quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TREINADOR DE HOLLY HOLM, BRASILEIRO AFIRMA: "ELA VAI REINAR POR MUITO TEMPO"

Rafael Barata diz que duelo principal do UFC 193 foi "a maior luta feminina de todos os tempos" e elogia nova campeã do peso-galo: "Executou perfeitamente o plano". O fim da linha para Ronda Rouseyrepresenta o início da era Holly Holm. É assim que Rafael Barata, responsável por afiar o jiu-jítsu da nova campeã peso-galo do UFC, vê o início do reinado da americana. O brasileiro, que um mês antes da luta do último sábado, no UFC 193, previu o nocaute, exaltou as qualidades da boxeadora. - A Holly tem totais condições de se manter no topo por muito tempo. É muito dedicada, treina duro, está sempre bem condicionada e se divertindo bastante no esporte. O mais importante é que ela acredita nela, crê que é a melhor lutadora do mundo. Ela tem o melhor time de treinadores do planeta por trás dela e parceiros de treinos que se dedicam ao máximo para o sucesso dela. Por isso acredito que a Holly vai reinar por muito tempo - declarou o atleta da Gracie Barra, em entrevista ao Combate.com, que acompanhou a luta em casa.  Empolgado pela performance impecável de Holm, que nocauteou a então campeã no segundo round, Barata destacou a disciplina tática da desafiante no octógono. - Foi uma luta muito boa, com certeza, a melhor luta feminina de todos os tempos. Garanto que todos assistiram à luta do começo ao fim sem nem piscar os olhos. A luta foi exatamente como desenhamos que seria. A Holly foi perfeita, manteve uma boa disciplina na luta e executou o plano perfeitamente. A Ronda é uma lutadora fenomenal, muito perigosa, mas a Holly estava muito bem preparada para tudo. A experiência e o conhecimento de Holm anularam o jogo da Ronda, que foi dominada do começo ao fim. A condição de campeã e o prestígio inerente ao posto são capazes de deslumbrar diversos atletas, que acabam tropeçando na soberba quando entram no cage. Barata, porém, assegura que Holm está habituada ao sucesso desde os tempos em que colecionava títulos no boxe e, portanto, está preparada para manter os pés no chão. - A Holly foi campeã mundial de boxe e considerada a maior lutadora feminina de boxe de todos tempos, ficou no topo por muitos anos. Ela já sabe como se portar, esteve nessa situação e nunca mudou. Ela é o grande orgulho da cidade de Albuquerque, Novo México, não só por causa do jeito que ela compete, mas pela forma com que trata cada indivíduo que tem a oportunidade de conhecê-la. Com certeza ela estará muito mais ocupada com mídia, mas a Holly sabe o que faz ela ter bastante autoconfiança, autoestima e um grande suporte da família e amigos. Ela é o modelo de pessoa que você gostaria que suas filhas se espelhassem. – Secom (globoesporte.globo.com)


ACESSOS AO BERNABÉU TERÃO ZONA DE SEGURANÇA TRIPLA ANTES DO CLÁSSICO

Polícia espanhola ativará protocolo antiterrorista de nível 4, um abaixo do máximo, para garantir realização do duelo entre Real Madrid e Barcelona, no sábado. O esperado confronto entre Real Madrid eBarcelona, no próximo sábado, também será afetado pelo clima de insegurança na Europa após os atentados em Paris, na última sexta-feira. As autoridades espanholas terão uma reunião final nesta quarta-feira para definir as medidas que serão tomadas antes, durante e após o jogo no Santiago Bernabéu, mas, segundo a imprensa espanhola, já é certo que haverá uma zona de segurança tripla em volta do estádio. A polícia espanhola ativará o protocolo antiterrorista de nível quatro, um abaixo do máximo, para garantir a realização do clássico (decisão tomada desde junho, de acordo com o jornal "As"). Isso envolveria três "anéis" de segurança ao redor do Santiago Bernabéu, para revistar o público e evitar aglomerações nas entradas. O número de agentes envolvidos no esquema deve chegar a 1,8 mil. Os torcedores devem receber recomendações como chegar cedo ao estádio e evitar carregar bolsas e mochilas. A torcida do Barcelona será escoltada e entrará no estádio antes dos portões serem abertos para o restante dos fãs. Nesta semana, dois dos principais amistosos entre seleções europeias foram cancelados por conta de ameaças terroristas ao redor dos estádios. O duelo entre Bélgica e Espanha foi abortado ainda na véspera, na última segunda-feira, pelo clima de temor em Bruxelas, onde estaria um dos suspeitos de comandar os ataques em Paris. Na terça, o confronto entre Alemanha e Holanda, em Hannover, foi cancelado horas antes da bola rolar por uma suspeita de bomba ao lado do estádio. – Secom (globoesporte.globo.com)

COM JOGO CONSISTENTE, NADAL DOMINA MURRAY E FICA PERTO DA SEMIFINAL

Depois de passar por Stan Wawrinka, espanhol não dá chances para britânico e pode garantir vaga na próxima fase em Londres ainda nesta quarta-feira. A fisionomia não mudava. Nem nos acertos nem nos erros. Rafael Nadal mantinha uma postura agressiva, um jogo sólido e uma paciência que irritava Andy Murray. Não se importava se o britânico estava em casa, se tinha vencido o primeiro confronto que fizeram na temporada ou se colocava pressão no início do jogo do Torneio dos Campeões da ATP. A vitória para o britânico significaria terminar uma temporada pela primeira vez como número 2 do mundo. Para o espanhol, o triunfo serviria para mostrar que está retomando o rumo depois de um 2015 difícil. E foi o que fez. Nesta quarta-feira, em Londres, Nadal cometeu poucas falhas (12 contra 29 erros não forçados) e passou com autoridade pelo adversário: 2 sets a 0 (6/4 e 6/1). Com o resultado, ele fica com a liderança do grupo e perto da semifinal. A vaga poderá ser garantida ainda nesta rodada, caso Wawrinka passe por David Ferrer ou seu compatriota vença o suíço em três sets. Murray não perdia tempo e mandava o recado logo no primeiro game. Subia à rede e quebrava o saque de Nadal. O espanhol devolvia a gentileza, confirmava o serviço e fazia 2/1. O espanhol colocava o rival para correr com bolas curtinhas no sexto game. Ainda assim, Murray conseguia salvar dois break points, teve a vantagem, mas se precipitava. Com um voleio, Nadal tinha de novo o break point. O anfitrião se irritava. Respirava e se salvava mais uma vez. Após um game duro, o britânico comemorava (3/3).Murray já cometia mais erros. Uma dupla falta, uma devolução para fora e lá estava Nadal com dois break points. Mas o britânico encontrava os golpes certos e deixava tudo igual (4/4). O espanhol seguia pressionando. Confirmava seu serviço e sacava para o set. Fazia 0-40 e não dava chances de reação ao adversário: 6/4. Depois de 57 minutos de jogo e do revés, Murray parecia não ter mais o mesmo nível de concentração. Acertava apenas 37% do primeiro serviço enquanto Nadal sobrava em quadra. Quebrava o saque (de zero) e fazia 3/0. Sem deixar o ritmo forte cair, conseguia nova quebra e minava de vez as forças do adversário, que via o espanhol fechar a partida: 6/1. – Secom (globoesporte.globo.com) 

JOSÉ ALDO ACHA QUE RONDA NÃO VOLTARÁ A LUTAR MMA PARA SE DEDICAR AO CINEMA

Dono do cinturão peso-pena do UFC diz que ex-campeã peso-galo da organização já ganhou muito dinheiro e pode estar mais interessada em atuar do que em levar socos. Campeão peso-pena do UFC, José Aldo não teve dúvidas ao ser perguntado se acreditava que, após a derrota por nocaute para Holly Holm no UFC 193, Ronda Rousey voltaria a lutar e recuperaria o cinturão peso-galo da organização. Para Aldo, que conversou com a imprensa em um evento de mídia na sua academia, na Zona Sul do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, a possibilidade é remota. - Acho muito difícil (recuperar o cinturão), acho difícil até ela voltar a lutar. Com o rumo que a carreira dela tomou, se eu estivesse ganhando dinheiro fazendo filmes e outras coisas, ia partir para esse lado. Vou estragar meu rosto levando soco na cara? "Tá" louco! (risos). Para Aldo, a situação de Ronda se assemelha à de outra campeã de MMA que migrou para as telas de cinema e nunca mais voltou a lutar: Gina Carano. O brasileiro acredita que o caminho das telas é de difícil retorno. - Para mim, acho que não (volta). Se voltar, claro que pode (recuperar o cinturão), porque sempre foi lutadora. Mas, se fosse eu, não voltaria. Vejo muito como a história da Gina (Carano) também. Ela era uma grande lutadora mas, quando perdeu para a Cris (Cyborg), foi para o cinema, e está sobressaindo mais como atriz do que se estivesse lutando. Não faz dieta, não leva soco na cara... Acho que o legado que a Ronda deixa é muito grande. Ela mudou o MMA feminino. Botou essa coisa que ninguém imaginava, o próprio Dana White dizia que nunca ia ter (no UFC), e teve. Esse é o legado dela, fez muito pelo MMA feminino. Aldo também disse que não se surpreendeu com a vitória de Holly Holm na luta principal do UFC 193. Segundo ele, o caminho que a luta tomou foi muito favorável à nova campeã. - Não (me surpreendeu). A Holly Holm foi multicampeã no boxe, e jogou o jogo dela em pé. Não só eu, mas todo mundo sabia que, se ficasse em pé, a Holm venceria a luta - disse Aldo. Visto como grande favorito para derrotar Conor McGregor no UFC 194, dia 12 de dezembro, em Las Vegas, Aldo garantiu que não tirou nenhuma lição da derrota de Ronda. Para ele, o MMA masculino está mais evoluído que o feminino, e um especialista em uma só modalidade não consegue mais dominar o esporte como Ronda vinha fazendo entre as mulheres. - Não tirei lição alguma. Primeiramente, porque, para mim, o MMA feminino é uma coisa muito nova. Enquanto tiver uma pessoa com uma especialidade muito grande, vai ser dominante. Se você for ver, sem comparar nada, o Royce Gracie para mim foi um mito, mas ele sobressaía por ser muito bom no jiu-jítsu e só ele ter o jiu-jítsu. O MMA feminino é isso. A Ronda é uma grande campeã, eu a respeito, mas acho que o homem já é muito alto nível, não são nivelados só por uma modalidade. Não tem isso de "sou judoca e só pego o braço". Tem que estar bem em cima, no chão, onde a luta cair. Eu gosto do MMA feminino, gosto mais de assistir luta feminina do que masculina. As mulheres entram lá e caem na porrada, porque é uma coisa muito nova. – Secom (globoesporte.globo.com)

JORNAL PORTUGUÊS COLOCA RODINEI NA LISTA DE POSSÍVEIS REFORÇOS DO SPORTING

Publicação reúne opinião de técnico brasileiro, reproduz fala de lateral e detalha preço da transação: € 2 milhões (R$ 8,12 milhões). Empresário garante que não existe nada. A boa fase na Ponte Preta coloca Rodinei em evidência não só para equipes brasileiras, mas também no mercado europeu. O jornal português A Bola, um dos principais veículos do país, anuncia na edição desta quarta-feira o interesse do Sporting no lateral-direito. O possível transferência giraria em torno de € 2 milhões (R$ 8,12 milhões, na cotação atual do euro). O empresário Fernando Garcia, que cuida da carreira do jogador, diz que não existe nada. Segundo o jornal, Rodinei faz parte de uma lista de observações do Sporting, que busca reforços na metade da temporada 2015/2016. A janela de transferências se abre em janeiro, quando o lateral-direito não teria mais contrato com a Macaca. O vínculo dele no Moisés Lucarelli vai até o fim de dezembro, mas a Ponte, diante da importância dele para o elenco, se esforça para renovar. O interesse do Sporting é tão grande que o jornal procurou informações de Rodinei com um treinador brasileiro. Vinícius Eutrópio, que dirigiu a Chapecoense no início do Campeonato Brasileiro, fez elogios ao jogador pontepretano e considera que a experiência na primeira divisão mostra que o lateral tem condições de atuar em alto nível na Europa. A publicação portuguesa também utiliza uma frase supostamente dita por Rodinei para ratificar a possível transferência. Em entrevista ao periódico, o lateral-direito teria se mostrado feliz com o interesse do Sporting. A equipe de Lisboa ocupa atualmente a liderança do Campeonato Português, com 26 pontos e ainda invicto. São oito vitórias e dois empates em dez jogos. – A maior parte dos jogadores brasileiros tem a ambição de poder jogar na Europa e eu não fujo à regra. Sei também que o Sporting é um clube que aposta na formação, o clube onde nasceu Cristiano Ronaldo, Figo entre outros e, por isso, será uma ótima solução para poder continuar a evoluir enquanto jogador – disse Rodinei, ao jornal A Bola. O assunto chegou à diretoria da Ponte Preta, mas o clube não se manifesta em cima de notícias extraoficiais. O empresário Fernando Garcia, que cuida dos direitos do jogador, também negou que existam conversas em andamento com o Sporting. Rodinei pertence ao SEV-Hortolândia e depende de um valor que agrade os investidores para se transferir para outro clube. No Brasil, o Grêmio demonstrou interesse recentemente, mas as conversas não evoluíram. – Secom (globoesporte.globo.com)

APÓS GOLEADA NO CENTENÁRIO, CHILENOSE URUGUAIOS CONTINUAM SE PROVOCANDO

Alexis Sanchez acusa rivais de maus perdedores, enquanto Álvaro González convida rivais para visitar museu no estádio, mas reencontro entre Jara e Cavani é pacífico. Dentro do gramado do Centenário deu-se tudo em clima de relativa paz: um empurrão aqui, um bate-boca ali, mas nada que se aproximasse do clima de guerra previsto pela mídia de Uruguai e Chile antes do duelo entre as duas seleções pelaseliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2018, na noite de terça-feira. A Celeste venceu por 3 a 0 e escalou ao segundo lugar, com nove pontos. O Chile caiu para quinto, com sete. Nas redes sociais, porém, as provocações continuaram. Primeiro, o atacante chileno Alexis Sánchez chamou os uruguaios de maus perdedores. - Há que saber ganhar e perder, e eu falo quando perco e falo quando ganho. O que incomoda é que ex-jogadores de futebol uruguaios e atuais e outros que eu não conheço falam sem reconhecer quando perdem, e isso incomoda. Hoje perdemos, e eu dou os parabéns, porque sei perder. Aqui se despede o atual campeão da América - escreveu em sua conta no Instagram, postando junto uma foto da comemoração chilena com a taça da Copa América. O volante uruguaio Álvaro González, que ontem não jogou porque estava machucado, foi às redes para fazer piada com os chilenos. - Para que os chilenos não percam a viagem, sugiro que visitem o Museu da Torre das Homenagens - escreveu o jogador do Lazio no Twitter, em referência ao museu que fica no Estádio Centenário, onde o Chile nunca conseguiu vencer o Uruguai: em 26 partidas disputadas desde 1917, empatou sete e perdeu 19. Até por causa do retrospecto, essa rivalidade é coisa nova no futebol sul-americano. Estourou em junho deste ano, quando o Chile eliminou o Uruguai da Copa América numa partida repleta de polêmicas - a maior delas a dedada do zagueiro Jara em Cavani, que resultou na expulsão do atacante uruguaio. Mas o reencontro entre os dois foi pacífico. Ao contrário do que se especulou nos dias anteriores ao jogo, Cavani e Jara se cumprimentaram antes e depois. O zagueiro, claro, foi sempre o mais vaiado pelo Centenário e não passou despercebido que uma falta feita por ele sobre Cavani originou o primeiro gol celeste - quando os visitantes dominavam a partida. Chile e Uruguai voltam se enfrentar daqui a um ano, em novembro de 2016, em Santiago. – Secom (globoesporte.globo.com)

NEYMAR VAI MAL EM ÚLTIMA CHANCE DE CONVENCER ELEITORES DA BOLA DE OURO

Após gol de placa contra o Villarreal, brasileiro tem duas atuações de altos e baixos pela Seleção. Nesta terça-feira, contra o Peru, jogador foi novamente irregular. Sabe aquele ditado "a última impressão é a que fica"? Pois é, o atacante Neymar teve a oportunidade de deixar a melhor das impressões para os eleitores da Bola de Ouro da Fifa na partida desta terça-feira, contra o Peru, em Salvador, mas não foi bem. A atuação do camisa 10 foi de altos e baixos e o jogador perdeu uma ótima chance de convencer capitães e treinadores de seleções a votarem nele para o prêmio que será entregue no início da janeiro. O pleito se encerra nesta sexta-feira, mas o resultado só será divulgado em 2016.A expectativa de Neymar nem era a de ganhar a Bola de Ouro, mas de pelo menos ficar entre os melhores do planeta. Duas vagas devem ficar com o seu companheiro de Barcelona, o argentino Lionel Messi, grande favorito a levar o troféu de 2015, e com o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O que pareceu nesta terça-feira é que o atacante brasileiro estava fora de sintonia e pouco adaptado à posição em que foi escalado por Dunga, como referência no ataque.Em campo, na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Peru - gols de Douglas Costa, Filipe Luís e Renato Augusto, Neymar finalizou quatro vezes, todas para fora. Teve um aproveitamento de 81% nos passes. E cometeu quatro das 12 faltas da Seleção. Foi o único a levar o cartão amarelo da equipe nacional, após disputa de bola no campo de ataque. No fim, ainda viu o árbitro Jose Buitrago recusar a sua camisa de presente.  Apesar do desempenho, o técnico Dunga foi só elogios à postura coletiva do camisa 10.  - São dois ou três para marcarem o Neymar, sobra espaço para os outros. A bola sobrou para o Renato no segundo gol porque o Neymar abriu espaço, trabalhou, naquela posição ele teria maior liberdade de movimentação. Necessita de mais tempo de treinamento para infiltrações e trocas de posições entre o Neymar e os jogadores que vêm de trás, mas ele fez um gol que o juiz anulou e teve boa participação coletiva. Ele joga assim algumas vezes no Barcelona, mas muito mais pelo lado esquerdo. Aos pouquinhos vai se adaptando. Durante os nove dias que ficou com a Seleção, Neymar preferiu não conversar com os jornalistas. Deu apenas um aceno em sua chegada a São Paulo. Na zona mista em Buenos Aires, preferiu o silêncio. Nesta terça-feira, o jogador, assim como outros 16 companheiros, evitou transitar pelo local das entrevistas.  A última vez que uma boa atuação às vésperas do encerramento de uma votação talvez tenha feito a diferença aconteceu em 2013. Naquela ocasião, Cristiano Ronaldo marcou três vezes na vitórias de Portugal por 3 a 2 sobre a Suécia e garantiu os lusos na Copa. Posteriormente, o craque do Real Madrid ganhou a Bola de Ouro. Diante do quatro acima, os eleitores podem premiar ou não o brasileiro com uma vaga entre os três melhores do mundo. E você? Colocaria o camisa 10 da Seleção no seleto grupo? É esperar para ver a decisão do pleito da Fifa. – Secom (globoesporte.globo.com)

MODELO, ATRIZ E LOUCA POR FUTEBOL: A VIDA DA GAROTA TOTALMENTE DEMAIS

Caloura na nova novela das 7, Scarlet Cardoso brilha nos estádios e até em campo, onde conheceu o namorado, que é árbitro e com quem coleciona camisas de times. Futebol é parte importante na vida e na rotina de Scarlet Cardoso, modelo goiana de 21 anos e grande vencedora do concurso Garota Totalmente Demais Web. Entre ensaios, viagens, gravações e as aulas do curso de nutrição, a jovem também mantém relação estreita com o esporte que aprendeu a gostar e praticar desde criança. Influência da família, sobretudo do avô. Sempre que possível, a nova atriz da novela das 7 não abre mão de assistir a um bom jogo e revela até se arriscar como atacante do time da turma de faculdade. - Sou apaixonada por futebol. Gosto e até já pratiquei outros esportes, como vôlei e peteca, mas futebol está no sangue. É algo que vem de família, pois tenho primas que também adoram. Quase todas. Sempre que tem um joguinho, estou dentro - garante. Ao contrário do ditado popular, a sorte de Scarlet se fez presente no jogo e no amor. Tudo ao mesmo tempo. Foi praticando futebol que a modelo e estudante de nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) conheceu Lucas Costa, seu namorado há dois anos e meio. - O Lucas é árbitro e, de vez em quando, também atua como goleiro. Foi jogando em um torneio da faculdade, quando eu ainda cursava biologia, que o conheci. Ele estava apitando uma partida minha. É formado em educação física e, assim como eu, ama esporte. Um dos nossos programas favoritos é assistir futebol. Desde então, ele está me convencendo a torcer pelo Flamengo. O interesse em comum do casal pelo futebol se traduz em programas que envolvem jogos pela televisão, no estádio e até em uma coleção de camisas de time. Scarlet e Lucas estiveram juntos em partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 e recentemente conheceram o lendário Estádio Azteca, palco da conquista do tricampeonato mundial em 1970, na Cidade do México, onde a modelo chegou a morar por alguns meses. - Temos essa mania de ir aos estádios e adoramos camisas de futebol. O Lucas tem várias. Acho algumas muito bonitas, como a da seleção da Holanda e uma de goleiro do Arsenal. As mais recentes são uma do Chivas Guadalajara e da seleção mexicana, que ganhei de um jogador quando estava no México a trabalho - conta a jovem. Ao conquistar o concurso e se tornar a Garota Totalmente Demais, Scarlet Cardoso logo viu aumentar a repercussão de seu trabalho. Além da família, as amigas de faculdade e de Pontalina, cidade na região sul de Goiás, onde passou a infância e a adolescência, parabenizaram a jovem, bem como fizeram brincadeiras sobre o gosto da nova atriz pelo futebol. - Quando souberam, muitas me elogiaram, mas também já vieram falando que eu não poderia mais jogador futebol. Curtiram comigo, já que não posso ir ao Rio de Janeiro gravar as cenas com hematomas das notas peladas - conta Scarlet em tom de brincadeira. Academia x alimentação saudável - Scarlet mora com a tia em uma cobertura que possibilita vista privilegiada para o estádio Serra Dourada e que está localizada próxima ao Parque Flamboyant, em Goiânia. Atualmente, porém, a rotina de gravações para a novela Totalmente Demais faz a atriz ficar quatro dias no Rio de Janeiro. Segundo ela, sobra pouco tempo para aproveitar Goiânia e muito menos fazer academia. - Não gosto muito de academia e não conseguiria frequentar com regularidade. Além disso, sou bastante caseira e gosto de ficar com a família quando estou em Goiânia. Não tenho vontade de ficar "grandona" ou "gostosa", como falam por aí. Sou magrinha e gosto do meu corpo como ele é. O segredo de Scarlet para manter a boa forma está, principalmente, na alimentação saudável. Estudante de nutrição, ela usa no dia a dia e em causa própria muito do que aprende na faculdade. - Ainda estou no começo do curso, já tive até que trancar durante um período, mas consigo aproveitar muita coisa. O que ainda não sei, pergunto a outros nutricionistas. Não tomo nada alcoólico e tento evitar comidas que não são saudáveis. Além disso, meu metabolismo ajuda muito também. Sou feliz assim, como sou. Sem ficar inventando. Carreira - Modelo desde os 14 anos, agora Scarlet Cardoso encara o desafio de fazer a primeira novela. A nova atriz foi selecionada entre cinco mil garotas de todo o país que se candidataram a participar de Totalmente Demais, nova trama das 19h e que estreou no dia 9 de outubro. As primeiras cenas da goiana devem ir ao ar em duas semanas. Ela contracena com nomes de destaque na dramaturgia nacional como Fábio Assunção, Juliana Paes e Marina Ruy Barbosa.

MAYWEATHER PRESENTEIA FILHO DE 16 ANOS COM CARRO DE LUXO DE R$ 173,7 MIL

Koraun faz aniversário e recebe mimo do pai. Veículo vai de 0 a 100km/h em 6s. O filho de Floyd Mayweather Jr., Koraun, completou 16 anos nesta semana. E o ex boxeador não decepcionou no presente do garoto. Ele escolheu um supercarro modelo C-ClassCoupé 2016 da marca Mercedes Benz que custa, no modelo mais básico, no mínimo £ 30 mil (R$ 173,7 mil). O veículo consegue ir de 0 a 100km/h em apenas seis segundos. O mimo de luxo, contudo, não foi uma surpresa para os seguidores de Mayweather nas redes sociais. Na realidade, eles já sabiam que o pugilista compraria algo incrível para o menino já que, no aniversário de 15 anos de Koraun, ao postar uma foto de um carrinho de golfe que comprara para o jovem, ele disse: "fiquem ligados no presente de 16 anos". O lendário boxeador se aposentou recentemente, aos 38 anos, ao bater o americano Andre Berto em sua 49ª luta na carreira, disputada em Las Vegas, onde mora e treina. Ele pendurou as luvas de forma invicta, com 49 vitórias e, durante os últimos anos, foi considerado o atleta mais bem pago do mundo pela revista americana "Forbes". – Secom (globoesporte.globo.com)

VICE-GOVERNADOR ANDRADE INAUGURA UNIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO TRIÂNGULO MINEIRO

Durante a sua visita a Conceição das Alagoas, Antônio Andrade também anunciou a autorização de importante obra para a cidade. O vice-governador Antônio Andrade participou nesse domingo (15/11) da inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) no município de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. No espaço, serão oferecidos serviços continuados a pessoas em situações de risco relacionadas ao uso de drogas e de violação aos direitos, como violência física, psicológica e sexual contra mulheres, crianças e adolescentes, assim como negligência contra idosos. Participaram do evento o prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires e a vice-prefeita Ivania Reis; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Deise Cristina; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso; o diretor-presidente da Gasmig, Eduardo Lima Andrade e o prefeito de Uberaba e presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Paulo Piau, além de deputados e lideranças políticas da região. O vice-governador destacou a importância do CREAS. “Fico feliz e honrado por participar deste momento tão importante para Conceição das Alagoas. A inauguração da nova sede do Centro de Referência significa a melhoria significativa da assistência social no município. Parabenizo a todos que contribuíram para a efetivação desse momento”. Antônio Andrade aproveitou a ocasião para anunciar a autorização de uma importante obra para a cidade. “Hoje, tenho o prazer de anunciar a autorização da construção do trevo que liga Conceição das Alagoas ao município de Planura. O projeto já foi concluído pelo DER e a obra será executada. Uma necessidade antiga da cidade, que agora se tornará realidade. O Estado e o País passam por um momento delicado, mas é com muito trabalho e luta que iremos superar a crise”, concluiu. - Secom

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ABRE SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRAEM CAMPINA GRANDE

A secretária de Educação da Prefeitura de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, fez na noite da última segunda-feira, 16, a abertura do Seminário Municipal Étnico Racial, atividade que integra a Semana da Consciência Negra em Campina Grande. O seminário foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Com o tema “Trançando a Rede da Diversidade: propostas e desafios para a implementação das leis nº 10.629/2003 e 11.645/2008”, o seminário teve como objetivo central discutir a legislação federal, que determina a inclusão da temática da história e cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar. No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Na ocasião, a professora Iolanda Barbosa deu boas vindas aos participantes do seminário e destacou o trabalho desenvolvido nas escolas, com base nas leis 10.629/2003 e 11.645/2008, acrescentando que, no próximo ano, se terá um resultado mais consistente da política das leis. Ela ressaltou ainda, que as questões raciais foram discutidas em todas as unidades da Rede Municipal de Educação. Outra questão também debatida no seminário foi o enfrentamento ao preconceito. Iolanda também fez um registro sobre a participação do professor Moises Alves na história do Movimento Negro de Campina Grande, que passa pela história individual dele mesmo. “Essa é a luta de todos nós. Há preconceito, sim. Há racismo, sim. E, por isso, a nossa luta continua”, afirmou Iolanda. Ela agradeceu a presença dos alunos do Projovem Urbano e de todos os participantes. Durante o seminário foi realizado um debate, abordando o tema “racismo na escola”, e apresentação de relatos de experiências de três escolas e uma creche que desenvolvem projetos pedagógicos relativos à abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Participam as escolas municipais Maria José de Carvalho, Zena Brasileiro e Anésio Leão, além da creche Alcide Cartaxo Loureiro. A mesa de abertura do seminário debateu o tema “Racismo na escola: Propostas e Desafios na implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008”, com a participação das professoras Patrícia Aragão e Margareth Melo, ambas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do professor e militante do movimento negro, Moisés Alves, do graduando em Ciências Sociais e Abaiã, Marcus Whinter e do mestre de capoeira Sabiá. – Secom

ESTADO INSTITUI SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA BACIA DO RIO DOCE E CIDADES AFETADAS PELAS BARRAGENS

Decreto reforça o trabalho do governo estadual ao viabilizar o atendimento às necessidades temporárias, voltadas à reconstrução das áreas atingidas. necessário estabelecer uma situação jurídica especial. Essa, por sua vez, permite o atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público, voltadas à resposta aos desastres, à reabilitação do cenário e à reconstrução das áreas atingidas. Reforço às ações - A medida do governador Fernando Pimentel reforça e amplia o pedido que já havia sido feito pelo município de Mariana no dia 11 de novembro e tem a intenção de dar mais celeridade aos processos. Naquela data, o Ministério da Integração Nacional já havia reconhecido a situação de emergência na região de Bento Rodrigues, afetada diretamente pelo rompimento das duas barragens. Agora, a situação de emergência abrange toda a Bacia do Rio Doce. O reconhecimento da situação de emergência é necessário para facilitar o auxílio da União em procedimentos como aquisição e distribuição de alimentos e realização de obras emergenciais. É esse ato, por exemplo, que permitirá às vítimas o saque de até R$ 6,2 mil do FGTS para a cobertura de despesas imediatas. A situação de emergência pode ser decretada pelo prefeito e governador e posteriormente reconhecida pela União. Recuperação da Bacia do Rio Doce - Uma das principais consequências do rompimento da barragem é o comprometimento da qualidade das águas da Bacia do Rio Doce. De acordo com parecer apresentado pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), estima-se que a situação deve perdurar por, aproximadamente, 30 dias. derramamento de rejeitos de minério de ferro elevou o índice de turbidez da água, o que, em muitas regiões, tem inviabilizado a sua utilização e captação, afetando o funcionamento regular das atividades dos municípios. A expectativa é a de que, com a decretação da situação de emergência, esse quadro seja atenuado e superado em curto prazo. Outorgas de água - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Igam, preocupados com a situação e alinhados à política do governo estadual, instituíram uma Resolução Conjunta, que prioriza as outorgas de água nos municípios atingidos pelo rompimento das barragens da Samarco. Os municípios que necessitarem das outorgas podem entrar com o pedido nas Superintendências Regionais de Regularização Ambiental. Para tanto, devem comprovar a situação emergencial, por meio da apresentação dos atos de declaração e reconhecimento das situações emergenciais ou de calamidade pública, em decorrência da escassez hídrica, e do protocolo do Formulário Integrado de Caracterização de Empreendimento (FCEI). - Secom

GOVERNO DE MINAS GERAIS LIBERA MAIS R$ 39 MILHÕES PARA ESCOLAS ESTADUAIS

Recursos serão para obras em mais 133 instituições de ensino de 72 municípios.  Em mobiliário, serão beneficiadas 580 escolas em 278 municípios. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), liberou, somente neste mês, mais de R$ 39 milhões para escolas estaduais a serem investidos em obras e na compra de mobiliário. A maior parte dos recursos é destinada para reformas: são R$ 30.636.852,35 para realização de obras em 133 escolas de 72 municípios. O restante, R$ 8.801759,70, será destinado para compra de mobiliário e equipamentos. Os recursos já foram descentralizados para as Superintendências Regionais de Ensino e já começam a ser transferidos para as caixas escolares. Desde o início da gestão até o mês passado, o Governo já havia liberado mais de R$ 109 milhões para a realização de obras. Com esta nova leva, o montante ultrapassa os R$ 140 milhões em investimentos na infraestrutura das escolas da rede. Dentre as obras liberadas, estão as reformas nas escolas estaduais Doutor Isidoro Epifânio (Conceição do Pará), Alberto Barreiros (Teófilo Otoni), Dr. João Beraldo (Carlos Chagas), Paulina Rigotti de Castro (Machado), Padre José Maria (Santa Maria do Suaçuí), Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli  (Uberlândia), Ormezinda Alves Duarte (São Sebastião da Vargem Alegre) e Professora Maria Augusta Vieira Corrêa (Três Pontas), cujos valores, para cada uma, ultrapassam a casa dos R$ 500 mil. Esta é mais uma liberação de recursos do Governo que atende demandas deixadas pela gestão anterior. As obras nas escolas haviam sido licitadas, mas os recursos não haviam sido liberados pelo governo passado. De fevereiro a outubro, o Governo já havia liberado mais de R$ 109 milhões para a realização de obras em 585 escolas de 306 municípios. Agora, o montante atinge R$ 140.019.753,60. O investimento em infraestrutura nas escolas vem suprir uma demanda por reformas de quase 75% das 3.654 unidades escolares do Estado, verificada quando a atual gestão assumiu a Pasta, em janeiro deste ano. Já os recursos para mobiliário se destinam à compra de equipamentos como armários, arquivos, bebedouros, fogões, geladeiras, dentre outros. A maioria, no entanto, será investida na aquisição de equipamentos de segurança para as escolas. Das 580 escolas que irão receber recursos, 411 vão adquirir sistema de segurança (câmeras de vídeo e/ou alarme). Essas escolas estão distribuídas em 278 municípios de diversas regiões do estado. Obras retomadas - Outras 13 obras de escolas, em dez municípios, foram retomadas esse ano, via Departamento de Obras Públicas (Deop). Essas obras foram iniciadas na gestão anterior, entre 2012 e 2013, e paralisadas nos últimos meses de 2014. São reformas de restauração e de construção de novos prédios escolares que totalizam R$ 72.731.883,66. Entre essas escolas estão, por exemplo, a Escola Estadual Governador Milton Campos (o Estadual Central), de Belo Horizonte, que passa por uma reforma geral e de restauração dos prédios históricos, e a Escola Estadual Timóteo Lisboa Guerra, de Jaíba, no Norte de Minas, que ganhará um novo prédio para atender seus 370 alunos. Todas as obras já estão sendo executadas. - Secom

GOVERNO FEDERAL E ESTADOS FARÃO PLANO CONJUNTO DE RECUPERAÇÃO DO RIO DOCE

Fernando Pimentel se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff e com Paulo Hartung (ES), em Brasília, para discutir soluções para as consequências da tragédia ambiental em Minas Gerais. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, se reuniu nesta terça-feira (17/11), em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, para discutir um plano de recuperação do Rio Doce, atingido pelo rompimento da barragem de Fundão, gerida pela mineradora Samarco, no último dia 5. Em entrevista coletiva após o encontro, a presidenta Dilma afirmou que o plano de recuperação da bacia será feito em conjunto entre o Governo Federal e os estados para “retornar a vida” ao Rio Doce em patamares superiores ao que ele estava antes da tragédia.  Nesta quarta-feira (18/11), haverá um encontro entre integrantes da Advocacia Geral da União e as procuradorias de Minas Gerais e do Espírito Santo para debater as questões legais relativas ao projeto. “Esses três procuradores vão avaliar a arquitetura jurídica de todos os problemas e sobretudo desse plano de recuperação. A partir daí podemos dar exemplo de ação federativa no sentido da recuperação de umas das mais importantes bacias hidrográficas”, destacou a presidente. “Falamos recuperação, inclusive, tornando-o melhor do que estava antes. Revitalizando as nascentes, a mata ciliar”, completou Dilma. A reunião contou ainda com a presença dos ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Gilberto Occhi (Integração Nacional), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Eduardo Braga (Minas e Energia). O governador Fernando Pimentel destacou, após o encontro, as ações do Estado para resolver os problemas humanos e materiais causados pela tragédia do início do mês. Segundo ele, tudo o que é possível está sendo feito. “O monitoramento das barragens é feito diariamente. Está sendo feito um trabalho de rebocamento, começou ontem. Vão ser colocados 500 mil metros cúbicos de pedras, então o risco que existe ali vai ser diminuído. Evidentemente, a situação ainda é de emergência na região. Tanto que não permitimos que a população retornasse para os locais de origem”, ressaltou Pimentel. Desde o rompimento da barragem, o governador já esteve em duas ocasiões acompanhando os trabalho de salvamento em Mariana e em outras três oportunidades em Governador Valadares, cidade que ficou sem abastecimento de água devido à chegada da lama ao Rio Doce. No último sábado (14/11), Pimentel anunciou a retomada da captação de água do rio, o que foi possível na última segunda-feira (16/11). Nesta terça-feira (17/11), o Governo de Minas Gerais decretou estado de emergência na região do rio Doce e das cidades afetadas. Temas - A presidente Dilma salientou a preocupação com o atendimento à população e com as perdas humanas e voltou a declarar que parte dos custos da recuperação do Rio Doce será da empresa dona da barragem que se rompeu. “Obviamente tem uma parte que é de responsabilidade da empresa e uma parte em que o rio precisa ser recuperado. A recuperação do rio é algo que temos que tornar uma questão objetiva e concreta”, disse. A qualidade da água foi outra questão destacada por Dilma. “A segunda parte (da reunião) foi de qualidade da água. Nós monitoramos essa questão”, finalizou a presidenta. Nos últimos dias, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 250 milhões à mineradora. Já a Samarco fechou acordo com o Ministério Público de Minas Gerais que prevê o pagamento de R$ 1 bilhão para a recuperação dos danos. - Secom

SINE DE CAMPINA GRANDE REALIZARÁ ATENDIMENTO PARA O TRABALHADOR NOS POSTOS DO CRAS

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine-municipal), com o Centro de Referência de Assistência Social, passará a desenvolver um serviço itinerante de atendimento ao trabalhador. A ideia é que o   Sine, duas vezes ao mês, se faça presente a um dos postos do CRAS levando serviços de cadastramento, encaminhamento ao mercado de trabalho, além de atualização cadastral. “Esta ação visa a descentralizar as atividades do Sistema, atingindo um maior número de pessoas que necessitam adentrar no mercado, nos seus respectivos conhecimentos e aptidões, Como também dar mais oportunidades àquele desempregado ou pessoa de baixa renda quem não tem condições de gastar com transporte até o centro da cidade, terá o CRAS como apoio”, explica o coordenador do Sine-municipal , Asfora Neto. Nesta quarta-feira (18), o Sine estará presente no CRAS do bairro da Liberdade, situado na rua Minas Gerais,   e na próxima quarta-feira (25) no CRAS do Distrito de São José da Mata na rua Antônio Tota Sobrinho, no horário que será das 8 às 12hs, inicialmente. Os interessados devem estar portando Curriculum, Carteira de Trabalho Identidade e CPF. O cronograma de atendimento aos outros postos do CRAS ainda está sendo traçado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, Semas e Sine-municipal e, tão logo novos atendimentos itinerantes serão agendados. – Secom

MUNICÍPIOS MINEIROS JÁ PODEM SE HABILITAR AO ICMS ESPORTIVO

Cadastro das atividades esportivas de 2015 deve ser feito no Sistema de Informação da Secretaria de Estado de Esportes. Estão abertas, no endereço eletrônico http://icms.esportes.mg.gov.br, as inscrições para o ICMS Esportivo ano base 2015. Os municípios têm até o dia 31 de janeiro para cadastrar os documentos que comprovam a existência e atuação dos Conselhos Municipais de Esportes e até o dia 20 de março para informar as atividades, programas e projetos esportivos realizados este ano. De janeiro a outubro de 2015, o Governo de Minas Gerais repassou cerca de R$ 6,3 milhões do ICMS Esportivo a 379 municípios. O montante total deve passar dos R$ 7,5 milhões até dezembro deste ano. Segundo o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, o número de municípios interessados em participar do programa aumenta a cada ano. “O ICMS Esportivo tem sido exitoso no seu objetivo de fomentar o esporte em Minas Gerais. A expectativa é de uma adesão ainda maior de cidades e ampliação de eventos esportivos comprovados”, afirma. Destaque - Ciclismo, natação, futebol de campo, futsal, handebol, basquetebol, corrida, esportes radicais, artes marciais, jogos escolares, doação de material esportivo para escolas e clubes, além da qualificação de agentes esportivos. É extensa a lista de atividades esportivas realizadas pelo município de Cataguases, na Zona da Mata, envolvendo mais de 2 mil atletas só no ano passado. Por causa da mobilização esportiva e atuação do Conselho Municipal de Esportes, Cataguases está entre as cidades que mais têm pontuado no ICMS Esportivo, garantindo até outubro deste ano um repasse de R$ 137 mil. O gestor esportivo de Cataguases, Matheus Rodrigues, considera os recursos um incentivo aos municípios. “Esporte é saúde, é vida. Com ele, conseguimos tirar os jovens da criminalidade e também criar oportunidades”, ressalta. Inscrição 2015 - Para se inscrever, o município deve indicar um gestor esportivo responsável pela inserção das informações e documentos no Sistema de Informação ICMS Esportivo, da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). Em seguida, a cidade precisa comprovar que o Conselho Municipal de Esportes esteve ativo em 2015, por meio do envio de lei/decreto de criação do conselho, regimento interno, nomeação, ata de posse dos membros atuais e, pelo menos, duas atas de reuniões ordinárias, além do cadastro dos conselheiros. A etapa seguinte é o cadastro dos eventos esportivos que aconteceram no município ou que contaram com a participação de atletas locais. Pontuação - A Lei 18.030/2009, que dispõe sobre a distribuição da cota parte do ICMS Esportivo aos municípios, relaciona as atividades esportivas que pontuam. Na lista estão programas sócio-educacionais; esporte para pessoas com deficiência; jogos escolares municipais; atividades de futebol amador; esporte para terceira idade; atividades de lazer; academia na escola; xadrez na escola; Minas Olímpica Jogos de Minas Gerais e Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Também podem ser cadastradas ações como a construção/reforma de instalação esportiva ou disponibilização de equipamento esportivo; qualificação de agente esportivo e outros programas e projetos. Cálculo do repasse - Cabe à Secretaria de Estado de Esportes analisar as informações enviadas e apurar o Índice de Esporte (IE) dos municípios habilitados, ou seja, a pontuação atribuída a cada participante. Quanto maior o IE, maior será o repasse financeiro destinado à cidade cadastrada. Os repasses são feitos sempre no ano seguinte ao da análise dos programas e projetos esportivos. Os valores são depositados, semanalmente, no caixa único da prefeitura. É possível acompanhar o montante repassado no site da Fundação João Pinheiro (FJP), no link: http://www.fjp.mg.gov.br/robin-hood/.Seminário - Para esclarecer duvidas e apresentar a dinâmica do ICMS Esportivo, a Secretaria de Estado de Esportes e a Associação Mineira dos Municípios vão realizar, em 1º de dezembro, um seminário sobre o assunto. O encontro, dirigido a gestores municipais de esportes e conselheiros municipais de esportes, será no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. As inscrições para o seminário podem ser feitas no endereço eletrônico: http://observatoriodoesporte.mg.gov.br. O participante deve preencher os dados e aguardar a confirmação da inscrição, que será enviada por e-mail. As vagas são gratuitas e limitadas. Mais informações sobre a habilitação do município no ICMS Esportivo podem ser obtidas pelos telefones (31) 3915-4688 / 4690 / 4692 ou por email icms.solidario@esportes.mg.gov.br. – Secom

GRUPO DE HUMANIZAÇÃO PROMOVE PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO HOSPITAL FREI GABRIEL

A nutricionista Letícia da Costa de Melo, que atua no Centro Viva Vida e nas UBS’s Geraldo Chico e Gilberto Abate, ministrou na terça-feira (28 de julho), no ambulatório do Hospital Frei Gabriel, palestra sobre a importância de se ter uma alimentação rica em nutrientes. Ela foi convidada pelo Grupo de Humanização, que a cada 15 dias desenvolve atividades no hospital através do projeto “Vivendo e Aprendendo”.Segundo Letícia, devido à correria do cotidiano, a população em geral está habituada a se alimentar de forma rápida e incorreta. Na palestra, a nutricionista orientou os pacientes sobre a necessidade de se alimentar de três em três horas, dando preferência aos alimentos naturais como frutas, verduras, arroz em feijão, evitando os exageros de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, além de praticar atividade física com frequência. Na opinião da coordenadora do Grupo de Humanização, Daura Luiza de Freitas, a participação da nutricionista Letícia Melo foi muito importante. “A profissional repassou dicas importantes de saúde e os pacientes ainda tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. E esse é o objetivo do projeto, propor maior interação entre usuários, colaboradores e gestores”, ressalta. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel). - Secom 


PREFEITURA SOLUCIONA DEFINITIVAMENTE PROBLEMA EM REDE DE ESGOTO DE APARECIDA DE MINAS

Com o objetivo de resolver definitivamente o problema de rede de esgoto, Prefeitura de Frutal enviou equipe da Secretaria Municipal de Atividades Urbanas a Aparecida de Minas. A galeria, situada na rua São Sebastião, entre as ruas São Francisco de Assis e Juvenal de Oliveira, entupia com frequência. Após um novo registro, o prefeito Mauri Alves determinou a imediata solução do caso, tão logo foi informado. O serviço de substituição da galeria que vinha apresentando problemas foi acompanhado pelo subprefeito Willian Lúcio da Costa, secretário de Atividades Urbanas, Acir Antônio Silvae vereador Bruno Augusto. – Secom

ROMERO INAUGURA PRAÇA E ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NESTA SEXTA-FEIRA EM SÃO JOSÉ DA MATA

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, inaugura nesta sexta-feira, às 16h, no Distrito de São José da Mata, uma academia de saúde popular, a reforma da praça José Miguel Leão. Além disso, ele fará o anúncio de 28 ruas que serão pavimentadas pelo governo municipal naquele distrito campinense. A solenidade ainda será prestigiada por secretários, líderes políticos e comunitários.“De fato, além da entrega desses novos espaços comunitários, faremos oficialmente o anúncio de 28 ruas que serão totalmente pavimentadas pelo governo municipal. São ações esperadas há muitos anos pela comunidade daquele distrito, sendo mais um compromisso assumido e concretizado em favor do povo de São José da Mata”, afirmou.Sobre a importância das obras, o prefeito destacou a praça principal da comunidade foi totalmente reconstruída, numa ação coordenada pela SESUMA (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) outras Pastas municipais, estando totalmente equipada para o desenvolvimento de atividades de lazer e recreativas por parte de pessoas de todas as faixas etárias e segmentos sociais. “Também a academia popular faz parte da nossa política de incentivo ao esporte, proporcionando saúde, integração social e melhoria da qualidade de vida de vários segmentos, a exemplo dos jovens, que assim se afastam cada vez mais do perigo das drogas”, acrescentou.Ele destacou que a pavimentação de quase trinta ruas demonstra a política municipal em favorecer à população com obras destinadas à melhoria da mobilidade urbana. Tal ação é desenvolvida não apenas na zona urbana de Campina Grande, mas também nos bairros e distritos. – Secom

GOVERNO DE MINAS GERAIS APOSENTA MAIS 1,5 MIL FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

 Em dezembro de 2014, 26 mil educadores estavam impedidos de receber o benefício; só este ano, Estado já aposentou mais de oito mil funcionários pra combater o acumulado. Foi publicada nesta quarta-feira (12/8) no Diário Oficial do Estado uma lista com 1.517 nomes de servidores da educação beneficiados pela aposentadoria. O governo pretende promover mais 4,8 mil pedidos de desligamento até o fim do ano. De janeiro a agosto, 8,1 mil servidores conseguiram a aposentadora. Essa medida visa combater o passivo encontrado pela atual administração: cerca de 26 mil educadores aguardavam pelo benefício, em alguns casos, há mais 15 anos.As aposentadorias fazem parte do acordo histórico assinado entre o governo do Estado e os trabalhadores da educação em maio, que também instituiu o piso salarial nacional na rede estadual e retomou as nomeações de aprovados em concursos públicos de 2011 e 2014 que estavam paralisadas. Foram efetivados este ano 7,4 mil novos profissionais para recomposição e ampliação dos quadros da Secretaria de Estado de Educação (SEE), garantindo que o cronograma de aulas seja cumprido sem alterações.O governo está comprometido em liberar a aposentadoria de pelo menos 1,2 mil servidores por mês, o que permitirá acabar com o acumulado até 2017. Além de garantir o direito dos trabalhadores, esse processo contribui para a gestão de aposentadorias em todos os níveis da administração estadual. “Isso envolve aprimoramento de fluxos, de processos e melhorias nas formas de apropriação e tramitação de dados, além de gerar capacitação em recursos humanos”, afirma o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos Antônio David de Sousa Junior.Os concursos realizados pela SEE em 2011 e 2014 abriram espaço para contratação de novos servidores nos mais diversos cargos, desde professores até pessoal de manutenção. No entanto, a convocação estava parada e os pleitos corriam o risco de perder a validade. Foi apenas em 2015 que os candidatos começaram a ser efetivados. A meta é convocar 1,5 mil pessoas por mês, o que significa 60 mil novos servidores até 2018. Até o momento, 7,4 mil já foram nomeados. – Secom

GOVERNO DE MINAS GERAIS ANUNCIA QUE NÃO HAVERÁ RACIONAMENTO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Presidente alerta que economia de água por parte da população deve continuar até o fim do período seco. A presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, anunciou nesta segunda-feira (10/8) que não haverá racionamento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). De acordo com a presidente, a economia de 13,4% no consumo de água feita pela população, média atingida no período de janeiro a julho deste ano, foi um dos fatores decisivos para que a medida fosse evitada. Os outros fatores foram a ação do governo que, com transparência e agilidade, criou uma força-tarefa para buscar soluções para o problema, e as chuvas de maio e junho.“A resposta da população ao chamado da Copasa para o consumo consciente foi imediata e extremamente positiva. Hoje, depois de seis meses, podemos anunciar que os esforços não foram em vão. Baseado em dados técnicos e, principalmente, no esforço de economia feito pelos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, podemos afirmar: não haverá racionamento de água. O Governo de Minas Gerais, a Copasa e a população estão vencendo a crise hídrica’’, afirmou.No entanto, a presidente da Copasa lembrou que a população ainda precisa conter o consumo durante o período seco. “Não é hora de relaxar.Até setembro será importante que a economia continue”, ressaltou.Sinara Meireles também destacou a importância das obras feitas pelo Governo de Minas Gerais e Copasa e o aumento das chuvas em relação ao ano passado, fundamentais para superar a possibilidade de desabastecimento. Em junho, a Copasa já havia descartado a possibilidade de cobrança de tarifa de contingência.Segundo os dados atualizados da companhia, caso a economia feita pela população se mantenha e os índices pluviométricos sejam os mesmos do ano passado, entre agosto e novembro, o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da RMBH, chegará em dezembro com cerca de 20% de sua capacidade - ou seja, com um volume de água suficiente para abastecer a população até a conclusão das obras no Sistema Paraopeba.Garantia de abastecimento - Em dezembro deste ano, o Governo de Minas Gerais vai inaugurar uma importante obra para bombear 5.000 litros de água por segundo do Rio Paraopeba, em Brumadinho, para a Estação de Tratamento do Rio Manso, que pertence ao Sistema Paraopeba.A intervenção vai viabilizar a distribuição de água para a população da RMBH enquanto os reservatórios do Sistema Paraopeba serão poupados, o que permitirá o armazenamento de água para o período seco. Essa obra, iniciada em junho, foi planejada para garantir o abastecimento de água para os moradores da RMBH para os próximos anos.Histórico - O Governo de Minas Gerais, empossado em janeiro, e a população da RMBH foram surpreendidos no começo de 2015 com a informação do risco real de desabastecimento de água. Na ocasião, o Sistema Paraopeba operava com apenas 30% de sua capacidade. As projeções técnicas indicavam que, naquele ritmo, mantendo-se as condições pluviométricas e o consumo do ano anterior, os reservatórios chegariam em julho com 3% de sua capacidade.O racionamento só poderia ser evitado com economia de água, planejamento, transparência, obras e com chuvas mais significativas do que as ocorridas no ano anterior. Desde então, uma série de medidas foi colocada em prática pela Copasa, com destaque para a campanha “Cada Gota Conta” e o programa Caça Gotas, composto por equipes especializadas em conter vazamentos. O programa diminuiu em 56% o tempo para correção de vazamentos de água em Belo Horizonte.A Copasa efetuou ainda obras que aumentaram em 400 litros por segundo a capacidade de transferência da água produzida pelo Sistema Rio das Velhas para a área atendida pelo Sistema Paraopeba, o suficiente para abastecer uma população de 746 mil habitantes.Por fim, em 2015, choveu mais que em 2014. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a precipitação até julho de 2015 alcançou 798,6 mm, quantidade 55% superior ao mesmo período de 2014, que foi de 516,0 mm. - Secom