sexta-feira, 13 de maio de 2016

EMPRESÁRIOS INOVAM E DÃO FOLEGO AO NEGÓCIO

Gestores de Cuiabá e Várzea Grande participam de evento que busca a troca de experiências exitosas e o estímulo à renovação constante dos empreendimentos. Cuiabá/MT – Para os empresários que conseguiram inovar em tempos de crise, a principal característica do gestor de sucesso é a empatia. Depois de se colocarem no lugar do cliente, Marcos Antônio da Silva (Mirante das Águas), AdrielyVidotti (Moda Verão) e Ricardo Paro (Geoblocos) conseguiram criar novos produtos, traças estratégias mais eficientes e ainda entender de maneira integral o negócio. As percepções deles foram compartilhadas com 64 empresários de Cuiabá e Várzea Grande no 2º Papo de Inovação, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso e realizado no Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), na quinta-feira (5). Marcos Antônio contou que abriu a peixaria Mirante das Águas sem ter nenhum conhecimento sobre o setor de restaurantes. "Eu era representantes comercial, tinha o espaço e sabia que o mercado comportava um restaurante com comida de qualidade e espaço agradável para a família”. O empresário assegura que todo dia pensa em formas de surpreender e não perde a oportunidade de ter contato com os consumidores. Ele costuma levar o pedido às mesas e depois, passa em busca de avaliação e principalmente, de informações sobre as necessidades e expectativas do cliente com relação ao serviço. Outra estratégia foi buscar capacitações e na opinião dele, os resultados foram mais significativos com as consultorias individualizadas. Por meio do Sebrae, ele fez a Consultoria Integrada de Gestão (CIG), que apresentou a ele os controles financeiros e como fazê-los. A segunda consultoria significativa foi de eficiência energética, oferecida pelo CSS. O trabalho resultou em mudança na utilização dos congeladores e redução dos equipamentos. "Apenas organizando as bebidas e insumos, deligamos 8 dos 16 congeladores. Isto resultou na economia mensal de R$ 1,5 mil na tarifa de energia elétrica”. MUDANÇA NA CIDADE – A empresária AdrielyVidotti é proprietária da loja Moda Verão, que atualmente tem 13 unidades distribuídas em Mato Grosso, e no evento, compartilhou a mudança da loja da avenida Getúlio Vargas, uma das mais tradicionais da Capital. Ela relata que vendia produtos para toda a família e dividia o espaço entre os esportivos, focados no futebol, e demais artigos para todas as idades e gêneros. Após conversar com os vendedores e perceber a mudança de comportamento da cidade, Adriely resolveu investir em esportes e ainda diversificar as modalidades. "Antes, Cuiabá tinha duas corridas por ano (Corrida de Reis e dos Correios) e agora, todo final de semana tem uma. A diversidade de esportes também aumentou com a abertura de áreas para a prática. Hoje, as pessoas buscam equipamentos para todo tipo de esporte”. Outra questão importante foi a mudança do público. A Moda Verão, na avaliação da empresária, atingia o público C e D. Por este motivo, ainda tinha como estratégia os financiamentos pela casa, aquele tradicional boleto. Após fazer uma analise das compras, percebeu que o uso de cartões aumentou e que as aquisições estavam mais concentradas no departamento de esportes e o restantes, tinha pouca saída. "Mudamos a cara da loja e ampliamos o mix de produtos. Não temos mais só o futebol, vendemos equipamentos e vestimenta para todas as atividades. Até mesmo patins e skates, que tiveram a busca ampliada com a abertura da Arena Pantanal”. QUAL É O MEU NEGÓCIO? – Ricardo Faro sempre achou que trabalhava com blocos de concreto e depois que descobriu o que realmente comercializava, inovou e cresceu. "Eu não trabalho com blocos e sim com concreto, o que me dá possibilidades ilimitadas”. Ricardo conta que sempre falava para o cliente que não fornecia aquele tipo de produto por receio de inovar. Ele explicou que toda produção dele é mecanizada e a criação requer tempo e investimento. "Hoje, primeiro eu chamo meus técnicos e faço uma planilha. Se criar o novo produto não me traz prejuízo, eu atendo o cliente”. A mudança de comportamento deu certo e atualmente, 30% do faturamento da empresa vem de produtos novos e todos os pedidos e sugestões são catalogadas para servir como base para as melhorias. O PAPO – A analista da Gerência de Competitividade Empresarial do Sebrae, Patrícia Seixas, relata que os empresários palestrantes foram atendidos pelo programa Agente Local de Inovação (ALI), que está encerrando um ciclo com duração de dois anos. A proposta do Sebrae é trazer aos empresários, grande parte participante do programa, os casos de sucesso da cidade e ainda abrir um dialogo para que as empresas continuem a amadurecer e se desenvolver. Patrícia aproveitou a reunião para entregar um questionário de avaliação, no qual os gestores indicaram suas principais demandas. A ideia é continuar o atendimento especializado aos clientes com soluções mais complexas e que acompanhem os avanços. –Secom

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