (MTP). Em Frutal, mais 480 crianças serão beneficiadas com os novos equipamentos, além de 300 adultos que cursam o EJA (Educação de Jovens e Adultos) no grupo escolar. De acordo com o secretário da pasta, José Luiz de Paula e Silva, o município foi escolhido pelo MTP para desenvolver o programa. “Nós optamos pela a escola Necime Lopes, que nos abriu as portas prontamente, mas vamos trabalhar e implantar o programa em outras instituições de ensino”, comenta. Além dos 10 computadores, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente vai receber um recurso durante 120 meses para aplicar em ações de erradicação do trabalho infantil. “A partir do ano que vem, o município pode receber o valor de R$ 10 mil para investir em medidas preventivas. O recurso é oriundo de ações judiciais que o MP impetra contra empresas que descumprem a legislação trabalhista”, informa José Luiz. A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Eliane Nassif, que participou da cerimônia explica que, na prática, o programa cria alternativas para ocupar o tempo livre da criança. “O Peteca possibilita o acesso a ferramentas que abrem o horizonte das crianças para as conexões que as redes permitem, como jogos pedagógicos e educativos”, ressalta. Segundo a diretora da escola, Darck Ribeiro de Almeida Socorro, o laboratório representa uma vitória para a instituição. “Nossa escola foi escolhida para participar de um concurso do MP e hoje foi agraciada com  os computadores de alta tecnologia. É um verdadeiro presente, já que completamos 9 anos de inauguração nessa data”, comenta. O Peteca é um programa de educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente. (SECOM)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SESSÃO DO CINEMATERNA ACONTECE NO SHOPPING IGUATEMI RIBEIRÃO PRETO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

O evento celebra o vínculo afetivo entre mães e filhos em sessões de cinema especiais. Na próxima terça-feira, dia 21 de outubro, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto recebe o projeto CineMaterna. A sessão de cinema especial para mães e bebês terá início às 14h em uma das salas da rede Cinépolis. O evento é um momento de troca de experiências maternas e busca estreitar os laços de convívio e os vínculos afetivos entre mães e bebês de até 18 meses. O filme escolhido para a ocasião é o brasileiro “O Candidato Honesto” protagonizado pelo ator e humorista Leandro Hassum. Para participar, basta comparecer na Cinépolis do Shopping Iguatemi e, para o lançamento, o evento será gratuito para mães com bebês de até 18 meses e um acompanhante. Para a sessão, a sala será toda adaptada para receber o público com muito conforto e aconchego. As luzes não serão completamente apagadas, a temperatura ambiente será amena e o som será reduzido. Os trocadores de fraldas estarão disponíveis dentro da própria sala de projeção e haverá um espaço, em frente à primeira fila de poltronas, para as mães que quiserem relaxar com seus filhos no tapete. Após a sessão, ocorre o momento de troca de experiências com as mães participantes em um restaurante ou cafeteria do shopping – Ascom.

PARQUES NACIONAIS: TURISMO DIVULGA RESULTADO DE CHAMADA PÚBLICA

O Ministério do Turismo selecionou, por meio de chamada pública, sete projetos de incentivo às produções artesanais, industriais ou agropecuárias que incorporem valor turístico aos municípios no entorno de 12 Parques Nacionais. Os projetos classificados poderão receber até R$ 600 mil, totalizando o investimento de R$ 3 milhões distribuídos pelas macrorregiões do país. As ações devem favorecer comunidades locais, valorizando a cultura de cada região de modo a gerar renda aos municípios. Os beneficiados podem ser pequenos agricultores, artesãos, silvicultores, agricultores, extrativistas, pescadores que exerçam a atividade pesqueira artesanalmente, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos e demais povos e comunidades tradicionais, empreendedores individuais, além de micro e pequenos empreendedores. O resultado da chamada pública foi divulgado nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União. As propostas classificadas são Prefeitura Municipal de Jacinto Machado (SC), Prefeitura Municipal de Santo Amaro do Maranhão (MA), Goiás Turismo – Agência Goiana de Turismo (GO), Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro (MG), Prefeitura Municipal de Morro do Pilar (MG), Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará (CE) e Prefeitura Municipal de Praia Grande (SC). Os projetos estarão aptos a receber o recurso desde que atendam a todos os requisitos estabelecidos pela Portaria nº 507/2011, que regula os convênios, os contratos de repasse e os termos de cooperação celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A celebração de convênios está condicionada ao cumprimento de todas as exigências previstas pela legislação. “O objetivo inicial da chamada pública era selecionar cinco projetos, sendo um em cada macrorregião. Como o valor de algumas propostas era menor do que o previsto no edital, outros dois projetos poderão ser apoiados ainda neste exercício”, disse o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima. Durante o processo de seleção, os municípios inscritos puderam entrar com recurso para recorrer sobre as pontuações atingidas. Veja a análise de recurso aqui. Para estimular o turismo nos Parques Nacionais, o Ministério do Turismo lançou uma nova linha de ação do Pronatec Turismo, que visa qualificar produtores dos mesmos municípios do entorno. Atualmente os Parques Nacionais brasileiros recebem 12 milhões de pessoas por ano e faturam cerca de R$ 1,5 bilhão. Os parques priorizados pelo Governo Federal são: Anavilhanas (AM); Lençóis Maranhenses (MA); Ubajara (CE); Brasília (DF); Chapada dos Guimarães (MT); Chapada dos Veadeiros (GO); Serra do Cipó (MG); Tijuca (RS); Itatiaia (RS); Serra dos Órgãos (RJ); Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC) – Ascom.

ROTEIROS DE FRONTEIRA IMPULSIONAM O TURISMO NO PAÍS

Cidades brasileiras que fazem fronteira com outros países chamam a atenção das agências, das operadoras de turismo e dos viajantes como opção acessível aos que desejam fugir do carimbado passeio de férias para a praia. Entre os 588 municípios brasileiros espalhados por 15,7 mil quilômetros de faixa de fronteira, as atrações incluem safáris, belezas naturais, cultura e, claro, turismo de compras. Apenas no ano passado, na região do Pantanal, 210 mil turistas gastaram cerca de R$ 36 milhões no comércio fronteiriço com a Bolívia, localizado a menos de seis quilômetros do centro do município de Corumbá (MS). A circulação de turistas dentro do próprio continente, passando por destinos que integram mais de um país, é uma tendência mundial, segundo Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 21 e 23 de outubro a cidade de Corumbá (MS) sediará o II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia, evento que abordará os desafios e as oportunidades para o fortalecimento de roteiros no Pantanal. O Ministério do Turismo debate políticas de estímulo ao turismo de fronteira por meio do Programa de Turismo de Fronteiras (Frontur), que envolve também representantes da Polícia Federal, Receita e Academia. Entre as iniciativas do programa destaca-se o auxílio na preparação para grandes eventos, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, em 2016.  Além de fazer compras de produtos importados e artesanato andino nas lojas e shoppings da Fronteira Binacional, o turista que vai a Corumbá pode contratar safáris para observação de animais nativos como, jacarés, sucuris e capivaras, entre outros. Há, também, a possibilidade de observar a habilidade dos pantaneiros na condução do gado, nas fazendas da região. A cidade de Corumbá tem ainda igrejas centenárias e antigos fortes com canhões erguidos em posição de defesa da nação brasileira quando em guerra com espanhóis e paraguaios.  Na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, turistas têm a oportunidade de conhecer a diversidade cultural de Brasil, Argentina e Paraguai, em um raio de 150 quilômetros. As belezas naturais e opções de compras são os principais atrativos. Na região, é possível visitar as Cataratas do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu. Já o Marco das Três Fronteiras é parada obrigatória para quem vai à região. A chegada de turistas estrangeiros na região cresceu 10% em comparação ao ano passado, segundo o diretor de operações de uma agência que comercializa roteiros na Tríplice Fronteira, Pedro Falcon. Um dos motivos, afirma, é o aumento de voos internacionais para o Paraguai.  “Visitantes de várias partes e, principalmente dos Estados Unidos, que chegam pelo Paraguai esticam o passeio para o Brasil. É uma relação mutuamente benéfica entre os dois países”, diz. Falcon defende que a evolução do turismo de fronteira passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de políticas unificadas entre os países envolvidos – Ascom.

COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO É TEMA DE PALESTRA EM BELO HORIZONTE

Atividade realizada pela Anhanguera de Belo Horizonte acontecerá no dia 24 de outubro. São inúmeras as transformações que passam no mundo do trabalho, gerando a cada dia novos desafios para os profissionais. Pensando em ampliar os conhecimentos e preparar os estudantes para o mercado de trabalho, acompanhando o ritmo dessas mudanças, a Faculdade Anhanguera de Negócios de Belo Horizonte promoverá no dia 24 de outubro a palestra ‘Competências para o mercado de trabalho’. O encontro acontecerá das 19h às 20h30, com a convidada Kelly Cristina Alves, psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos do Instituto Mario Penna. Para participar é necessário levar entre as opções: pacote de lenço umedecido, pacote de cotonete, leite integral, leite NAM, pacote de café, achocolatado ou Mucilon. Todos os mantimentos arrecadados serão doados para a Casa das Crianças; Casa de Acolhimento ‘Mãos de Maria’ e Casa de Acolhimento ‘Filhos de Nazaré’. As inscrições podem ser feitas por meio do site especificado abaixo, sendo limitadas para 100 participantes. A Faculdade Anhanguera de Negócios de Belo Horizonte está localizada na Rua Guajajaras, 591, Centro, Belo Horizonte – Ascom.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

POLÍCIA CIVIL APREENDE 7 ARMAS E MUNIÇÕES EM SORRISO

Armas e munições de diferentes calibres foram apreendidas durante uma ação da Polícia Judiciária Civil, na noite de terça-feira (14.10), em Sorriso (420 km ao Norte). O acusado Alceu Junior Subas Gragel, 29, foi autuado em flagrante pelos crimes de porte, posse e transporte ilegal de arma de fogo sem autorização. Na residência do acusado foram apreendidos 5 revolveres calibres 32  e 38, 2 pistolas sendo uma 380  e outra 765, 14 munições calibres 32 e 38 além de 2 celulares, mais de R$ 3.081 em dinheiro, um cheque no valor de R$ 1,4 mil, 2 pulseiras e uma corrente e um veículo Hyundai I30 que era conduzido pelo acusado. A apreensão aconteceu durante investigações de uma série de assaltos e vendas de armas de fogo em Sorriso, quando policiais receberam a informação que um homem estava comercializando armas de diferentes calibres. O suspeito foi identificado e monitorado pela equipe de investigadores que realizou a abordagem do acusado no veículo, Hyundai I30, preto. Desde o início da abordagem o suspeito se mostrou muito nervoso e após uma breve conversa concordou em levar os policiais até sua residência, no bairro Jardim Itália, em Sorriso, onde foi realizada a apreensão. O acusado foi encaminhado à delegacia de Sorriso e autuado em flagrante pelo delegado Pablo Borges Rigo – Ascom.

FESTIVAL DE NATAL DO MOUSSE CAKE É UM CONVITE À DIVERSIDADE DE SABORES

A rede de restaurantes Mousse Cake lançou, no último dia 13, o Festival de Natal. Com um cardápio que reúne várias opções de carnes, massas e risotos, o festival é um convite ao universo de sabores. A intenção da rede com a criação destes festivais é tornar a culinária gourmet mais acessível. Entrada, prato principal e sobremesa ou café são vendidos ao preço único de R$ 47,90, tanto no almoço quanto no jantar, todos os dias, incluindo finais de semana. As opções para entrada são Mix de Folhas (alface americana, rúcula, alface roxa, molho especial e maçã) ou Salada Grana Padano (Rúcula com pesto de azeitonas e grana padano). Entre os pratos principais estão: costelinha ao molho barbecue e batata recheada com creme de leite e parmesão; fettuccine Alfredo com camarão; hambúrguer com queijo cheddar inglês, cebola caramelizada e batata recheada com cream cheese; hambúrguer e batata recheada com parma crocante ao molho de queijo brie; filé de frango com creme de queijo brie e risoto de alho poró; risoto de abadejo e queijo brie; Saint Peter com molho de alcaparras e risoto de grana padano; escalope de filé com legumes grelhados manteiga; ancho ao molho mostarda com pappardelle ao creme de queijo brie; ancho com pappardelle ao creme de alho poró; chorizo com creme de grana padano e fettuccine na manteiga e ervas e chorizo com fettuccine carbonara. Para sobremesa o festival oferece mousse de framboesa, sorvete de chocolate e calda de chocolate; torta de limão e chocolate com marshmallow ou Café Espresso. O Festival de Natal do Mousse Cake segue até o dia 11 de janeiro de 2015 e todas as lojas da rede em Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto, Uberaba e Uberlândia estão participando – Ascom.

MTUR REÚNE NORMAS FEDERAIS SOBRE TURISMO NÁUTICO

O Ministério do Turismo publicou em seu portal as principais resoluções e normas federais do setor náutico. O Vade Mecum, como foi nomeado, inclui legislações, decretos e as principais portarias sobre o assunto. O termo (Vade Mecum) é usado para denominar publicações de referência e uso frequente, que instruem o leitor a fazer determinadas tarefas. O guia surgiu da necessidade de entidades que integram o Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) de terem acesso, de forma fácil, às informações sobre a legislação, decretos e portarias que estão em vigor e que regulam a utilização e as atividades na área náutica. O GT Náutico é coordenado pelo MTur e compostos por 28 representantes de diversos órgãos da administração federal, além de associações, federações, e entidades do segmento. “Em uma das reuniões do grupo foi identificada a necessidade de dar publicidade à legislação que envolve o turismo náutico. As apresentações realizadas pelos diversos órgãos federais do grupo deram origem a esse compilado”, diz Cristiano Borges, coordenador do GT Naútico. Entre as informações que constam no Vade Mecum do Turismo Náutico estão, por exemplo, a Lei Geral do Turismo, nº 11.771/2008, com seus principais decretos e portarias, entre elas a do Cadastur, o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O cadastro permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos que estão registrados.Também estão incluídos no guia, informações da legislação pertinente à área náutica da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Polícia Federal; Marinha do Brasil; Ministério do Trabalho e Emprego; Receita Federal; Secretaria de Patrimônio da União; e da Secretária Especial de Portos.  O GT Náutico realizou em 2014 quatro reuniões e terá um próximo encontro no dia 12 de novembro em Brasília – Ascom.