terça-feira, 30 de setembro de 2014

GUITAR MUSIC SHOP EXPANDE ATUAÇÃO E ABRE LOJA EM ARAÇATUBA

Com uma mega store em Ribeirão Preto, marca abre primeira franquia com inauguração nesta terça-feira, dia 30/09. Reconhecida no mercado de áudio e música na região de Ribeirão Preto, a Guitar Music Shop expande a sua área de atuação, levando para Araçatuba a primeira franquia da marca. A inauguração será nesta terça-feira, dia 30 de setembro. Um coquetel agendado para 19h celebrará a abertura da loja, mas o público poderá conferir as novidades desde às 9h. Em Araçatuba, a Guitar Music Shop será gerenciada pelo empresário Alex Eduardo Dossi Marques Costa. A loja terá em seu portfólio a maioria dos produtos encontrados na mega store de Ribeirão Preto, apresentando uma proposta diferente no mercado daquela região. “A região apresenta um grande potencial. Após uma pesquisa de mercado, percebemos uma carência de lojas e produtos do ramo com o conceito que a Guitar Music Shop propõe. Assim, aproveitamos o crescimento da cidade e decidimos investir”, conta Alex. Assim como a mega store em Ribeirão Preto, a unidade em Araçatuba oferecerá, em um formato mais compacto, variedade em instrumentos musicais, além de opções na linha de áudio, que vão das operações mais simples às mais complexas como, por exemplo, sonorização de um anfiteatro, igreja ou consultórios, equipamentos para bandas, entre outras ocasiões. Há também a linha Home Studio​, equipamentos e acessórios. A loja ainda terá itens de decoração e artigos para presentes, produtos multimídia e dock station. Outro diferencial é a experiência no atendimento, não havendo balcão que separe o cliente dos produtos, o que não é tão comum em lojas fora de shoppings. Assim, o público tem acesso e contato mais estreito com o produto que deseja adquirir. Juliano Jacob, um dos diretores da marca, afirma que a loja em Araçatuba integra um projeto piloto para a abertura de novas franquias. “Usaremos esta oportunidade para ajustar as necessidades e planejarmos novas unidades. Participaremos de uma feira de música, áudio e iluminação, na China, que está entre as principais do mundo. Lá, esperamos encontrar informações e dividir experiências para darmos continuidade ao nosso projeto de expansão. Também pretendemos, durante a feira, viabilizar importação direta com marca própria de alguns produtos que expandiremos gradativamente, pois assim evitamos a bitributação interna para que tenhamos preços mais competitivos”, afirma Jacob – Ascom.


VIDA NOTURNA DE SP ESTÁ ENTRE AS 10 MELHORES DO MUNDO

Nove em cada dez turistas estrangeiros no país aprovam as opções de diversão noturna em São Paulo.  O número, que consta da pesquisa de demanda turística internacional do Ministério do Turismo, confirma a lista recém divulgada pela TV americana CNN. De acordo com a emissora, a capital paulista tem a quarta melhor “nightlife” no mundo. As baladas noturnas de São Paulo ficam atrás apenas das atrações de Nova York (EUA), Berlim (ALE) e Ibiza (Espanha). Logo depois da representante brasileira na lista, aparecem Bancoc (Tailândia), Buenos Aires (Argentina), Las Vegas (EUA), Montreal (Canadá), Barcelona (Espanha) e Londres (Inglaterra). Outro dado que confirma a boa fama da noite paulistana está na pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante a Copa do Mundo. Entre os turistas estrangeiros, a diversão em SP ficou entre as atividades mais praticadas (65,5%) por turistas estrangeiros durante o Mundial de futebol, atrás apenas de programas tradicionais e essenciais, como praias, gastronomia e compras. Para chegar a esta classificação, a pesquisa da rede de TV americana atribuiu notas de 1 a 10  a itens como a qualidade e variedade das músicas que agitam as festas, a receptividade das pessoas, a frequência com que acontecem festas noturnas e a hora que terminam, além da avaliação sobre a experiência dos visitantes. A soma da avaliação classificou São Paulo com 33 pontos, o que garantiu a 4ª posição. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “as opções culturais e a programação noturna da cidade de São Paulo mostram a capacidade que a cidade tem de manter uma oferta diversa e de qualidade, apropriada para brasileiros e estrangeiros”, avalia – Ascom.

O PLANETA CABE NA URNA

NEY FAZ PROJETO PARA ACABAR COM DESTINAÇÃO ERRADA DE ENTULHOS E EXTINGUIR LIXÕES EM TERRENOS BALDIOS

Está tramitando na Assembleia Legislativa um dos 194 projetos de lei apresentados na atual legislatura pelo deputado Ney Leprevost. Na proposta o parlamentar sugere a criação dos Ecopontos, que receberiam os entulhos de construções, reformas, podas de árvores, móveis e eletrodomésticos usados. Segundo Leprevost, a ideia é resolver os problemas gerados com a destinação errada destes materiais. “O entulho é jogado de maneira ilegal em avenidas, terrenos baldios, ruas e praças e acaba gerando sérios problemas ambientais para as cidades”, afirma Ney. De acordo com o projeto os Ecopontos seriam locais de entrega voluntária e administrados pelo Poder Público, que faria a destinação correta dos materiais lá depositados – Ascom.

CONCURSO DE ARQUITETURA PARA PRÉDIO ANEXO DO BNDES DEFINE ANTEPROJETO VENCEDOR

Sete meses depois da abertura das inscrições, chega ao fim o Concurso Público de Arquitetura para o anexo  do edifício do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro. Escolhido dentre as cinco propostas finalistas, o anteprojeto apresentado pelo carioca Daniel Gusmão vai receber um prêmio bruto de R$ 1,2 milhão.  Das 62 propostas habilitadas de estudos preliminares, recebidas de todas as regiões do Brasil durante a fase de inscrições, cinco foram classificadas para a etapa de Anteprojetos: duas de São Paulo (equipes capitaneadas por Henrique Te Winkel e Mario Biselli), Rio de Janeiro (Daniel Gusmão), Santa Catarina (equipe liderada por André Michels) e Distrito Federal (equipe liderada por Mônica Schramm).  Os anteprojetos foram apresentados em sessão pública na última quarta-feira, 24, no auditório do Centro de Estudos do Banco, no Rio de Janeiro. O resultado foi publicado nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial da União.  Vantagens – O prédio anexo, a ser construído na Avenida República do Paraguai, permitirá ao BNDES desocupar espaços alugados no Centro do Rio e reagrupar todos os empregados em um só conjunto de edifícios, gerando economia para a instituição. Ao mesmo tempo, o novo espaço contribuirá para a revitalização do seu entorno.  A obra estará em conformidade com a legislação e as normas técnicas em vigor, garantindo a sustentabilidade ambiental, integração ao entorno e preservação do patrimônio histórico. O novo prédio respeitará o gabarito de 42 metros acima do nível do mar, de modo a não ultrapassar a cimeira da Igreja de São Francisco da Penitência, no Morro de Santo Antônio.  O projeto contemplará a abertura do Caminho de São Francisco, ligando a Avenida Paraguai ao conjunto arquitetônico do Convento de Santo Antônio. Para a comunidade, outro ganho será a melhoria do acesso público à biblioteca do Banco.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PRIMEIRA LOJA SAVEGNAGO DE RIBEIRÃO PRETO É REINAUGURADA NESTA QUINTA-FEIRA

Com novo layout e adequada ao padrão Savegnago, loja 06 reabriu as portas para o público hoje às 10h. A rede Savegnago Supermercados reinaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 25, a loja 06, localizada na Avenida Monteiro Lobato, no bairro Vila Virgínia. Esta é a primeira loja da rede na cidade de Ribeirão Preto, inaugurada em agosto de 1988. Reformada para melhor atender os clientes e estar adequada ao padrão da rede Savegnago, a loja 06 ampliou a sua área de vendas, possuindo agora 1.400 m², onde os clientes encontram em um layout mais moderno o mix de produtos setorizado como Padaria, Açougue, Frios, Hortifruti, entre outros. A ampliação do espaço e dos corredores ainda permite ao consumidor mais conforto para a circulação dentro da loja. Outra mudança foi na área dos check-outs, que subiu para 13, agilizando o atendimento na finalização das compras. O estacionamento também recebeu melhorias. Parte da área agora é coberta e o número de vagas subiu para 85. A loja ainda conta com 130 colaboradores diretos. A reinauguração da loja 06 contou com a presença da diretoria Savegnago. O superintendente da rede, Chalim Savegnago, agradeceu a população presente e reforçou o quanto a rede foi bem acolhida desde quando chegou a Ribeirão Preto. “É da loja 06, a primeira da cidade, que veio toda sustentação para trazemos mais lojas para cá. Todos os nossos clientes merecem atendimento de excelência em um supermercado cada vez mais moderno e confortável. Projetamos nossas lojas como a extensão da casa deles, por isso estamos sempre concentrando investimentos para melhor atendê-los”, afirma Chalim. O Savegnago Supermercados possui 11 lojas em Ribeirão Preto, nos bairros Vila Virgínia, Jardim Marincek, Campos Elíseos, Jardim Planalto Verde, Jardim Paulista, Jardim São Luís, República e Ipiranga. No total, a rede possui 32 lojas no interior do estado de São Paulo, nos municípios de Sertãozinho, Jardinópolis, Franca, Barretos, Bebedouro, Araraquara, São Carlos, Matão, Jaboticabal e Monte Alto – Ascom.

JORNALISTAS DE TURISMO HOMENAGEIAM MINISTRO

Nova diretoria da Abrajet toma posse e concede título de membro honorário ao ministro Vinicius Lages. Após 57 anos de história, a Associação Brasileira de Jornalista de Turismo (Abrajet) é presidida por uma mulher. Autora do projeto “Brasil Nacional”, que fomenta o intercâmbio entre jovens do país, Miriam Petrone assume o cargo com promessa de renovação. Entre as metas da nova diretoria está a criação de um portal institucional da entidade e uma universidade virtual para formar jornalistas especializados. A posse aconteceu na quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O ministro Vinicius Lages destacou a importância da qualificação e dos veículos de comunicação na promoção de destinos nacionais. "Para que o turismo possa de fato entrar na agenda econômica do país o trabalho de vocês é fundamental", afirmou. Lages se colocou à disposição para trabalhar em parceria com a entidade para fortalecer a mídia especializada. Ao final da solenidade, recebeu o título de membro honorário da Abrajet.  Além dos cursos de qualificação e do site institucional, Miriam firmou o compromisso de focar a sua gestão bianual no associado. A ideia é criar clubes de descontos com a parceria de outros entes do trade turístico, como os hoteleiros. "Sei da responsabilidade que estou assumindo. Vou trabalhar para honrar a confiança que vocês depositaram em mim", afirmou.  O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, que já presidiu a entidade por oito anos, relembrou a história da Abrajet. "Enfrentamos o preconceito da grande imprensa, mas, com um trabalho sério e comprometido, temos conquistado o nosso espaço", disse.  A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foi fundada no dia 29 de janeiro de 1957, no Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores. O objetivo era abrir espaço para o turismo na mídia. Atualmente a entidade está presente em 23 estados, com aproximadamente 380 profissionais – Ascom.

LEI DE LEPREVOST GARANTE DIREITO À ACOMPANHANTE PARA GESTANTES DURANTE O PROCESSO DO PARTO

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, é autor da Lei 09/2013 que garante a presença de um acompanhante para às gestantes no processo do parto nos hospitais da rede pública ou conveniados do Sistema Único de Saúde - SUS, no Estado do Paraná. De acordo com o texto, compreende-se o processo de parto a admissão da gestante nas dependências do hospital, o pré-parto, o parto e o pós parto. Caberá a gestante a escolha de um acompanhante, o qual deverá ser orientado pelos profissionais que compõem a equipe de atendimento. O descumprimento da lei acarretará em penalidade na forma de multa ao estabelecimento hospitalar. Segundo o deputado Ney Leprevost, “está comprovado por estudos médicos da Organização Mundial de Saúde que a gestante que tem acompanhante sente-se mais segura, o fato dela estar mais segura faz bem para o bebê e ela fica menos tempo internada no hospital o que gera economia pra rede de saúde. Existia uma lei federal que dava esse direito, mas não era cumprida, pois não estabelecia punições para as maternidades e hospitais que não respeitassem a lei. No Paraná é lei e o hospital ou maternidade que se negar a permitir que a gestante esteja acompanhada durante o período de internamento para ter o seu bebê pode ser punido. Então as mulheres devem cobrar este direito que está assegurado pela constituição estadual”, disse.

IBEMA ADERE AO FSC® FRIDAY


Ação mundial busca conscientizar sobre o manejo florestal. Nesta sexta-feira (26) a Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, promove uma série de ações em comemoração ao FSC® Friday – evento mundial promovido pelo Forest Stewardship Council (FSC), organização não governamental criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. A Ibema – que possui mais de 3.900 mil hectares de florestas plantadas certificadas pela entidade – utilizará os canais de comunicação da empresa para conscientizar colaboradores, clientes e parceiros sobre a importância da valorização e do consumo de produtos com garantia de origem em todos os níveis da cadeia produtiva, desde a floresta até o consumidor final. Além das ações de endomarketing, o site da empresa ganhou um novo banner sobre o FSC® Friday – Ascom.

RIBEIRÃO COUNTRY FEST ANUNCIA NOVAS ATRAÇÕES

Gusttavo Lima é um dos nomes confirmados no evento que já tem em sua grade o cantor Cristiano Araújo e as duplas Jads & Jadson, Henrique & Juliano e Milionário & José Rico. O Ribeirão Country Fest - o maior festival de música sertaneja do interior paulista – que acontece em 13 de dezembro, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto confirmou mais duas atrações: o cantor Gusttavo Lima e a dupla Bruninho & Davi. O cantor Gusttavo Lima,  um dos principais nomes da atualidade no sertanejo universitário, que conquistou o público com os hits “Balada” e “Gatinha Assanhada” traz para o Festival o show do cd “Do outro Lado da Moeda”, com um estilo mais romântico, mas sem deixar de lado o gênero que o consagrou. Pela primeira vez, no Festival, Bruninho & Davi é outra aposta de sucesso. A dupla de Campo Grande (MS) reúne em seu show um pouco de vários estilos musicais. Com influência do rock, reggae, pop, country, vaneira e do arrocha, em um espetáculo para agitar o público. A dupla se apresenta pela primeira vez no Festival. Com os novos nomes anunciados, o evento já tem seis atrações sertanejas que incluem: Cristiano Araújo e as duplas Jads & Jadson, Henrique & Juliano e Milionário & José Rico .  Estão previstas 12 horas de música sem intervalos, em dois palcos que receberão os artistas em apresentações alternadas. "Queremos fazer uma edição inesquecível para os amantes da música sertaneja"- explica Matheus Calil, organizador do evento. Os ingressos já estão à venda pelos sites: NETTickets (www.nettickets.com.br) e Levei Ingressos (www.leveiingressos.com.br), ou pela loja Chapelaria Garcia, localizada no Mercadão Municipal de Ribeirão Preto.  O primeiro lote conta com valores promocionais para todas as áreas do evento.Pista R$ 30,00; Área Vip R$ 50,00 para ambos os sexos; Camarote Universitário R$120,00 masculino e R$ 100,00 feminino; Camarote Golden R$230,00 masculino e R$ 200,00 feminino; Exclusive Backstage R$400,00 masculino e R$ 320,00 feminino – Ascom.

OLIMPÍADA DE 2016 NO RIO É TEMA DE PALESTRA

Expectativa é de que a capital fluminense receba 500 mil turistas e mais de 4,8 milhões de telespectadores somente na abertura da competição O Rio de Janeiro deverá receber cerca de 500 mil turistas durante a Olimpíada de 2016, evento que deve atrair a atenção de 4,8 bilhões de telespectadores de todos os continentes, somente na cerimônia de abertura.  Os números foram apresentados na última quarta-feira (24) pelo diretor executivo de comunicação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Mário Andrada, palestrante da Vila do Saber, espaço dedicado à realização de conferências na Abav-Expo. Andrada frisou que os Jogos Olímpicos são um projeto nacional, e não somente da cidade do Rio de Janeiro. “É uma missão complexa que precisa do engajamento de toda a população brasileira”, disse, ao apresentar os números do projeto Rio-2016. A Olimpíada, sem considerar os Jogos Paralímpicos, envolverá diretamente cerca de 100 mil pessoas. Nos Jogos Olímpicos serão 10,9 mil atletas de 204 países, 45 mil voluntários, 25 mil jornalistas, sete mil integrantes de delegações, entre outros. Sua realização, em 17 dias, vai extrapolar a cidade do Rio de Janeiro com a realização de jogos de futebol em estádios de outras quatro cidades: Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo. A Paralimpíada tem números igualmente expressivos. Vai reunir 4,5 mil atletas de 176 países que competirão durante 12 dias em diversas modalidades. O representante do COI falou também da influência dos resultados positivos da Copa do Mundo na organização da Olimpíada. “A Copa mostrou ao mundo a capacidade do Brasil de realizar grandes eventos. Com isso, a percepção internacional sobre nosso país”, disse – Ascom.

PROCURA DO CONSUMIDOR POR CRÉDITO CAI 4,9% NO ACUMULADO DO ANO, DIZ BOA VISTA SCPC

Na comparação mensal, houve aumento de 0,5% em agosto, na demanda por crédito. 25 de setembro de 2014 – O indicador de demanda do consumidor por crédito apresentou queda de 4,9% no acumulado do ano, em todo o país, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação mensal, entretanto, houve leve aumento de 0,5% em agosto, contra o mês de julho de 2014. Contudo, esse aumento pode ser considerado pontual, uma vez que a tendência é de queda, como observada também na comparação contra agosto de 2013, que é de -12,0%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por crédito nas instituições financeiras impediu um aumento ainda maior do indicador geral, diminuindo 0,9% na margem (dados com ajuste sazonal), enquanto no setor não-financeiro houve elevação de 1,4%, mantida a mesma base de comparação. Na análise dos valores acumulados em 12 meses, a tendência de queda do indicador geral foi intensificada, passando de -2,5% registrados em julho para -3,1% aferido em agosto. O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de ajustes que possuem como objetivo uma retomada do consumo de crédito por parte dos consumidores. Contudo, pelo próprio caráter das medidas mais estruturais, até o presente momento, os impactos não foram significativos. Neste sentido, é possível uma reversão deste cenário somente em meados de 2015, suavizando o atual aperto monetário e, consequentemente, maiores estímulos à demanda – Ascom.

PMA PRENDE FUGITIVO DA JUSTIÇA COM PEIXES CAPTURADOS FORA DA MEDIDA

CAMPO GRANDE - Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) realizavam fiscalização hoje às 6h00, na região da baiazinha, próxima a uma cerâmica na cidade, e abordaram um homem de 34 anos, que levava uma sacola plástica. Ao vistoriar a saca, a PMA encontrou 6 kg de peixes, que o infrator havia capturado no rio Miranda, sendo os exemplares abaixo da medida permitida pela legislação. O pescado foi apreendido. Diante do crime, foi dada voz de prisão ao autuado. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Miranda, onde foi autuado em flagrante e sairia depois de pagar fiança, porém, a PMA ao verificar a ficha do infrator, descobriu que ele tinha um mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio, ocorrida em 2011 em Miranda. O mandado foi cumprido e ele será encaminhado à justiça. Para o crime ambiental, a pena é de um a três anos de detenção. O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 820,00. O pescado será doado a instituições filantrópicas, conforme o previsto pela legislação ambiental – Ascom.

GASTRONOMIA BRASILEIRA SE MOSTRA NA ABAV-EXPO

Chefs como Rodrigo Bueno, Ricardo Frugoli e Priscila Sapio ensinam visitante da feira a preparar pratos saudáveis, além de oferecer ao público a degustação de suas receitas. Curiosidades e receitas da culinária brasileira serão apresentadas no espaço Arena Gastronômica, na 42ª Abav-Expo, que acontece a partir desta quarta-feira (24) até o 28 de setembro no Anhembi, em São Paulo. A programação conta com 16 oficinas comandadas por renomados chefs e especialistas da gastronomia brasileira, que podem ser consultados aqui. Durante o evento, os participantes poderão assistir as palestras sobre as influências e o modo de preparo das comidas e bebidas típicas das regiões brasileiras. Iguarias mineiras, doces do Sul, alimentação natural e funcional, frutas e curiosidades sobre café, vinhos, cachaças e cervejas artesanais fazem parte da programação do espaço. A gastronomia como incentivo ao turismo é tema de uma das oficinas dirigida pelo consultor em hotelaria e turismo, Marcelo Traldi, na sexta-feira (26). De acordo com ele, um dos principais elementos de discussão é tratar a alimentação como um elemento cultural. “Há um novo perfil do consumidor. O turista, ao chegar ao destino, busca uma experiência cada vez mais real, que vai além da degustação. Ele quer vivenciar o contexto da refeição, conhecer a produção e modo de fabricação dos alimentos”, explica Marcelo. Já em relação a bebidas, o sommelier Armando Bisogni, consultor e engenheiro agrônomo vai abordar no dia 28 as principais regiões produtoras de vinho e, em seguida, oferecerá a degustação de um espumante nacional. Segundo ele, é preciso estruturar roteiros gastronômicos tendo como base as vivências e cultura local. Experimentar a culinária brasileira foi uma das atividades mais praticadas pelos turistas estrangeiros que vieram para a Copa do Mundo. De acordo com estudo realizado pelo Ministério do Turismo e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 93,1% dos estrangeiros avaliaram positivamente a gastronomia do nosso país. A Confederação Nacional de Turismo registra, por ano, pelo menos dez grandes encontros que reúnem chefs brasileiros e estrangeiros e restaurantes tradicionais no país – Ascom.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

RENAULT TEM NOVO DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS

Ele também terá sob seu comando a área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) através do Instituto Renault. O executivo Marcus Vinicius Aguiar é o novo diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil. Engenheiro mecânico pós-graduado em Administração de Empresas e em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral, o profissional, que atua há 22 anos na área automotiva, assume o posto com a missão de fortalecer o relacionamento da Renault com a sociedade, governos e instituições representativas do setor. Entre outras experiências profissionais, Marcus Aguiar traz no currículo a coordenação da Comissão de Assuntos Técnicos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a representação  da entidade na Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atua ainda como Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e também do Comitê Automotivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Com pouco mais de 15 anos produzindo no País, a Renault está entre as montadoras que mais crescem no mercado brasileiro. Isso torna sua visibilidade cada vez maior e suas ações e posicionamentos passam a ter um papel cada vez mais relevante”, destaca Aguiar – Ascom.


ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA “SEMANA DA PÓS”

Evento tem como objetivo incentivar o estudo continuado e reúne grandes executivos. No dia 26 de setembro a Anhanguera de Belo Horizonte realizará mais uma edição da Semana da Pós-Graduação, evento que visa incentivar a educação continuada dos profissionais e contribuir com o mercado de trabalho. Para este semestre foi programada a palestra ‘Comunicação Assertiva Oratória’, com o professor Rafael Augusto Souza, que tem como foco auxiliar os interessados no desenvolvimento pessoal com ênfase na oratória, por meio de dicas. Recentemente o diploma de pós-graduação no currículo tem garantido ao trabalhador o direito a remunerações mais altas pelo mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pela Catho Online em 2013 mostrou que os profissionais com especialização chegavam a receber até 70% a mais que os demais profissionais – Ascom.


PMA CONTINUA COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE E ATENDERÁ 3.800 ALUNOS EM AMABAI EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CAMPO GRANDE – Ontem foi o dia Internacional da Árvore. A PMA, por meio do Núcleo de
Educação Ambiental – NEAM e Projeto Florestinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano (SEMADUR), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Fundação Alphaville e Prefeitura Municipal de Amambai realizam, desde o dia 16 deste mês diversos trabalhos de Educação Ambiental. Na Semana passada, no Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/FLORESTINHA), na Capital, localizado no Parque Cônsul Assaf Trad, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha atenderam 250 alunos de escolas da região com oficinas de Educação Ambiental e plantio de mudas nativas no Parque e em escolas dos bairros próximos. Durante o plantio, os florestinhas fizeram palestras sobre a importância da vegetação no meio rural e urbano, os problemas gerados pelo desmatamento, além de discutir os problemas relativos às erosões, assoreamento, entre outros, causados principalmente pela retirada desordenada da vegetação. Realizaram ainda: oficinas de Reciclagem de papel, com palestra sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e os problemas relacionados aos resíduos sólidos. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, bem como os problemas que a afetam, como caça, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, manutenção de animais silvestres em cativeiro, pesca, etc. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos e Trilhas ecológicas – as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha fazem passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos – Ascom.

POLÍCIA CIVIL PRENDE ESTELIONATÁRIO QUE CAUSOU PREJUÍZO DE R$ 10 MILHÕES

A Polícia Judiciária Civil desarticulou um golpe aplicado em cerca de 40 vítimas de várias regiões do país, com prejuízo estimado em mais de R$10 milhões. As investigações são da Delegacia de São José do Rio Claro (315 km ao Médio-Norte), que na semana passada prendeu o principal integrante da quadrilha de estelionatários. O suspeito Paulo Seiboth, 33, foi preso na cidade de Tuparendi, estado de Rio Grande do Sul, pela equipe policial de São José do Rio Claro. Ele era investigado há 20 dias após o registro das denúncias de algumas vítimas na Delegacia de Polícia de São José do Rio Claro. Segundo o relato das vítimas, o suspeito se apresentava bem vestido e negociava contrato de compra e venda dos maquinários, que custam cerca de R$ 200 mil a 300 mil. O maquinário, depois de finalizada a compra, era entregue a receptadores e escondido em destino desconhecido. Em alguns casos, o criminoso pagou a primeira parcela e em um dos golpes chegou a usar um cheque roubado para fazer o pagamento. Diante dos fatos, o delegado de polícia Nilson Farias representou pela prisão preventiva do suspeito, decretada pelo Judiciário. Após o cumprimento do mandado de prisão na cidade de Tuparendi, localizada a 500km da capital gaúcha Porto Alegre, os policiais civis do Mato Grosso conduziram o preso até São José do Rio Claro. Em interrogatório, o preso delatou dois possíveis receptadores que estavam com uma colheitadeira no Paraná. Depois de algumas diligências, os suspeitos decidiram entregar o maquinário para a polícia da cidade de Assis Chateaubriand, no estado do Paraná. "As Polícias Civis do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso estão atuando em conjunto para encontrar os diversos maquinários agrícolas subtraídos", disse o delegado Nilson. Com a repercussão do caso, novas vítimas do estelionatário no Rio Grande do Sul apareceram para fazer o registro de ocorrência, alegando que não fizeram antes por medo. “As investigações indicam que há outros envolvidos e que o esquema é muito grande, podendo inclusive haver a prática de outros crimes além do estelionato. As investigações continuam com o objetivo de punir todos os envolvidos e recuperar o maquinário subtraído”, destacou Nilson – Ascom.

VILA DIONÍSIO RIBEIRÃO PRETO TRAZ KAROL SUN NA TERÇA BLUES TRIPLA

Cantora ribeirão-pretana vai apresentar o repertório de seu show “Treze”. Nessa terça-feira (22), a terça blues do Vila Dionísio de Ribeirão Preto terá show da cantora Karol Sun que apresentará os sucessos de seu espetáculo “Treze”. O show Treze traz canções clássicas e contemporâneas, incluindo nomes como Joe Bonamassa, Andy Timmons e Nina Simone, além de composições próprias de Karol. Acompanhada pelos músicos Thales Posella (Guitarra), Wellington Ruvieri (Bateria), Fábio Russi (Baixo) e Paulo Russi (Teclados), Karol Sun retorna ao Blues, estilo que marcou sua trajetória musical sem deixar de lado o Rock, com uma nova roupagem em suas interpretações. A promoção dessa semana da Terça Blues Tripla é a compra de 2 prints de 570 ml ou 2 calderetas de 350 ml de Chopp Stella o terceiro é por conta do Vila Dionísio.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PMA AUTUA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS POR PESCA PREDATÓRIA COM TARRAFÃO E EM LOCAL PROIBIDO

Campo Grande - Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) realizavam ontem fiscalização fluvial no rio Verde, no município de Água Clara (MS) e autuaram um pescador que pescava com tarrafão (petrecho proibido) e em local proibido. O infrator, residente em uma fazenda nas proximidades da rodovia MS 377, em Água Clara, foi surpreendido pescando com o petrecho ilegal, em uma corredeira. Em corredeiras, a pesca é proibida permanentemente a 200 metros à montante e a jusante. O pescador não teve tempo de capturar nenhum peixe, pois foi surpreendido quando começava a pescaria. Com o infrator, auxiliar de serviços gerais, foram apreendidos três molinetes, um puçá e um tarrafão. Ele foi multado em R$ 700,00. Também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção. Trabalhos preventivos estão sendo intensificados nessa proximidade da piracema e são fundamentais, pois a retirada desses petrechos evita a depredação dos cardumes. A grande vantagem da fiscalização preventiva é prender os que insistem em desrespeitar a lei, antes de capturarem grandes quantidades de pescado, como foi o caso em questão, em que o elemento poderia depredar cardumes, utilizando-se do tarrafão, que é um petrecho com grande capacidade de captura de pescado e, por essa razão, é proibido o uso no Estado, mesmo com a pesca aberta – Ascom.


RENAULT APOIA A 3ª EDIÇÃO DO HACKATHON, MARATONA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, EM SÃO PAULO

Melhor projeto na categoria “carros conectados” ganhará uma viagem para a França para conhecer o Renault Technocentre, centro de pesquisa e tecnologia da marca. A Renault do Brasil é uma das apoiadoras da 3ª edição do Hackathon, uma maratona de inovação e tecnologia cujo objetivo é estimular a criação de aplicativos para dispositivos móveis, que acontece neste fim de semana, em São Paulo. Promovido pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Hackathon deste ano está focado na criação de soluções nas áreas de saúde, segurança e educação, bem como para as indústrias automobilística e eletroeletrônica. Serão dois dias de programação ininterrupta – de 20 a 21 de setembro – e poderão participar da disputa programadores, desenvolvedores, empreendedores, designers e hackers. O grupo que apresentar o melhor projeto na categoria “carros conectados” terá a oportunidade de conhecer de perto o Renault Technocentre, centro de pesquisa e tecnologia da marca, localizado em Guyancourt, na França. “A Renault apoia todas as iniciativas voltadas à inovação e tecnologia. O Hackaton é uma excelente oportunidade para jovens talentos mostrarem seu trabalho em uma competição que exige inteligência, criatividade e inovação. Nesta área, não há soluções empacotadas, elas estão aí para serem criadas”, destacou Angelo Figaro, CIO da Renault para a América Latina, que também é um dos palestrantes no evento.


ABAV MOBILIZA MUNICÍPIOS PARA O TURISMO DE NEGÓCIOS

As 12 cidades brasileiras que mais sediaram congressos e convenções no ano passado estarão representadas na Ilha Corporativa, espaço reservado para atrair eventos nacionais e internacionais para o país. As cidades brasileiras mais atuantes no mercado de eventos estarão na Ilha Corporativa Abracorp, espaço voltado para os segmentos de viagens de negócios e eventos, que conta com a participação do Ministério do Turismo e da Embratur. A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, começa no próximo dia 24, em São Paulo.  Para ampliar a participação dos destinos nacionais neste ambiente, o Ministério do Turismo mobilizou as secretarias de turismo dos 12 municípios que mais sediaram eventos importantes em 2013, listados no ranking da International Congress e Convention Association (ICCA). Elas terão a oportunidade de apresentar seus produtos para agências e operadoras internacionais. Em 2013, o turismo de negócios cresceu 8,8 %, segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, do Ministério do Turismo. Em termos per capita, o gasto médio das viagens a Negócios é quase duas vezes maior que o valor das viagens a lazer. O Brasil é o nono mercado de eventos internacionais do mundo, segundo a ICCA. No ano passado, o país sediou 315 congressos e convenções. Entre as cidades convidadas para a Ilha Corporativa Abracorp estão Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre, destaques entre os municípios brasileiros que mais receberam eventos em 2013. Fortaleza, Natal, Salvador, Guarujá, João Pessoa e Recife também apresentam seus principais atrativos turísticos na ABAV-Expo. No ano passado, a feira da ABAV gerou US$ 97 milhões em negócios, segundo seus organizadores. A iniciativa do MTur de ampliar a participação dos municípios brasileiros contribui para a consolidação da Ilha Corporativa, fruto de uma aliança de três anos consecutivos entre a ABAV Nacional e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), como importante espaço de relacionamento e de novas oportunidades para os diversos setores da cadeia produtiva do turismo. Nesta edição, a Ilha Corporativa receberá também gestores de recursos humanos, o que eleva a expectativa dos organizadores de ampliação do número de compradores convidados para a feira. A 42ª ABAV será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e aberta ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo) – Ascom.

NEY LEPREVOST DEFENDE CENTRO DE EXCELÊNCIA DE PARAESPORTES NO PARANÁ

O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Esportes na Assembleia Legislativa, defende com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), a criação do Centro de Excelência de Paraesportes, destinado aos paratletas de alto rendimento. “Estamos acompanhado esse excelente projeto desde o início. O Mauro Nardini que é presidente da ADFP é nosso grande amigo e entramos na briga ao lado da ADFP e junto ao governo do Paraná pra cobrar do governo Federal os recursos que já existem no orçamento pra que este sonho se realize e para que esta obra realmente aconteça", afirmou Ney. Segundo o deputado, o terreno para a construção do centro já foi destinado para a entidade pela prefeitura municipal de São José dos Pinhais. "O Estado do Paraná poderá se tornar uma referência internacional no treinamento de paratletas e o mais importante de tudo isso é que a criança que nascer com algum tipo de deficiência terá a oportunidade de ter aulas e treinar com campeões olímpicos e assim ter esperança de um futuro melhor através do esporte”, disse Leprevost.  De acordo com o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) Mauro Nardini “o Centro de Excelência de Paraesportes é uma meta que precisamos alcançar e é por isso que agradeço ao deputado Ney Leprevost o apoio para este projeto que é importantíssimo para a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná”, disse. 

PMA PRENDE DOIS CATARINENSES E UM CAMPO-GRANDENSE POR PESCA ILEGAL NO RIO AQUIDAUANA

CAMPO GRANDE – A Polícia Militar Ambiental tem reforçado em todos os anos durante o mês de setembro e outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados e a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica. Exatamente por haver mais facilidades de captura em razão início da formação dos cardumes é que os turistas deixam para esses meses a pescaria. Diversas irregularidades têm sido encontradas. Policiais Militares Ambientais de Aquidauana (MS) realizavam fiscalização ontem no rio Aquidauana, no município de Anastácio (MS) e apreenderam 18 kg de pescado com um campo-grandense, de 57 anos, havendo diversos exemplares abaixo da medida permitida para a captura que ele havia capturado. O pescado foi apreendido. Ele foi multado em R$ 1.060,00. Em seguida, os policiais encontraram dois turistas catarinenses, que tinham capturado 30 kg de pescado, sendo vários espécimes abaixo do tamanho mínimo de captura permitido por lei. Os turistas, residentes em Balneário Camburiú (SC), de 21 e 41 anos foram multados em R$ 1.300,00 cada um. Os três pescadores receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Anastácio, onde eles foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória. Se condenados poderão pegar pena de um a três anos de detenção – Ascom.


PALESTRA SOBRE COMÉRCIO ENTRE BRASIL E CHINA ACONTECE NO SHOPPING IGUATEMI RIBEIRÃO PRETO

O centro de compras, em parceria com o Rotary Club, promove a discussão conduzida por Monica Fang e Daniel Lau. O Shopping Iguatemi Ribeirão Preto promove no dia 22 de setembro, segunda-feira, a partir das 20h, uma palestra sobre o comércio de importação e exportação entre Brasil e China. No Open Mall do centro de compras, a discussão abordará diversos assuntos ligados à relação entre as duas economias. Em parceria com o Rotary Club, a palestra será conduzida por Monica Fang, que já foi Vice-presidente do Exterior da Camara de Comércio de Beijing-China e Vice-presidente Executiva da Câmara Brasil-China, e por Daniel Lau, profissional com forte experiência em estratégia internacional de mercado e desenvolvimento – Brasil/China – ascom.


POLÍCIA CIVIL ESCLARECE ASSASSINATO DO DESPORTISTA VALDIR CUIABANO E PRENDE SUSPEITA EM RONDONÓPOLIS

Uma mulher foi presa por policiais civis da Divisão de Crimes Contra a Pessoa (DCCP), da Polícia Judiciária Civil, do município de Rondonópolis (212 km ao Sul), na quarta-feira (17.09). Vilma Bezerra da Silva, 32, teve a prisão decretada acusada de ser autora do homicídio que vitimou o desportista Valdir Cuiabano, de 70 anos. O crime aconteceu em maio de 2013, quando após 25 dias desaparecido o corpo do desportista foi localizado já em decomposição, por duas crianças que brincavam em um milharal próximo a Vila Paula, em Rondonópolis. “As investigações começaram com dificuldade, pois a vítima era uma pessoa pública e querida, o que não indicava algum motivo para alguém tirar a vida do desportista”, destacou o delegado Vinicius Prezoto Franciscon. Nas investigações, os policiais civis colheram indícios apontando se tratar de crime de latrocínio e com base nessa linha se chegou a identificação da suspeita presa Vilma, e do seu companheiro Leonardo Silva de Souza, 45. Diante das informações, ambos tiveram os mandados de prisão decretados por roubo. Conforme a Polícia Civil, com base no histórico do casal, Vilma que é prostituta, atraiu Valdir até a residência, onde a vítima foi roubada, reagiu e acabou sendo morta com uma paulada na cabeça, desferida por Leonardo. Após ser presa, Vilma foi interrogada é contou que fazia programas sexuais e Valdir era um cliente. No dia crime, o ex-companheiro dela havia chegado na residência quando Valdir estava indo embora e o agrediu. A mulher disse em depoimento que na ocasião fugiu para não apanhar do ex-marido, e somente dias depois veio a encontrar Leonardo, quando ficou sabendo do assassinato de Cuiabano – Ascom.

VILLA MIX DE JORGE & MATEUS ABRE HOJE EM RIBEIRÃO PRETO

O Villa Mix, casa noturna voltada à música sertaneja, abre hoje (19), em Ribeirão Preto, interior de São  Paulo, com shows de Vecchi & Rafa e Roger Flores. Tendo à frente a famosa dupla sertaneja Jorge &  Mateus, esta é a quarta unidade, estando presente em São Paulo, Goiânia e Brasília. A abertura é a partir  das 22h00 com sistema de nome na lista. Com capacidade para receber aproximadamente 850 pessoas e direcionado aos públicos A e B, o Villa Mix apresenta um layout inovador, tendo como principais destaques a decoração altamente tecnológica em LED e o palco, que é o maior das casas noturnas do interior. A estrutura ainda conta com seis camarotes, sendo cinco deles com capacidade para 10 pessoas e um com capacidade para 20 pessoas. Este último, também chamado de suíte, conta ainda com sala e banheiro privativos. Cada camarote terá um profissional para os serviços de atendimento. A entrada no Villa Mix funcionará somente com nome na lista, não havendo venda antecipada de ingressos. A casa abrirá as quartas, sextas e aos sábados – Ascom.

ETAPA DE JI-PARANÁ (RO) DO CIRCUITO EXPOCORTE REÚNE MAIS DE 700 PESSOAS

Evento realizado entre os dias 17 e 18 de setembro contou com mais de 700 participantes, sendo que 70% deles eram pecuaristas. Encerrou ontem, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná (RO), mais uma Etapa do Circuito ExpoCorte. Durante dois dias de apresentações e feira de negócios, mais de 700 pessoas, sendo 70% delas pecuaristas, tiveram a oportunidade de ouvir e debater com os melhores especialistas do mercado pecuário o tema “Como conseguir o máximo de minha propriedade”. “Mais uma vez tivemos a oportunidade de realizar um evento de grande sucesso em Ji-Paraná. O público compareceu em peso e participou do evento, do início ao fim. As empresas patrocinadoras saíram satisfeitas e os parceiros na realização desta etapa, também”, comentou Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos, empresa que realiza o Circuito Expocorte. Em Ji-Paraná o evento é realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Associação Rural de Rondônia (ARR). Para Adilson Júlio Pereira, assessor especial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), o evento superou as expectativas. “Nós acreditamos neste evento, tanto que trabalhamos para realizar a segunda edição de uma etapa do Circuito aqui, em Ji-Paraná. E o sucesso pode ser mensurado pelo público, que superou as expectativas e participou das apresentações e dos debates”, completou Pareira. O Diretor da Associação Rural de Rondônia, Sérgio Ferreira, também viu na participação do público o grande diferencial da Etapa de Ji-Paraná. “É um evento que já tem seu sucesso carimbado e que contou com a qualidade e a participação dos pecuaristas. Pessoas que vieram buscar conhecimento e estão levando de volta pra casa novidades e outras perspectivas”, explicou. “A maioria dos produtores que estiveram aqui estão buscando mudanças, e daqui ele já tirou muitas ideias, cabendo agora, a ele, procurar as empresas e consultores para aplicá-las”, comentou Hugo Santana Neto, zootecnista e diretor da Vitasal, empresa participante da Etapa. A próxima Etapa do Circuito ExpoCorte será realizada em Araguaína, nos dias 15 e 16 de outubro. Esta será a primeira vez que a cidade receberá uma Etapa do evento – Ascom.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PMA AUTUA CAPATAZ DE FAZENDA POR USO DE MOTOSSERRA E EXPLORAÇÃO DE MADEIRA ILEGAIS

Campo Grande - Policiais Militares Ambientais de Rio Negro (MS) realizavam fiscalização de prevenção e combate a crimes ambientais, no Pantanal da Nhecolândia, no município Rio Verde (MS) e autuaram ontem um capataz de fazenda, por uso de um motosserra ilegal e exploração de madeira sem autorização. O motosserra não possuía Documento de Porte e Uso (LPU), que é a licença ambiental para transporte e utilização deste tipo de máquina. O infrator serrava madeiras de árvores que havia derrubado da espécie “piúva” com a máquina ilegal. 27 lascas (estacas para cerca) de madeira e o motosserra foram apreendidos. O uso de motosserra sem este documento caracteriza-se crime ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. Pelo crime de exploração da madeira, a pena é de seis meses a um ano de detenção. O infrator, residente na fazenda foi multado em R$ 1.300,00 – Ascom.

BETO RICHA ATENDE PROJETO DE LEPREVOST E DENOMINA DE DOM MOACYR VITTI O VIADUTO QUE VAI DAR ACESSO À MORRETES

No próximo dia 23 de setembro será inaugurado o viaduto que dá acesso ao município de Morretes.  Em obras desde final de abril, o viaduto, localizado na intersecção da BR-277 com a PR-804, voltará a ser utilizado e levará um nome mais do que especial. O governador Beto Richa atendeu o projeto do deputado estadual Ney Leprevost e denominará o viaduto de Dom Moacyr José Vitti. “Nada mais justo dar o nome de Dom Moacyr José Vitti a uma importante obra que vai beneficiar milhares de pessoas. É uma singela homenagem perto de tudo que o arcebispo fez por nós”, disse Ney. O arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, morreu no dia 26 de junho vitimado por um enfarte. Ele tinha 73 anos. Viaduto - A obra foi solicitada por Ney Leprevost e pelo prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, e é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a concessionária Ecovia. O viaduto vai beneficiar os motoristas que circulam pela rodovia. Na alta temporada, cerca de 30 mil veículos passam pelo local diariamente.  Para o prefeito Helder, a obra evitará muitos acidentes naquele local e deverá ampliar a visita de turistas a Morretes.

LIVRARIA CULTURA TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO NO SHOPPING IGUATEMI RIBEIRÃO PRETO

Diversas atrações culturais e representantes da literatura local já estão confirmados para a programação de comemoração de um ano da Livraria na cidade. A primeira Livraria Cultura da região de Ribeirão Preto, localizada no Shopping Iguatemi da cidade, completa um ano de atividade. Inaugurada junto com o centro de compras, a unidade promove já em setembro as comemorações de aniversário com uma programação especial que inclui lançamentos de livros, debates e bate-papo com autores. O objetivo das atrações promovidas pela livraria é sempre fomentar a cultura e a busca pelo conhecimento. No dia 22 de setembro, segunda-feira, a livraria recebe o Clube de Leitura da Academia Ribeirãopretana de Letras. A partir das 20h, o clube colocará em discussão as diversas características literárias dos principais autores brasileiros em um bate-papo descontraído. Para o dia 24, quarta-feira, está programado o NerDebate especial sobre o cartunista Mauricio de Souza. O debate geek será conduzido pelos quadrinistas Amálio Damas, Cordeiro de Sá e Pablo Lopes. Já na sexta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 18h30, alguns representantes do IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas estarão na livraria para o lançamento do livro “Memórias dos cafezais”, seguido de uma sessão de autógrafos pelos colaboradores na composição da obra. O livro retrata a vida de homens e mulheres que trabalharam em fazendas cafeicultoras de Ribeirão e região e é fruto de um trabalho de seis meses de pesquisa. E no sábado, dia 27 de setembro, encerrando a programação de aniversário, a Livraria Cultura recebe o Encontro de Leitores: Caçadores de Sombras. Conduzido por Carla Rojas (Blog Sociedade do Livro) e Cintia Simizo (Blog Panda Readers), o bate-papo traz discussões e ideias sobre os diversos traços e aspectos literários da obra – Ascom.


CAFÉ BRASIL SERÁ ESPAÇO PARA RELAXAR E DEBATER O TURISMO

Representantes de hotéis, operadoras, agências de turismo e consumidores vão se encontrar no Café Brasil, um espaço criado pelo MTur para integrar os diversos setores da 42ª Abav Expo. A ideia é criar um ambiente agradável onde as pessoas possam se encontrar, conversar e fazer negócios – enquanto apreciam um café especial.  Na quinta-feira (25), o ministro Vinicius Lages e os operadores de viagem se encontram no café para um bate-papo. Enquanto debatem o setor, podem experimentar os cafés das fazendas Terra Nova, Palmeira e Califórnia (PR), que integram a rota dos cafés do Paraná. E ainda degustar um pão de queijo mineiro e os grãos especiais da região da Serra da Mantiqueira (MG), produzidos pela fazenda Pedra Redonda, no município de Arapongas, no sul do estado.  O espaço de 55 metros quadrados está localizado na área da Associação Brasileira das Operadoras de Viagem (Braztoa) e será aberto ao público. O café ainda poderá ser acompanhado de outros quitutes. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o Norte do Paraná compõe o conjunto das principais regiões produtoras do país. Em maio de 2012, o Norte Pioneiro do Paraná consolidou-se como região produtora de cafés especiais do Brasil, por meio da Indicação Geográfica de Procedência – Ascom.

POLÍCIA CIVIL PRENDE AVÔ POR ESTUPROS DE NETAS EM BRASNORTE

A Polícia Judiciária Civil investiga abusos sexuais cometidos contra duas crianças, ambas de 7 anos, na cidade de Brasnorte (579 km a Noroeste). Os abusos seriam praticados pelo avô das crianças e pai de uma delas. As meninas são primas de primeiro grau. O avô das meninas, A.C.M., 63, teve a prisão preventiva decretada pelo crime de estupro de vulnerável. Ele foi preso na terça-feira (16.09). Seu filho G.C.M. 25 anos, também teve o mandado de prisão decretado, mas está foragido. Ele é suspeito de abusar da própria filha, mas não há informações de que tenha cometido abuso contra a sobrinha. As diligências iniciam após suspeita por parte da escola onde duas primas de 07 anos estudam. As professoras e funcionárias perceberam um comportamento diferente nas meninas que estavam isoladas, tristes e arredias. A professora notando a diferença chamou uma delas para conversar e ouviu a criança contar sobre um sonho, no qual aconteciam os abusos. Com o relato, a educadora atentou que não se tratava de sonho, mas sim de um real pesadelo pelo qual as duas crianças estavam vivendo. Diante das informações, a escola acionou Conselho Tutelar e a Polícia Civil passou a apurar o caso. O delegado Adil Pinheiro de Paula instaurou inquérito ficando no nas  investigações comprovado a existência do abuso sexual, sendo requerida a prisão preventiva dos acusados. Ademar depois de detido foi encaminhado a Cadeia Pública de Campo Novo dos Parecis. As buscas continuam para prender o segundo procurado Gilvaci Cabral de Menezes. O delegado Adil Pinheiro de Paula reforça a importância dos pais, professores e funcionários das escolas e creches a ficarem atentos a qualquer comportamento estranho das crianças, devendo as autoridades serem comunicadas por mais que o fato possa, a princípio, parecer irrelevante – Ascom.


ENCONTRO DE VEÍCULOS COM SOM AUTOMOTIVO BUSCA REGISTRO NO GUINNESS BOOK

Insane Sound acontece nos dias 27 e 28 de setembro no Parque do Peão, em Barretos/SP, e promete promover o maior terremoto já provocado pelo som da história. Barretos, localizada a 428 km da capital paulista, recebe nos dias 27 e 28 de setembro o Insane Sound, encontro de veículos com som automotivo que pretende entrar para a história. Além de programação diversificada, o evento reunirá cerca de 2000 veículos que buscarão quebrar o recorde de maior terremoto provocado pelo som em todo o mundo. O maior terremoto sísmico por som automotivo registrado até hoje foi causado por 22 carros que fizeram vibrar o chão com uma velocidade de 6,325 milímetros/s, em Northampton, no Reino Unido, em 22 de outubro de 2008. O encontro acontecerá no Parque do Peão, espaço com mais de 2 milhões de metros quadrados que recebe todos os anos a Festa do Peão de Barretos, considerado o maior rodeio da América Latina. Os bretes, selas, animais e competidores dão lugar a equipamentos de som que em um mesmo veículo podem alcançar mais de 1 milhão de watts de potência. Cerca de 60 empresas do setor estão confirmadas para a Feira Comercial do evento, expondo suas máquinas e levando o que há de mais moderno em aparelhagem de som para veículos. A programação começa no dia 27, ao meio-dia, e entre as atrações estão manobras radicais realizadas pela equipe Extreme Show, Equipe Garcia e também apresentações de Drift, uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira do veículo, com a equipe Gustavo Carvalho além de carros customizados e adaptados que estarão em exibição. Animando o encontro estarão os DJs Gury, Cézar e Nando Miatelo, dentre outros. A tentativa de quebra do recorde de maior terremoto causado pelo som acontecerá no domingo, dia 28, às 15h, e contará com a participação de 2000 veículos. Os interessados em participar com seus veículos devem acessar 101eventos.com.br para mais informações. O acesso aos campings será gratuito o ingresso para o evento custa R$ 20,00 – Ascom.