A ideia é investir em lojas menores e explorar melhor outras
categorias, como a de bebidas alcoólicas. Isso porque o conceito global de EDLP
(Everyday low price – preço baixo todo dia) já não tem sido mais um grande
diferencial do grupo. Nos Estados Unidos, num cenário parecido à concorrência
brasileira, a diferença de preço do Walmart para redes como a Target e Kroger
caiu de cerca de 20% para 5% nos últimos anos, diminuindo a vantagem dos
hipermercados sobre as lojas que oferecem mais conveniência e praticidade nas
compras. Com isso, o plano já é abrir 300 lojas menores, o dobro do número de
novos hipermercados previstos. Estratégia - Essa é a primeira grande
mudança da rede sob a nova direção do CEO Doug McMillon. Além das lojas
menores, que pretendem atrair mais clientes com serviços rápidos e atrair
clientes com mais regularidade, um dos principais planos é explorar a categoria
de alcoolicos. O objetivo é dobrar até 2016, adicionando mais corredores de
cerveja, vinhos e destilados e trazendo as bebidas para a parte da frente das
lojas. O foco em bebidas alcoolicas também inclui a construção de lojas
exclusivas de bebidas em Estados como a Flórida, nos Estados Unidos, onde é
proibida a venda de alcoolicos dentro dos supermercados – Ascom.
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