domingo, 18 de agosto de 2013

BANCOS TERÃO MAIS SEIS MESES PARA CONCLUIR O PROCESSO DE COMPROVAÇÃO DE VIDA/RENOVAÇÃO DE SENHA DE BENEFICIÁRIOS DO INSS

As instituições financeiras pagadoras de benefícios terão até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Os segurados que ainda não compareceram à agência bancária onde recebem seu benefício podem fazê-lo para realizar a renovação de senha/prova de vida. Hoje, o INSS anunciou a prorrogação do prazo de realização da comprovação de vida/renovação de senha junto à rede bancária por seis meses, em virtude de que dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não atenderam à convocação dos bancos para a realização da renovação da senha junto às agências bancárias onde habitualmente recebem seus benefícios. “A prova de vida é um importante procedimento no combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. Os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população”, afirma Wilson Levorato, vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN.  - Esclarecimentos sobre a Prova de Vida do INSS:
1) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha/prova de vida?
R – Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros)
2) A Prova de Vida/Revalidação de Senha também pode ser feito por procuração?
R. Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente nomeado pelo INSS.
3) Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a Prova de Vida/Revalidação de senha  será feita?
R. Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS), munido de Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.
4) Se o aposentado ou pensionista não fizer a Prova de Vida/Revalidação de Senha, quais serão as implicações? Ele deixará de receber o benefício imediatamente?
R. Todos os mais de 30 milhões de beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha/prova de vida. Os beneficiários que recebem seus pagamentos por meio de crédito em conta corrente/poupança ou cartão magnético e que não realizarem a renovação de senha/prova de vida até agosto /2013 terão seus créditos bloqueados pelo INSS.
5) Esse procedimento pode ser feito por biometria?

R. O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la. - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário