quarta-feira, 31 de outubro de 2012

20ª EDIÇÃO DO VIVER EM CRISTO DEVE REUNIR 10 MIL PESSOAS NO GINÁSIO DO CLUBE CAMPESTRE NO PRÓXIMO DOMINGO


Dez mil pessoas devem participar da 20ª edição do Viver em Cristo, de acordo com a expectativa dos organizadores do evento, o mais antigo realizado pela Comunidade de São Pio X e que será realizado no próximo domingo, 21, das 8h às 18h, no ginásio do Clube Campestre, em Campina Grande. O Viver em Cristo terá como tema neste ano “Com a boca proclamo a minha fé” (Rm 10, 10) e como pregador Evandro Nunes, missionário da Renovação Carismática Católica,de Santo Amaro-SP. A programação, que começa com o Santo Terço, com o Terço dos Homens, terá em seguida um momento de animação com Luceana Ribeiro, acompanhada pelo Ministério de Louvor e Adoração “Viver em Cristo”. A primeira pregação de Evandro Nunes será sobre o tema “Por minhas obras, te mostrarei a minha fé” (Tg 2, 14-18). Depois de mais um momento de animação, acontecem a Procissão, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. À tarde, a programação começa às 14h, com a animação de Teto e Ministério de Louvor e Adoração “Viver em Cristo”. Em seguida, o tema do Viver em Cristo, “Com a boca proclamo a minha fé” será também o tema da pregação de Evandro Nunes. O Viver em Cristo será encerrado com a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson, e concelebrada por padres de diversas paróquias. A escolha do tema deste ano está diretamente relacionada ao Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e aberto em Campina Grande no último dia 12, no Parque do Povo, por Dom Delson. O acesso ao local do evento é gratuito, mas os organizadores pedem que as pessoas que puderem, doem alimentos não perecíveis ou fraldas descartáveis, que serão destinados a comunidades carentes.


AGU CONFIRMA VALIDADE DE NORMA DO DNPM QUE FIXA EM TRÊS ANOS VIDA ÚTIL DE GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL


A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu anular, na Justiça, pedido da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil que pretendia derrubar o limite de vida útil de embalagens plásticas de garrafões retornáveis de água mineral. A Associação buscava suspender duas portarias (nº 387/2008 e 358/2009) do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que disciplinam o uso das embalagens, determinando que o tempo máximo para reutilização é de três anos. As Procuradorias Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e Especializada junto ao Departamento (PFE/DNPM) contestaram a ação da entidade alegando que a autarquia tem direito e competência para editar portarias sobre o assunto. Destacaram ainda o que o DNPM pode fiscalizar e controlar não só o aproveitamento das substâncias minerais, mas também o de comercialização de água engarrafada, segundo o Código de Águas Minerais. Os procuradores federais esclareceram que sem a especificação de tempo de uso das embalagens retornáveis, elas ficam propensas ao fácil contágio do produto. Informaram, também, que o prazo estabelecido de três anos é resultado de debates entre vários órgãos, departamentos e Ministérios, que comprovaram por experimentos que este é o tempo adequado e razoável à vida útil do garrafão plástico de água. Estudos apontaram que um garrafão em circulação há três anos está sujeito a 146 operações de pré-lavagem e que tempo superior a isso não garante mais segurança à impermeabilidade necessária, ocasionando surgimentos de odores. A 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos da AGU e julgou improcedente o pedido. Na sentença, o magistrado ressaltou que "não prospera o argumento de que as portarias do DNPM não foram precedidas de estudos técnicos". A PRF1 e a PF/DNPM são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Ação Ordinária nº 2009.34.00.038780-0 - 1ª Vara da Seção Judiciária do DF.

TAXAS DE JUROS MENORES BENEFICIAM FINANCIAMENTO DE PROJETOS TURÍSTICOS


Medida valerá até o fim do ano, para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Brasília (DF) - As empresas do setor de turismo com interesse em financiar projetos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão beneficiadas com redução de encargos financeiros para até 2,5% ao ano. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) baixou os juros das operações realizadas com recursos dos fundos constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO). A Resolução 4.140, de 25 de outubro, estabeleceu as menores taxas de juros da história desses fundos. Proposta pelo Ministério da Integração Nacional, a redução teve apoio do Ministério do Turismo. As novas taxas de juros vigorarão até 31 de dezembro deste ano. Durante esse período, os beneficiados poderão contratar operações de investimento com a taxa nominal de 2,94% ao ano, podendo chegar a 2,5, se utilizado o bônus de adimplência de 15%, que incide sobre as prestações pagas em dia. Nas operações para capital de giro ou custeio isolado, os bancos administradores desses fundos continuarão praticando as taxas de juros e bônus de adimplência anteriormente estabelecidos. Para esses empréstimos, a taxa varia de 5,74% a 8,5% ao ano, com bônus de adimplência e de acordo com o porte da empresa. “Essa ação do Ministério da Integração estimulará, de forma decisiva, os empreendedores com interesse em iniciar ou ampliar o seu negócio no turismo”, afirmou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

PERFIL DO MTUR NO TWITTER ESTÁ PRÓXIMO DOS 100 MIL SEGUIDORES


Brasília (DF) - A cada dia que passa, é possível acompanhar novidades nos perfis do Ministério do Turismo nas redes sociais. Em um esforço de oferecer sempre boas dicas sobre os destinos brasileiros, informações dos programas e ações da pasta sobre o turismo em geral, o Ministério do Turismo investe nas redes sociais e busca incentivar a participação da população brasileira na divulgação das belezas do País. No Twitter, o nosso perfil @mturismo está próximo dos 100 mil seguidores. Dentre esses, estão perfis de secretarias de turismo, jornalistas, blogueiros, mas, principalmente, aqueles que fazem o turismo do Brasil funcionar: os viajantes! Por isso, queremos agradecer a todos que já compartilharam e sugeriram conteúdos. Ajude a divulgar nossas plataformas digitais e incentive mais pessoas a colaborar. Com uma grande rede, poderemos divulgar destinos, às vezes desconhecidos, ou notícias que não chegam a todos. Cada um pode contribuir divulgando sua cidade ou estado! Mostre o que há de melhor na sua região! Dê dicas, compartilhe experiências! Você também pode ajudar mencionando o nosso perfil. Marque um amigo no twitter, indique a novos seguidores e fortaleça a promoção do turismo no Brasil.

HOTEL FAZENDA PRESENTEIA 3 MIL CRIANÇAS COM DIA DE LAZER EM SEU PARQUE AQUÁTICO



Ainda como parte das comemorações do mês da criança, o Barretos Country Hotel & Acquapark promoveu, de 22 a 26 de outubro, a 3ª edição do Projeto Acesso Livre, que beneficia crianças e adolescentes com um dia de lazer em seu parque aquático. Nesta edição do projeto, o Hotel Fazenda que está localizado em Barretos, beneficiou 3 mil crianças que estudam em escolas municipais de Barretos e também que são atendidas por entidades assistenciais. Dentre as entidades que foram beneficiadas estão a Casa Abrigo Irmã Lourdes, Lar da Criança Legionária de Ismael, Projeto Cavalgando para o Futuro e crianças que participam do projeto de período integral da escola Vera Lúcia Gaspar Duarte.  Nesta sexta-feira, dia 26, os filhos de todos os funcionários do empreendimento também se divertiram nas piscinas do acquapark. Além do dia de lazer no parque aquático, parceiros e fornecedores do hotel ofereceram lanches para  todas as crianças. Ainda como parte da ação,  as equipes de monitoria e guarda vidas trabalharam voluntariamente no Projeto Acesso Livre.   Para a professora da escola municipal João Ferreira Lopes – Claudia Maria, este tipo de atividade é importante para que os alunos possam interagir com outras crianças e conhecer o que a cidade oferece de bom.  “Nos próximos dias iremos trabalhar em sala de aula as vivências do passeio, através de redação e outras atividades”, afirmou Claudia Maria. Segundo o gerente geral do Barretos Country Hotel – Adriano Santos, o projeto é desenvolvido para que as crianças possam ter acesso ao parque aquático e também vivenciar uma experiência diferente e divertida. O Barretos Country Hotel conta com uma política de responsabilidade social que engloba funcionários, clientes e sociedade. Saiba mais no http://www.barretoscountryhotel.com.br/ .




ADVOGADOS E PROCURADORES GARANTEM VALIDADE DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA UHE DE SANTO ANTÔNIO


A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a legalidade da atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) de Santo Antônio, em Rondônia. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia entraram com Ação Civil Pública para que fosse determinado à autarquia que não autorizasse ou emitisse qualquer licença ambiental referente à elevação da cota do reservatório da UHE, de 70,5 metros para 71,3 metros, conforme solicitado pela empresa Santo Antônio Energia S.A à Aneel, em Projeto Básico Complementar (PBC). Os advogados da União e procuradores federais afirmaram que a Santo Antônio Energia não efetuou ainda qualquer solicitação formal requerendo o licenciamento ambiental do PBC. Segundo eles, não haveria, portanto, qualquer ato concreto que indicasse alguma ilegalidade praticada pelo Ibama. A AGU alegou ainda que caso o empreendedor apresente sua intenção formal, o procedimento de licenciamento ambiental do PBC observará todos os critérios legais, em especial, a exigência contida na condicionante geral 1.2 da Licença de Operação nº 1044/2011. O dispositivo estabelece que "quaisquer alterações do empreendimento deverão ser precedidas de anuência do Ibama". Os advogados públicos sustentaram ainda que o Ministério Público não demonstrou qualquer irregularidade no procedimento de licença do empreendimento energético. A 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia acolheu os argumentos da AGU, mas o MPF recorreu ao TRF1. O relator do caso no Tribunal confirmou a decisão de primeira instância. Na decisão, foi ressaltado que "o simples requerimento de pedido administrativo no sentido do formulado pela empresa agravada não configura o risco de lesão grave e de difícil reparação exigida para a concessão da medida antecipatória pretendida pelos agravantes". Além disso, reforçou que o pedido do empreendedor "ainda não foi objeto de análise pelo Ibama e pela Agência Nacional das Águas, órgãos competentes para deliberar a respeito do assunto, sendo certo que sequer se sabe se o pleito será deferido ou não, baseando-se os agravantes em presunções". Atuação - Na ação, atuaram as seguintes unidades e órgão da AGU: Procuradoria-Geral Federal (PGF), a Procuradoria-Geral da União (PGU), a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1), a Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), a Procuradoria Federal no Estado de Rondônia (PF/RO), a Procuradoria da União em Rondônia (PU/RO), a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama (PFE/Ibama, a Procuradoria Federal junto à Aneel (PF/Aneel) e a Consultoria Jurídica do Ministério das Minas e Energia (Conjur/MME).

ADVOCACIA-GERAL COMPROVA QUE MUDANÇAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DO ENEM 2012 PREJUDICARIAM A EFICÁCIA DO EXAME


A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fosse obrigado a divulgar na internet o nome dos integrantes da banca examinadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os procuradores federais defenderam a necessidade de manter o procedimento administrativo adotado pelo Enem, pois submetê-lo a mudanças, na véspera de aplicação das avaliações, implicaria em risco à eficiência do processo. Diante da relevância nacional e pública do Exame, foi necessária a mobilização imediata da AGU a fim de garantir a segurança jurídica do processo para a tranquila realização das provas, marcadas os próximos dias 3 e 4 de novembro. Para isso, as unidades da Procuradoria-Geral Federal vêm trabalhando em regime de plantão desde o dia 29/10 para evitar conflitos e prejuízos à avaliação. O Ministério Público Federal (MPF) queria obrigar o Inep a divulgar os critérios de seleção, a relação nominal dos examinadores com suas respectivas qualificações e titulações acadêmicas. Além disso, exigia que fosse informado à sociedade, por meios de comunicação institucional, os locais onde os dados seriam publicados. Atuando no caso, a Procuradoria Federal junto ao Instituto (PF/Inep) e a Procuradoria Federal no Estado de Goiás (PF/GO) defenderam que não haveria razão para a concessão da liminar, pois o Inep já havia informado ao MPF os critérios adotados na seleção dos examinadores das provas do Enem 2012. As unidades da AGU esclareceram ainda que o Inep não realizou a divulgação nominal dos integrantes da banca examinadora por ser uma informação confidencial, e a sua divulgação contribui para a preservação dos atos administrativos do processo. Os procuradores federais destacaram ainda que o princípio da publicidade dos atos administrativos pode ser moderado quando houver fatos protegidos pelos direitos relacionados à integridade física e moral, segurança, intimidade e privacidade dos interessados. Além disso, ressaltaram que a Lei nº 9.448/97 confere ao Inep a responsabilidade para estabelecer indicadores de desempenho das atividades de ensino do país. Decisão - A 9ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Goiás reconheceu os argumentos da AGU no sentido de evitar conflitos em razão da proximidade do Exame e da abrangência nacional do caso. A decisão destacou que divulgar a relação dos examinadores agora poderia tumultuar a realização das provas, além de onerar a administração dom despesas decorrentes da publicidade nos meios de comunicação. Ref.: Processo 35317-50.2012.4.01.3500 - 9ª Vara da Seção Judiciária/GO.

CAMPANHAS GARANTEM NOVOS EQUIPAMENTOS NA SANTA CASA

O apoio comunitário nas mais diversas campanhas em prol da Santa Casa de Misericórdia de Barretos tem possibilitado investimentos e melhorias, sempre visando a qualidade no atendimento aos pacientes. Além de viabilizar importantes obras em sua estrutura física  com investimento previsto superior a R$ 700 mil no ano de 2012, as ações comunitárias também contribuem para que a instituição seja reequipada garantindo aos seus usuários uma constante atualização tecnológica em seus equipamentos. Neste segundo semestre, a Santa Casa investiu mais de R$ 138 mil na manutenção e aquisição de novos equipamentos garantindo aos usuários da instituição e ao corpo clínico segurança e precisão  nos diagnósticos, procedimentos e tratamentos aplicados. Segundo o provedor Renato Peghim a meta é investir mais R$ 50 mil de recursos oriundos de campanhas até o final deste ano, suprindo assim importantes demandas que o hospital possui em relação aos seus equipamentos. "A tecnologia na área de saúde avança constantemente e nós como hospital de referência regional , temos que nos atualizar oferecendo aos nossos usuários e ao nosso corpo clínico equipamentos  atualizados e com a manutenção preventiva em dia ", concluiu Peghim.


MAIS R$ 4,57 MILHÕES PARA QUALIFICAR TURISMO BRASILEIRO


Ministério do Turismo assina repasse de recursos para projetos de qualificação de quatro mil trabalhadores em Porto Alegre, Salvador e Recife
Brasília (DF) - O Ministério do Turismo empenhou, nesta terça-feira (30.10), R$ 4,57 milhões para preparar 3.950 profissionais da linha de frente do turismo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A ação contempla trabalhadores de diversas categorias do receptivo do setor na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul, estados-sede do campeonato mundial de futebol. A estratégia é complementar à oferta de cursos do Pronatec Copa (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltado para a Copa do Mundo 2014), uma das ações de qualificação profissional do Ministério do Turismo. Segundo o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, o repasse às cidades-sede integra o pacote de investimentos da pasta para 2014: “Além de ampliar a qualificação de mão-de-obra para a Copa, estamos investindo no legado, que é do povo: a profissionalização, a geração de renda e o desenvolvimento econômico casado com o desenvolvimento social”, afirmou. De acordo com Mota, outros 13 projetos de estados-sede do Mundial estão em análise pelo Ministério do Turismo. DESTINOS CONTEMPLADOS - Na capital gaúcha, o programa atenderá 2,4 mil profissionais diretamente envolvidos com o receptivo turístico para a Copa do Mundo. O convênio com a Secretaria de Turismo do estado, orçado em R$ 3,4 milhões, prevê aperfeiçoamento para diversas atividades de apoio ao turismo: taxistas, guias de turismo, comerciários, trabalhadores da segurança pública (policiais civis, militares e bombeiros) e do transporte público (motoristas e cobradores de ônibus). Segundo estudo encomendado pelo MTur à Fundação Getúlio Vargas (FGV), a estimativa é que a cidade receba 413,4 mil brasileiros e 129 mil estrangeiros durante o mundial. Já a parceria entre o MTur e a Secretaria de Turismo da Bahia vai oferecer cursos de inglês para 1.020 taxistas em Salvador. O ministério destinou R$ 1,053 milhões à iniciativa. De acordo com projeção do MTur/FGV, a capital soteropolitana receberá 560 mil brasileiros e 148,2 mil estrangeiros durante a Copa. Em Recife, o projeto pretende qualificar prestadores de serviços da cadeia produtiva do setor e multiplicadores de informações turísticas. O foco do convênio com a Prefeitura da capital pernambucana é aprimorar o atendimento ao visitante em mercados públicos, barracas de coco e Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Ao todo, serão contemplados 530 profissionais que estudarão, entre outras disciplinas, noções de empreendedorismo, segurança alimentar e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O investimento do MTur, de R$ 429,8 mil, vai aprimorar o atendimento aos 324 mil estrangeiros e 81,7 mil brasileiros que passarão pela cidade durante os 30 dias da Copa 2014.

MINISTRO DA JUSTIÇA ANUNCIA SUSPENSÃO DE DECISÃO JUDICIAL CONTRA GUARANI KAIOWÁS


O Ministério da Justiça, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), obteve uma importante vitória para os indígenas da etnia Guarani Kaiowá na tarde desta terça-feira (30/10). O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3ª Região), de São Paulo, emitiu decisão favorável à liminar da Funai de suspender a decisão da 1ª Vara de Navaraí/MS que determinava a retirada imediata dos integrantes da comunidade Guarani Kaiowá Puelito Kuê que se encontram no município de Iguatemi/MS. Também foi revogada a multa estipulada para os indígenas que descumprissem a determinação judicial. A decisão da Justiça Federal foi comunicada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante a 213º reunião ordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). O evento teve como tema central o conflito vivenciado pelos indígenas Guarani Kaiowá e ocorreu nesta tarde na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em Brasília (DF). Outra medida importante anunciada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi o reforço de policiamento na região. “Diante desse cenário de conflitos, ameaças e delitos, determinamos um reforço no policiamento da Força Nacional, que já está no local com homens e viaturas. O novo efetivo já está em deslocamento. Estamos fazendo um deslocamento por terra justamente por termos a necessidade de viaturas circulando, já que é uma área muito grande. Dentro da análise técnica que foi feita nós teremos um bom efetivo pra buscar dar o máximo de segurança e evitar os conflitos na região” concluiu o ministro. De acordo com o despacho da desembargadora federal relatora Cecília Mello, “a melhor solução é circunscrever os índios num espaço de um hectare (10 mil m2 ) até o término do procedimento administrativo de delimitação de terras da região. Os índios devem ficar exatamente onde estão agrupados, com a ressalva de que não podem estender espaço a eles reservado em nenhuma hipótese.” Foi determinado ainda que a Funai deve adotar todas as providências para intensificar os trabalhos e concluir o mais rápido possível o procedimento administrativo de delimitação e demarcação das terras. Também participaram da reunião do CDDPH, além de representantes da comunidade indígena Guarani Kaiowá, a ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, e o representante da Advocacia-Geral da União (AGU), Antônio Roberto Basso.

ENCONTRO DE COMITÊS DE BACIAS EM CUIABÁ DISCUTE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EVENTO TRARÁ AINDA OFICINA DO WWF-BRASIL SOBRE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E FERRAMENTA DE MEDIÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA DOCE


O Fórum Nacional de Comitês de Bacias e parceiros realizam entre os dias 5 e 9 de novembro o “XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob)”. O evento acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá- MT. Na edição deste ano, o encontro terá como tema central “Comitês de Bacia: Trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das águas”, com o objetivo de possibilitar que estes comitês identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, e apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos. Durante o Encob, que deverá reunir cerca de 1.800 participantes de todo o Brasil (entre membros dos comitês de bacias hidrográficas, técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos, representantes de usuários, poder público, pesquisadores e membros da sociedade civil), estão previstas a realização de cursos de capacitação, apresentação de experiências pelos comitês de bacias, mesas de diálogos com especialistas, além de oficinas temáticas. Como parte das atividades, o WWF-Brasil promoverá, de 06 a 08 de novembro, a oficina “Instrumentos para Redução de Riscos em Bacias Hidrográficas: Análises de Vulnerabilidades e Pegada Hídrica”. O objetivo da oficina é apresentar ao público participante a metodologia para a construção da análise de vulnerabilidade ecológica e social das bacias hidrográficas, de forma a permitir que seus gestores elaborem políticas de adaptação aos impactos das mudanças climáticas. O WWF-Brasil conta a experiência na produção de análises de vulnerabilidades em bacias como a do Rio Paraguai, do Lago São João (RJ),e do Rio Acre (AC), realizadas no âmbito da parceria com o HSBC Bank Brasil. O WWF-Brasil apresentará ainda a Pegada Hídrica, uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. O método permite que as iniciativas públicas e privadas, assim como a população em geral, entendam o quanto de água é necessário para a fabricação de produtos ao longo de toda a cadeia produtiva. Dessa forma, os vários segmentos da sociedade podem quantificar a sua contribuição para os conflitos de uso da água e degradação ambiental nas bacias hidrográficas em todo o mundo. Os interessados em participar da oficina do WWF-Brasil poderão enviar e-mail para comitesdobrasil@ig.com.br ou angelo@wwf.org.br, até 31 de outubro.  As vagas são limitadas, portanto as inscrições estão sujeitas à confirmação. A programação completa do Encob estará disponível no site www.encob.org/portal/programacao.php. O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.      wwf.org.br.

RS 010, UMA DECISÃO URGENTE E INEVITÁVEL


Passaram-se cerca de dois anos desde que foi anunciada oficialmente a licitação da construção da RS 010. Era o final do governo Yeda. Após um trabalho que havia envolvido dezenas de prefeitos da região Metropolitana e do vale do Sinos chegava-se a um consenso sobre o traçado da futura Rodovia do Progresso e necessidade urgente dessa obra, que passaria a ser uma nova e moderna opção de deslocamento entre a Capital, vale do Sinos, Paranhana e Serra. Como não haviam recursos disponíveis nos cofres do estado para uma obra deste porte, optou-se por uma saída possível – talvez não a ideal, mas a única realmente possível, ou seja, a construção através de Parceria Público Privada. Mas como acontece a cada troca de governo, é preciso achar defeitos e problemas naquilo que foi deixado pelo antecessor. E neste assunto, não se fugiu mais uma vez a esta maldita regra, que engessa e atrasa o desenvolvimento do país e em especial do nosso Estado. Mesmo com empecilhos criados a Granpal, sob a liderança do prefeito Jairo Jorge (PT) – mesmo partido que comanda nosso Estado e nosso país, fez um excelente trabalho, apresentando modificações igualmente importantes, que ampliam, e muito, o investimento a ser executado através da PPP. Mas o que parecia ser um avanço, surge agora como possível desculpa para adiar ainda mais a decisão sobre esta que é uma das mais importantes e necessárias obras viárias da história recente de nosso Estado e que a cada ano gera mais de R$ 800 milhões de prejuízo para os gaúchos. Se o cronograma inicial tivesse seguido à risca, a obra, cujo prazo de execução previsto é de 7 anos, estaria chegando à divisa entre Esteio e Sapucaia do Sul, próximo à RS 118 e já estaria colaborando de forma efetiva para desafogar a combalida BR 116, cujos congestionamentos diários, insuportáveis e insanos, já se estendem por todo trajeto entre o Vale do Sinos e Porto Alegre. Infelizmente, entre a decisão e a execução de uma obra, na esfera pública, o espaço de tempo é geralmente longo. Portanto, senhor governador, não é possível compreendermos a demora em tomar uma decisão desta importância. Hoje ainda existem empresas interessadas em participar desse processo, mas amanhã, com as mudanças do cenário econômico internacional, não se sabe o que vai acontecer. Para quem, como nós, já viveu experiências de perdas desagradáveis, num passado recente, como foi o caso da Ford para a Bahia, preocupam os vacilos de quem deveria, pela função que ocupa, liderar um processo de tanta importância para todo Rio Grande. Não dá mais para esperar. É preciso ação. E já. - João Fischer – Fixinha - Deputado estadual e líder da bancada do PP

VESTIBULAR DO UNIFEB TEM O MENOR ÍNDICE DE ABSTENÇÃO DOS ÚLTIMOS SETE ANOS



“Foi gratificante. Tivemos o menor índice de abstenção dos últimos sete anos.”, a afirmação é  do reitor do UNIFEB – professor Reginaldo da Silva. Realizado no último domingo, dia 28, em quatro cidades, o vestibular do UNIFEB registrou abstenção geral de 11%, o menor índice da história da instituição. A instituição aplicou a prova para 3,8 mil estudantes e já divulgou gabarito em seu site. Com ações que possibilitaram o pagamento das inscrições momentos antes da realização das provas, o Vestibular 2013 do UNIFEB aplicou provas para exatos 3,8 mil estudantes em Barretos (SP),  Frutal (MG), São José do Rio Preto (SP) e Rio Verde (GO). Segundo o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular – Fabiano Sant’Ana dos Santos, a aplicação e o acompanhamento das provas do Vestibular em todos os locais, envolveu 180 pessoas, entre técnico-administrativos e professores da instituição.  “O planejamento e a organização foram determinantes para a realização tranquila das provas. Já comemorávamos o resultado na sexta-feira (26), uma vez que cumprimos todos os prazos”, afirmou Fabiano Sant’Ana.  O resultado e classificação individual serão divulgados, somente pelo site (www.unifeb.edu.br),  em 09 de novembro. Matrículas poderão ser feitas de 12 a 14 de novembro, no campus da instituição, das 9h às 21h, seguindo o calendário abaixo: Dia 12 / 11 – matriculas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (bacharelado), Física Médica, Química Tecnológica e Serviço Social; Dia 13 / 11 – matriculas para Engenharias: Alimentos, Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, Química e Produção, tanto diurno como noturno; Dia 14 / 11 – matriculas para Agronomia, Farmácia, Gastronomia, Odontologia, Zootecnia e para as licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Pedagogia, Química e Física. - Talita Costa - Fotos Nivaldo Gomes




INFECÇÃO URINÁRIA: PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é infecção urinária? - Ela é caracterizada pela a presença de micro-organismos na urina. O líquido que enche a bexiga é estéril - ou seja, livre de bactérias. Mas, quando esses bichinhos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, desencadeiam uma infecção. "Em 85 % dos casos, o problema é provocado pela bactéria Escherichia coli, que integra a flora intestinal", ressalta Fernando Almeida, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo.  - Existem tipos diferentes?  Sim. O mais comum é a infecção na bexiga, a famosa cistite. Mas os micro-organismos também podem atacar os rins, o que é chamado de pielonefrite. - Quais são os sintomas? "Os clássicos são dor e ardor na hora de urinar", afirma Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Pode haver também um aumento da frequência de idas ao banheiro, sensação de bexiga cheia, sangramento ou um simples mal-estar acompanhado de febre. A doença é transmissível? "Definitivamente, não", assegura Fernando Almeida. Mas é mais comum que ela dê as caras depois de relações sexuais, porque o pH da região fica alterado. Entre mulheres que variam muito de parceiro, a incidência é comprovadamente maior. Por que esse tipo de infecção é mais frequente em mulheres? Elas têm o canal da uretra mais curto e, por isso, é mais fácil as bactérias chegarem aonde não devem. Além disso, elas costumam ter o péssimo hábito de segurar a urina por mais tempo que os homens - um prato cheio para as bactérias se proliferarem. Por que algumas pessoas têm o problema com mais frequência? Isso envolve fatores hereditários e imunológicos. A atenção com a higiene é essencial, mas a infecção pode aparecer mesmo em quem toma todo o cuidado do mundo. Por que as grávidas ficam mais sujeitas a esse tipo de infecção?
Estima-se que de 15% a 20% das gestantes terão ao menos uma vez esse tipo de infecção. Isso acontece porque, durante esse período, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz a umidade vaginal aumentar, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra. Os homens estão livres da doença? Não é bem assim. É verdade que esse é um problema tipicamente feminino, mas a infecção também acomete a ala masculina. Ela é mais frequente em pessoas idosas? Sim. "A resistência diminui com a idade e, no caso das mulheres, há uma queda de hormônios que deixam a região pélvica mais sensível", diz Eduardo Zlotnik. Existe alguma forma de prevenir? Segundo Zlotnik, a recomendação é beber muita água para que as idas ao banheiro não fiquem muito espaçadas. "Assim você vai limpando o trato urinário", explica. Urinar depois das relações sexuais e evitar banhos de imersão também ajudam.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

PREGADOR DO VIVER EM CRISTO: “QUEM SE DECIDE POR DEUS, NÃO ABRE MÃO DELE NUNCA MAIS”


Na primeira pregação do 20º Viver em Cristo, que teve início na manhã deste domingo, 21, no ginásio do Clube Campestre, em Campina Grande, Evandro Nunes, que pela primeira vez faz pregação na Paraíba, falou sobre os dias de crise e profundo abatimento espiritual que as pessoas estão vivendo atualmente. “O mundo está virando as costas para Deus”, disse o missionário da Renovação Carismática Católica de Santo Amaro-SP, durante a sua pregação para o público presente ao ginásio. Mas, segundo Evandro, quem se decide pelo Senhor não abre mão dele nunca mais, prosseguiu Evandro, que teve como tema da pregação “Por minhas obras, te mostrarei a minha fé” (Tg 2, 14-18). “É necessário que voltemos a acreditar e orar, porque quando isso acontece, o céu se move em seu favor”, disse o pregador, acrescentando que se a pessoa perdeu tudo, dinheiro, trabalho, bens preciosos, mas a sua fé não foi atingida, Deus devolve tudo. A programação do Viver em Cristo, que neste ano tem como tema ‘Com a boca proclamo a minha fé’ (Rm 10, 10) e completa 20 anos, foi aberta no início da manhã com o Terço dos Homens, que realiza encontros desde agosto de 2004 e já possui 86 grupos formados em Campina Grande. Em seguida, aconteceu um momento de animação com Luceana Ribeiro, acompanhada pelo Ministério de Louvor e Adoração “Viver em Cristo”, antes da primeira pregação do dia, com Evandro Nunes. Depois de um intervalo, Luceana Ribeiro promoveu mais um momento de animação e em seguida aconteceram a procissão, adoração, com Evandro Nunes e Gustavo Lucena, e a bênção com o Santíssimo Sacramento, encerrando a programação da manhã do 20º Viver em Cristo. Programação do Viver em Cristo prossegue à tarde e será encerrada com Santa Missa celebrada pelo bispo de Campina Grande. A programação da 20ª edição do Viver em Cristo, que está sendo realizada no ginásio do Clube Campestre, em Campina Grande, prossegue na tarde deste domingo, 21, a partir das 14h, quando Teto iniciará um momento de animação, antes da segunda pregação, também com Evandro Nunes, da Renovação Carismática Católica de Santo Amaro-SP, sobre “Com a boca, proclamo a minha fé” (Rm 10,10), que é tema do Viver em Cristo deste ano. O Viver em Cristo, o evento mais antigo promovido pela Comunidade de São Pio S, será encerrado com a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Manoel Delson, que estará participando pela primeira vez, e concelebrada por padres de diversas paróquias. A escolha do tema deste ano está diretamente relacionada ao Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e aberto em Campina Grande no último dia 12, no Parque do Povo, pelo próprio Dom Delson. O acesso ao local do 20º Viver em Cristo é gratuito, mas as pessoas estão doando alimentos não perecíveis ou fraldas descartáveis e assim, colaboram com as ações sociais desenvolvidas pela Comunidade de São Pio X, a exemplos do “Faça por mim” e “Amo”, que o grupo de Apoio às Mães Órfãs. No ginásio, toda a programação está sendo traduzida, com o apoio da Pastoral dos Surdos, em libras.




BISPO CELEBRA MISSA DE ENCERRAMENTO DO VIVER EM CRISTO E FALA DA ALEGRIA DE PARTICIPAR DO EVENTO PELA PRIMEIRA VEZ




A 20ª edição do Viver em Cristo foi encerrada no início da noite deste domingo, 21, com a Santa Missa celebrada pelo bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, que foi bastante aplaudido pelo público presente ao ginásio do Clube Campestre, concelebrada pelos padres Márcio Henrique e Carlinhos. O bispo, que participou pela primeira vez do Viver em Cristo, o evento que é o mais antigo promovido pela Comunidade de São Pio X, falou da alegria de estar presente ao que ele chamou de mais uma “bonita ação do Espírito Santo, uma oportunidade de plantar a mensagem de Cristo nos participantes”. Sobre o tema do Viver em Cristo deste ano, “Com a boca proclamo a minha fé” (Rm 10, 10), estar diretamente relacionado ao Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e aberto em Campina Grande no último dia 12, no Parque do Povo, pelo próprio Dom Delson, o bispo diocesano disse que a fé é essencial para a humanidade, representa a abertura do ser humano para Deus e o evento contribui para que ela seja refletida de forma mais profunda. Durante a celebração, Dom Delson falou mais uma vez sobre a grande alegria que sentia por participar do Viver em Cristo e parabenizou a Comunidade de São Pio X, através do fundador, Antônio Lucena, que estava presente, pela realização do evento que reuniu milhares de pessoas e que plantou a palavra de Deus. Antes da bênção final dada por Dom Delson, o coordenador geral, Gustavo Lucena, também agradeceu pela sua presença e todos que colaboraram para o evento. A programação da tarde começou com a animação de Teto Elétrico, antecedendo a segunda pregação do dia, também com Evandro Nunes, da Renovação Carismática Católica de Santo Amaro-SP, sobre “Com a boca, proclamo a minha fé” (Rm 10,10), tema do Viver em Cristo deste ano. Na pregação, Evandro ressaltou o poder da fé, que tudo pode conquistar. “Proclame a sua fé e a sua vida nunca mais será a mesma”, disse o pregador, acrescentando que quem proclama a fé, enxerga Deus até diante de uma doença. Depois da pregação do missionário, teve início a celebração da Santa Missa.





TENDÊNCIAS DE UNHAS PRIMAVERA/VERÃO

Glaucia Milhomem
Com a chegada da estação mais quente do ano, as novidades nas unhas os esmaltes coloridos e chamativos voltam com força total. Vale tudo para quem quer inovar na nail art, mas existem algumas tendências que prometem vir com tudo no verão! Algumas já estão bombando, como a filha única, na qual as unhas são esmaltadas normalmente, e apenas uma unha a do dedo anelar, ganha uma cor diferente e contrastante, que se destaca das outras. O uso do fitilho coloridos na ponta da unha é uma otima opção . Outra tendência nas unhas são as candy colors, ou seja, tons doces e suaves. Cores que têm tudo a ver com a primavera e que combinam com qualquer look.



DEPUTADO VOLTA A NEGOCIAR PROMOÇÕES COM OS COMANDOS DA PM E BM



O deputado apresentou sugestões de mudanças no PLC 31 aos Comandantes da PM e do BM. O deputado Sargento Rodrigues participou nesta terça-feira (30/10) da cerimônia de entrega de viaturas para o Projeto Cinturão Rodoviário, que contou com a presença do Governador Antônio Anastasia e Secretários de Estado. Durante o evento, encontrou-se com os comandantes-gerais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, Coronéis Márcio Martins Sant'Ana e Sílvio Antônio de Oliveira Melo. Soldados e Cabos - Na oportunidade, aproveitou para tratar novamente do Projeto de Lei Complementar nº 31/2012, enviado à Assembleia ontem (29/10), que altera a lei de promoções nas corporações. O deputado fez forte apelo para que se altere para 7 anos o tempo de promoção por tempo de serviço para Soldados e Cabos. Ele ressaltou que, com a nova proposta, todos os postos e graduações da PM e BM serão promovidos por antiguidade em, no máximo, 7 anos, como é o caso do 3º para 2º sargento. O deputado explicou aos comandantes a necessidade de se estabelecer uma carreira na qual o soldado, ao ingressar na corporação, tenha a certeza de que poderá chegar a 1º sargento na ativa e reformar como subtenente. “Para que isso aconteça, é preciso que o tempo máximo de promoção dos soldados para cabo e dos cabos para 3º sargento seja de 7 anos”, ressaltou Rodrigues, lembrando os vários pontos positivos que esta alteração trará. “O servidor, com a garantia de progressão na carreira, fica pessoalmente satisfeito. Com isso, a instituição passa a contar com profissionais com grande interesse pela permanência em seus quadros. Como resultado final, ganha a sociedade, com aumento da qualidade do serviço por eles prestado”. Sargento Rodrigues adiantou ao Coronel Sant'ana e ao Coronel Sílvio que, no dia 07 de novembro próximo, juntamente com os presidentes das entidades de classe, estará reunido com o Secretário de Governo, Danilo de Castro, para discutir o PLC 31/12. Os comandantes da PM e do BM garantiram ao deputado que vão avaliar a sugestão criteriosamente. Entrega de viaturas - Na manhã desta terça-feira foram entregues, pelo Governador, noventa viaturas e kits de armamentos e equipamentos para o Projeto Cinturão Rodoviário, que irão para as unidades da Polícia Militar de Minas Gerais em 64 municípios em todo o Estado. O objetivo do projeto é fortalecer as ações e operações da PMMG para reduzir a criminalidade, o número de mortes violentas e de acidentes de trânsito rodoviário. A iniciativa complementa e aperfeiçoa o projeto Cinturão de Segurança, já em funcionamento no Estado desde 2006. Foram investidos R$ 10 milhões para a compra das viaturas e dos kits, oriundos de convênio entre a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF). Entre os equipamentos estão 37 bafômetros, notebooks, câmeras digitais e microcomputadores. Os veículos são modelo Fiat/Palio Adventure Locker.





CENTRO CULTURAL UFMG RECEBE PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE CULTURAL


O Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte) recebe, nos dias 20 e 21 de novembro, das 8h às 18h, o I Festival OMI – O Festival Internacional da Diversidade Cultural. O objetivo do evento é ser uma plataforma de debates e experiências sobre as ideias gerais que norteiam as discussões contemporâneas a respeito da diversidade cultural, fundamentalmente sob o viés da multiplicidade de campos do saber. O festival, que vai contar com mesas-redondas, intervenções culturais e oficinas, é destinado a um público diverso, formado por educadores, gestores culturais, artistas, pesquisadores, alunos das redes pública e privada de ensino, além de demais interessados na temática da diversidade cultural. As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas no site www.insod.org, onde também estão disponíveis outras informações sobre o evento. As inscrições são limitadas por ordem de realização e a confirmação da participação será feita por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição. Haverá emissão de certificados nos dias do evento. A realização do I Festival OMI – O Festival Internacional da Diversidade Cultural é do Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod). Outras informações pelo telefone (31) 3347-4004 ou pelo e-mail festivalomi@insod.org.

PEDIDO DO DEPUTADO HERMAS, FOI AUTORIZADO O CURSO TÉCNICO EM QUIMICA EM ARAPOTI.

A solicitação feita pelo Deputado Hermas Brandão Jr para instalação do Curso Técnico de Química no Colégio Estadual de Educação Profissional de Arapoti-CEEP, foi autorizado pela pelo Conselho Estadual de Educação-CEE/PR e a instituição já passa a oferecer o curso no próximo ano. O curso Técnico em Química- Eixo tecnológico; Controle e Processos Industriais será subsequente ao ensino médio (para alunos que já completaram  o segundo grau) e deve oferecer 40 vagas no período noturno. O Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti é mantido pelo Governo do Estado e é credenciado para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio desde o ano de 2008.  O Estabelecimento de ensino fica localizado na PR-092 no trecho de Jaguariaíva e Arapoti e já está equipado com salas de aula com tamanhos amplos e laboratórios de Física, Química e Biologia, Celulose e Papel e já dispõe de diversos equipamentos necessários para o funcionamento do curso “ O Colégio está preparado para oferecer o mais um curso técnico profissionalizante com muita qualidade, já que preenche todos os requisitos como laboratórios  e estrutura física adequada. A proposta pedagógica, assim como as condições dos recursos físicos e materiais também foi aprovada para que o curso já entre em funcionamento para o próximo ano. ” explica o deputado Hermas Brandão Jr. Atualmente o CEEP que oferece três cursos técnicos profissionalizantes, Agropecuária com 99 alunos matriculados, o curso técnico em Celulose e Papel com 105 alunos matriculados  e Segurança do Trabalho  com 96 alunos, totalizando  440 alunos matriculados . O curso foi solicitado pelo parlamentar depois de verificada falta de mão de obra e profissionais qualificados para trabalhar em empresas da região. “ A área profissional de Química irá oferecer mão de obra qualificada para toda a região, já que está ligada a diversas áreas e setores econômicos.  O profissional de química pode trabalhar em diversas áreas como questões ambientais à segurança alimentar e segurança energética, portanto é uma área que cresce e exige cada vez mais de profissionais qualificados para atender as demandas do mercado” justifica Hermas .


MOGIANA FICA EM SEGUNDO LUGAR NO CONCURSO ESTADUAL MISS TERCEIRA IDADE.

Maria Aparecida dos Reis, 60 anos, ficou com a segunda colocação no concurso estadual Miss Terceira Idade, que aconteceu no último dia 23, em São Paulo. A aposentada Maria Aparecida dos Reis, de 60 anos, sempre participou das atividades voltadas para os idosos em Mogi das Cruzes. Faz exercício na Academia da Terceira Idade (ATI) da Vila da Prata, bairro onde reside há 35 anos, frequenta o Pró-Hiper, no Mogilar e é presença constante em concursos de dança e projetos afim. Neste ano, contudo, decidiu tentar algo diferente. Após a insistência de familiares e membros da comunidade, fez a inscrição e se candidatou para o concurso Miss Terceira Idade. Acabou vencendo a edição municipal, o que a levou para o torneio estadual. Deste, que aconteceu no último dia 23, no Memorial da América Latina, em São Paulo, ela retornou com a segunda colocação. Tímida, ela jura que não se acha bonita. Mas o que importa, ao seu ver, é a projeção que Mogi das Cruzes ganha ao participar desse tipo de evento, e a interação e círculo de amizades que são criados com iniciativas assim. “Decidi quebrar esse paradigma de não admitir idade, assumi que tenho 60 anos, fui e dei o meu melhor. Acabou dando certo. Não ficamos no primeiro lugar, mas foi um segundo lugar com gostinho de vitória”, declara. A comoção no bairro, segundo ela, foi enorme. Todo vieram cumprimentá-la e elogiar sua participação. “Me disseram que eu representei bem minha cidade e acredito que eu tenha conseguido mesmo. Pude mostrar para todo mundo também que o concurso é idôneo. Não sou da sociedade, sou negra, mas ainda assim fiquei com o segundo lugar. Espero que isso incentive outras pesosas a participarem também”, diz. Para ela, que nunca tinha participado de um concurso de beleza antes, a experiência serviu como um grande aprendizado. Entre a correria de chegar ao lugar da festa e de se arrumar como uma miss, ficou um grande aprendizado. “Foi mais uma prova de que as amizades são muito importantes. Acho que tudo que tem sido realizado na cidade para os idosos é muito positivo. Faz bem para a autoestima, a gente consegue sair, participar, fazer amizades, romper os nossos próprios limites. Antes o idoso precisava ir para a fila do posto de saúde ou do INSS para se encontrar e conversar com outras pessoas da mesma idade. Agora a gente não precisa mais disso. Todos os projetos que a Prefeitura está apresentando estão sendo ótimos”, continua. Nascida em Uberaba (MG), mãe de três filhos e com dois netos, Maria Aparecida conta que se mudou para Mogi no ano de 1977. Trabalhava para uma empresa particular do ramo de telefonia, mas na cidade acabou conhecendo seu futuro esposo. Casou-se , fixou residência da Vila da Prata e de lá nunca mais saiu. “Sou mineira de nascença, mas já me considero mogiana há muito tempo. Por isso que fiquei tão feliz em poder trazer um título como esse para a cidade. Mogi tem mais é que aparecer mesmo. Precisamos mostrar nossa cara e deixar todos verem como os idosos daqui são ativos, participantes e felizes”, conclui. (LMS) – Fonte - Secom


ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE ARRECADA 2.520 BRINQUEDOS PARA DOAÇÃO

Campanha ‘Eu posso fazer uma criança mais feliz!’ contou com a colaboração de alunos da instituição e funcionários da Imprensa Oficial
Mais de 390 crianças de quatro instituições de caridade de Belo Horizonte receberão com festa os 2.520 brinquedos arrecadados pelas unidades da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, em parceria com a Imprensa Oficial, no dia 03 de novembro, das 10h às 16h. A campanha ‘Eu posso fazer uma mais criança feliz!’ contou com a participação dos alunos e funcionários da Imprensa Oficial, e foi idealizada por uma aluna do curso de Sistema da Informação da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, unidade 1, Gleiziane Fernanda Soares Otonio. “A proposta do projeto vai além da doação de brinquedos, visa à inclusão de jovens que não tem conhecimento da atual realidade brasileira. A proposta é conscientizar e ver que juntos, conseguimos fazer a diferença”, afirma a aluna da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte Gleiziane Fernanda. Segundo a professora, os alunos das três unidades da Anhanguera de Belo Horizonte foram mobilizados na arrecadação. Cada unidade escolheu a sua instituição para doação que serão: Centro União (atendem crianças de 02 a 05 anos); Creche Irmãos Anselmo (atendem crianças de 02 a 05 anos); Creche Tia Belinha; e Lar São Vicente de Paula (ambos atendem crianças de 0 a 06 anos). Serviços: Campanha Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte ‘Eu posso fazer uma criança mais feliz!’
Data: 03 de novembro
Horário: Das 10h às 16h
Locais: Centro União
Creche Irmãos Anselmo
Creche Tia Belinha
Lar São Vicente de Paula
A Anhanguera Educacional para Maurício Santana, estudante de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte:
“Atualmente, exerço o cargo de gerente nacional de logística reversa e assistência técnica em uma das maiores redes varejista de eletro eletrônicos do País. Apesar de já ter um bom conhecimento técnico da área, a Faculdade está me proporcionando ampliar e diversificar meus conhecimentos, aperfeiçoando com os novos conceitos hoje existentes. Além disto, a Anhanguera está realizando para mim um sonho antigo que é me formar em logística, tão essencial hoje para o cargo que exerço. Esta oportunidade só é possível pela facilidade de conciliação do meu tempo e horários disponíveis na Anhanguera e pelo apoio encontrado nos professores e meus colegas de sala. Hoje o diploma com a formação superior na área que trabalho juntamente com todo conhecimento adquirido, contribuirá e muito para fidelizar a minha atual posição e também poder buscar o crescimento profissional.” Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A. - A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.




UFMG SEDIA SEMINÁRIO SOBRE NANOTECNOLOGIAS E NANOMATERIAIS


A UFMG recebe na próxima quinta-feira, 1º de novembro, a partir das 9h15, no auditório 4 do Instituto de Ciências Exatas, campus Pampulha, o seminário Perspectivas para o sucesso do desenvolvimento de nanotecnologias e nanomateriais: cientistas, sociedade e construções legais, com apresentações e diálogo com pesquisadores da área. O evento contará com a participação de David Azoulay e grupos de pesquisa brasileiros em nanotecnologia, nanociências e nanotoxicologia. O seminário é promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanomateriais de Nanocarbono. O convidado - David Azoulay é advogado-chefe do escritório do Center for International Environmental Law (CIEL) em Genebra, onde também atua na frente de trabalho sobre substâncias químicas e na coordenação do projeto de nanotecnologias. Representa o CIEL no comitê diretor da rede International POPs Elimination Network (IPEN), onde também coordena o grupo de trabalho sobre nanomateriais. No último mês de setembro, foi um dos negociadores da sociedade civil na Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas (ICCM-3), em Nairobi, no Quênia, que aprovou recomendar a incorporação das substâncias e tecnologias na escala nano às políticas dos países desenvolvidos, a fim de garantir proteção a trabalhadores, público e meio ambiente.

MOVIMENTO RECORDE NOS AEROPORTOS


Setembro registra o maior número de desembarques domésticos em comparação com o mesmo mês de anos anteriores
Brasília (DF) - Os aeroportos brasileiros nunca registraram movimento tão intenso em setembro. Foram 7.184.928 desembarques domésticos no último mês. O número é 7,57% superior ao registrado em setembro de 2011 (6.679.308), que até então representava o recorde na série histórica. “Temos batido sucessivos recordes, o que mostra que estamos no caminho certo e que o brasileiro tem incluído, cada vez mais, o turismo na cesta de consumo. O mercado doméstico está aquecido”, comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. No acumulado do ano, foram 63.909.050 desembarques domésticos em 2012 contra 58.957.088 em 2011. Uma variação positiva de 8,4%. As informações são do Ministério do Turismo, com base em dados da Infraero.

MAMÃO: TECNOLOGIA POSSIBILITA AUMENTO DA SAFRA EM MINAS, REGIÃO NORTE DO ESTADO LIDERA COLHEITA COM SUPORTE DA IRRIGAÇÃO


Os investimentos em tecnologia realizados pelos produtores mineiros para aumentar a safra de mamão estão garantindo bons resultados. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a produção do fruto nas lavouras do Estado, em 2012, deve superar a do ano passado, que alcançou 45 mil toneladas e foi  cerca de 50% maior que a anterior. De acordo com a Seapa, o crescente índice de irrigação das lavouras mineiras, inclusive de agricultura familiar, é o principal responsável pelo aumento da produção de mamão nos últimos quatro anos. “Sobretudo no período atual, marcado por estiagem prolongada”, observa o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha. Ele destaca a participação da agricultura familiar, que tem melhorado o desempenho de suas lavouras mediante a utilização de tecnologia e boas práticas que possibilitem o aumento da produtividade.  Edjan Eustáquio Guerra, extensionista da Emater-MG (vinculada à Seapa)   no município de Pirapora, informa que a produtividade nas propriedades que dispõem de alta tecnologia em irrigação pode superar a marca de 100 toneladas por hectare/ano. Já os agricultores familiares têm alcançado até 60 toneladas por hectare. O Norte de Minas lidera a produção estadual de mamão com cerca de 34,0 mil toneladas registradas no ano passado. Segundo Guerra, Pirapora conta com 22 hectares plantados da variedade formosa, e o principal estímulo ao produtor é o aumento da demanda pelo fruto. “A colheita segue com bons resultados”, diz o técnico. Para mesa e indústria. O mamão de Pirapora é destinado exclusivamente ao consumo de mesa, sendo comercializado por meio dos entrepostos da Ceasa Minas localizados em Uberlândia, Patos de Minas e Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Dados da Ceasa Uberlândia mostram que, no período de janeiro a setembro de 2012, foram  colocadas no entreposto 263,5 toneladas de mamão procedentes das lavouras de Pirapora. O volume é 60% superior ao registrado em idêntico período de 2011. Já a empresa Brasnica, com sede em Janaúba, também no Norte de Minas, estima para este ano uma colheita de 200 toneladas das variedades papaia e formosa. “Contamos com produção própria e de terceiros, e a esses fornecedores oferecemos condições para agregarem valor ao mamão de suas propriedades, colocando inclusive à sua disposição embaladores que trabalham conforme a exigência do mercado”. A explicação é de  Robson Versiani Sindeaux, responsável pelo Setor de Comercialização de Mamão da indústria. O produto tem alcançado na lavoura uma cotação de no mínimo R$ 0,45 o quilo e, em muitos casos, atinge R$ 1,20 o quilo, acrescenta o executivo. Segundo Sindeaux, o mamão da Brasnica, para consumo in natura, é oferecido também por meio das unidades da empresa localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Uberlândia e Belo Horizonte. Ele acrescenta que cerca de 7% da produção é destinada a indústrias de doces do Rio de Janeiro. “Os contratos com as fábricas de doces garantem bom reforço à receita da Brasnica e têm foco na qualidade do fruto destinado à transformação, enquanto o mercado para consumo in natura faz questão da aparência do produto”, finaliza o executivo.

ACORDO ENTRE AGU, MPF E DNPM GARANTE À AUTARQUIA PRAZO DE SEIS MESES PARA ANALISAR PLANO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS CONSTRUÍDAS PELA VALE S/A


O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), celebrou 49 acordos com o Ministério Público Federal (MPF) para que a autarquia analise dentro de seis meses os documentos apresentados pela Vale S/A, em Minas Gerais, sobre as ações e cronogramas para implantação do plano de segurança das barragens de rejeitos de mineração da empresa. Somente após a concordância do DNPM é que a Vale poderá executar as obras, sob pena de multa fixada no Termo de Ajustamento de Conduta, que foi assinado ainda pela Fundação Estadual do Meio Ambiente. Com isso, a AGU impediu o deferimento de novas liminares, requeridas pelo MPF, que pediam a realização de pareceres conclusivos, no prazo de 60 dias, sobre a situação das barragens. A minuta dos acordos dos termos de ajustamento de conduta foi discutida pelas Procuradorias Federal de Minas Gerais (PF/MG) e Especializada junto ao Departamento (PFE/DNPM), com a direção da autarquia e servidores da área técnica. Todos concordaram sobre a necessidade de ajustes. A área técnica do DNPM garantiu que tem condições de atender os compromissos constantes do termo que envolve análise e emissão da aprovação dos documentos apresentados pela Vale. Eles irão acompanhar a execução das obras e instalação de equipamentos que fazem parte dos Planos de Ações Corretivas e de Monitoramento. Para a celebração dos acordos, o Departamento de Contencioso da Procuradora-Geral Federal (PGF) emitiu parecer favorável sobre a regularidade da minuta do termo. Os acordos resultaram em economia para os cofres públicos, na medida em que extinguem 49 processos que deixarão de tramitar no Poder Judiciário. A PF/MG e a PFE/DNPM são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. - Ascom

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PAULÃO BARBOSA E EDMILSOM VENCEM AS ELEIÇÕES COM UMA DIFERENÇA HISTÓRICA: 1552 VOTOS.







No dia 7 de outubro de 2012, mais de 60% dos eleitores planurenses compareceram ás urnas e elegeram Paulão e Edmilsom para governarem Planura por quatro  anos. No ano em que Planura completa 50 anos, a dupla vence com uma  diferença histórica de 1552 votos. Paulão e o ex. vereador Edmilson venceram o ex. prefeito Beto e o então vereador Reinaldo Eletro.  Ao som de um grande enxame o povo saiu às ruas para comemorar a vitória, demonstrando o quanto estava ansioso por uma mudança política e social.  A cidade chegou aos 50 anos detonada, vítima de muitos administradores que deixaram a desejar: sem paço municipal, as ruas cheias de buracos, feia, suja, desmoralizada pelo número vergonhoso de cassações e pelo ajuntamento de políticos que nunca amaram Planura. Esse é o motivo do sorriso estampado no rosto do povo, dos abraços  fortes, muitos parabéns, dos gritos, das forças nos braços que levantaram e movimentaram as bandeiras, do orgulho de fazer parte de um grupo que tem a esperança de ver a «princesinha do triângulo» bonita e bem cuidada, da confiança de que Paulo Roberto Barbosa e Edmilson Olímpio de Morais vão administrar essa cidade com responsabilidade e coerência. A Câmara Municipal ficou composta assim: Chico Veio (DEM) – 441 votos, Lucas do Juréia (PSD) – 426 votos, Adriano Fornaia (PSD) – 412 votos, Celso Cabeleireiro (PDT) – 351 votos, Celinha Veloso (PSDB) – 287 votos, Luciano do Adilio (PSD) – 256 votos, Juninho do Betinho (PR) – 253 votos, Almezino (PHS) – 213 votos e Faustinho (PTB) – 203 votos, considerando que muitos candidatos tiveram votações expressivas e não se elegeram por causa da legenda como é o caso da candidata Vanusa Paixão com 223 votos, Vanderlei do Posto com 273 votos, Osmando com 247 votos e Mudim do Reinaldo com 207 votos. Uma coisa é certa, o povo comemorou e soltou o grito «Paulão é o nosso prefeito e a vitória é todos os planurenses». Jerônimo de Carvalho






PRONATEC COPA EM DEBATE NO 40ª CONGRESSO DA ABAV – FEIRA DAS AMÉRICAS


Representantes do MTur aproveitam o evento para divulgar o programa - Brasília (DF) – A terceira fase do Pronatec Copa será aberta em novembro, e com uma novidade: a partir daí, o programa, implementado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação, oferecerá 52 cursos profissionalizantes, com o acréscimo de mais 23 aos atuais 29. A informação foi divulgada pelo MTur em palestra realizada nesta sexta-feira (26.10) no 40º Congresso da Abav – Feira das Américas, que se encerra hoje, no Riocentro, Rio de Janeiro. O objetivo da palestra foi apresentar ao mercado turístico a importância dos programas Pronatec Copa e Pronatec “In Company”, modalidades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltadas para a Copa do Mundo 2014. O Pronatec oferece cursos profissionalizantes presenciais e gratuitos para ocupações de base do turismo. A modalidade Copa tem como objetivo capacitar profissionais até 2014, e a “In Company” é voltada para a formação de turmas específicas em empresas. Na palestra, os representantes do MTur responderam a perguntas e deram esclarecimentos sobre os programas. Dúvidas sobre inscrições para os cursos oferecidos e sobre como o mercado pode ter acesso à capacitação de profissionais que já estão no setor foram alguns dos itens abordados. Juntos, MTur e MEC investem R$ 393,7 milhões na iniciativa (R$ 345 milhões do MEC, R$ 43,5 milhões do Pronatec Idiomas/MTur e R$ 4,6 milhões da verba de publicidade do MTur). Empresas que tenham interesse em formar turmas In company devem entrar em contato com as unidades estaduais e municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo: 0800 606-8484. Para mais informações, acesse: www.pronateccopa.turismo.gov.br.

MORATÓRIA DA SOJA NA AMAZÔNIA É RENOVADA PARA A PRÓXIMA SAFRA


Após cinco anos, iniciativa apresenta resultados de aumento de desmatamento na região. A Moratória da Soja na Amazônia apresentou hoje (26/10) em Brasília os resultados do monitoramento da safra de 2011/2012 e a renovação dessa iniciativa para a safra 2012-2013.  Em cinco anos de monitoramento do plantio, constatou-se que uma área de 18.410 hectares dos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia foi desmatada e cultivada com soja na Amazônia, contra 11,69 mil hectares na safra de 2010/2011 – um aumento de 57%. Os resultados verificados nesta última safra representam 0,41% de todo o desmatamento ocorrido na Amazônia ou 0,53% do desmatamento considerando os três estados analisados, cuja área total contabiliza 3.471.360 hectares. Essa área desmatada pode ser considerada pequena, se comparada à área total da Amazônia, e principalmente com a enorme quantidade de Cerrado que vem sendo desmatada para a expansão de soja. Importante instrumento de conservação da Amazônia, a Moratória é uma iniciativa de sucesso, em que setores muitas vezes divergentes mostram que é possível trabalhar de forma conjunta. Porém essa iniciativa ainda carece de aprimoramentos no que se refere à identificação dos produtores em desacordo aos seus princípios, às garantias de que a soja produzida em áreas desmatadas não seja comercializada pelos signatários bem como à exigência, por parte dos compradores, de que todos seus fornecedores estejam cadastrados junto às secretarias estaduais de agricultura no sentido de cumprir o Código Florestal. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o setor privado e organizações não governamentais –  Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Conservação Internacional, Greenpeace, Ipam, TNC e WWF-Brasil, a Moratória vem atingindo resultados importantes sobre a redução do desmatamento da Amazônia, principalmente no norte do Mato Grosso e no Pará.  Essa parceria apresenta o desmatamento zero como uma solução viável para conciliar produção e conservação. Vale dizer ainda que garantir o desmatamento zero é um importante elemento da sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que é vital que o setor do agronegócio melhore suas práticas agrícolas, principalmente no que se refere à redução do uso e da toxicidade dos agroquímicos aplicados na produção de soja. No contexto da produção de soja brasileira, a moratória na Amazônia é um elemento importante, porém ainda mais importante é o desenvolvimento e a implementação de instrumentos públicos e privados que garantam uma produção mais sustentável dessa commodity no Cerrado. O Cerrado é o principal bioma afetado pela expansão irresponsável dos plantios de soja. É urgente, então, a necessidade de se adotar um planejamento responsável de uso do solo que garanta a manutenção dos serviços ambientais e preservem as comunidades, os recursos hídricos e a rica biodiversidade desse bioma. A produção e a expansão de soja no Cerrado devem seguir, no mínimo, a legislação nacional assim como os mapas de áreas prioritárias para a conservação do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é essencial que o Brasil cumpra seu papel de conservar a biodiversidade associado ao seu papel do produtor de alimentos para a segurança alimentar mundial. “Acredito que isso é possível e o novo Código Florestal vai nesse caminho, incluindo a necessidade de restauração", afirmou a ministra. Para ela, a sociedade não aceita mais desmatamentos. "Temos que tirar crédito de quem está ilegal e nós faremos isso”. E, para a ministra, “talvez um caminho seja o zoneamento ecológico-econômico da soja, da mesma maneira como fizemos com a cana-de-açúcar. Talvez essa seja uma opção para a saída da moratória". "Em um momento de mudanças no Código Florestal, a Moratória demonstra que o desmatamento zero é uma solução viável para conciliar produção e conservação", finalizou o coordenador do Programa Agricultura do WWF-Brasil, Cássio Moreira, representante da organização na Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS). O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.      wwf.org.br.

ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG PROMOVE FEIRA DE RECRUTAMENTO


A Escola de Engenharia da UFMG realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, até o dia 31 a quinta edição da feira Mercado em Conexão, com a participação de 26 empresas multinacionais e nacionais da área petrolífera, metalúrgica, siderúrgica, automotiva, construção civil, química e de serviços. “O objetivo do evento é que, por meio de palestras e da exposição de estandes, os estudantes conheçam de perto os processos seletivos das empresas e se preparem melhor para o momento de inserção no mercado” disse o vice-diretor da Escola de Engenharia da UFMG, professor Alessandro Moreira. Além disso, o estudante terá a oportunidade de cadastrar seu currículo gratuitamente, que será enviado para todas as empresas participantes. Participa da abertura do evento o presidente da Cemig, Djalma Bastos, que vai relatar a trajetória de sua vida profissional. Uma rodada de discussão com o tema Mercado e Universidade: estreitando a conexão em busca de resultados completará a programação. A feira Mercado em Conexão, uma iniciativa de três empresas juniores da UFMG: PJ Consultoria e Assessoria, CPEJr e MultJr., foi criada para estreitar a relação entre estudantes e empresas. A estimativa é que três mil estudantes participem do evento nesse quinto ano de sua realização.

DEPUTADO FIXINHA COBRA SOLUÇÃO DO GOVERNO PARA CONSTRUÇÃO DA RS 010

O líder da Bancada do Partido Progressista na Assembleia Legislativa, deputado João Fischer - Fixinha, cobrou na tribuna do Legislativo gaúcho, na tarde desta quinta-feira (25), do governo do Estado, providências urgentes em relação a construção da RS 010, a chamada Rodovia do Progresso. O parlamentar lembrou que diariamente centenas de milhares de gaúchos são reféns da BR 116, absolutamente congestionada e intransitável no trajeto entre Porto Alegre e Estância Velha, principalmente nos horários de pico, onde a situação beira o absurdo. Cálculos de instituições setoriais apontam que anualmente os congestionamentos da BR 116 representam uma perda de mais de R$ 800 milhões para sociedade gaúcha. " Ou seja, a cada dois anos são colocados no lixo mais de R$ 1,6 bilhões do bolso dos gaúchos. Dinheiro mais do que suficiente para executar o projeto de construção da RS 010 e todas as suas modificações que foram propostas" explica. A RS 010, cujo trajeto deve iniciar em Porto Alegre, junto a Free Way e se estender até a RS 239, na divisa entre Sapiranga e Araricá, estava prevista para ser construída através de parceria público privada. Se o cronograma inicial tivesse sido colocado em prática a obra já estaria chegando, ao final deste ano, na RS 118, na divisa entre Sapucaia e Esteio. " Ao invés disso, a cada dia que passa aumentam os sinais de que o governo não tem a mínima ideia do que fazer. Aliás, mais grave do que isso, surgem notícias de possíveis empecilhos a obra. Sinais claros de que querem encontrar mais dificuldades para ter desculpas para efetivamente não fazer essa obra", enfatiza. "A sociedade, que paga uma das mais altas e abusivas cargas tributárias do planeta exige soluções", finaliza. Fischer coletou, recentemente, a assinatura de 20 parlamentares para criação de uma Frente Parlamentar em Favor da Cosntrução da RS 010. A Frente deve ser instalada nos próximos dias.